Entrar

Plano de aula de Alfabeto

Inglês

Original Teachy

Alfabeto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Apresentar o alfabeto inglês e suas letras correspondentes, por meio de uma música e atividades lúdicas, para que os alunos possam se familiarizar com o novo sistema de escrita.

  2. Ensinar a pronúncia das letras do alfabeto inglês, dando ênfase nas diferenças e semelhanças com o alfabeto português, a fim de facilitar o processo de aprendizado e minimizar possíveis confusões.

  3. Propor atividades práticas que envolvam o reconhecimento e a identificação das letras do alfabeto inglês, permitindo que os alunos apliquem o que aprenderam de forma divertida e interativa.

Objetivos secundários:

  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos, por meio de atividades em grupo.
  • Desenvolver a expressão oral dos alunos, incentivando-os a falar em inglês durante as atividades.
  • Promover o interesse e a curiosidade dos alunos pela língua inglesa, tornando o aprendizado divertido e envolvente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Para iniciar a aula, o professor pode relembrar os alunos sobre o alfabeto português, fazendo um pequeno jogo de adivinhação de palavras. Ele pode mostrar cartões com desenhos de objetos e os alunos devem tentar adivinhar a palavra em português correspondente à figura. Isso servirá como uma revisão do alfabeto e uma preparação para a introdução do alfabeto inglês.

  2. Em seguida, o professor deve explicar que, assim como no português, o inglês também tem um alfabeto, mas que algumas letras são pronunciadas de maneira diferente. Ele pode dar alguns exemplos, como a letra "C", que em inglês se pronuncia "si" e a letra "J", que se pronuncia "jei".

  3. O professor pode então introduzir o tópico da aula com uma situação-problema: "Imagine que vocês são detetives e precisam decifrar um código secreto em inglês. Vocês conseguem fazer isso sem conhecer o alfabeto inglês?". Essa situação lúdica e desafiadora irá despertar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a aprender o alfabeto inglês.

  4. Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o alfabeto inglês. Por exemplo, ele pode dizer que o alfabeto inglês tem 26 letras, assim como o português, mas que a ordem das letras é diferente. Ele também pode mencionar que o "W" e o "Y" são considerados letras "extras" no alfabeto inglês e que são usadas para escrever palavras de origem estrangeira.

  5. Por fim, o professor pode contextualizar a importância de conhecer o alfabeto inglês, explicando que é o primeiro passo para aprender a ler e escrever em inglês. Ele pode mencionar que, assim como no português, as palavras em inglês são formadas por letras, e que, ao conhecer o alfabeto, os alunos podem começar a formar suas primeiras palavras em inglês.

Essa introdução divertida, interativa e contextualizada permitirá que os alunos se engajem com o tópico da aula e estejam preparados para aprender o novo conteúdo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Música do Alfabeto (5 - 7 minutos)

    • O professor deve começar esta atividade cantando a música do alfabeto em inglês, devagar e de forma clara, para que os alunos possam acompanhar e tentar repetir as letras. A música deve ser repetida várias vezes para que os alunos possam familiarizar-se com as letras e a sua ordem.

    • O professor pode usar gestos e movimentos corporais para enfatizar a pronúncia de cada letra, tornando a atividade mais lúdica e envolvente. Por exemplo, para a letra "A", ele pode apontar para o alto, para a letra "B", ele pode bater palmas, e assim por diante.

    • Durante a música, o professor pode pausar em algumas letras e pedir aos alunos que digam palavras em inglês que comecem com essa letra. Isso ajudará a reforçar a conexão entre as letras e os sons que elas representam.

  2. Jogo da Caixa Mágica (8 - 10 minutos)

    • O professor deve ter preparado previamente uma caixa mágica contendo várias fichas com as letras do alfabeto inglês. Cada aluno, ou grupo de alunos, deve receber uma folha de papel e um lápis.

    • O professor, então, deve sortear uma ficha da caixa mágica e dizer a letra em voz alta. Os alunos devem, então, escrever a letra em suas folhas de papel. O professor deve repetir esse processo várias vezes, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de escrever várias letras.

    • Para tornar o jogo mais desafiador, o professor pode introduzir um elemento de tempo, dando aos alunos, por exemplo, 10 segundos para escrever cada letra. Isso incentivará os alunos a pensarem rapidamente e a se concentrarem.

    • Ao final do jogo, o professor deve elogiar os esforços dos alunos e corrigir quaisquer erros que possam ter ocorrido.

  3. Jogo da Memória (8 - 10 minutos)

    • Para esta atividade, o professor deve ter preparado previamente um conjunto de cartas contendo as letras do alfabeto inglês. Cada carta deve ter a letra escrita em um lado e uma imagem de um objeto que comece com essa letra no outro lado.

    • O professor deve embaralhar as cartas e colocá-las com a face para baixo na mesa. Os alunos, em turnos, devem virar duas cartas. Se as letras das cartas coincidirem, o aluno pode ficar com as cartas. Se as letras forem diferentes, as cartas devem ser viradas novamente, com o objetivo de memorizar as posições das cartas para futuros turnos.

    • O jogo continua até que todas as cartas tenham sido viradas. O aluno que tiver mais pares de cartas no final do jogo será o vencedor.

    • Este jogo não apenas ajuda os alunos a praticarem o reconhecimento das letras do alfabeto, mas também reforça a conexão entre as letras e os sons que elas representam, já que as imagens nas cartas também começam com a letra correspondente.

Essas atividades lúdicas e interativas permitirão que os alunos se envolvam ativamente com o conteúdo, tornando o aprendizado do alfabeto inglês mais divertido e eficaz.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e iniciar uma discussão em grupo. Ele pode começar perguntando: "Quais letras do alfabeto inglês vocês acharam mais fáceis de aprender? E quais foram as mais difíceis?". Essa pergunta permitirá que os alunos compartilhem suas experiências de aprendizado e percebam que todos enfrentam desafios semelhantes.

    • O professor também pode pedir aos alunos que compartilhem algumas palavras em inglês que eles conhecem e que começam com as letras do alfabeto que aprenderam. Isso ajudará a reforçar a conexão entre as letras e os sons que elas representam, e permitirá que os alunos apliquem o que aprenderam durante as atividades práticas.

  2. Revisão da Teoria (2 - 3 minutos)

    • Depois da discussão em grupo, o professor deve aproveitar o momento para revisar a teoria. Ele pode fazer perguntas como: "Quantas letras tem o alfabeto inglês? Quais são as duas letras 'extras' no alfabeto inglês?". Essas perguntas servirão como uma revisão do conteúdo aprendido e ajudarão a fixar o conhecimento na mente dos alunos.
  3. Conexão com a Prática (2 minutos)

    • Por fim, o professor deve perguntar aos alunos: "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje em suas vidas?". Ele pode explicar que, ao aprender o alfabeto inglês, os alunos estão dando um passo importante para aprender a ler e escrever em inglês, o que pode abrir muitas portas no futuro. Ele pode também mencionar que, ao conhecer o alfabeto inglês, os alunos podem começar a ler palavras em inglês em livros, músicas, jogos e até mesmo em rótulos de produtos.

    • Essa conexão entre o aprendizado em sala de aula e a vida cotidiana dos alunos é crucial para que eles percebam a relevância e a importância do que estão aprendendo.

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre o que aprenderam, fazer conexões com o mundo real e corrigir quaisquer mal-entendidos. Além disso, ela proporciona ao professor um feedback valioso sobre a eficácia da aula e os pontos que podem precisar de mais revisão ou reforço.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a etapa de conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode relembrar os alunos da diferença de pronúncia entre as letras do alfabeto inglês e português, e da importância de conhecer o alfabeto para a leitura e escrita em inglês.

    • Ele deve, então, recapitular as letras do alfabeto inglês, cantando a música do alfabeto uma última vez. Isto irá ajudar a consolidar o aprendizado dos alunos e a reforçar a memorização das letras.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 minuto)

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria (o alfabeto inglês) com a prática (as atividades lúdicas) e as aplicações (a importância de conhecer o alfabeto para a leitura e escrita em inglês). Ele pode dizer: "Hoje, nós aprendemos sobre o alfabeto inglês e como ele é diferente do nosso alfabeto. Nós também praticamos reconhecer e escrever as letras do alfabeto através de jogos e atividades divertidas. Agora, vocês podem usar o que aprenderam para ler e escrever algumas palavras em inglês!".
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor pode, então, sugerir alguns materiais extras para que os alunos possam continuar praticando e aprofundando o que aprenderam. Ele pode recomendar aplicativos de aprendizado de inglês, sites com jogos e atividades interativas, e livros de histórias simples em inglês.

    • Ele também pode sugerir que os alunos pratiquem em casa, escrevendo o nome de objetos em inglês que eles conhecem, ou tentando decifrar códigos simples usando o alfabeto inglês.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve enfatizar a importância do assunto da aula, explicando que o alfabeto é a base de toda a escrita e leitura em inglês, e que, ao conhecer o alfabeto, os alunos estão dando o primeiro passo para se tornarem fluentes em inglês.

    • Ele pode também mencionar que, no mundo atual, o conhecimento de inglês é cada vez mais importante, pois é a língua mais falada no mundo dos negócios, na internet e em muitas áreas da cultura e da ciência.

    • Para motivar os alunos a continuar aprendendo, o professor pode compartilhar que, com o conhecimento do alfabeto inglês, os alunos podem começar a ler palavras em inglês em livros e sites, e a entender músicas e filmes em inglês.

Esta etapa de conclusão é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a relevância e a importância do que foi aprendido, e incentivar os alunos a continuar aprendendo e praticando fora da sala de aula. Ao final da aula, os alunos devem se sentir confiantes em seu conhecimento do alfabeto inglês e motivados a continuar explorando e aprendendo mais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies