Entrar

Plano de aula de Alfabeto

Inglês

Original Teachy

Alfabeto

Objetivos (5 minutos)

  1. Objetivo Primário: Introduzir os alunos ao alfabeto da língua inglesa, permitindo que eles se familiarizem com as letras, seus nomes e seus sons.

  2. Objetivo Secundário: Proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar a identificação e a pronúncia das letras em inglês, através de atividades lúdicas e interativas.

  3. Objetivo Secundário: Estimular o interesse dos alunos pela língua inglesa, tornando o aprendizado do alfabeto uma experiência divertida e envolvente.

Introdução (10 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo: O professor inicia a aula relembrando o alfabeto da língua portuguesa, solicitando que os alunos o recitem em voz alta. Ele pode perguntar aos alunos sobre o nome de algumas letras ou pedir que identifiquem as letras em uma palavra escrita no quadro. Isso serve para reforçar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para o novo conteúdo.

  2. Situações Problema: O professor, então, propõe duas situações problema:

    • A primeira situação é a seguinte: "Imaginem que vocês estão em um país onde as pessoas falam uma língua muito diferente da nossa. Como vocês fariam para se comunicar por escrito?"
    • A segunda situação é: "E se vocês quiserem escrever para alguém que fala essa língua estrangeira, mas não sabem as letras dessa língua? Como vocês resolveriam isso?"
  3. Contextualização: O professor explica que a primeira situação se refere à importância de aprendermos diferentes alfabetos para podermos nos comunicar com pessoas de outros países. Já a segunda situação mostra a importância de conhecermos o alfabeto para a escrita de mensagens em outra língua.

  4. Introdução do Tópico: O professor, então, introduz o tópico da aula, explicando que eles vão aprender o alfabeto em inglês, que é a língua mais falada no mundo depois do mandarim. Ele pode compartilhar curiosidades, como o fato de que o alfabeto inglês tem 26 letras, assim como o português, mas algumas letras têm sons diferentes. O professor pode chamar a atenção dos alunos para as semelhanças entre as letras dos dois alfabetos, mostrando que algumas letras têm o mesmo nome e som em ambas as línguas.

  5. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode mostrar cartazes com o alfabeto em inglês, desafiando-os a identificar as letras que têm o mesmo nome e som em português. Ele também pode tocar uma música com o alfabeto em inglês e convidar os alunos a cantar junto. Outra atividade que pode despertar o interesse dos alunos é a apresentação de imagens de objetos que começam com cada letra do alfabeto em inglês, incentivando-os a adivinhar o nome do objeto.

Desenvolvimento (25 minutos)

O professor deve escolher as atividades mais adequadas para a turma e o tempo disponível, lembrando-se de que todas foram projetadas para serem realizadas em grupos. O ideal seria diversificar as atividades para que os alunos possam experimentar diferentes formas de aprendizado e interação.

  1. Atividade 1 - "Caça ao Tesouro das Letras" (10 minutos)

    • O professor espalha no espaço da sala de aula uma série de cartas grandes (tamanho de uma folha de papel), cada uma com uma letra do alfabeto em inglês.
    • Divide a turma em grupos e dá a cada grupo uma lista com palavras em inglês que começam com as letras do alfabeto.
    • O objetivo do jogo é que cada grupo encontre as letras correspondentes às palavras da lista e as coloque em ordem no chão.
    • O primeiro grupo a completar a lista corretamente vence a "caça ao tesouro".
  2. Atividade 2 - "Corrida das Letras" (10 minutos)

    • O professor divide a sala em duas partes e marca duas linhas de chegada cerca de 3 a 4 metros de distância.
    • Cada grupo recebe uma caixa de cartões, cada um contendo uma letra do alfabeto em inglês.
    • Quando o professor dá o sinal, o primeiro aluno de cada grupo deve correr até a linha de chegada, pegar um cartão da caixa, pronunciar o nome da letra em inglês e seu som, e voltar para a equipe. O próximo aluno repete o processo.
    • O jogo continua até que todas as letras tenham sido pegas e pronunciadas. O grupo que terminar primeiro, ou que tiver o maior número de letras corretamente pronunciadas, vence a corrida.
  3. Atividade 3 - "Jogo da Memória das Letras" (10 minutos)

    • O professor pode optar por preparar previamente um jogo da memória com pares de cartas contendo uma letra do alfabeto em inglês e uma palavra que comece com essa letra.
    • Dividindo a turma em grupos, cada um recebe um jogo da memória.
    • Os alunos jogam por turnos, virando duas cartas por vez. Se as duas cartas formam um par, o aluno deve dizer o nome da letra e o nome da palavra em inglês. Se não formam par, o aluno deve colocá-las novamente de volta.
    • O jogo continua até que todas as cartas tenham sido viradas. O grupo com o maior número de pares corretos vence o jogo.

O professor deve circular entre os grupos durante todas as atividades, auxiliando e orientando os alunos conforme necessário. Ao final das atividades, é importante que o professor faça uma revisão coletiva, reforçando os nomes e sons das letras e as palavras em inglês que foram aprendidas.

Retorno (10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e pede que cada grupo compartilhe as soluções ou conclusões que encontrou durante as atividades.
    • Cada grupo deve apresentar pelo menos uma palavra que encontrou ou uma letra que achou mais difícil de identificar ou pronunciar.
    • Enquanto os grupos apresentam, o professor pode utilizar o quadro para escrever as palavras em inglês associadas a cada letra do alfabeto, reforçando o aprendizado.
  2. Conexão com a Teoria (2 minutos)

    • O professor então pergunta aos alunos como eles se sentiram ao aprender o alfabeto em inglês através das atividades.
    • Ele destaca que, através das atividades, eles puderam vivenciar na prática a teoria que foi apresentada no início da aula.
    • O professor também enfatiza que a prática é uma maneira muito eficaz de aprender, e que eles devem continuar praticando em casa para fixar o conteúdo.
  3. Reflexão Final (3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam.
    • Ele faz duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos: "Qual foi a letra do alfabeto em inglês que você mais gostou de aprender hoje e por quê?" e "Qual palavra em inglês que começava com a letra que você mais gostou de aprender hoje?".
    • O professor dá a cada aluno a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma, promovendo um ambiente de respeito e valorização da opinião de cada um.
  4. Retorno do Professor (2 minutos)

    • O professor conclui a aula reforçando a importância do alfabeto na comunicação em diferentes línguas.
    • Ele elogia o empenho e a participação de todos e os encoraja a continuar explorando o alfabeto em inglês em casa.
    • Por fim, o professor faz um convite para que os alunos tragam na próxima aula palavras em inglês que eles descobriram em casa e que começam com as letras que aprenderam hoje.

Ao final da aula, o professor deve ter uma ideia clara do progresso dos alunos em relação ao objetivo da aula. Ele pode usar essa informação para ajustar as futuras aulas e atividades, garantindo que todos os alunos estejam aprendendo de maneira eficaz e divertida.

Conclusão (5 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor retoma os principais pontos abordados durante a aula: a introdução ao alfabeto em inglês, com destaque para as diferenças e semelhanças com o alfabeto em português. Ele reforça os nomes e sons de algumas letras que foram mais desafiadoras para os alunos. O professor também relembra as palavras em inglês que os alunos aprenderam e o significado da prática do alfabeto na comunicação em diferentes línguas.

  2. Conexão Teoria e Prática: O professor explica que, durante a aula, os alunos puderam conectar a teoria (a introdução ao alfabeto em inglês) com a prática (a identificação e a pronúncia das letras em inglês através das atividades lúdicas). Ele reforça a importância de aprender fazendo, e não apenas ouvindo ou lendo, e encoraja os alunos a continuar praticando em casa.

  3. Materiais Extras: O professor sugere alguns materiais para os alunos aprofundarem o aprendizado em casa:

    • Aplicativos de jogos educativos que ensinam o alfabeto em inglês de maneira interativa e divertida.
    • Vídeos no YouTube com músicas e animações que ensinam o alfabeto em inglês.
    • Cartões de memória com as letras do alfabeto em inglês e palavras que começam com cada letra, para os alunos praticarem a identificação e a pronúncia das letras.
  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor ressalta a importância de conhecer o alfabeto em diferentes línguas, especialmente em um mundo cada vez mais globalizado. Ele explica que, ao aprender o alfabeto em inglês, os alunos estão dando um passo importante para a compreensão da língua inglesa, que é amplamente utilizada em todo o mundo. Além disso, o professor destaca que o aprendizado de um novo alfabeto pode estimular o cérebro dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e linguístico.

  5. Encerramento: Para encerrar a aula, o professor agradece a participação de todos, reforça que qualquer dúvida pode ser esclarecida na próxima aula e despede-se dos alunos, desejando um bom dia.

O objetivo desta conclusão é ressaltar para os alunos a importância e a utilidade do que eles aprenderam na aula, incentivando-os a continuar praticando e explorando o alfabeto em inglês fora do ambiente escolar. Ao mesmo tempo, o professor reforça a relevância do conteúdo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e comunicativos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies