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Plano de aula de Atividades de Fala

Inglês

Original Teachy

'EF06LI01'

Atividades de Fala

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Atividades de Fala

Palavras ChaveAutoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Reconhecer Emoções, Compreender Emoções, Nomear Emoções, Expressar Emoções, Regular Emoções, Atividades de Fala, Pronúncia em Inglês, Meditação Guiada, Role-Play, Feedback Socioemocional, Reflexão, Metas Pessoais e Acadêmicas
Materiais NecessáriosFichas de Cenários de Diálogo, Folhas de Papel, Canetas, Quadro Branco, Marcadores, Reprodutor de Áudio (opcional, para exemplos de pronúncia), Relógio ou Cronômetro, Ambiente Tranquilo para Meditação Guiada
Códigos BNCCEF06LI01: Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.; EF06LI02: Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade..
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico das atividades de fala em inglês, destacando a importância da oralidade e da pronúncia correta. Além disso, busca-se desenvolver habilidades socioemocionais, como autoconhecimento e autocontrole, ao lidar com as emoções que emergem durante a prática de uma nova língua. Este estágio prepara os alunos para um ambiente de aprendizado onde a comunicação eficaz e o entendimento emocional são essenciais.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a habilidade de reconhecer e diferenciar pronúncias em inglês, promovendo a consciência fonética.

2. Fomentar a capacidade de expressar-se verbalmente em inglês, utilizando a pronúncia correta e adequada.

3. Estimular a compreensão das emoções associadas ao processo de comunicação oral em uma língua estrangeira.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta prática visa promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, preparando-os emocionalmente para o aprendizado. A meditação guiada consiste em conduzir os alunos por uma série de instruções verbais que os ajudam a relaxar e a focar no momento presente, diminuindo a ansiedade e aumentando a receptividade para a aula de inglês.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos e a colocarem as mãos relaxadamente sobre os joelhos.

3. Oriente os alunos a respirarem profundamente três vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, de forma lenta e controlada.

4. Comece a meditação guiada falando em um tom de voz calmo e suave: 'Imagine que você está em um lugar tranquilo, como uma praia ou um campo verde. Sinta a brisa suave e ouça os sons ao seu redor.'

5. Continue guiando a meditação, pedindo aos alunos que se concentrem em sua respiração e que visualizem o ar entrando e saindo de seus pulmões.

6. Após alguns minutos, peça aos alunos que lentamente comecem a trazer sua atenção de volta para a sala de aula, movendo suavemente os dedos das mãos e dos pés.

7. Finalize a meditação pedindo aos alunos que abram os olhos lentamente e façam mais uma respiração profunda.

8. Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade e se perceberam alguma mudança em seu estado emocional.

Contextualização do Conteúdo

A importância da pronúncia correta na língua inglesa não se limita apenas à comunicação eficaz, mas também ao entendimento cultural e social. Por exemplo, em uma viagem internacional, a pronúncia correta pode ser a diferença entre ser compreendido ou não. Além disso, a prática da oralidade em uma língua estrangeira pode despertar diversas emoções, como ansiedade, insegurança ou empolgação. Compreender e gerenciar essas emoções é essencial para que os alunos se sintam mais confiantes e motivados a aprender. Historicamente, muitas pessoas relatam que aprender a falar inglês mudou suas vidas, proporcionando novas oportunidades de trabalho, estudo e amizades ao redor do mundo. Portanto, ao trabalhar a pronúncia, os alunos não apenas aprimoram suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvem resiliência emocional e habilidades sociais que serão úteis em diversos contextos de suas vidas.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Pronúncia em Inglês: Explique aos alunos que a pronúncia correta em inglês é essencial para a comunicação eficaz. Aborde as diferenças entre a pronúncia do inglês americano e britânico, por exemplo, na palavra 'water'.

2. Fonemas Específicos: Detalhe os fonemas que são frequentemente desafiadores para falantes de português, como o som do 'th' em 'think' e 'that'. Use exemplos e peça aos alunos para repetirem.

3. Entonação e Ritmo: Esclareça a importância da entonação e do ritmo na fala em inglês. Utilize frases simples para demonstrar como a entonação pode mudar o significado, como em perguntas ('Are you coming?') versus declarações ('You are coming.').

4. Prática de Diálogos: Introduza diálogos simples que os alunos podem praticar em duplas. Exemplos de diálogos incluem saudações, apresentações e perguntas básicas.

5. Reconhecimento de Emoções na Comunicação: Discuta como diferentes entonações e expressões faciais podem transmitir emoções distintas. Use exemplos de frases ditas com diferentes emoções (feliz, triste, confuso) e peça aos alunos para identificarem as emoções.

6. Autoconhecimento e Autocontrole: Conscientize os alunos sobre as emoções que podem surgir ao falar inglês, como ansiedade e nervosismo, e discuta estratégias para lidar com essas emoções, como pausas e respiração profunda.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 40 minutos)

Role-play em Inglês com Feedback Socioemocional

Os alunos irão participar de uma atividade de role-play onde praticarão diálogos em inglês em pares. Cada par receberá um cenário específico e deverá se concentrar na pronúncia correta, entonação e expressão emocional das frases. Após a prática, os alunos refletirão sobre suas emoções e receberão feedback tanto do professor quanto dos colegas.

1. Divida os alunos em pares e distribua os cenários de diálogo.

2. Instrua os alunos a praticarem os diálogos por 10 minutos, focando na pronúncia, entonação e expressão emocional.

3. Circulando pela sala, ofereça feedback individual sobre a pronúncia e a entonação.

4. Após a prática, reúna a turma e peça para alguns pares apresentarem seus diálogos para a classe.

5. Inicie uma discussão em grupo, utilizando o método RULER para analisar as emoções sentidas durante a atividade.

Discussão e Feedback em Grupo

Para a discussão e feedback, comece pedindo aos alunos que reconheçam as emoções que sentiram durante o role-play. Questione: 'Como vocês se sentiram ao praticar os diálogos?'. Em seguida, ajude os alunos a compreenderem as causas dessas emoções, perguntando: 'O que causou essas emoções? Foi a dificuldade na pronúncia, a entonação ou outra coisa?'. Peça aos alunos que nomeiem corretamente as emoções (ansiedade, empolgação, frustração, etc.).

Conclusão

Duração: (20 - 25 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios enfrentados durante a aula, como a dificuldade na pronúncia ou a ansiedade ao falar em público. Em seguida, promova uma discussão em grupo onde cada aluno poderá compartilhar suas reflexões e estratégias que utilizaram para gerenciar suas emoções. Pergunte: 'Quais foram os momentos mais desafiadores? Como vocês se sentiram e o que fizeram para lidar com esses sentimentos?'

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos. Ao identificar e refletir sobre os desafios enfrentados, os alunos podem reconhecer suas próprias emoções e entender melhor como gerenciá-las. Essa prática ajuda a desenvolver estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo assim o autoconhecimento e o autocontrole.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Em seguida, peça que cada aluno escreva duas metas: uma pessoal e uma acadêmica. Por exemplo, uma meta pessoal pode ser 'Praticar falar inglês com mais confiança', enquanto uma meta acadêmica pode ser 'Melhorar a pronúncia de palavras específicas'. Após a escrita, incentive a partilha dessas metas com a turma para criar um ambiente de apoio mútuo.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Praticar falar inglês com mais confiança

2. Melhorar a pronúncia de palavras específicas

3. Participar mais ativamente nas atividades de fala

4. Utilizar técnicas de regulação emocional durante a prática de inglês

5. Buscar feedback e trabalhar nas áreas de melhoria identificadas Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas claras, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades linguísticas e emocionais. Esta prática promove a responsabilidade pessoal e acadêmica, ajudando os alunos a traçar um plano de ação para seu crescimento contínuo.

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