🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Adjetivos: Introdução

Inglês

Original Teachy

Adjetivos: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Adjetivos: Introdução

Palavras ChaveAdjetivos, Inglês, 5º ano, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Mindfulness, Meditação Guiada, Descrição de Imagens, Expressão de Emoções, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosImagens variadas de pessoas, objetos e cenários, Papel, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Computador e projetor (opcional), Áudio de Meditação Guiada (opcional), Diário ou caderno para anotações pessoais
Códigos BNCC-
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema dos adjetivos em inglês, promovendo o reconhecimento e a compreensão dos principais adjetivos. Além disso, visa incentivar os alunos a expressarem suas emoções e experiências relacionadas a esses adjetivos, permitindo que eles pratiquem tanto o vocabulário quanto habilidades socioemocionais, como autoconhecimento e autocontrole.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e compreender o significado dos adjetivos básicos em inglês, como 'short', 'tall', 'slow' e 'fast'.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e nomear corretamente esses adjetivos em diferentes contextos.

3. Encourajar os alunos a expressarem emoções relacionadas ao uso desses adjetivos, promovendo a prática de vocabulário e habilidades socioemocionais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Viagem Imaginária para o Foco

A atividade de Meditação Guiada é um exercício de mindfulness que ajuda os alunos a se concentrarem no momento presente, promovendo um estado de calma e foco. Essa prática envolve a orientação dos alunos para que eles se sentem confortavelmente, fechem os olhos e sigam uma narrativa guiada que os leva a visualizar cenas relaxantes e a focar na respiração. Esse exercício é fundamental para preparar os alunos emocionalmente e mentalmente para a aula, ajudando-os a se sentirem mais centrados e receptivos ao aprendizado.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras e fechem os olhos.

2. Explique que eles vão participar de uma breve meditação guiada para ajudar a se concentrarem e se sentirem calmos.

3. Oriente os alunos a inspirarem profundamente pelo nariz, segurarem a respiração por três segundos e depois expirarem lentamente pela boca. Repita esse ciclo de respiração três vezes.

4. Comece a narrativa guiada: 'Imagine que você está em uma praia tranquila. Você pode ouvir as ondas do mar suavemente quebrando na areia. Sinta a brisa suave no seu rosto e o calor do sol em sua pele.'

5. Continue a narrativa, incentivando os alunos a visualizarem detalhes específicos: 'Você está caminhando lentamente pela praia. A areia é macia sob seus pés. Ao longe, você vê pássaros voando e ouve o som deles cantando.'

6. Depois de alguns minutos, peça aos alunos que lentamente voltem sua atenção para a sala de aula, mantendo a sensação de calma e foco.

7. Finalize a atividade pedindo aos alunos que abram os olhos devagar e façam uma última respiração profunda.

Contextualização do Conteúdo

Os adjetivos são palavras que usamos para descrever pessoas, lugares e coisas. Eles nos ajudam a expressar nossas opiniões e emoções sobre o mundo ao nosso redor. Por exemplo, usar adjetivos como 'short' e 'tall' pode nos ajudar a descrever características físicas, enquanto 'slow' e 'fast' podem descrever a velocidade de algo. Entender e usar esses adjetivos é importante não apenas para melhorar o vocabulário em inglês, mas também para nos comunicarmos de maneira mais eficaz e expressar nossas emoções e percepções de forma clara.

Além disso, ao aprender a reconhecer e nomear adjetivos, os alunos também desenvolvem habilidades socioemocionais, como o autoconhecimento e a consciência social. Eles aprendem a entender melhor suas próprias características e as dos outros, promovendo a empatia e a compreensão mútua. Esta aula, portanto, não é apenas sobre aprender novas palavras, mas também sobre entender melhor a si mesmo e aos outros.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (15 - 20 minutos)

1. Adjetivos são palavras que descrevem ou modificam substantivos, fornecendo mais informações sobre eles. Eles podem descrever características físicas, estados emocionais, qualidades e muito mais.

2. Explique que os adjetivos em inglês frequentemente vêm antes do substantivo que estão descrevendo. Por exemplo: 'tall man' (homem alto) e 'fast car' (carro rápido).

3. Forneça exemplos de adjetivos simples: 'short' (baixo), 'tall' (alto), 'slow' (devagar), 'fast' (rápido). Mostre imagens ou use objetos para ilustrar cada adjetivo.

4. Destaque a importância de adjetivos para expressar emoções e percepções: 'happy' (feliz), 'sad' (triste), 'angry' (zangado), 'excited' (animado).

5. Use analogias para facilitar a compreensão: Compare 'short' e 'tall' com a altura de diferentes animais (por exemplo, um cachorro e uma girafa).

6. Traga à tona a relação dos adjetivos com a autoestima e o autoconhecimento: ao descreverem a si mesmos e aos outros, os alunos podem desenvolver uma melhor compreensão de suas próprias características e das características dos outros.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (40 - 50 minutos)

Descrevendo o Mundo ao Nosso Redor

Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão imagens variadas de pessoas, objetos e cenários. Cada grupo deve usar adjetivos para descrever as imagens e, em seguida, compartilhar suas descrições com a classe. Esta atividade visa não apenas praticar o uso de adjetivos em inglês, mas também encorajar os alunos a expressarem suas emoções e percepções de maneira clara e adequada.

1. Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. Distribua uma série de imagens (pessoas, objetos, cenários) para cada grupo.

3. Peça aos grupos que discutam e anotem adjetivos que descrevam cada imagem. Incentive-os a usar adjetivos como 'short', 'tall', 'slow', 'fast', 'happy', 'sad', entre outros.

4. Solicite que cada grupo escolha uma pessoa para apresentar suas descrições à classe.

5. Após cada apresentação, incentive os outros alunos a adicionar mais adjetivos ou a expressar como as imagens os fazem sentir.

6. Facilite uma discussão breve após cada apresentação, perguntando aos alunos sobre suas escolhas de adjetivos e as emoções associadas.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER durante a discussão em grupo, comece pedindo aos alunos que reconheçam e identifiquem as emoções que associam às imagens apresentadas pelos grupos. Pergunte como essas imagens podem fazer alguém sentir-se e por quê. Incentive os alunos a compreender as causas dessas emoções, discutindo o que nas imagens leva a esses sentimentos.

Depois, peça aos alunos que nomeiem essas emoções corretamente e expressem seus sentimentos de maneira adequada, usando frases como 'Eu me sinto feliz porque a imagem mostra...'. Finalmente, ajude os alunos a regular suas emoções, sugerindo maneiras de lidar com sentimentos negativos e reforçando a importância de expressar emoções de maneira respeitosa e construtiva.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a reflexão e regulação emocional, sugira que os alunos escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula, especialmente em relação ao uso de adjetivos em inglês. Peça que reflitam sobre como se sentiram ao descrever as imagens e ao ouvir as descrições dos colegas. Incentive-os a pensar sobre como gerenciaram suas emoções, como se sentiram ao trabalhar em grupo e como lidaram com qualquer frustração ou dificuldade que possa ter surgido.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências, os alunos podem desenvolver uma maior compreensão de si mesmos e aprender a regular suas emoções de maneira mais eficaz, aplicando essas habilidades no contexto da aula e em outras situações da vida.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, proponha que os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo abordado. Explique que essas metas podem incluir a prática de novos adjetivos em frases, a criação de um diário de adjetivos onde eles podem descrever suas experiências diárias usando o vocabulário aprendido, ou a meta de ajudar um colega a entender melhor os adjetivos. Essas metas devem ser claras e alcançáveis, incentivando a aplicação prática do aprendizado.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Praticar o uso de novos adjetivos em frases cotidianas.

2. Criar um diário de adjetivos para descrever experiências diárias.

3. Ajudar um colega a entender e usar adjetivos corretamente.

4. Identificar pelo menos um adjetivo novo por semana e aplicá-lo em diferentes contextos.

5. Expressar emoções e características pessoais utilizando adjetivos aprendidos. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas claras e alcançáveis, os alunos são encorajados a continuar praticando o conteúdo aprendido e a desenvolver uma atitude proativa em relação ao seu próprio aprendizado e desenvolvimento socioemocional.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies