Entrar

Plano de aula de Multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10

Matemática

Original Teachy

'EF03MA07'

Multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10

Palavras ChaveMultiplicação, Prática, Problemas contextualizados, Atividades em grupo, Aplicação real, Colaboração, Comunicação, Raciocínio lógico, Matemática, Dia a dia, História da multiplicação, Estratégias de cálculo, Desafios matemáticos, Aprendizado ativo
Materiais NecessáriosCenários de multiplicação impressos, Material para escrita (lápis, canetas), Papel para cálculos, Etiquetas de preço, Dinheiro fictício para a feira de trocas, Cenários de resgate no espaço impressos
Códigos BNCCEF03MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para orientar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Estabelecendo claramente o que se espera alcançar, esta seção serve como um guia para as atividades subsequentes, assegurando que todos os envolvidos estejam alinhados com os resultados de aprendizagem desejados. Ao definir objetivos específicos, facilita-se a avaliação do sucesso da aula e a identificação de áreas que podem necessitar de reforço.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a realizar operações de multiplicação por 2, 3, 4 e 5, empregando fluidez e precisão.

2. Desenvolver a habilidade dos alunos de resolver problemas práticos que envolvam a multiplicação pelos números 2, 3, 4 e 5, promovendo o uso do raciocínio lógico e matemático.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na resolução de problemas em grupo, promovendo a colaboração e a comunicação efetiva entre eles.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para conectar os conhecimentos prévios dos alunos com os objetivos da aula, através de situações problema que eles possam resolver em grupos. Isso não apenas ativa o aprendizado ativo, mas também ajuda a contextualizar a importância da multiplicação no cotidiano e na história, preparando o terreno para a aplicação prática destes conceitos durante as atividades em sala de aula.

Situações Problema

1. Imagine que um agricultor tem 6 cestas, cada uma com 4 maçãs. Quantas maçãs ele tem ao todo?

2. Se uma pizzaria faz pizzas de diferentes tamanhos e cada tamanho tem um preço diferente (small = 10 reais, medium = 15 reais, large = 20 reais), quanto custaria uma pizza grande com borda recheada?

Contextualização

A multiplicação está presente em muitas situações do nosso dia a dia, desde calcular o preço total de compras no supermercado até dividir um bolo em partes iguais para uma festa. Saber multiplicar por 2, 3, 4 e 5 facilita esses cálculos e torna essas tarefas mais fáceis e rápidas. Além disso, a história da multiplicação remonta a civilizações antigas, onde técnicas de multiplicação eram essenciais para comércio e construções, mostrando a importância de dominar esta habilidade matemática.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem os conceitos de multiplicação por 2, 3, 4 e 5 de forma prática e envolvente. Ao trabalhar em grupos, os alunos têm a oportunidade de discutir e colaborar, desenvolvendo não apenas suas habilidades matemáticas, mas também suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. A escolha de uma única atividade permite uma imersão profunda no tema, garantindo que os alunos compreendam completamente os conceitos abordados e como aplicá-los em diferentes contextos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Fábrica de Multiplicação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a multiplicação por 2, 3, 4 e 5 em um contexto divertido e aplicado.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma 'fábrica' que precisa multiplicar diferentes produtos. Serão dados cenários como 'A Fábrica de Suco' que precisa multiplicar o número de laranjas por 3 para calcular a quantidade de suco a ser produzida.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cenários de multiplicação para cada grupo (por exemplo, laranjas por 3, caixas de brinquedos por 4, pacotes de biscoitos por 2).

  • Cada grupo deve calcular a quantidade total de produtos baseado nos cenários de multiplicação.

  • Após os cálculos, cada grupo apresentará suas respostas e o processo utilizado para chegar nelas.

  • Realize uma discussão em classe sobre os diferentes métodos utilizados e as soluções encontradas.

Atividade 2 - O Mercado Matemático

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de multiplicação e gestão de recursos financeiros em um ambiente lúdico.

- Descrição: Neste jogo, cada grupo de alunos gerencia um 'mercado' onde devem precificar produtos de acordo com os multiplicadores dados. Por exemplo, se o custo de produção de um brinquedo é 5 reais e o multiplicador é 4, o preço de venda será 20 reais.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5.

  • Dê a cada grupo produtos com custos de produção e multiplicadores diversos.

  • Os grupos devem calcular o preço de venda de cada produto.

  • Após o cálculo, os grupos devem criar etiquetas de preço para seus produtos.

  • Realize uma feira de trocas simbólica onde cada grupo pode 'comprar' produtos dos outros grupos usando 'dinheiro' fictício.

Atividade 3 - Missão Matemática: Resgate no Espaço

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conceitos de multiplicação em um contexto de resolução de problemas no qual a precisão é fundamental.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, embarcam em uma missão no espaço onde precisam calcular recursos a serem resgatados em diferentes planetas, multiplicando quantidades baseadas em cenários como 'oxigênio por tripulante por dia' ou 'combustível necessário por unidade de distância'.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cenários de multiplicação que envolvem resgatar recursos em diferentes planetas.

  • Os grupos devem calcular quantidades necessárias de recursos baseadas nos cenários.

  • Cada grupo apresenta suas descobertas e discute as estratégias de cálculo utilizadas.

  • Realize uma atividade de reflexão sobre como a multiplicação é crucial em cenários de resolução de problemas reais.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa final do plano de aula tem como objetivo consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as atividades práticas. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, reflitam sobre os processos de aprendizagem e compartilhem estratégias eficazes. Além disso, responder às perguntas chave ajuda a verificar o entendimento dos alunos e a identificar quaisquer lacunas de conhecimento que ainda possam existir, preparando-os para aplicar o aprendizado em novos contextos.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os cenários e atividades realizadas. Pergunte a cada grupo o que eles descobriram durante as atividades e quais estratégias foram mais eficazes para resolver os problemas de multiplicação. Encoraje os alunos a compartilhar os desafios encontrados e como os superaram, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades encontradas ao multiplicar por 2, 3, 4 e 5 e como vocês as superaram?

2. Houve alguma estratégia que outro grupo utilizou que vocês acharam particularmente eficaz? Por quê?

3. Como os conceitos de multiplicação por 2, 3, 4 e 5 podem ser aplicados em situações do cotidiano? Dê exemplos.

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos de multiplicação abordados na aula. Este momento é crucial para reforçar o aprendizado e para que os alunos possam refletir sobre a aplicabilidade dos conceitos no mundo real, integrando teoria e prática. Além disso, ao resumir e recapitular os conteúdos, o professor assegura que os alunos tenham uma base sólida para futuras lições e aplicações matemáticas.

Resumo

Nesta conclusão, o professor deve enfatizar e resumir os principais conceitos abordados sobre a multiplicação por 2, 3, 4 e 5, reiterando as estratégias de cálculo e os cenários práticos explorados. É essencial recapitular os métodos eficazes utilizados pelos alunos durante as atividades para reforçar o aprendizado.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre a teoria matemática e a prática cotidiana foi estabelecida através de atividades lúdicas e contextualizadas. Os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos de multiplicação em situações reais, como na gestão de recursos em uma 'fábrica de multiplicação' ou em uma 'missão de resgate no espaço', o que facilitou a compreensão e a fixação do conteúdo.

Fechamento

Por fim, é fundamental destacar a importância da multiplicação no dia a dia. A habilidade de multiplicar de maneira rápida e precisa é crucial em diversas situações, desde calcular preços em uma loja até dividir tarefas de casa. Compreender e dominar esses conceitos matemáticos não só facilita as tarefas diárias como também prepara os alunos para desafios matemáticos mais complexos no futuro.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies