Entrar

Plano de aula de Informações do Texto

Português

Original Teachy

'EF15LP03'

Informações do Texto

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Informações do Texto

Palavras ChaveLeitura, Compreensão de Texto, Habilidades Socioemocionais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Visualização Criativa, Caça ao Tesouro de Informações, Empatia, Regulação Emocional, Metas Pessoais, Estratégias de Leitura
Materiais NecessáriosCópias do texto longo (mais de 3.000 caracteres) para cada dupla de alunos, Folhas de perguntas para a atividade 'Caça ao Tesouro de Informações', Lápis e canetas, Cadernos ou folhas de papel para anotações, Diário pessoal para registro de metas, Quadro branco e marcadores para explicações, Recursos audiovisuais para a Visualização Criativa (opcional)
Códigos BNCCEF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a leitura e interpretação de textos extensos, desenvolvendo suas habilidades de compreensão e análise de informações. Além disso, visa integrar competências socioemocionais como autoconhecimento, autocontrole e tomada de decisão responsável, fundamentais para um aprendizado mais completo e eficaz.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a habilidade de ler textos longos e identificar informações claras e específicas.

2. Promover o autoconhecimento ao reconhecer emoções sentidas durante a leitura e a busca por informações.

3. Estimular a tomada de decisão responsável ao selecionar e interpretar informações relevantes do texto.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Jardim da Serenidade

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Visualização Criativa. A Visualização Criativa é uma técnica que envolve a imaginação ativa de cenários positivos para promover o foco, a presença e a concentração. Durante a atividade, os alunos serão guiados a visualizar um ambiente tranquilo e seguro, permitindo que se concentrem e se preparem emocionalmente para a aula.

1. Peça aos alunos que sentem-se confortavelmente em suas cadeiras, com os pés no chão e as mãos repousadas sobre as pernas.

2. Instrua-os a fechar os olhos e respirar profundamente três vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

3. Oriente os alunos a imaginar um belo jardim cheio de flores coloridas e árvores frondosas. Explique que este é o 'Jardim da Serenidade'.

4. Peça que visualizem-se caminhando pelo jardim, sentindo a brisa suave e ouvindo os sons da natureza, como o canto dos pássaros e o farfalhar das folhas.

5. Instrua-os a focar em como se sentem nesse ambiente tranquilo. Pergunte como o corpo se sente, se está relaxado ou tenso, e peça que concentrem-se em relaxar qualquer área de tensão.

6. Depois de alguns minutos, peça aos alunos que comecem a trazer sua atenção de volta para a sala de aula, ainda mantendo a sensação de calma e foco.

7. Por fim, peça que abram os olhos devagar e estejam prontos para começar a aula com serenidade e concentração.

Contextualização do Conteúdo

Ler textos longos e encontrar informações claras pode parecer uma tarefa desafiadora para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. No entanto, essa habilidade é fundamental não só para o sucesso acadêmico, mas também para a vida cotidiana. Por exemplo, ao ler um livro de histórias, uma criança pode precisar encontrar uma informação específica para entender a trama ou resolver um problema. Na vida diária, ler e compreender instruções corretamente é essencial para realizar tarefas com eficiência, como seguir uma receita ou montar um brinquedo novo.

Além disso, a leitura e a interpretação de textos estão intimamente ligadas ao desenvolvimento das competências socioemocionais. Ao reconhecer as emoções dos personagens e compreender suas ações e consequências, os alunos podem desenvolver empatia e melhorar suas habilidades sociais. Essa atividade também os ajuda a refletir sobre suas próprias emoções e como elas influenciam suas decisões, promovendo o autoconhecimento e o autocontrole.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Introdução ao Texto: Explique aos alunos o que é um texto e suas principais características. Diga que um texto é uma composição escrita que pode ser uma história, um artigo, uma carta, entre outros, e que cada texto tem uma estrutura diferente dependendo do seu propósito.

2. Elementos do Texto: Identifique e explique os principais elementos que compõem um texto, como título, subtítulo, parágrafos, frases e palavras. Dê exemplos de cada elemento em um texto real.

3. Tipos de Informação no Texto: Detalhe as diferentes informações que podem ser encontradas em um texto, como informações explícitas (claramente mencionadas) e implícitas (que precisam ser inferidas). Use exemplos para ilustrar a diferença entre elas.

4. Estratégias de Leitura: Ensine estratégias para encontrar informações em textos longos. Isso inclui a leitura cuidadosa do título e subtítulos, a identificação de palavras-chave, a leitura de parágrafos introdutórios e conclusivos, e a busca por frases que respondam às perguntas principais sobre o texto.

5. Exemplo Prático: Pegue um texto longo (mais de 3.000 caracteres) e leia junto com os alunos. Destaque as informações claras e discuta como encontrá-las. Faça perguntas sobre o texto para garantir que os alunos compreendam como aplicar as estratégias de leitura.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Caça ao Tesouro de Informações

Nesta atividade, os alunos lerão um texto longo e participarão de uma 'Caça ao Tesouro' onde precisarão encontrar informações específicas no texto. A atividade será realizada em duplas para promover habilidades sociais e colaboração.

1. Divida os alunos em duplas e entregue a cada dupla uma cópia do texto selecionado.

2. Explique que eles terão um tempo determinado para ler o texto e encontrar as informações específicas listadas em uma folha de perguntas.

3. Distribua a folha de perguntas que contém questões sobre informações claras e específicas do texto.

4. Oriente os alunos a trabalhar em conjunto, discutindo e buscando as respostas no texto.

5. Após o tempo de leitura e busca, peça que cada dupla compartilhe suas respostas com a turma, explicando onde encontraram cada informação no texto.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade de 'Caça ao Tesouro de Informações', reúna os alunos para uma discussão em grupo. Utilize o método RULER para guiar essa discussão:

Reconhecer: Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade. Eles estavam ansiosos, entusiasmados, frustrados? Incentive-os a reconhecerem suas emoções e as emoções de seus colegas durante a atividade.

Compreender: Discuta as causas e consequências dessas emoções. Por que eles se sentiram dessa maneira? Como essas emoções afetaram sua capacidade de encontrar as informações no texto? Isso ajudará os alunos a compreenderem melhor o impacto das emoções em suas ações.

Nomear: Ajude os alunos a nomear corretamente suas emoções. Use um vocabulário emocional rico para descrever suas experiências, como 'empolgado', 'confuso', 'determinado', etc.

Expressar: Incentive os alunos a expressarem suas emoções de forma apropriada durante a discussão. Isso pode incluir compartilhar suas frustrações, celebrações e estratégias de superação.

Regular: Finalmente, discuta maneiras de regular essas emoções no futuro. Quais estratégias eles podem usar para manter o foco e a calma ao enfrentar um texto longo e complexo? Como podem apoiar emocionalmente seus colegas durante atividades desafiadoras?

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, sugira aos alunos que escrevam um parágrafo sobre os desafios que encontraram durante a leitura do texto e a busca pelas informações. Peça que reflitam sobre como se sentiram durante estas atividades e como geriram suas emoções. Alternativamente, promova uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar suas experiências e estratégias de regulação emocional. Incentive-os a falar sobre momentos específicos em que sentiram frustração, entusiasmo ou qualquer outra emoção, e como lidaram com essas emoções.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a realizarem uma autoavaliação e a regulação emocional. Isso os ajuda a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo um melhor autoconhecimento e autocontrole. A reflexão também facilita a compreensão das emoções e suas causas, bem como a capacidade de nomear, expressar e regular essas emoções de forma apropriada.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento da aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo abordado. Explique que essas metas podem incluir melhorar a habilidade de encontrar informações em textos longos, aumentar a confiança na leitura de textos complexos e utilizar estratégias de regulação emocional aprendidas durante a aula. As metas podem ser registradas em um diário ou compartilhadas com um colega para incentivo mútuo.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Ler textos longos com mais confiança e eficácia.

2. Identificar e anotar informações claras e específicas em textos.

3. Aplicar estratégias de regulação emocional durante atividades desafiadoras.

4. Colaborar com colegas para melhorar a compreensão de textos.

5. Desenvolver um vocabulário emocional rico para expressar melhor as emoções. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades de leitura e competências socioemocionais. Esta etapa visa garantir a continuidade do desenvolvimento acadêmico e pessoal, promovendo o autoconhecimento, autocontrole e habilidades sociais que foram trabalhadas durante a aula.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies