Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Substantivos e Verbos
Palavras Chave | Substantivos, Verbos, Identificação, Funções gramaticais, Tipos de substantivos, Tipos de verbos, Tempo verbal, Exemplos práticos, Resolução de problemas |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Caderno, Lápis, Folhas de exercícios, Cartazes com exemplos de frases, Livro didático de Português |
Códigos BNCC | EF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: (10 a 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para o conteúdo que será abordado, estabelecendo uma compreensão clara dos objetivos de aprendizagem. Ao definir claramente o que são verbos e substantivos, e como identificá-los e entender suas funções, os alunos estarão mais bem equipados para acompanhar a explicação detalhada e os exemplos que serão fornecidos ao longo da aula.
Objetivos principais:
1. Compreender o que são verbos e substantivos.
2. Identificar substantivos e verbos em uma frase.
3. Compreender as funções dos substantivos e verbos em uma frase.
Introdução
Duração: (10 a 15 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é captar a atenção dos alunos e despertar o interesse pelo tema. Ao introduzir os conceitos de substantivos e verbos de forma contextualizada e relacioná-los com experiências do dia a dia, os alunos ficarão mais engajados e motivados a aprender. Isso estabelece uma base sólida para a explicação detalhada que virá a seguir.
Contexto
Contexto: Comece a aula perguntando aos alunos se eles já repararam como conversamos e escrevemos usando diferentes tipos de palavras. Explique que hoje vão aprender sobre substantivos e verbos, que são partes muito importantes da nossa linguagem. Utilize exemplos simples do cotidiano, como: 'O cachorro corre no parque'. Pergunte: 'Quem está correndo?' (cachorro) e 'O que ele está fazendo?' (correndo). Esses exemplos ajudarão as crianças a entenderem a importância desses dois tipos de palavras em nossas frases.
Curiosidades
Curiosidade: Sabia que os substantivos e verbos estão presentes em quase todas as frases que usamos todos os dias? Sem eles, não conseguiríamos dizer o nome das coisas nem das ações! Por exemplo, quando falamos 'A escola abre às 8 horas', 'escola' é um substantivo e 'abre' é um verbo. Imagine tentar descrever seu dia sem usar substantivos ou verbos - seria muito difícil!
Desenvolvimento
Duração: (50 a 60 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma explicação detalhada e estruturada dos conceitos de substantivos e verbos, de modo que os alunos possam identificar e diferenciar esses elementos em frases. Ao abordar tópicos específicos e resolver questões práticas, os alunos consolidarão seu entendimento e estarão mais preparados para aplicar esses conhecimentos em atividades futuras.
Tópicos Abordados
1. Definição de Substantivos: Explique que substantivos são palavras que usamos para nomear pessoas, lugares, objetos, sentimentos e ideias. Dê exemplos claros e familiares, como 'cachorro', 'escola', 'felicidade'. 2. Tipos de Substantivos: Diferencie entre substantivos comuns e próprios, concretos e abstratos. Use exemplos como 'mesa' (comum e concreto) e 'Maria' (próprio e concreto), 'amor' (abstrato). 3. Definição de Verbos: Esclareça que verbos são palavras que indicam ações, estados ou ocorrências. Exemplifique com ações do dia a dia, como 'correr', 'comer', 'ser'. 4. Tempo Verbal: Introduza a ideia de que os verbos podem indicar diferentes tempos: passado, presente e futuro. Use frases simples como 'Eu corri' (passado), 'Eu corro' (presente), 'Eu correrei' (futuro). 5. Identificação em Frases: Mostre como identificar substantivos e verbos em frases. Escreva frases no quadro e peça aos alunos para sublinharem os substantivos e circularem os verbos, como 'A menina canta uma canção'.
Questões para Sala de Aula
1. Questão 1: Encontre o substantivo na frase: 'O gato dorme no sofá.' 2. Questão 2: Qual é o verbo na frase: 'Ela brinca no parque.'? 3. Questão 3: Substitua o verbo na frase 'O menino corre rápido' por outro verbo e reescreva a frase.
Discussão de Questões
Duração: (20 a 25 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam os conceitos de substantivos e verbos de forma clara e prática. Ao discutir as respostas e engajar os alunos em reflexões, promove-se uma compreensão mais profunda e a capacidade de aplicar esses conhecimentos em diferentes contextos.
Discussão
- Questão 1: Encontre o substantivo na frase: 'O gato dorme no sofá.'
Resposta: O substantivo é 'gato' e 'sofá'. 'Gato' é um substantivo comum e concreto, enquanto 'sofá' também é um substantivo comum e concreto.
- Questão 2: Qual é o verbo na frase: 'Ela brinca no parque.'?
Resposta: O verbo é 'brinca'. Indica uma ação que a pessoa está realizando no presente.
- Questão 3: Substitua o verbo na frase 'O menino corre rápido' por outro verbo e reescreva a frase.
Resposta: A frase pode ser reescrita como 'O menino pula rápido' ou 'O menino caminha rápido'. Aqui, o verbo 'corre' foi substituído por 'pula' ou 'caminha', ambos indicando diferentes ações.
Engajamento dos Alunos
1. ️ Pergunta 1: Por que é importante saber identificar substantivos e verbos em uma frase? Como isso ajuda na nossa comunicação? 2. ️ Pergunta 2: Vocês conseguem pensar em mais exemplos de substantivos e verbos que usamos no nosso dia a dia? Podem compartilhar com a turma? 3. ️ Pergunta 3: Como seria uma história sem substantivos ou verbos? Tentem criar uma frase ou pequena história e compartilhem com a turma. 4. ️ Pergunta 4: Vocês acham que todos os substantivos e verbos são iguais ou existem diferentes tipos? Lembram dos exemplos de substantivos próprios e comuns, concretos e abstratos?
Conclusão
Duração: (10 a 15 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos discutidos durante a aula, garantindo que os alunos saiam com um entendimento claro e aplicável dos conceitos de substantivos e verbos. Ao resumir os conteúdos e conectar a teoria com a prática, reforça-se a importância do assunto para o dia a dia dos alunos.
Resumo
- Substantivos são palavras que nomeiam pessoas, lugares, objetos, sentimentos e ideias.
- Existem diferentes tipos de substantivos: comuns e próprios, concretos e abstratos.
- Verbos são palavras que indicam ações, estados ou ocorrências.
- Os verbos podem estar em diferentes tempos: passado, presente e futuro.
- É importante saber identificar substantivos e verbos em frases para uma melhor compreensão e comunicação.
A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos do cotidiano e fazer exercícios em que os alunos identificaram substantivos e verbos em frases. Essa prática ajudou os alunos a compreenderem como esses elementos funcionam dentro de uma frase e como são essenciais para a comunicação eficaz.
O conhecimento sobre substantivos e verbos é fundamental para a comunicação diária. Saber identificar e usar corretamente essas palavras permite que os alunos construam frases claras e significativas, o que é essencial para a escrita e a fala. Além disso, entender essas categorias gramaticais ajuda na leitura e interpretação de textos, facilitando o aprendizado em outras disciplinas.