Entrar

Plano de aula de Substantivos e Verbos

Português

Original Teachy

'EF03LP08'

Substantivos e Verbos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir os alunos ao conceito de substantivos e verbos, explicando de forma simplificada o que são e para que servem na língua portuguesa.

  2. Identificar e diferenciar entre substantivos e verbos em exemplos simples e cotidianos. Os alunos devem ser capazes de reconhecer a função de cada um na construção de uma frase.

  3. Desenvolver habilidades práticas de reconhecimento de substantivos e verbos através de atividades interativas. Os alunos serão incentivados a participar ativamente, compartilhando exemplos e participando de jogos educativos.

Introdução (8 - 10 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos sobre frases, palavras e suas classificações (como nomes de pessoas, animais, lugares, objetos, ações, etc.). Isso é importante para que os alunos possam compreender melhor a importância dos substantivos e verbos.

  2. Situações-problema: O professor apresenta aos alunos duas situações que envolvem o uso de substantivos e verbos. Na primeira, o professor pode perguntar: "Se eu disser 'o cachorro correu no parque', quais palavras vocês acham que são os nomes das coisas e quais são as ações que aconteceram?". Na segunda, o professor pode propor: "Se eu disser 'o menino pula', qual palavra vocês acham que mostra uma ação e qual palavra mostra um nome?".

  3. Contextualização: O professor explica que o estudo dos substantivos e verbos é importante para que possamos nos comunicar de maneira eficaz em nossa língua. Ele pode dar exemplos do uso dessas classes de palavras em situações do dia a dia, como a leitura de um livro, a escrita de uma história ou até mesmo uma conversa com os amigos.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor propõe duas curiosidades para despertar o interesse dos alunos. Primeiro, ele pode perguntar: "Vocês sabiam que existem mais de 100.000 substantivos na língua portuguesa?". Depois, pode revelar: "E sabiam que, em uma frase, o verbo sempre indica a ação principal?".

  5. Introdução ao tópico da aula: Por fim, o professor introduz o tópico da aula, explicando que eles irão aprender mais sobre substantivos e verbos e como usá-los de maneira correta e eficiente em suas comunicações. Ele pode dizer: "Hoje, nós vamos descobrir o que são substantivos e verbos e como eles ajudam a criar frases. Vamos aprender brincando, com jogos e atividades divertidas!"

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Bingo dos Substantivos e Verbos (10 - 12 minutos)

    • O professor prepara cartelas de bingo com palavras diversas, sendo algumas substantivos e outras verbos.
    • Cada aluno recebe uma cartela e o professor segura as palavras em pequenas cartas ou fichas.
    • O professor sorteia uma carta e lê a palavra em voz alta. Os alunos devem identificar se é um substantivo ou um verbo e marcar na cartela, caso tenham a palavra correspondente.
    • O jogo continua até que um aluno complete uma linha ou a cartela inteira. O aluno vencedor deve então identificar e explicar se as palavras marcadas em sua cartela são substantivos ou verbos.
  2. Atividade 2: Construindo Frases (8 - 10 minutos)

    • O professor divide a turma em pequenos grupos e distribui cartões com substantivos e verbos escritos em cada um.
    • Cada grupo recebe a tarefa de construir uma frase lógica e coerente, utilizando todos os substantivos e verbos de seus cartões.
    • Os alunos devem trabalhar juntos, discutindo e organizando as palavras até que tenham construído uma frase que faça sentido.
    • Após a conclusão, cada grupo deve apresentar sua frase para a turma, enfatizando quais palavras são substantivos e quais são verbos.
  3. Atividade 3: Caça ao Tesouro Gramatical (10 - 12 minutos)

    • O professor esconde cartões com palavras (substantivos e verbos) pela sala de aula. Esses cartões devem ter uma parte da história escrita.
    • Os alunos são divididos em equipes e recebem a missão de encontrar os cartões e reorganizar a história com as palavras encontradas.
    • Cada equipe deve trabalhar em conjunto para encontrar os cartões. Eles devem ler a palavra em voz alta e, em seguida, discutir se é um substantivo ou um verbo. Depois, devem tentar encaixar a palavra na história.
    • A equipe que conseguir completar a história primeiro, de forma lógica e coerente, será a vencedora.

Durante essas atividades, o professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos na identificação das palavras como substantivos ou verbos e na construção das frases. Ao final, é importante que o professor faça uma revisão coletiva das atividades, reforçando os conceitos aprendidos e esclarecendo possíveis dúvidas.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor propõe que cada equipe apresente brevemente a solução encontrada durante a atividade "Construindo Frases". Durante as apresentações, o professor solicita que os alunos expliquem como identificaram os substantivos e verbos e como essas palavras contribuíram para a construção da frase. A ideia é fazer com que os alunos reflitam sobre o processo de aprendizado e sobre como aplicaram o conteúdo da aula. O professor pode ainda incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros, promovendo a interação e o diálogo entre eles.

  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos): Após as apresentações, o professor retoma os conceitos de substantivos e verbos, relembrando a definição de cada um e ressaltando a importância dessas palavras na construção das frases. O professor pode fazer perguntas aos alunos para avaliar o entendimento deles sobre o assunto. Por exemplo: "Quem pode me dar um exemplo de um substantivo?" e "Quem pode me dar um exemplo de um verbo?". O professor elogia as respostas corretas e, se houver respostas erradas, explica de forma clara e didática para corrigir as possíveis confusões.

  3. Reflexão final (4 - 5 minutos): O professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Para isso, ele faz duas perguntas simples e diretas:

    • "Qual foi a parte mais fácil da aula de hoje e por quê?"
    • "Qual foi a parte mais desafiadora da aula de hoje e por quê?"

    Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas. Depois, o professor convida alguns alunos a compartilharem suas reflexões com a turma. O professor reforça que não há respostas certas ou erradas, e que o importante é que eles tenham conseguido identificar o que aprenderam e quais foram os desafios do processo. Essa atividade de reflexão ajuda os alunos a consolidarem o aprendizado e a perceberem o progresso que estão fazendo.

Ao final da aula, o professor pode sugerir que os alunos continuem praticando a identificação de substantivos e verbos em seu cotidiano, seja durante a leitura de um livro, a escrita de uma história ou até mesmo em uma conversa com a família. O professor pode propor que os alunos tragam exemplos para a próxima aula e que compartilhem suas experiências de aprendizado. Isso estimula a autonomia dos alunos e faz com que eles se sintam mais motivados a continuar aprendendo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos aprendidos (2 - 3 minutos): O professor reforça os conceitos de substantivos e verbos, resumindo o que foi aprendido na aula. Ele pode fazer isso através de perguntas direcionadas aos alunos, pedindo-lhes para relembrar a definição de cada um e a função que desempenham na construção das frases. O professor pode então fornecer exemplos de substantivos e verbos para que os alunos possam visualizar e reforçar o aprendizado.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): O professor explica como a aula conectou a teoria (a definição de substantivos e verbos) com a prática (a identificação e utilização dessas palavras em frases). Ele pode destacar como as atividades realizadas em sala de aula permitiram que os alunos aplicassem os conceitos aprendidos de maneira lúdica e interativa.

  3. Sugestão de materiais complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere alguns materiais extras para que os alunos possam aprofundar o conhecimento sobre substantivos e verbos. Esses materiais podem incluir livros, jogos online, vídeos educativos e sites interativos. O professor pode, por exemplo, sugerir o livro "Aventuras com as Palavras: Substantivos e Verbos", que apresenta a classificação gramatical de maneira divertida e ilustrada. Além disso, pode indicar um jogo online em que os alunos tenham que identificar substantivos e verbos em uma lista de palavras. O professor deve lembrar os alunos de que estes materiais são opcionais e que a participação é uma oportunidade de aprendizado adicional.

  4. Importância do tema para o dia a dia (1 minuto): Por fim, o professor ressalta a importância do estudo de substantivos e verbos para a comunicação cotidiana. Ele pode explicar que, ao entender essas partes fundamentais da língua portuguesa, os alunos serão capazes de formar frases mais facilmente e se expressar de maneira mais clara. O professor também pode encorajar os alunos a prestar atenção ao uso de substantivos e verbos em diferentes contextos, como na leitura de um livro, na escrita de um texto ou na conversa com os amigos.

Ao final da aula, o professor deve assegurar aos alunos que eles podem sempre fazer perguntas ou pedir ajuda se tiverem dúvidas sobre o conteúdo. Ele deve reforçar que o aprendizado é um processo contínuo e que cada aula é uma oportunidade para aprender algo novo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies