Plano de Aula | Metodologia Ativa | Trabalho Coletivo em Artes
Palavras Chave | Trabalho Coletivo, Artes, Colaboração, Expressão Artística, Comunicação Não Verbal, Diversidade Cultural, Teatro de Sombras, Mural Comunitário, Dança, Discussão em Grupo, Aprendizado Prático, Desenvolvimento de Habilidades, Reflexão, Aplicação de Teoria |
Materiais Necessários | Revistas, Tecidos coloridos, Botões, Papel ou cartolina, Varetas leves, Caixa grande (para o palco de teatro de sombras), Fonte de luz, Materiais recicláveis para colagem |
Códigos BNCC | EF15AR20: Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Ano Escolar | 4º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | Artes Plasticas |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e apliquem durante a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos podem direcionar seu foco e esforços para alcançar as competências desejadas de reconhecimento e execução de trabalho coletivo em contextos artísticos. Esta etapa inicial serve como um mapa para orientar tanto os alunos quanto o professor ao longo das atividades planejadas, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados com os propósitos educacionais da aula.
Objetivos principais:
1. Desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecer a importância e os benefícios do trabalho em grupo em contextos artísticos.
2. Permitir que os alunos experimentem e pratiquem o trabalho colaborativo e coletivo em atividades artísticas, promovendo a troca de ideias e a execução conjunta de projetos.
Objetivos secundários:
- Fomentar habilidades de comunicação e respeito mútuo entre os alunos durante a realização de atividades em grupo.
- Estimular a criatividade e a inovação por meio da colaboração e combinação de diferentes perspectivas e ideias.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e prepará-los para as atividades práticas em grupo. Utilizando situações problema, os alunos são instigados a pensar em como aplicarão o trabalho em equipe no contexto artístico, estimulando o pensamento crítico e preparando-os para as tarefas de colaboração. A contextualização com exemplos reais e relevantes visa não só motivar os estudantes, mas também aprofundar a compreensão sobre a importância do trabalho coletivo em artes, através de exemplos práticos e inspiradores.
Situações Problema
1. Imagine que vocês são uma equipe de artistas e que precisam criar uma obra de arte que represente a união e a diversidade de sua classe. Como vocês trabalhariam juntos para combinar diferentes ideias e habilidades?
2. Pensem em um mural que será pintado na escola para celebrar as diferentes culturas presentes na comunidade escolar. Como cada um de vocês contribuiria com suas ideias e habilidades para que o mural seja colorido, diverso e harmonioso?
Contextualização
Para entender a importância do trabalho em equipe nas artes, é fundamental perceber como artistas renomados, como os muralistas mexicanos Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros, combinavam suas habilidades e visões para criar murais que não apenas eram esteticamente belos, mas que também carregavam mensagens poderosas sobre a sociedade e a cultura. Além disso, curiosidades sobre como obras de arte famosas foram criadas por grupos de artistas, como o teto da Capela Sistina na cidade do Vaticano, que foi pintado por Michelangelo com a ajuda de diversos assistentes, podem inspirar os alunos a verem o valor da colaboração.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos de trabalho em grupo e expressão artística aprendidos em casa. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos poderão explorar diferentes formas de colaboração e expressão, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de comunicação não verbal, criatividade e respeito mútuo. Cada grupo escolherá uma das atividades propostas para realizar, garantindo uma imersão profunda e engajada no processo artístico coletivo.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Arte em Movimento
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação não verbal e trabalho em equipe através da expressão artística.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e desafiados a criar uma 'dança' que represente a evolução de um conceito abstrato para algo concreto, usando apenas movimentos corporais e expressões faciais, sem o uso de palavras.
- Instruções:
-
Formem grupos de até 5 pessoas.
-
Escolham um conceito abstrato (como 'alegria', 'tempo', 'amizade') para representar.
-
Desenvolvam uma sequência de movimentos que evolua de uma abstração para uma representação mais concreta do conceito escolhido.
-
Pratiquem os movimentos e as expressões faciais, focando em transmitir a mensagem de forma clara e coesa.
-
Apresentem a 'dança' para a classe, explicando brevemente o conceito escolhido antes da performance.
Atividade 2 - Mural da Comunidade
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover a valorização da diversidade e o trabalho colaborativo em um projeto artístico coletivo.
- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para criar um mural que celebre a diversidade cultural da sua escola. O mural será feito com recortes de revistas, tecidos coloridos, e outros materiais recicláveis.
- Instruções:
-
Dividam-se em grupos de até 5 pessoas.
-
Escolham um aspecto da cultura escolar que desejam destacar no mural.
-
Reúnam materiais como revistas, tecidos, botões e outros objetos que possam ser reciclados.
-
Desenhem um esboço básico do que desejam que o mural represente.
-
Coletivamente os materiais para começar a construir o mural.
-
Trabalhem juntos para montar o mural, combinando os materiais de forma harmoniosa.
-
Apresentem o mural finalizado para a classe, explicando o conceito por trás das escolhas artísticas feitas.
Atividade 3 - Teatro de Sombras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular a criatividade e a coordenação em grupo, além de explorar uma forma artística pouco convencional.
- Descrição: Os alunos criarão um pequeno teatro de sombras, onde contarão uma história curta de forma não verbal, utilizando apenas a luz e silhuetas para expressar os personagens e a trama.
- Instruções:
-
Organizem-se em grupos de até 5 pessoas.
-
Escolham ou criem uma história curta que será contada através do teatro de sombras.
-
Desenhem as silhuetas dos personagens e objetos da história em papel ou cartolina.
-
Cortem as figuras desenhadas e cole-as em varetas leves para que possam ser movimentadas facilmente.
-
Preparem uma caixa grande, que servirá como o 'palco' para o teatro de sombras, e posicionem uma fonte de luz atrás dela.
-
Pratiquem a sincronização dos movimentos das silhuetas com a narração da história.
-
Apresentem o teatro de sombras para a classe, contando a história escolhida.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências práticas e articulem o que aprenderam através do trabalho coletivo. Esta discussão ajuda a consolidar o entendimento sobre a importância da colaboração e da comunicação efetiva em contextos artísticos e além, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos avaliarem suas próprias habilidades e as dos colegas. Este retorno coletivo também serve como uma avaliação informal do aprendizado, permitindo ao professor identificar pontos fortes e áreas que necessitam de mais desenvolvimento.
Discussão em Grupo
Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão relembrando os objetivos da aula e perguntando como cada grupo se sentiu ao trabalhar de forma coletiva. Peça que cada grupo compartilhe brevemente o que aprenderam sobre a importância do trabalho em equipe e como isso se aplicou nas atividades práticas. Incentive os alunos a discutir quais desafios enfrentaram e como conseguiram superá-los através da colaboração e comunicação efetiva.
Perguntas Chave
1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao trabalhar coletivamente e como vocês os superaram?
2. Como a combinação de diferentes ideias e habilidades contribuiu para o sucesso do projeto final?
3. De que maneira a experiência de trabalhar em grupo mudou sua percepção sobre a importância da colaboração nas artes?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, conectando as atividades práticas com a teoria estudada e realçando a aplicabilidade dos conceitos aprendidos. Esta reflexão final ajuda os alunos a internalizar o conteúdo da aula, valorizar suas experiências e preparar o terreno para futuras aplicações dos conhecimentos adquiridos em contexto de colaboração e criatividade.
Resumo
Na conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando a importância do trabalho coletivo e da expressão artística em equipe. Deve-se relembrar as atividades realizadas, como a criação de murais, danças que representam conceitos abstratos, e teatro de sombras, destacando como cada uma dessas experiências contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação não verbal, criatividade e respeito mútuo.
Conexão com a Teoria
Além disso, é essencial destacar como as atividades práticas realizadas se conectam com a teoria estudada previamente em casa. Explicar como a teoria de artistas que trabalhavam em grupos, como os muralistas mexicanos, e a aplicação de conceitos de arte colaborativa enriqueceram a compreensão dos alunos sobre a importância do trabalho em equipe e da diversidade de perspectivas na criação artística.
Fechamento
Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do tema para a vida cotidiana dos alunos, enfatizando como as habilidades de colaboração, comunicação e respeito mútuo desenvolvidas na aula são fundamentais não apenas em contextos artísticos, mas em todas as interações sociais. Esta reflexão final ajuda os alunos a perceberem a aplicabilidade do que aprenderam e a valorizarem o trabalho em equipe em suas próprias vidas.