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Plano de aula de Trabalho Coletivo em Artes

Artes

Original Teachy

'EF15AR20'

Trabalho Coletivo em Artes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Trabalho Coletivo em Artes

Palavras ChaveTrabalho Coletivo, Artes, Colaboração, Expressão Artística, Comunicação Não Verbal, Diversidade Cultural, Teatro de Sombras, Mural Comunitário, Dança, Discussão em Grupo, Aprendizado Prático, Desenvolvimento de Habilidades, Reflexão, Aplicação de Teoria
Materiais NecessáriosRevistas, Tecidos coloridos, Botões, Papel ou cartolina, Varetas leves, Caixa grande (para o palco de teatro de sombras), Fonte de luz, Materiais recicláveis para colagem
Códigos BNCCEF15AR20: Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e apliquem durante a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos podem direcionar seu foco e esforços para alcançar as competências desejadas de reconhecimento e execução de trabalho coletivo em contextos artísticos. Esta etapa inicial serve como um mapa para orientar tanto os alunos quanto o professor ao longo das atividades planejadas, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados com os propósitos educacionais da aula.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecer a importância e os benefícios do trabalho em grupo em contextos artísticos.

2. Permitir que os alunos experimentem e pratiquem o trabalho colaborativo e coletivo em atividades artísticas, promovendo a troca de ideias e a execução conjunta de projetos.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar habilidades de comunicação e respeito mútuo entre os alunos durante a realização de atividades em grupo.
  2. Estimular a criatividade e a inovação por meio da colaboração e combinação de diferentes perspectivas e ideias.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e prepará-los para as atividades práticas em grupo. Utilizando situações problema, os alunos são instigados a pensar em como aplicarão o trabalho em equipe no contexto artístico, estimulando o pensamento crítico e preparando-os para as tarefas de colaboração. A contextualização com exemplos reais e relevantes visa não só motivar os estudantes, mas também aprofundar a compreensão sobre a importância do trabalho coletivo em artes, através de exemplos práticos e inspiradores.

Situações Problema

1. Imagine que vocês são uma equipe de artistas e que precisam criar uma obra de arte que represente a união e a diversidade de sua classe. Como vocês trabalhariam juntos para combinar diferentes ideias e habilidades?

2. Pensem em um mural que será pintado na escola para celebrar as diferentes culturas presentes na comunidade escolar. Como cada um de vocês contribuiria com suas ideias e habilidades para que o mural seja colorido, diverso e harmonioso?

Contextualização

Para entender a importância do trabalho em equipe nas artes, é fundamental perceber como artistas renomados, como os muralistas mexicanos Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros, combinavam suas habilidades e visões para criar murais que não apenas eram esteticamente belos, mas que também carregavam mensagens poderosas sobre a sociedade e a cultura. Além disso, curiosidades sobre como obras de arte famosas foram criadas por grupos de artistas, como o teto da Capela Sistina na cidade do Vaticano, que foi pintado por Michelangelo com a ajuda de diversos assistentes, podem inspirar os alunos a verem o valor da colaboração.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos de trabalho em grupo e expressão artística aprendidos em casa. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos poderão explorar diferentes formas de colaboração e expressão, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de comunicação não verbal, criatividade e respeito mútuo. Cada grupo escolherá uma das atividades propostas para realizar, garantindo uma imersão profunda e engajada no processo artístico coletivo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arte em Movimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação não verbal e trabalho em equipe através da expressão artística.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e desafiados a criar uma 'dança' que represente a evolução de um conceito abstrato para algo concreto, usando apenas movimentos corporais e expressões faciais, sem o uso de palavras.

- Instruções:

  • Formem grupos de até 5 pessoas.

  • Escolham um conceito abstrato (como 'alegria', 'tempo', 'amizade') para representar.

  • Desenvolvam uma sequência de movimentos que evolua de uma abstração para uma representação mais concreta do conceito escolhido.

  • Pratiquem os movimentos e as expressões faciais, focando em transmitir a mensagem de forma clara e coesa.

  • Apresentem a 'dança' para a classe, explicando brevemente o conceito escolhido antes da performance.

Atividade 2 - Mural da Comunidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a valorização da diversidade e o trabalho colaborativo em um projeto artístico coletivo.

- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para criar um mural que celebre a diversidade cultural da sua escola. O mural será feito com recortes de revistas, tecidos coloridos, e outros materiais recicláveis.

- Instruções:

  • Dividam-se em grupos de até 5 pessoas.

  • Escolham um aspecto da cultura escolar que desejam destacar no mural.

  • Reúnam materiais como revistas, tecidos, botões e outros objetos que possam ser reciclados.

  • Desenhem um esboço básico do que desejam que o mural represente.

  • Coletivamente os materiais para começar a construir o mural.

  • Trabalhem juntos para montar o mural, combinando os materiais de forma harmoniosa.

  • Apresentem o mural finalizado para a classe, explicando o conceito por trás das escolhas artísticas feitas.

Atividade 3 - Teatro de Sombras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a coordenação em grupo, além de explorar uma forma artística pouco convencional.

- Descrição: Os alunos criarão um pequeno teatro de sombras, onde contarão uma história curta de forma não verbal, utilizando apenas a luz e silhuetas para expressar os personagens e a trama.

- Instruções:

  • Organizem-se em grupos de até 5 pessoas.

  • Escolham ou criem uma história curta que será contada através do teatro de sombras.

  • Desenhem as silhuetas dos personagens e objetos da história em papel ou cartolina.

  • Cortem as figuras desenhadas e cole-as em varetas leves para que possam ser movimentadas facilmente.

  • Preparem uma caixa grande, que servirá como o 'palco' para o teatro de sombras, e posicionem uma fonte de luz atrás dela.

  • Pratiquem a sincronização dos movimentos das silhuetas com a narração da história.

  • Apresentem o teatro de sombras para a classe, contando a história escolhida.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências práticas e articulem o que aprenderam através do trabalho coletivo. Esta discussão ajuda a consolidar o entendimento sobre a importância da colaboração e da comunicação efetiva em contextos artísticos e além, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos avaliarem suas próprias habilidades e as dos colegas. Este retorno coletivo também serve como uma avaliação informal do aprendizado, permitindo ao professor identificar pontos fortes e áreas que necessitam de mais desenvolvimento.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão relembrando os objetivos da aula e perguntando como cada grupo se sentiu ao trabalhar de forma coletiva. Peça que cada grupo compartilhe brevemente o que aprenderam sobre a importância do trabalho em equipe e como isso se aplicou nas atividades práticas. Incentive os alunos a discutir quais desafios enfrentaram e como conseguiram superá-los através da colaboração e comunicação efetiva.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao trabalhar coletivamente e como vocês os superaram?

2. Como a combinação de diferentes ideias e habilidades contribuiu para o sucesso do projeto final?

3. De que maneira a experiência de trabalhar em grupo mudou sua percepção sobre a importância da colaboração nas artes?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, conectando as atividades práticas com a teoria estudada e realçando a aplicabilidade dos conceitos aprendidos. Esta reflexão final ajuda os alunos a internalizar o conteúdo da aula, valorizar suas experiências e preparar o terreno para futuras aplicações dos conhecimentos adquiridos em contexto de colaboração e criatividade.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando a importância do trabalho coletivo e da expressão artística em equipe. Deve-se relembrar as atividades realizadas, como a criação de murais, danças que representam conceitos abstratos, e teatro de sombras, destacando como cada uma dessas experiências contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação não verbal, criatividade e respeito mútuo.

Conexão com a Teoria

Além disso, é essencial destacar como as atividades práticas realizadas se conectam com a teoria estudada previamente em casa. Explicar como a teoria de artistas que trabalhavam em grupos, como os muralistas mexicanos, e a aplicação de conceitos de arte colaborativa enriqueceram a compreensão dos alunos sobre a importância do trabalho em equipe e da diversidade de perspectivas na criação artística.

Fechamento

Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do tema para a vida cotidiana dos alunos, enfatizando como as habilidades de colaboração, comunicação e respeito mútuo desenvolvidas na aula são fundamentais não apenas em contextos artísticos, mas em todas as interações sociais. Esta reflexão final ajuda os alunos a perceberem a aplicabilidade do que aprenderam e a valorizarem o trabalho em equipe em suas próprias vidas.

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