Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pontos Cardeais
Palavras Chave | pontos cardeais, orientação espacial, norte, sul, leste, oeste, mapas, atividades práticas, trabalho em equipe, aplicações reais, interatividade, educação fundamental, ciências, caça ao tesouro, navegação |
Materiais Necessários | mapas do tesouro (impressos ou desenhados), bússolas ou representações visuais de bússolas, cartões com perguntas sobre os pontos cardeais, materiais de construção como blocos de montar ou papelão, mapas em branco para desenhar, prêmios pequenos para o tesouro da caça, espaço externo da escola para atividade de navegação |
Códigos BNCC | EF04CI09: Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).; EF04CI10: Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola. |
Ano Escolar | 4º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Terra e Universo |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer as bases que os alunos precisam para entender e aplicar os conceitos de pontos cardeais. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma direção clara do que se espera que aprendam e como aplicarão esse conhecimento. A compreensão dos pontos cardeais é essencial não apenas para a disciplina de Ciências, mas também para diversas situações cotidianas, como se orientar em uma cidade ou durante uma viagem.
Objetivos principais:
1. Garantir que os alunos compreendam e saibam identificar os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste) como principais direções geográficas.
2. Desenvolver a habilidade de utilizar os pontos cardeais para se localizar em mapas e no espaço físico.
Objetivos secundários:
- Incentivar a habilidade de comunicação e colaboração entre os alunos durante atividades em grupo.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução tem como objetivo engajar os alunos no tema dos pontos cardeais, fazendo com que percebam a aplicabilidade e a importância desses conceitos em situações reais e imaginárias. As situações problema são projetadas para ativar o conhecimento prévio dos alunos e incentivá-los a pensar criticamente sobre como podem aplicar os pontos cardeais em situações práticas. A contextualização visa conectar o conteúdo com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do assunto para os alunos.
Situações Problema
1. Imagine que você está perdido em uma floresta e precisa encontrar um caminho para sair. Como os pontos cardeais poderiam ajudar nessa situação?
2. Pense em um explorador que está em uma ilha desconhecida. Ele encontra um mapa antigo sem coordenadas GPS. Como ele usaria os pontos cardeais para descobrir onde está e para onde precisa ir?
Contextualização
Os pontos cardeais são como uma bússola natural que nos ajuda a nos orientar em qualquer lugar do planeta. Eles não apenas nos ajudam a encontrar direções em mapas, mas também são essenciais para pilotos, marinheiros e exploradores em suas jornadas. Além disso, muitas cidades ao redor do mundo têm suas ruas dispostas de acordo com os pontos cardeais, o que facilita a locomoção e a organização. Saber utilizar os pontos cardeais é uma habilidade que pode ser crucial em situações de emergência ou simplesmente para se localizar em um novo ambiente.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento no plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento prévio adquirido sobre os pontos cardeais. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, eles têm a oportunidade de consolidar seu entendimento através da prática, além de desenvolverem habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Cada atividade proposta visa não só reforçar o conhecimento teórico, mas também mostrar a utilidade prática dos pontos cardeais em situações do dia a dia e profissionais.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Caça ao Tesouro dos Pontos Cardeais
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Reforçar o conhecimento prático e teórico dos pontos cardeais, além de promover trabalho em equipe e raciocínio lógico.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até cinco integrantes e participarão de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. Cada grupo receberá um 'mapa do tesouro' que contém uma série de pistas, cada uma associada a um ponto cardeal. As pistas levarão os grupos a diferentes locais da sala, onde encontrarão cartões com perguntas sobre os pontos cardeais. Ao responderem corretamente, receberão mais pistas até alcançarem o tesouro final, simbolizado por um prêmio pequeno.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até cinco alunos.
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Distribua um 'mapa do tesouro' para cada grupo, no qual as pistas estão associadas aos pontos cardeais.
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Explique que cada pista levará a um cartão com uma pergunta sobre um ponto cardeal.
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Os grupos devem usar o conhecimento dos pontos cardeais para localizar os cartões corretos, respondendo às perguntas para avançar na caça.
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O primeiro grupo a encontrar o tesouro ou que tiver avançado mais longe ao final do tempo estipulado, ganha a atividade.
Atividade 2 - Construtores de Cidades Orientadas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento, trabalho em equipe e aplicação prática dos pontos cardeais em um contexto urbano.
- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos usarão materiais de construção, como blocos de montar ou papelão, para criar uma cidade. Cada grupo receberá instruções para posicionar as edificações de acordo com os pontos cardeais, simulando uma cidade real. Eles usarão bússolas (ou representações visuais de bússolas) para garantir a correta orientação de cada prédio, estrada ou parque.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos de cinco.
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Forneça a cada grupo blocos de montar ou papelão e bússolas (ou representações visuais de bússolas).
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Explique como os pontos cardeais devem ser usados para orientar a construção da cidade (ex: o hospital deve ficar ao norte da escola).
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Os alunos devem discutir e decidir onde cada parte da cidade será colocada, levando em consideração os pontos cardeais.
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Ao final, cada grupo apresenta sua cidade, explicando as escolhas de localização com base nos pontos cardeais.
Atividade 3 - O Grande Navegador
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar o conhecimento dos pontos cardeais em uma situação prática de navegação, estimulando a observação, a orientação espacial e a cooperação.
- Descrição: Os alunos serão desafiados a 'navegar' por uma área externa da escola (pátio ou área de recreação) utilizando apenas os pontos cardeais e um mapa simples desenhado por eles mesmos. Cada grupo receberá um mapa em branco, uma bússola e instruções para desenhar um mapa da área. Eles deverão usar os pontos cardeais para se moverem pelo terreno e marcar pontos importantes no mapa.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até cinco alunos.
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Forneça a cada grupo um mapa em branco, uma bússola e instruções para desenhar um mapa da área externa da escola.
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Explique como os pontos cardeais devem ser usados para navegar e marcar locais no mapa.
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Os grupos saem para o ambiente externo e devem utilizar os pontos cardeais para se moverem e marcarem pontos específicos no mapa.
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Ao retornarem à sala, cada grupo apresenta seu mapa e explica como usaram os pontos cardeais para navegar.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e discutam as aplicações práticas dos pontos cardeais. Através da reflexão e da partilha de experiências, os alunos podem aprofundar seu entendimento e perceber a importância dos pontos cardeais em diferentes contextos. Esta discussão também serve para avaliar o aprendizado dos alunos e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou exploração adicional.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. É importante que um representante de cada grupo apresente um resumo do que discutiram e das estratégias que utilizaram para aplicar os pontos cardeais. O professor também pode incentivar os alunos a discutir as variações nos métodos de orientação e como isso afetou suas soluções.
Perguntas Chave
1. Quais foram as maiores dificuldades que vocês encontraram ao usar os pontos cardeais nas atividades?
2. Como vocês acreditam que o conhecimento dos pontos cardeais pode ser útil em suas vidas diárias?
3. Houve alguma situação em que os pontos cardeais não foram suficientes? Como vocês resolveram isso?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, garantindo que eles tenham compreendido os conceitos de pontos cardeais e como aplicá-los. Além disso, visa reforçar a importância prática dos pontos cardeais e preparar os alunos para utilizarem esse conhecimento em suas vidas diárias e futuras atividades acadêmicas.
Resumo
Nesta etapa final da aula, o professor resumirá os principais pontos discutidos sobre os pontos cardeais, reiterando a definição de cada um (Norte, Sul, Leste, Oeste) e a importância de saber utilizá-los para se orientar em diferentes contextos. Serão recapituladas as atividades realizadas, como a 'Caça ao Tesouro dos Pontos Cardeais', 'Construtores de Cidades Orientadas' e 'O Grande Navegador', destacando as aplicações práticas dos pontos cardeais em cada uma delas.
Conexão com a Teoria
O professor explicará como as atividades práticas e lúdicas realizadas na aula ajudaram a conectar a teoria dos pontos cardeais com a prática. Ao aplicar os conceitos em situações simuladas e reais, os alunos puderam ver a importância dos pontos cardeais não apenas em mapas, mas também em contextos do dia a dia, como em navegação e construção de cidades.
Fechamento
Por fim, será destacada a relevância dos pontos cardeais em situações cotidianas, como se orientar em viagens, em emergências ou mesmo em atividades de lazer ao ar livre. O professor enfatizará como o conhecimento dos pontos cardeais pode ser uma habilidade fundamental para os alunos, não apenas em suas futuras explorações acadêmicas, mas também em suas vidas pessoais.