Objetivos (5 - 7 minutos)
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Introdução às Danças Populares: Fazer com que os alunos conheçam e compreendam o que são danças populares, tanto do Brasil quanto do mundo. Eles devem aprender a identificar as diferenças de ritmo, melodia e movimentos característicos de cada dança.
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Identificar Danças Populares Brasileiras: Levar os alunos a conhecerem e identificarem as principais danças populares do Brasil, como o frevo, o samba, o bumba meu boi, a quadrilha, entre outras. Eles devem aprender a reconhecer as particularidades de cada dança, como a vestimenta, os instrumentos musicais e os passos.
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Participar de Uma Dança Popular: Proporcionar aos alunos a experiência de participar de uma dança popular. Eles devem entender a importância da cooperação e do respeito mútuo na execução de uma dança em grupo. Além disso, devem aprender a respeitar as diferenças e particularidades de cada colega durante a dança.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Relembrar conceitos relacionados: O professor inicia a aula relembrando alguns conceitos que os alunos já devem ter aprendido em aulas anteriores, como o que é música, o que são ritmos e o que são movimentos corporais. O professor pode fazer isso através de perguntas direcionadas aos alunos, incentivando a participação de todos.
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Situações problema: O professor propõe duas situações problema para instigar o interesse dos alunos. A primeira pode ser: "Vocês já imaginaram como seria dançar o samba, uma das danças mais populares do Brasil?". A segunda pode ser: "E se nós trouxéssemos para a sala de aula um pouco da cultura de outros países através de suas danças?".
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Contextualização: O professor explica que a dança é uma forma de expressão cultural muito importante. Ele pode dar exemplos de como a dança está presente em diversas situações do dia a dia, como em festas, em comemorações e até mesmo em apresentações de filmes e desenhos animados. Além disso, o professor ressalta a importância de conhecer e respeitar as diferenças culturais, e que a dança é uma ótima maneira de fazer isso.
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Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre as danças populares. Por exemplo, ele pode contar que o frevo, uma dança popular do Brasil, foi declarado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Outra curiosidade é que a dança do leque, uma dança popular da China, usa leques como parte dos movimentos da dança.
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Introdução ao tópico da aula: O professor introduz o tópico da aula, que são as danças populares do Brasil e do mundo. Ele pode mostrar imagens ou vídeos de diferentes danças populares, ressaltando as diferenças de ritmo, melodia e movimentos. Além disso, o professor pode tocar um trecho de diferentes músicas de danças populares para que os alunos possam ouvir e tentar identificar a qual dança a música pertence.