Entrar

Plano de aula de Trabalho: Campo e Cidade

Geografia

Original Teachy

'EF04GE07'

Trabalho: Campo e Cidade

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Trabalho: Campo e Cidade

Palavras ChaveTrabalho no campo, Trabalho na cidade, Comparação, Habilidades práticas, Análise crítica, Modelos de comunidade, Atividades maker, Reflexão, Mercado de trabalho, Impacto econômico, Impacto social, Tecnologia, Profissões, Interdependência
Materiais NecessáriosVídeo sobre trabalho no campo e na cidade, Materiais recicláveis (caixas, rolos de papel, garrafas plásticas), Materiais artesanais (papel colorido, tintas, cola, tesoura), Computador e projetor para exibição de vídeo, Folhas de papel, Lápis e canetas, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF04GE07: Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entender e analisar as diferentes características dos espaços de trabalho no campo e na cidade. Ao desenvolver essas habilidades práticas, os alunos estarão mais bem preparados para compreender as dinâmicas do mercado de trabalho e a importância de cada ambiente no contexto econômico e social. Esta etapa é crucial para fomentar uma visão crítica e informada que os ajudará em futuras atividades educativas e profissionais.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as características dos espaços de trabalho no campo e na cidade.

2. Comparar as semelhanças e diferenças dos modelos de trabalho em diferentes ambientes.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entender e analisar as diferentes características dos espaços de trabalho no campo e na cidade. Ao desenvolver essas habilidades práticas, os alunos estarão mais bem preparados para compreender as dinâmicas do mercado de trabalho e a importância de cada ambiente no contexto econômico e social. Esta etapa é crucial para fomentar uma visão crítica e informada que os ajudará em futuras atividades educativas e profissionais.

Contextualização

O trabalho é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das sociedades, seja no campo ou na cidade. No campo, as atividades agrícolas e pecuárias são essenciais para a produção de alimentos e matérias-primas. Nas cidades, a indústria, o comércio e os serviços impulsionam a economia e oferecem diversas oportunidades de emprego. Compreender as diferenças e semelhanças entre esses dois ambientes de trabalho ajuda a valorizar a contribuição de cada um para a sociedade e a economia.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a agricultura moderna utiliza tecnologias de ponta, como drones e sensores, para monitorar plantações e aumentar a produtividade? E que nas cidades, a automação e a robótica estão transformando a indústria e os serviços? Profissões como engenheiro agrônomo, técnico agrícola, engenheiro de produção e analista de sistemas são exemplos de como o mercado de trabalho se adapta e evolui tanto no campo quanto na cidade.

Atividade Inicial

Pergunta Provocadora: Pergunte aos alunos: 'Vocês já imaginaram como seria a vida sem os produtos que vêm do campo ou sem os serviços oferecidos na cidade?'. Vídeo Curto: Exiba um vídeo de 3-4 minutos que mostre um dia na vida de um trabalhador do campo e outro da cidade. Discussão Rápida: Peça aos alunos que compartilhem uma palavra que veio à mente enquanto assistiam ao vídeo.

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos de forma prática e colaborativa, consolidando sua compreensão das características dos espaços de trabalho no campo e na cidade. Ao realizar atividades práticas e reflexivas, os alunos desenvolvem habilidades de observação, análise crítica e trabalho em equipe, essenciais para sua formação acadêmica e futura inserção no mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Características do trabalho no campo
  2. Características do trabalho na cidade
  3. Semelhanças entre os modelos de trabalho no campo e na cidade
  4. Diferenças entre os modelos de trabalho no campo e na cidade
  5. Impacto econômico e social dos diferentes tipos de trabalho

Reflexões Sobre o Tema

Facilite uma discussão com os alunos sobre como cada tipo de trabalho (campo e cidade) contribui para o desenvolvimento da sociedade. Pergunte como eles imaginam que seria a vida sem a existência de um ou outro tipo de trabalho. Oriente-os a pensar sobre a interdependência entre os dois e como um complementa o outro.

Mini Desafio

Construindo um Modelo de Comunidade

Os alunos, divididos em grupos, irão construir modelos de uma comunidade rural e uma urbana utilizando materiais recicláveis e artesanais. Cada grupo deve representar as principais características e tipos de trabalho presentes em cada ambiente.

Instruções

  1. Divida a turma em dois grupos: um grupo ficará responsável pela comunidade rural e o outro pela urbana.
  2. Distribua materiais recicláveis como caixas, rolos de papel, garrafas plásticas, entre outros, além de materiais artesanais como papel colorido, tintas, cola e tesoura.
  3. Peça aos alunos que pensem nas características e tipos de trabalho que serão representados em seus modelos. Eles podem incluir plantações, tratores e celeiros para a comunidade rural e prédios, lojas e escritórios para a comunidade urbana.
  4. Oriente os alunos a colaborar e discutir entre si para decidir como representar cada elemento. Incentive-os a serem criativos e detalhistas.
  5. Reserve um tempo ao final para que cada grupo apresente seu modelo e explique as escolhas feitas, destacando as características e tipos de trabalho representados.

Objetivo: O objetivo desta atividade é promover a compreensão prática e visual das diferenças e semelhanças entre o trabalho no campo e na cidade, além de incentivar o trabalho em equipe e a criatividade.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que listem três características do trabalho no campo e três características do trabalho na cidade.
  2. Solicite que os alunos escrevam um parágrafo comparando as semelhanças e diferenças entre os modelos de trabalho no campo e na cidade.
  3. Proponha que os alunos desenhem um dos tipos de trabalho que mais chamou sua atenção, seja no campo ou na cidade, e expliquem o porquê de sua escolha.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre os conhecimentos adquiridos e compreendam a relevância do tema no contexto social e econômico. Esta conclusão visa reforçar a conexão entre teoria e prática, preparando os alunos para aplicar esses conceitos em situações reais.

Discussão

Promova uma discussão aberta onde os alunos possam compartilhar suas impressões sobre os modelos de trabalho no campo e na cidade. Questione-os sobre como o mini desafio e as atividades realizadas ajudaram a entender as semelhanças e diferenças entre os dois ambientes. Incentive os alunos a refletirem sobre como cada tipo de trabalho é essencial para a sociedade e como eles dependem um do outro. Peça exemplos de profissões que chamaram atenção e como elas se adaptam ao contexto econômico e tecnológico atual.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados durante a aula, incluindo as características dos trabalhos no campo e na cidade, suas semelhanças e diferenças, e o impacto econômico e social de cada um. Destaque as atividades práticas e colaborativas realizadas, como a construção dos modelos de comunidade, que ajudaram a fixar os conceitos de maneira visual e interativa.

Fechamento

Explique a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos, ressaltando como o entendimento das dinâmicas de trabalho no campo e na cidade pode influenciar suas futuras escolhas profissionais. Enfatize a interdependência entre os dois tipos de trabalho e a relevância de cada um para o desenvolvimento da sociedade. Finalize a aula agradecendo a participação ativa dos alunos e incentivando-os a continuar explorando o tema de forma crítica e curiosa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies