Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Identificar as cores em inglês: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear as cores básicas em inglês. Isso inclui as cores primárias (red, blue, yellow) e suas variações (dark blue, light red).
-
Aplicar o vocabulário de cores em situações cotidianas: Os alunos devem ser capazes de aplicar o vocabulário de cores em situações práticas. Isso pode incluir identificar a cor de objetos ao seu redor ou descrever a cor de roupas que estão vestindo.
-
Reconhecer a importância das cores na comunicação: Os alunos devem entender que as cores são uma parte importante da comunicação. Isso pode ser explorado através de atividades que mostram como as cores são usadas para representar emoções (ex: red - amor, blue - tristeza) ou em sinais de trânsito e semáforos.
Introdução (10 - 12 minutos)
-
Revendo conceitos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o vocabulário que já aprenderam em inglês. Isso pode incluir cores que eles já conhecem em português, como vermelho, azul, amarelo, etc. O professor pode mostrar imagens ou objetos com essas cores e pedir aos alunos que as identifiquem. O objetivo aqui é construir uma ponte entre o conhecimento prévio dos alunos e o novo conteúdo que será apresentado.
-
Situações Problema: O professor deve então apresentar duas situações-problema que serão resolvidas ao longo da aula. Por exemplo: "Imaginem que vocês estão em um parque de diversões e querem descrever as cores dos brinquedos para um amigo que não pode ver. Como vocês fariam isso em inglês?" ou "Se vocês estivessem desenhando um arco-íris e precisassem usar as cores em inglês, quais cores vocês usariam?".
-
Contextualização: O professor deve explicar que as cores são uma parte importante da nossa vida diária e que as usamos para muitas coisas, como escolher roupas, decorar nossas casas e até mesmo comunicar nossos sentimentos. O professor pode usar exemplos do dia a dia dos alunos para ilustrar isso, como o uniforme escolar, a cor do semáforo, etc.
-
Ganhando a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as cores. Por exemplo, que o vermelho é a primeira cor que os bebês conseguem ver, que o roxo era a cor favorita da rainha Elizabeth I e que o preto não é considerado uma cor, mas a ausência de luz.
-
Apresentando o tópico: Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que eles irão aprender como dizer as cores em inglês. O professor pode mostrar um cartaz com as cores escritas em inglês e falar brevemente sobre o que eles vão fazer durante a aula para aprender essas palavras.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade de Colorir: O professor deve distribuir desenhos simples (como flores, animais ou formas geométricas) para cada aluno. Em seguida, os alunos serão instruídos a colorir os desenhos com as cores que o professor irá dizer em inglês. O professor deve falar pausadamente o nome de cada cor em inglês, permitindo que os alunos identifiquem a cor e a apliquem no desenho. Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, monitorando o trabalho dos alunos e fornecendo ajuda quando necessário. (10 - 12 minutos)
-
Jogo da Memória: O professor deve preparar previamente cartas coloridas (em cores que os alunos já conhecem em inglês) e suas respectivas palavras escritas em inglês. As cartas devem ser embaralhadas e colocadas viradas para baixo sobre a mesa. Os alunos, em duplas, devem então virar duas cartas por vez, tentando encontrar uma correspondência entre a cor e a palavra em inglês. Se encontrarem uma correspondência, os alunos devem dizer em voz alta a cor e a palavra em inglês. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido correspondidas. (5 - 7 minutos)
-
Brincadeira de "Eu Espio": Em um círculo, o professor começa a brincadeira dizendo: "I spy with my little eye, something that is ________" (Eu espio com meus olhinhos, algo que é _______). O professor deve preencher o espaço em branco com o nome de uma cor que os alunos já tenham aprendido. O aluno que achar o objeto da sala que corresponda à cor dita pelo professor, deve dizer o nome do objeto em inglês e então será a vez dele de "espionar". (5 - 6 minutos)
Durante essas atividades, o professor deve incentivar e elogiar os esforços dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e encorajador. Ao final das atividades, o professor deve garantir que todos os alunos tenham compreendido as cores em inglês e que se sentem confiantes para utilizá-las em diferentes situações.
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo: O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e pedir a cada aluno que compartilhe uma cor que eles aprenderam em inglês e uma coisa ao seu redor que tenha essa cor. Por exemplo, "Eu aprendi que a cor azul em inglês é 'blue' e eu tenho um caderno azul". Isso não só reforça o vocabulário aprendido, mas também ajuda a desenvolver habilidades de expressão oral e comunicação.
-
Conexão com a Teoria: O professor deve, então, retomar as atividades realizadas durante a aula e perguntar aos alunos como eles aplicaram o vocabulário de cores em cada uma delas. Por exemplo, "Como vocês usaram as cores em inglês na atividade de colorir?" ou "Como vocês usaram as cores em inglês no jogo da memória?". Essa reflexão ajuda os alunos a fazer a conexão entre a teoria e a prática, e a entender a relevância do que aprenderam.
-
Feedback do Professor: O professor deve aproveitar este momento para fornecer feedback aos alunos, elogiando seus esforços e identificando áreas que precisam de mais prática. Por exemplo, "Eu gostei de ver como todos vocês se esforçaram para usar as cores em inglês durante as atividades. Alguns de vocês poderiam praticar um pouco mais a pronúncia das palavras, mas tenho certeza de que com mais prática, vocês vão melhorar".
-
Reflexão Individual dos Alunos: O professor deve então propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam durante a aula. Para facilitar essa reflexão, o professor pode fazer duas perguntas simples: "Qual foi a cor mais fácil de aprender hoje e por quê?" e "Qual foi a cor mais difícil de aprender hoje e por quê?". Os alunos podem compartilhar suas respostas com a turma ou simplesmente pensar sobre elas silenciosamente.
-
Encerramento da Aula: Para encerrar a aula, o professor deve reforçar os principais pontos aprendidos, agradecer a participação de todos e expressar entusiasmo para a próxima aula. Por exemplo, "Todos vocês fizeram um ótimo trabalho hoje aprendendo as cores em inglês. Eu estou animado para ver como vocês vão aplicar esse novo conhecimento em nossas próximas aulas. Até lá, continuem praticando e explorando as cores em inglês em seu dia a dia".
Este retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o progresso dos alunos, reforçar o que foi aprendido e motivar os alunos para futuras lições.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo da Aula: O professor deve começar a conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados. Ele deve relembrar os alunos sobre as cores que aprenderam em inglês, reforçando as cores primárias e suas variações. O professor também deve ressaltar a importância das cores na comunicação e em nosso dia a dia.
-
Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve, então, explicar como a aula conectou a teoria (aprendizagem das cores em inglês) com a prática (aplicação do vocabulário em atividades lúdicas). Ele pode enfatizar como as atividades de colorir, o jogo da memória e a brincadeira de "Eu Espio" permitiram aos alunos praticar o uso das cores em inglês de uma maneira divertida e envolvente.
-
Materiais Extras: O professor deve sugerir alguns recursos extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o vocabulário de cores em inglês. Isso pode incluir vídeos educativos disponíveis online, jogos interativos de cores em inglês, ou livros de colorir bilíngues. O professor pode também recomendar que os alunos pratiquem o vocabulário de cores em suas atividades diárias, como desenhar ou brincar de "Eu Espio" em casa.
-
Importância do Assunto: Por fim, o professor deve ressaltar a importância de aprender sobre as cores em inglês. Ele pode explicar que, como o inglês é uma língua global, saber as cores em inglês pode ser útil em muitas situações, desde descrever um desenho para um amigo estrangeiro até ler uma placa de trânsito em uma viagem para outro país. O professor pode também mencionar que aprender sobre as cores em inglês pode abrir as portas para aprender sobre outros aspectos da língua, como adjetivos e substantivos.
-
Encerramento: O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando o entusiasmo para as próximas aulas. Ele pode dizer algo como: "Muito obrigado a todos por participarem ativamente da aula de hoje. Eu estou animado para continuar nossa jornada de aprendizado de inglês juntos. Lembrem-se, a prática leva à perfeição, então continuem praticando as cores em inglês em suas vidas diárias. Até a próxima aula!".