Entrar

Plano de aula de Problemas de Multiplicação e Divisão

Matemática

Original Teachy

'EF04MA04'

Problemas de Multiplicação e Divisão

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Problemas de Multiplicação e Divisão

Palavras ChaveMultiplicação, Divisão, Operações Inversas, Problemas Práticos, Estratégias de Resolução de Problemas, Cotidiano, Tabuada, Quociente, Resto, Engenharia, Administração, Culinária
Materiais NecessáriosLousa, Marcadores, Caderno, Lápis, Apagador, Pacotes de balas (fictícios ou reais para ilustração), Figurinhas (fictícias ou reais para ilustração), Caixas de lápis (fictícias ou reais para ilustração), Calculadora (opcional)
Códigos BNCCEF04MA04: Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.; EF04MA05: Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.; EF04MA06: Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.; EF04MA07: Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar claramente os objetivos de aprendizagem para que os alunos saibam o que se espera deles ao final da aula. Isso ajudará a direcionar o foco dos alunos e garantir que eles compreendam a importância das operações de multiplicação e divisão no contexto de problemas do dia a dia.

Objetivos principais:

1. Compreender a multiplicação e a divisão como operações inversas.

2. Resolver problemas práticos que envolvem a multiplicação e a divisão de números naturais.

3. Aplicar estratégias de resolução de problemas para situações cotidianas que necessitem destas operações.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é captar a atenção dos alunos e criar uma conexão entre o conteúdo da matemática e suas vidas diárias. Isso ajudará a tornar o aprendizado mais significativo e motivará os alunos a se engajarem ativamente na aula.

Contexto

Para iniciar a aula sobre problemas de multiplicação e divisão, apresente um cenário que seja familiar e relevante para os alunos. Por exemplo, explique que eles estão organizando uma festa de aniversário e precisam comprar balas para todos os convidados. Eles têm que calcular quantas balas comprar e quanto dinheiro gastar. Utilize exemplos do cotidiano, como a divisão de doces entre amigos ou a multiplicação de itens para uma festa, para que os alunos entendam a aplicação prática das operações matemáticas.

Curiosidades

Você sabia que a multiplicação e a divisão são usadas em várias profissões, como na engenharia, administração e até mesmo na culinária? Por exemplo, um chef de cozinha usa multiplicação para ajustar receitas para diferentes números de pessoas e divisão para dividir porções igualmente entre os pratos.

Desenvolvimento

Duração: 45 a 50 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer instruções detalhadas e exemplos práticos sobre como usar multiplicação e divisão para resolver problemas cotidianos. Isso ajudará os alunos a entenderem não apenas o 'como', mas também o 'porquê' das operações, promovendo uma compreensão mais profunda e aplicação prática do conhecimento matemático.

Tópicos Abordados

1. Multiplicação: Explique que a multiplicação é uma forma rápida de adicionar o mesmo número várias vezes. Por exemplo, se cada convidado vai receber 4 balas e há 5 convidados, a multiplicação 4 x 5 nos dá o total de balas necessárias. Destaque o uso da tabuada como ferramenta para resolver multiplicações rapidamente. 2. Divisão: Apresente a divisão como a operação inversa da multiplicação. Por exemplo, se temos 20 balas e queremos dividir igualmente entre 5 convidados, usamos a divisão 20 ÷ 5 para encontrar quantas balas cada um receberá. Explique a importância de entender o conceito de quociente e resto. 3. Problemas Práticos: Forneça exemplos de problemas do cotidiano que envolvem multiplicação e divisão. Um exemplo de multiplicação pode ser calcular o custo total de vários itens iguais, e um exemplo de divisão pode ser distribuir um conjunto de itens igualmente entre várias pessoas. Encoraje os alunos a pensar em outras situações onde essas operações são aplicadas.

Questões para Sala de Aula

1. Se um pacote de balas contém 12 balas e cada convidado vai receber 3 balas, quantos convidados podem receber balas deste pacote? 2. Uma caixa tem 24 lápis e queremos dividir igualmente entre 6 alunos. Quantos lápis cada aluno receberá? 3. João comprou 5 pacotes de figurinhas, e cada pacote tem 8 figurinhas. Quantas figurinhas João tem ao todo?

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conteúdo aprendido, permitindo que os alunos reflitam sobre os métodos utilizados para resolver os problemas apresentados. A discussão detalhada das respostas e as perguntas de reflexão ajudam a garantir que os alunos compreendam profundamente as operações de multiplicação e divisão, além de promover o desenvolvimento do pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.

Discussão

  • Questão 1: Se um pacote de balas contém 12 balas e cada convidado vai receber 3 balas, quantos convidados podem receber balas deste pacote?

  • Explicação: Para resolver este problema, é necessário dividir o número total de balas pelo número de balas que cada convidado receberá. Então, 12 ÷ 3 = 4. Portanto, 4 convidados podem receber balas deste pacote.

  • Questão 2: Uma caixa tem 24 lápis e queremos dividir igualmente entre 6 alunos. Quantos lápis cada aluno receberá?

  • Explicação: Neste caso, dividimos o número total de lápis pelo número de alunos. Assim, 24 ÷ 6 = 4. Portanto, cada aluno receberá 4 lápis.

  • Questão 3: João comprou 5 pacotes de figurinhas, e cada pacote tem 8 figurinhas. Quantas figurinhas João tem ao todo?

  • Explicação: Para encontrar o total de figurinhas, multiplicamos o número de pacotes pela quantidade de figurinhas em cada pacote. Então, 5 x 8 = 40. Portanto, João tem 40 figurinhas ao todo.

Engajamento dos Alunos

1. Como você chegou à resposta para a primeira questão? Explique os passos que seguiu. 2. Por que é importante entender a divisão em situações cotidianas, como a questão dos lápis? 3. Como podemos usar a multiplicação para resolver problemas rapidamente, como na questão das figurinhas do João? 4. Você consegue pensar em outras situações do seu dia a dia onde a multiplicação ou a divisão são usadas? Compartilhe com a turma.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos aprendidos, reforçar as conexões entre teoria e prática, e destacar a importância das operações de multiplicação e divisão no cotidiano. Isso ajuda os alunos a internalizar o conteúdo e reconhecer sua relevância.

Resumo

  • Multiplicação: Forma rápida de adicionar o mesmo número várias vezes. Exemplo prático: calcular o total de balas para convidados.
  • Divisão: Operação inversa da multiplicação. Exemplo prático: distribuir balas igualmente entre convidados.
  • Problemas Práticos: Aplicação em situações cotidianas, como calcular o custo total de itens iguais ou dividir itens entre pessoas.

A aula conectou a teoria com a prática ao usar exemplos do cotidiano para ilustrar a aplicação da multiplicação e divisão. Problemas práticos, como calcular o número de balas necessárias para uma festa ou dividir lápis entre alunos, ajudaram a demonstrar como essas operações são usadas na vida real.

O assunto apresentado é fundamental para o dia a dia, pois a multiplicação e a divisão são frequentemente usadas em diversas situações, como compras, divisão de tarefas e até mesmo em jogos. Entender essas operações facilita a resolução de problemas e a tomada de decisões informadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies