Entrar

Plano de aula de Regras Básicas de Ortografia

Português

Original Teachy

'EF35LP07'

Regras Básicas de Ortografia

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir as regras básicas de ortografia de maneira lúdica e interativa, permitindo que os alunos identifiquem palavras soletradas corretamente e incorretamente.
  2. Facilitar o entendimento das regras ortográficas através de exemplos práticos e contextualizados, que os alunos possam relacionar com situações de seu cotidiano.
  3. Incentivar a aplicação das regras de ortografia aprendidas em atividades de escrita, promovendo o desenvolvimento da habilidade de escrita correta desde o início do ensino fundamental.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos: O professor inicia relembrando os alunos sobre a importância da língua portuguesa, a qual usamos para nos comunicar diariamente. Em seguida, faz uma rápida revisão sobre as letras do alfabeto, seus nomes e sons. O professor pode realizar essa revisão de maneira interativa, pedindo para os alunos falarem uma palavra que comece com cada letra do alfabeto.

  2. Situação Geradora: O professor, então, apresenta duas situações que podem ocorrer no dia a dia dos alunos. A primeira é a seguinte: "Imaginem que vocês estão escrevendo uma carta para um amigo, e vocês querem que ele entenda tudo o que vocês estão falando. O que vocês acham que é importante fazer para que a carta fique clara e fácil de ler?" A segunda situação é: "Vocês estão ajudando a professora a escrever na lousa, e ela pede para vocês escreverem a palavra 'BOLA'. Como vocês escreveriam essa palavra?"

  3. Contextualização: O professor explica que, assim como na carta e na lousa, em todas as nossas escritas, é importante seguir algumas regras para que as palavras fiquem corretas e todos possam entender. Por exemplo, se queremos escrever "bola", não podemos escrever "polo", porque essas palavras têm sons diferentes.

  4. Ganho de Atenção: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode apresentar duas palavras que são escritas de uma forma, mas pronunciadas de outra: "gato" e "guitarra". O professor pergunta aos alunos por que as palavras são escritas de forma diferente, mesmo tendo o mesmo som /gat/. Ele sugere que isso pode estar relacionado a algumas regras de escrita que vão aprender na aula.

  5. Introdução do Tópico: O professor, então, introduz o tópico da aula: "Hoje, vamos aprender algumas regras que nos ajudam a escrever as palavras corretamente. Essas regras são chamadas de 'regras de ortografia'". Ele explica que a ortografia é o conjunto de regras que determina a escrita correta das palavras. Para finalizar a introdução, o professor pode fazer uma pergunta para reflexão: "Por que vocês acham que é importante aprendermos a escrever corretamente?".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Caça-Palavras Ortográficas

    • O professor organizará os alunos em pequenos grupos de cinco. Cada grupo receberá uma folha com um grid de caça-palavras.
    • Explique que o caça-palavras é uma atividade onde eles devem encontrar as palavras escondidas no meio das letras.
    • Oriente-os que as palavras que eles devem encontrar são palavras que eles já conhecem, mas que podem estar escritas de forma incorreta.
    • O professor deve incentivar a colaboração entre os alunos, encorajando-os a ajudar uns aos outros na busca pelas palavras.
    • Durante a atividade, o professor deve circular entre os grupos, esclarecendo dúvidas e reforçando conceitos.
    • Ao final, o professor chama a atenção de todos para as palavras encontradas, discutindo com a turma a forma correta de escrita e reforçando as regras ortográficas correspondentes.
  2. Jogo da Memória Ortográfica

    • Nesta atividade, o professor propõe a criação de um jogo da memória com cartas contendo palavras e suas respectivas imagens.
    • O professor divide a turma em pequenos grupos e distribui as cartas de modo que fique uma carta virada para baixo.
    • Cada aluno, na sua vez, vira uma carta e tenta formar par com a imagem e a palavra correspondente.
    • O jogo é ganho pelo aluno que conseguir o maior número de pares.
    • Durante o jogo, os alunos devem falar o nome da figura e soletrar a palavra correspondente.
    • O professor pode aproveitar a oportunidade para reforçar as regras ortográficas, corrigindo eventuais erros de soletração.
  3. Ditado Ortográfico

    • Para a atividade de ditado, o professor deve preparar previamente algumas frases simples, contendo palavras que seguem as regras ortográficas abordadas na aula.
    • Dividir os alunos em duplas e entregar uma folha com as frases para cada dupla.
    • Uma criança de cada dupla será o "ditador" e a outra será o "escrevente".
    • O "ditador" deverá ditar as frases para o "escrevente", que deverá escrevê-las corretamente.
    • Após a ditadura de todas as frases, o professor irá corrigir junto com os alunos, destacando as palavras que são mais difíceis e reforçando as regras ortográficas correspondentes.

Essas atividades lúdicas e interativas são projetadas para envolver os alunos na aprendizagem das regras ortográficas, tornando o processo divertido e significativo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo.
    • Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e experiências durante as atividades.
    • Os alunos podem falar sobre as palavras que encontraram no caça-palavras e como conseguiram identificar se estavam escritas corretamente ou não.
    • No jogo da memória, os alunos podem comentar sobre as palavras que conseguiram combinar e se lembram das regras ortográficas que usaram para escrevê-las corretamente.
    • Durante o ditado, os alunos podem discutir as palavras que acharam mais difíceis de escrever e como se sentiram ao tentar aplicar as regras ortográficas.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • O professor, então, faz a conexão entre as atividades realizadas e a teoria das regras ortográficas.
    • Ele reforça as regras aprendidas, destacando exemplos das atividades que demonstram a aplicação dessas regras.
    • O professor também pode explicar novamente as regras que os alunos tiveram mais dificuldade para entender, usando exemplos das atividades para ilustrar.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam.
    • Ele faz duas perguntas simples para que os alunos pensem por um momento antes de responder. As perguntas podem ser:
      1. "Qual foi a regra ortográfica que você mais gostou de aprender hoje e por quê?"
      2. "Como você pretende usar o que aprendeu hoje em suas próximas atividades de escrita?"
    • Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas. Depois, aqueles que quiserem podem compartilhar suas reflexões com a turma.

Este retorno é uma parte importante do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o que foi aprendido, esclarecer possíveis dúvidas e reforçar os conceitos. Além disso, ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a fazer conexões com suas próprias experiências e rotinas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor começa a fase de conclusão fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados na aula.
    • Ele recapitula as regras ortográficas aprendidas, destacando as diferenças entre palavras que têm o mesmo som, mas são escritas de maneiras diferentes.
    • O professor pode usar exemplos das atividades realizadas durante a aula para ilustrar cada regra.
    • Em seguida, ele reforça a importância de seguir as regras de ortografia para que nossas palavras sejam compreensíveis para os leitores.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor, então, explica como a aula conectou a teoria das regras ortográficas com a prática das atividades lúdicas.
    • Ele ressalta que, através das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar as regras aprendidas de maneira concreta e significativa.
    • O professor pode mencionar exemplos específicos de como as regras foram aplicadas nas atividades e como isso ajudou os alunos a entender e lembrar dessas regras.
  3. Materiais Extras e Sugestões de Estudo (1 - 2 minutos):

    • O professor finaliza a aula sugerindo alguns materiais extras para estudo em casa.
    • Ele pode recomendar sites educativos com jogos e atividades interativas relacionadas à ortografia, livros infantis que exploram as regras ortográficas de forma divertida e aplicativos de aprendizagem de língua portuguesa.
    • Além disso, o professor pode incentivar os alunos a praticarem a escrita correta em suas atividades diárias, como na escrita de bilhetes, cartas, listas de compras, entre outros.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto):

    • Para encerrar, o professor fala brevemente sobre a importância das regras ortográficas no dia a dia.
    • Ele explica que, ao aprendermos e seguirmos as regras de ortografia, tornamos nossas mensagens escritas mais claras e fáceis de entender.
    • O professor pode citar exemplos simples do cotidiano dos alunos, como a leitura de um livro, a escrita de uma mensagem no celular ou a criação de um post nas redes sociais, para ilustrar como as regras ortográficas são usadas em diferentes situações.

A conclusão é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor reforçar o que foi aprendido, orientar os alunos sobre como continuar estudando e destacar a relevância do assunto para o dia a dia. Além disso, ajuda a encerrar a aula de maneira organizada e significativa, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e uma apreciação pelo que foi aprendido.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies