Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Familiarizar os alunos com a ideia de que a leitura e a compreensão de textos em inglês são uma parte importante do aprendizado da língua. Isso será feito através da discussão em sala de aula sobre a importância da leitura em geral, e como a leitura em inglês pode ajudar em várias situações cotidianas, como em viagens, na utilização da internet, entre outros.
-
Introduzir os alunos a um conjunto de vocabulários básicos que serão usados na leitura e interpretação de textos em inglês. Esses vocabulários incluirão palavras comumente usadas em textos de histórias simples, como nomes de animais, cores, números, objetos do cotidiano, partes do corpo, entre outros.
-
Incentivar os alunos a aplicar o que aprenderam sobre leitura e vocabulário em uma atividade prática. Para isso, os alunos serão convidados a ler um pequeno texto em inglês, contendo palavras que eles já conhecem, para responder a perguntas básicas sobre o texto. Isso ajudará a reforçar a conexão entre leitura, vocabulário e compreensão de texto.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos prévios: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o vocabulário básico em inglês que já foi ensinado anteriormente. Ele pode fazer isso através de jogos rápidos como "Simon Says" ou "What's Missing", onde os alunos precisam usar o vocabulário em inglês para seguir instruções ou descrever objetos.
-
Situações problema: O professor propõe duas situações problema para instigar a curiosidade dos alunos e introduzir o tópico da aula.
- Primeiramente, ele pode perguntar: "Imaginem que vocês estão em um parque e encontram um livro em inglês. Como vocês poderiam descobrir o que está escrito nele?"
- Em seguida, ele poderia dizer: "E se vocês estivessem assistindo a um desenho animado em inglês e não entendessem o que os personagens estão falando. O que vocês poderiam fazer para entender melhor?"
-
Contextualização: O professor explica que a leitura e a compreensão de textos em inglês são habilidades muito importantes, pois nos ajudam a entender e a comunicar em diferentes situações. Ele pode dar exemplos de como a leitura em inglês é usada em nosso dia a dia, como para ler placas de trânsito, menus de restaurantes, instruções de brinquedos, entre outros.
-
Introdução do tópico: Para introduzir o tópico da aula, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a leitura e a língua inglesa. Por exemplo, ele pode dizer que a palavra "book" em inglês vem do antigo inglês "boc", que significa "faça" ou "doe". Ele também pode mostrar aos alunos algumas palavras em inglês que são semelhantes às palavras em português, como "animal" e "color", para ajudá-los a perceber que eles já conhecem algumas palavras em inglês.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
Durante esta fase, os alunos irão realizar atividades práticas, trabalhando em grupos ou individualmente. O objetivo é que eles apliquem os conhecimentos adquiridos na introdução e desenvolvam suas habilidades de leitura e compreensão de textos em inglês. O professor pode escolher uma das sugestões de atividades abaixo para conduzir a aula:
-
Atividade: Caça ao Tesouro de Palavras em Inglês (20 minutos)
-
O professor organiza a sala em diferentes "estações de tesouro", onde cada estação contém um pequeno cartaz com uma imagem e o nome do objeto em inglês. As imagens e palavras devem ser familiares aos alunos (Animais, cores, partes do corpo, objetos do cotidiano, etc.).
-
Os alunos são divididos em grupos e cada grupo é designado para uma estação de tesouro. Eles recebem uma lista de palavras em inglês relacionadas às imagens nas estações.
-
O desafio para os alunos é encontrar o cartaz correspondente à palavra em sua lista. Eles devem ler a palavra em voz alta e, se possível, usá-la em uma frase simples.
-
O professor circula pela sala, oferecendo apoio e esclarecendo dúvidas. Ao final da atividade, os alunos compartilham com a turma as palavras que encontraram.
-
-
Atividade: Leitura Compartilhada de uma História Simples (25 minutos)
-
O professor seleciona uma história curta e simples em inglês, que possua vocabulário básico e seja coerente com o nível de inglês dos alunos. Ele pode usar livros didáticos, livros de contos infantis em inglês ou mesmo criar sua própria história.
-
A turma é dividida em pequenos grupos. Cada grupo recebe uma cópia da história e é orientado a lê-la em voz alta, ajudando uns aos outros na pronúncia e na compreensão.
-
Durante a leitura, o professor circula pela sala, verificando se os alunos estão conseguindo identificar as palavras e se estão compreendendo a história.
-
Após a leitura, os grupos são convidados a compartilhar o que entenderam da história, reforçando a ideia de que a leitura é uma forma de explorar e entender diferentes ideias e histórias.
-
O professor deve escolher a atividade que considerar mais adequada para seus alunos, levando em conta o nível de proficiência em inglês e a dinâmica da turma. Ele deve sempre incentivar a participação de todos, promover um ambiente de colaboração e respeito, e estar disponível para sanar dúvidas e oferecer suporte quando necessário.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)
- O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Ele começa perguntando a cada grupo o que eles descobriram durante a atividade. Por exemplo, quais palavras eles encontraram na "Caça ao Tesouro de Palavras em Inglês" ou o que eles entenderam da história que leram.
- O professor também pode fazer perguntas mais amplas para promover a reflexão, como: "O que vocês acharam da atividade? Foi difícil ou fácil? Por quê?" ou "Qual palavra ou frase em inglês que vocês aprenderam hoje vocês acham que podem usar em situações reais?".
- Durante a discussão, o professor deve valorizar todas as respostas e encorajar os alunos a compartilhar suas experiências e sentimentos. Ele também pode aproveitar para fazer conexões entre o que os alunos aprenderam e como isso se aplica na vida real, reforçando a importância da leitura e da compreensão de textos em inglês.
-
Revisão dos Conceitos (3 - 5 minutos)
- Após a discussão, o professor faz uma revisão dos principais conceitos aprendidos durante a aula. Ele pode perguntar aos alunos: "O que é leitura? E por que é importante?" e "O que é interpretação de texto? Por que é importante?"
- O professor também pode revisar os vocabulários aprendidos, pedindo aos alunos para lembrarem de algumas palavras que encontraram durante as atividades e explicando o significado delas quando necessário.
-
Reflexão Final (2 - 3 minutos)
- Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão: "O que vocês acharam mais interessante sobre a leitura e a interpretação de textos em inglês?" e "O que vocês acham que podem fazer para melhorar suas habilidades de leitura e interpretação de textos em inglês?".
- O professor dá um minuto para os alunos pensarem em suas respostas e, em seguida, convida alguns voluntários a compartilharem suas reflexões com a turma. Ele reforça que todos têm o seu próprio ritmo de aprendizado e que o importante é continuar praticando e se esforçando para melhorar.
Durante todo o retorno, o professor deve manter um ambiente de respeito e valorização das contribuições de cada aluno. Ele deve reforçar que todos estão em um processo de aprendizado e que com o tempo e a prática, eles irão melhorar suas habilidades de leitura e interpretação de textos em inglês. Além disso, o professor deve estar atento a quaisquer dificuldades ou dúvidas que os alunos possam ter e se disponibilizar para ajudá-los.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)
- O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode dizer: "Hoje nós aprendemos sobre a importância da leitura e da interpretação de textos em inglês. Vimos que a leitura nos ajuda a entender e a comunicar em diferentes situações, e que a interpretação de texto é a habilidade de entender o que um texto está dizendo."
- Ele também pode recapitular os vocabulários básicos que foram introduzidos, fazendo uma revisão rápida das palavras que foram encontradas na "Caça ao Tesouro de Palavras em Inglês" ou das palavras que foram lidas e entendidas na história compartilhada.
-
Conexão com a Teoria e a Prática (1 - 2 minutos)
- O professor explica que a aula conectou a teoria com a prática, pois os alunos tiveram a oportunidade de aplicar o que aprenderam sobre leitura e interpretação de texto em atividades práticas. Ele pode dizer: "Nós vimos que a leitura e a interpretação de texto não são apenas coisas que fazemos em sala de aula, mas habilidades que usamos no nosso dia a dia para entender o mundo ao nosso redor."
-
Materiais Extras (1 minuto)
- O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos. Ele pode recomendar sites de jogos educativos em inglês, aplicativos de leitura interativa, canais de desenho animado em inglês com legendas, ou até mesmo livros infantis em inglês disponíveis na biblioteca da escola.
- Além disso, o professor pode sugerir que os alunos pratiquem a leitura em inglês em casa, lendo livros infantis em inglês com seus pais, assistindo a desenhos animados em inglês com legendas, ou lendo as palavras em inglês que encontrarem em embalagens de produtos, por exemplo.
-
Importância do Assunto (1 - 2 minutos)
- Por fim, o professor destaca a importância do assunto para a vida dos alunos. Ele pode dizer: "Saber ler e entender textos em inglês é uma habilidade muito importante nos dias de hoje. Isso pode nos ajudar em várias situações, como em viagens, na utilização da internet, na leitura de instruções e até mesmo na compreensão de desenhos animados e filmes em inglês."
- Ele também pode ressaltar que, mesmo que pareça difícil no começo, com o tempo e a prática, os alunos irão melhorar suas habilidades de leitura e interpretação de textos em inglês. Ele pode finalizar dizendo: "Lembrem-se, a prática leva à perfeição. Então, continuem praticando e não desistam!"
O professor deve concluir a aula de maneira positiva e encorajadora, reforçando que a leitura e a compreensão de textos em inglês são habilidades que podem ser desenvolvidas com o tempo e a prática. Ele também deve se certificar de que os alunos entenderam os principais conceitos abordados e que se sintam motivados a continuar aprendendo e praticando.