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Plano de aula de Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Conceito: O professor deve auxiliar os alunos a entenderem o conceito de verbos gerúndios e infinitivos em inglês, e como eles diferem dos verbos em suas formas base.

  2. Identificação e Uso: Os alunos devem aprender a identificar e usar corretamente os verbos gerúndios e infinitivos em sentenças em inglês. Isso inclui a capacidade de diferenciar entre verbos que podem ser seguidos por gerúndio e infinitivo, e a identificação da posição correta do verbo na sentença.

  3. Prática Escrita e Oral: Os alunos devem praticar o uso de verbos gerúndios e infinitivos tanto na expressão escrita quanto na oral. O objetivo é que os alunos se sintam confortáveis em aplicar o que aprenderam em diferentes contextos de comunicação.

Objetivos secundários:

  • Revisão da Gramática Básica: Durante a aula, o professor deve revisar brevemente a estrutura básica das frases em inglês, incluindo o papel do sujeito e do verbo na formação da sentença.

  • Desenvolvimento de Habilidades de Escuta: Através de exemplos e exercícios, os alunos devem aprimorar suas habilidades de escuta e compreensão em inglês.

  • Incremento do Vocabulário: Ao trabalhar com verbos gerúndios e infinitivos, os alunos também terão a oportunidade de aumentar seu vocabulário, pois estarão expostos a diferentes palavras e expressões.

Esses Objetivos devem ser claramente comunicados aos alunos no início da aula, para que eles possam entender o que se espera deles e para que possam monitorar seu próprio progresso ao longo da aula.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Prévio (3 - 4 minutos): O professor deve começar a aula revisando brevemente o conceito de verbos em inglês, reiterando o papel fundamental que eles desempenham na formação de frases. Isso inclui uma revisão dos diferentes tempos verbais e a ideia de que os verbos podem ser modificados em várias maneiras, como através do acréscimo de "ing" no final. Esta revisão irá ajudar a preparar o terreno para a Introdução dos verbos gerúndios e infinitivos.

  2. Situações Problema (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor pode apresentar duas situações hipotéticas que envolvam o uso de verbos gerúndios e infinitivos. Por exemplo, ele pode descrever uma situação em que um personagem está descrevendo suas atividades diárias (usando verbos gerúndios) e outra situação onde o personagem está falando sobre seus planos futuros (usando verbos infinitivos). Essas situações ajudarão a contextualizar a importância do tópico e a mostrar aos alunos porque é essencial para eles entenderem e usarem corretamente esses dois tipos de verbos.

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve então explicar a importância prática do tópico. Ele pode mencionar que o uso correto de verbos gerúndios e infinitivos é essencial para a comunicação eficaz em inglês, seja falando, escrevendo, lendo ou ouvindo. Além disso, o professor pode destacar que muitas profissões exigem um bom domínio do inglês, e que o uso adequado de verbos é uma parte crucial disso.

  4. Introdução do Tópico (2 - 3 minutos): Para captar a atenção dos alunos e despertar seu interesse pelo tópico, o professor pode começar a aula com algumas curiosidades sobre os verbos gerúndios e infinitivos em inglês. Por exemplo, ele pode mencionar que, ao contrário de muitas outras línguas, o inglês tem uma estrutura de verbos muito flexível, o que pode tornar o aprendizado desses tópicos desafiador, mas também fascinante. Além disso, o professor pode mencionar que o uso inadequado de verbos gerúndios e infinitivos é uma das maiores fontes de erros para falantes não nativos de inglês, o que enfatiza ainda mais a importância de aprender esse tópico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Verbos Gerúndios e Infinitivos (10 - 12 minutos):

    • O professor deve começar definindo o que são verbos gerúndios e infinitivos. Ele pode explicar que o gerúndio é a forma do verbo que termina em "ing" e que o infinitivo é a forma básica do verbo, geralmente precedida pela partícula "to" (to + verbo base).

    • Em seguida, o professor deve explicar que os verbos gerúndios são usados para expressar ação em andamento, enquanto os infinitivos são usados para expressar ação que ainda não começou ou que já terminou.

    • O professor deve dar vários exemplos de verbos gerúndios e infinitivos e explicar quando e por que eles são usados. Por exemplo, ele pode dizer: "I am studying for the test" (estou estudando para a prova, gerúndio) e "I want to study for the test" (quero estudar para a prova, infinitivo).

    • O professor deve mencionar que, em algumas situações, os verbos gerúndios e infinitivos podem ser usados de maneira intercambiável, embora possam haver sutis diferenças de significado. Por exemplo, "I stopped smoking" (parei de fumar, gerúndio) x "I stopped to smoke" (parei para fumar, infinitivo).

    • Finalmente, o professor deve explicar que, em inglês, alguns verbos são seguidos por gerúndio, outros por infinitivo, e outros podem ser seguidos por ambos, dependendo do significado. Ele deve dar alguns exemplos de cada um desses grupos.

  2. Prática com Exemplos (5 - 7 minutos):

    • O professor deve fornecer aos alunos uma lista de sentenças em inglês que contêm verbos. Algumas dessas sentenças devem estar incompletas, com o objetivo de que os alunos completem-nas usando o gerúndio ou o infinitivo do verbo apropriado.

    • Os alunos devem trabalhar em pares ou em pequenos grupos para completar as sentenças. O professor deve circular pela sala, observando o progresso dos alunos e fornecendo ajuda conforme necessário.

    • Após um tempo designado, o professor deve revisar as respostas com a classe, corrigindo quaisquer erros e explicando por que o gerúndio ou o infinitivo foi usado em cada caso.

  3. Jogo de Tabuleiro (5 - 6 minutos):

    • Para tornar a prática mais divertida e engajadora, o professor pode introduzir um jogo de tabuleiro que envolva o uso de verbos gerúndios e infinitivos.

    • O jogo pode ser jogado em pares ou em pequenos grupos. Cada vez que um jogador cair em um espaço do tabuleiro, ele deve formar uma sentença usando o verbo indicado no espaço do tabuleiro, no gerúndio ou no infinitivo, dependendo da instrução. Se a sentença estiver correta, o jogador pode avançar; se estiver errada, o jogador deve voltar.

    • O professor deve fornecer feedback e orientação durante o jogo, garantindo que os alunos estejam usando os verbos corretamente.

Essas atividades devem permitir que os alunos pratiquem o uso de verbos gerúndios e infinitivos em contextos significativos e autênticos, ajudando-os a solidificar seu entendimento do tópico. Além disso, a natureza lúdica do jogo e o trabalho em grupo podem ajudar a tornar a aula mais divertida e envolvente, o que pode aumentar a motivação dos alunos para aprender.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve iniciar uma discussão em grupo, pedindo aos alunos que compartilhem suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Esta é uma oportunidade para os alunos explicarem suas respostas e para o professor esclarecer quaisquer mal-entendidos ou confusões.
    • O professor pode pedir a diferentes grupos que compartilhem suas sentenças completadas durante a atividade de prática com exemplos. Isso não só ajudará a verificar a compreensão dos alunos, mas também permitirá que eles vejam exemplos de como seus colegas usaram os verbos gerúndios e infinitivos.
    • O professor deve facilitar a discussão, incentivando todos os alunos a participarem e a expressarem suas opiniões. Ele pode fazer perguntas abertas para promover a reflexão e o pensamento crítico, como "Por que você escolheu usar o gerúndio/infinitivo neste caso?" ou "Você pode pensar em outro exemplo onde este verbo poderia ser seguido por gerúndio/infinitivo?".
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor deve então fazer a conexão entre a prática dos alunos e a teoria apresentada. Ele pode revisar brevemente os conceitos de verbos gerúndios e infinitivos e explicar como os usos corretos foram aplicados nas atividades.
    • O professor pode destacar exemplos de sentenças que foram corrigidas durante a discussão em grupo para ilustrar os erros comuns e como eles podem ser evitados. Isso ajudará os alunos a compreenderem melhor a teoria e a aplicá-la corretamente em futuras situações de escrita e fala.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • O professor deve dar um minuto de silêncio para os alunos pensarem em suas respostas. Em seguida, ele pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões com a classe.
    • As respostas dos alunos podem fornecer ao professor um feedback valioso sobre o que eles acharam mais útil, quais conceitos ainda precisam de mais prática e quaisquer mal-entendidos que possam existir. Isso pode informar a planificação de aulas futuras e ajudar o professor a garantir que todos os alunos estejam acompanhando.
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve fornecer um feedback geral para a classe, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam de melhoria. Ele deve encorajar os alunos a continuarem praticando o uso de verbos gerúndios e infinitivos fora da sala de aula e a procurá-lo se tiverem dúvidas ou dificuldades.
    • O professor deve reforçar a importância do tópico e lembrar aos alunos que o uso correto de verbos gerúndios e infinitivos é uma habilidade essencial para a comunicação eficaz em inglês.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo (1 - 2 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão recapitulando os pontos principais da aula. Isso inclui a definição de verbos gerúndios e infinitivos, a diferença entre eles e quando e por que eles são usados.
    • Ele pode reiterar os exemplos que foram discutidos durante a aula e enfatizar os verbos que podem ser seguidos por gerúndio, infinitivo ou ambos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria (a explicação formal dos verbos gerúndios e infinitivos), a prática (as atividades de preenchimento de sentenças e o jogo de tabuleiro) e as aplicações (os exemplos de uso real de gerúndios e infinitivos).
    • Ele pode destacar como a compreensão teórica dos verbos gerúndios e infinitivos ajudou os alunos a completar corretamente as sentenças nas atividades de prática e a usar os verbos corretamente durante a discussão em grupo.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento de verbos gerúndios e infinitivos. Estes podem incluir sites de aprendizado de inglês, como o Duolingo ou o BBC Learning English, que oferecem lições interativas e exercícios práticos.
    • Além disso, o professor pode recomendar livros de gramática em inglês que explicam em detalhes o uso de verbos gerúndios e infinitivos, ou vídeos educacionais no YouTube que oferecem explicações claras e concisas.
  4. Importância do Tópico (1 minuto):

    • Finalmente, o professor deve resumir a importância do tópico para a vida dos alunos fora da sala de aula. Ele pode enfatizar que o uso correto de verbos gerúndios e infinitivos é essencial para a comunicação eficaz em inglês, seja falando, escrevendo, lendo ou ouvindo.
    • O professor pode mencionar que muitas profissões exigem um bom domínio do inglês, e que o uso apropriado de verbos é uma parte crucial disso.
    • Além disso, o professor pode destacar que a capacidade de usar corretamente verbos gerúndios e infinitivos permite que os alunos expressem suas ideias e intenções de forma mais precisa e sofisticada, o que pode aumentar sua confiança e fluência em inglês.

Esta Conclusão ajudará a solidificar o que os alunos aprenderam na aula, a incentivar a continuação do aprendizado fora do ambiente escolar e a destacar a relevância do tópico para suas vidas diárias.

Iara Tip

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