Entrar

Plano de aula de Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares

Inglês

Original Teachy

'EF07LI15'

Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão dos verbos no passado simples: O professor deverá explicar aos alunos o conceito dos verbos no passado simples, destacando sua estrutura e como eles são usados em frases.

  2. Identificação de verbos regulares e irregulares: Após a explicação inicial, o professor deverá orientar os alunos a identificar a diferença entre verbos regulares e irregulares, destacando que os regulares seguem um padrão fixo de formação no passado simples, enquanto os irregulares possuem formas específicas.

  3. Prática da conjugação de verbos no passado simples: Uma vez que os alunos tenham compreendido a teoria, o professor deverá orientá-los a praticar a conjugação de verbos no passado simples, tanto regulares quanto irregulares.

    • Objetivos secundários: Incentivar a participação ativa dos alunos, tirar dúvidas e corrigir erros de maneira construtiva, promovendo assim a confiança e a fluência na língua inglesa.

    • Objetivos secundários: Incentivar a pesquisa individual e o estudo autônomo, fornecendo aos alunos material de apoio (como listas de verbos regulares e irregulares) para estudo em casa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor deverá começar a aula fazendo uma breve revisão dos verbos em inglês, relembrando os alunos sobre o que são, como são usados em frases e como são conjugados no presente simples. Esta revisão é essencial para que os alunos possam comparar e contrastar com o novo conteúdo a ser apresentado, o passado simples.

  2. Situações problema: Em seguida, o professor pode propor duas situações problema:

    • Situação 1: Imagine que você foi a um concerto ontem à noite. Na aula de inglês, você deseja contar aos seus colegas sobre isso. Como você usaria os verbos no passado simples para contar sua experiência?

    • Situação 2: Suponha que você está escrevendo um diário em inglês e deseja descrever o que fez ontem. Como você usaria os verbos no passado simples para descrever suas atividades?

  3. Contextualização: O professor pode então explicar a importância dos verbos no passado simples, destacando que eles são usados para descrever ações que ocorreram e foram concluídas no passado. Pode-se também mencionar que o passado simples é muito comum em textos narrativos, como histórias e notícias.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre os verbos no passado simples:

    • Curiosidade 1: Em inglês, muitos verbos irregulares são verbos comuns e frequentemente usados. Por exemplo, o verbo "to be" (ser/estar) é irregular no passado simples, e suas formas são "was" (para I, he, she, it) e "were" (para you, we, they). Isso significa que, ao aprender o passado simples, os alunos também estarão aprendendo muitos verbos comuns.

    • Curiosidade 2: Enquanto a maioria dos verbos em inglês segue o padrão de adicionar "-ed" ou "-d" no final para formar o passado simples, há muitos verbos irregulares que não seguem essa regra. Por exemplo, o verbo "to go" (ir) se torna "went" no passado simples, e o verbo "to do" (fazer) se torna "did". Isso torna a aprendizagem dos verbos no passado simples um desafio interessante.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de dramatização: O professor pode dividir a classe em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma situação diferente para dramatizar, usando o passado simples dos verbos. As situações podem ser:

    • Situação 1: Um grupo de amigos que foram a um parque de diversões no fim de semana passado.
    • Situação 2: Uma família que preparou um jantar especial ontem à noite.
    • Situação 3: Um aluno que perdeu o ônibus para a escola e teve que pedir carona a um vizinho.

    O professor deve instruir os alunos a escreverem um pequeno roteiro para sua dramatização, usando o passado simples dos verbos. Em seguida, cada grupo deverá apresentar sua dramatização para a classe. Depois de cada apresentação, o professor deve corrigir os erros e reforçar o uso correto do passado simples.

  2. Jogo da memória dos verbos: O professor deve preparar previamente cartas com verbos no infinitivo e suas respectivas formas no passado simples. Os verbos devem ser uma mistura de regulares e irregulares. Os alunos devem ser divididos em pares e receber um conjunto de cartas. Eles devem jogar o clássico jogo da memória, combinando os verbos no infinitivo com suas formas no passado simples.

    • Dica: O professor deve circular pela sala, observando as jogadas dos alunos e auxiliando-os quando necessário. Após o jogo, o professor deve revisar os verbos que causaram mais dificuldade aos alunos.
  3. Atividade de escrita: Para fechar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve propor uma atividade de escrita. Os alunos, ainda em seus grupos, devem escrever uma pequena história em inglês, usando o maior número possível de verbos no passado simples. O professor deve incentivar a criatividade e a originalidade das histórias.

    • Dica: Para facilitar a tarefa, o professor pode fornecer uma lista de verbos no infinitivo e pedir aos alunos que os transformem em passado simples. Além disso, o professor pode sugerir um tema para as histórias, como "Um dia na praia" ou "Uma viagem inesquecível".

    Ao final da atividade, cada grupo deve ler sua história para a classe. O professor deve corrigir os erros e elogiar os acertos, reforçando o uso correto do passado simples dos verbos.

Estas atividades lúdicas e práticas ajudarão os alunos a compreender e a usar corretamente o passado simples dos verbos, tanto regulares quanto irregulares, de uma maneira divertida e envolvente. Além disso, elas promoverão a interação entre os alunos e o uso ativo da língua inglesa.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor deve convidar cada grupo para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades de dramatização e escrita. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar. Durante as apresentações, o professor deve garantir que todos os alunos estejam envolvidos, fazendo perguntas e incentivando a interação entre os grupos.

  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos): Após as apresentações, o professor deve conduzir uma breve discussão sobre como as atividades estão relacionadas com a teoria apresentada no início da aula. O professor deve destacar como os alunos aplicaram o conhecimento sobre verbos no passado simples, tanto regulares quanto irregulares, para completar as atividades. Além disso, o professor deve reforçar a importância de entender e usar corretamente o passado simples dos verbos para a comunicação efetiva em inglês.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): O professor deve então propor que os alunos reflitam silenciosamente por um minuto sobre as respostas para as seguintes perguntas:

    • Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
  4. Compartilhamento das reflexões (2 - 3 minutos): Após o minuto de reflexão, o professor deve pedir a alguns voluntários que compartilhem suas respostas com a classe. O professor deve encorajar os alunos a serem honestos e a expressarem suas dúvidas ou dificuldades. Isso permitirá que o professor avalie o entendimento dos alunos e planeje futuras aulas ou atividades de acordo com as necessidades individuais ou coletivas da turma.

Este momento de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado, pois permite que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, façam conexões com a teoria e expressem suas dúvidas ou dificuldades. Além disso, ele proporciona ao professor um feedback valioso sobre a eficácia da aula e a compreensão dos alunos, o que pode orientar o planejamento de futuras aulas.

Conclusão (5 - 8 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve começar a etapa de Conclusão relembrando os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição de verbos no passado simples, a diferença entre verbos regulares e irregulares e a prática da conjugação de verbos no passado simples. O professor pode fazer um breve resumo de cada atividade realizada, destacando como elas contribuíram para a compreensão do tópico.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode mencionar como as atividades de dramatização, jogo da memória e escrita permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico de uma maneira divertida e significativa. O professor pode também destacar como a prática da conjugação de verbos no passado simples ajudou a consolidar o aprendizado.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do tópico. Isso pode incluir sites de aprendizado de inglês, como Duolingo e EnglishClub, que oferecem exercícios interativos de conjugação de verbos. O professor pode também recomendar livros didáticos de inglês que tenham seções dedicadas aos verbos no passado simples.

  4. Relevância do Tópico (1 minuto): Para finalizar, o professor deve ressaltar a importância do tópico para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que a habilidade de usar corretamente os verbos no passado simples é fundamental para a comunicação efetiva em inglês, especialmente ao contar histórias ou descrever eventos passados. O professor pode também mencionar que o passado simples é um tempo verbal muito comum em textos escritos em inglês, como livros, revistas e jornais, e, portanto, é essencial para a leitura e compreensão desses textos.

A etapa de Conclusão é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a importância do tópico e proporcionar recursos para estudos futuros. Além disso, ao conectar a teoria à prática e destacar a relevância do tópico, o professor pode ajudar a motivar os alunos a continuar aprendendo e praticando.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies