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Plano de aula de Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

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Original Teachy

'EF15LP15'

Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de leitura compartilhada: Os alunos devem ser capazes de participar ativamente de uma leitura compartilhada, ou seja, a leitura em voz alta realizada pelo professor. Eles devem ser incentivados a fazer perguntas, oferecer interpretações e expressar suas opiniões sobre o texto lido. Este objetivo visa aprimorar a compreensão de leitura, a expressão oral e a interação social.

  2. Estimular a leitura autônoma avançada: Os alunos devem ser introduzidos à prática de leitura autônoma avançada, onde eles serão orientados a ler individualmente um texto mais longo e complexo. Eles devem ser incentivados a utilizar suas habilidades de decodificação e compreensão de leitura para entender o texto, e a expressar suas interpretações e opiniões sobre ele. Este objetivo visa desenvolver a independência na leitura, aprofundar a compreensão de leitura e aprimorar a expressão escrita.

  3. Fomentar o gosto pela leitura: O objetivo final desta aula é incutir nos alunos o amor pela leitura. Além de ensinar as habilidades básicas de leitura, o professor deve buscar despertar o interesse dos alunos pelos textos, incentivando-os a buscar mais leituras e a descobrir o prazer na leitura. Este objetivo visa a formação de leitores competentes e críticos.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de leitura, como a importância de entender as palavras, frases e ideias de um texto. Ele pode fazer isso por meio de perguntas simples, como "O que é ler?" e "Por que é importante ler bem?". Os alunos são encorajados a compartilhar suas respostas e experiências de leitura.

  2. Situações-problema: O professor, então, apresenta duas situações-problema que serão discutidas ao longo da aula. A primeira situação pode ser: "Imagine que você está lendo um livro e encontra uma palavra que não conhece. O que você faz?". A segunda situação pode ser: "E se você estiver lendo um livro sozinho e não entender o que está acontecendo na história. O que você pode fazer?".

  3. Contextualização: O professor explica que a leitura é uma habilidade muito importante na vida cotidiana, pois nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor. Ele pode dar exemplos simples, como a leitura de placas de trânsito ou instruções de um jogo. Além disso, o professor pode mencionar que muitas histórias e conhecimentos interessantes estão disponíveis nos livros, e que a leitura pode ser uma fonte de diversão e aprendizado.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades. A primeira curiosidade pode ser sobre um autor famoso de livros infantis, como Monteiro Lobato, e a importância de suas histórias para a literatura brasileira. A segunda curiosidade pode ser sobre a existência de diferentes tipos de livros, como contos, fábulas, mitos, e como cada um deles conta histórias de maneiras diferentes.

  5. Introdução ao tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula: a leitura compartilhada e autônoma avançada. Ele explica que eles irão aprender a ler juntos, compartilhando suas ideias e entendimentos, e também a ler sozinhos, explorando textos mais desafiadores. O professor destaca que, ao final da aula, eles serão capazes de ler um texto sozinhos e expressar suas opiniões sobre ele. O professor pode mostrar o livro que será lido na aula, despertando a curiosidade dos alunos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: Leitura compartilhada (10 - 12 minutos)

  1. Preparação: O professor escolhe um livro ilustrado apropriado para a idade dos alunos e que contenha uma história interessante. Ele lê a história com antecedência para se familiarizar com ela e para identificar possíveis pontos de discussão com os alunos.

  2. Leitura em voz alta: O professor apresenta o livro aos alunos, mostrando a capa e lendo o título. Antes de começar a ler, ele faz uma breve introdução à história, explicando o ambiente, os personagens e a situação inicial. Em seguida, ele lê em voz alta o primeiro capítulo do livro, parando ocasionalmente para fazer perguntas aos alunos e permitir que eles expressem suas opiniões. Ele também pode pedir aos alunos que prevejam o que acontecerá a seguir na história com base no que já foi lido.

  3. Discussão: Após a leitura, o professor conduz uma discussão com os alunos sobre o texto lido. Ele pode começar fazendo perguntas simples sobre os personagens e eventos da história, e então progredir para perguntas mais complexas que exigem inferência e interpretação. O objetivo é encorajar os alunos a pensar criticamente sobre o texto e a se expressar de forma clara e coerente. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar da discussão.

Atividade 2: Leitura autônoma avançada (10 - 12 minutos)

  1. Preparação: O professor seleciona um trecho de um livro mais avançado, mas que ainda seja compreensível para os alunos. Ele lê o trecho com antecedência e prepara algumas questões de compreensão para depois.

  2. Leitura individual: O professor distribui cópias do trecho do livro para cada aluno e explica que eles terão um tempo para ler o trecho silenciosamente. Ele orienta os alunos a marcar as partes do texto que acharem interessantes ou difíceis de entender.

  3. Discussão: Após a leitura, o professor convida os alunos a compartilhar suas observações sobre o texto. Ele começa perguntando sobre as partes que os alunos marcaram e pede que eles expliquem por que acharam aquela parte interessante ou difícil. O professor, então, faz as questões de compreensão que preparou, incentivando os alunos a usar o texto para encontrar as respostas. Ele guia a discussão de maneira que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas ideias e experiências.

O professor deve adaptar as atividades conforme o tempo disponível e o ritmo da turma, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que os objetivos de leitura compartilhada e autônoma avançada sejam alcançados.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos): O professor reúne todos os alunos e conduz uma discussão em grupo sobre as atividades de leitura compartilhada e leitura autônoma avançada. Ele pede aos alunos para compartilharem suas experiências, desafios e descobertas durante as atividades. O professor pode fazer perguntas como "Qual parte da história você mais gostou?" ou "Qual palavra você achou mais difícil de entender? Como você a descobriu o seu significado?". O objetivo é promover a reflexão sobre o processo de leitura e aprendizado, e incentivar a troca de ideias entre os alunos.

  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos): O professor, então, faz a conexão entre as atividades realizadas e os conceitos teóricos discutidos na introdução da aula. Ele destaca como a leitura compartilhada e autônoma avançada ajudam a desenvolver a compreensão de leitura, a expressão oral e escrita, e a interação social. O professor também reforça a importância de reconhecer e lidar com as dificuldades na leitura, seja através do apoio do professor, da consulta a um dicionário, ou da discussão com os colegas.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples, que os alunos podem responder mentalmente ou por escrito, dependendo da preferência do professor. As perguntas são:

    • "O que você mais gostou na leitura compartilhada e na leitura autônoma avançada? Por quê?"
    • "O que você aprendeu hoje que pode te ajudar a ser um leitor melhor no futuro?"
  4. Compartilhamento das reflexões (2 - 3 minutos): O professor dá a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas respostas às perguntas de reflexão. Ele elogia as respostas dos alunos, destacando os pontos positivos e reforçando a importância do amor pela leitura e do aprendizado contínuo. O professor conclui a aula, agradecendo a participação de todos e reforçando o compromisso com o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.

O retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos, reforçar os conceitos chave e motivar os alunos a continuar aprendendo. Ele também promove a auto-reflexão e a auto-avaliação, habilidades que são essenciais para o aprendizado autônomo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Revisão dos conceitos (2 - 3 minutos): O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode ressaltar a importância da leitura compartilhada, onde todos os alunos participam da leitura em voz alta, fazem perguntas e expressam suas opiniões. Ele também pode reforçar a importância da leitura autônoma avançada, onde os alunos leem individualmente textos mais complexos e utilizam suas habilidades de decodificação e compreensão para interpretá-los. O professor deve garantir que todos os alunos tenham entendido esses conceitos fundamentais.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): O professor, então, explica como a aula conectou a teoria e a prática. Ele destaca como as atividades de leitura compartilhada e autônoma avançada permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos discutidos na introdução da aula. Ele também menciona como as situações-problema apresentadas no início da aula foram resolvidas através das atividades práticas. O professor pode perguntar aos alunos se eles notaram essa conexão e como ela os ajudou a entender melhor o tópico.

  3. Sugestão de materiais extras (1 minuto): O professor sugere alguns materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre leitura. Isso pode incluir livros adequados para a idade dos alunos, sites educativos com jogos de leitura, ou aplicativos de leitura interativa. O professor pode também sugerir que os alunos tragam seus livros favoritos de casa para compartilhar com a turma em futuras aulas. O objetivo é encorajar os alunos a continuar praticando a leitura fora da sala de aula.

  4. Importância do tópico para o dia a dia (1 - 2 minutos): Por fim, o professor explica a importância da habilidade de leitura para a vida diária. Ele pode mencionar como a leitura é essencial para entender instruções, placas de trânsito, e livros didáticos. Além disso, ele pode ressaltar como a leitura pode ser uma fonte de prazer e conhecimento, permitindo aos alunos explorar novos mundos e ideias. O professor pode encorajar os alunos a usar suas habilidades de leitura em suas atividades diárias, como lendo as embalagens de alimentos, os rótulos dos brinquedos, ou os livros de histórias antes de dormir.

A conclusão é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor recapitular os principais pontos, reforçar a conexão entre a teoria e a prática, e destacar a importância do tópico para a vida dos alunos. Além disso, ela fornece aos alunos recursos para continuar aprendendo e motivos para valorizar suas habilidades de leitura.

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