Entrar

Plano de aula de Prefixo e Sufixo

Português

Original Teachy

'EF03LP10'

Prefixo e Sufixo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Prefixo e Sufixo

Palavras ChavePrefixo, Sufixo, Morfemas, Formação de palavras, Análise morfológica, Atividades interativas, Aprendizado prático, Dramatização, Construção de palavras, Caça ao tesouro, Discussão em grupo, Engajamento, Reflexão, Aplicação teórica, Vocabulário
Materiais NecessáriosCartões com morfemas (prefixos e sufixos), Cadernos ou folhas de papel para anotações, Canetas ou lápis, Quadro ou superfície para apresentação, Marcadores para quadro, Cenário ou espaço para dramatização
Códigos BNCCEF03LP10: Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.; EF04LP08: Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).; EF05LP08: Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam e alcancem ao final da aula. Ao definir objetivos claros, os alunos podem direcionar melhor seu foco e esforços durante as atividades práticas em sala, maximizando assim o aproveitamento do tempo de aula. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas entre professor e alunos, garantindo que ambos tenham uma compreensão comum do que é essencial para o aprendizado do tópico de Prefixo e Sufixo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e aplicar corretamente os prefixos e sufixos na formação de novas palavras.

2. Desenvolver a habilidade de análise morfológica nos alunos, permitindo-lhes entender como os prefixos e sufixos alteram o significado das palavras.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a participação ativa dos alunos através de discussões e exemplos práticos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem o propósito de engajar os alunos com o conteúdo que eles previamente estudaram em casa, utilizando situações problema que os façam pensar criticamente sobre o uso e efeito dos prefixos e sufixos. Além disso, a contextualização busca conectar o aprendizado teórico com aplicações práticas no dia a dia, aumentando a relevância do tema para os alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro e encontra a palavra 'desconstruir'. O que você acha que o prefixo 'des-' está fazendo com o significado da palavra 'construir'?

2. Pense em uma palavra com o sufixo '-ção', como 'ação'. Como você acha que a adição desse sufixo muda o significado da palavra 'agir'?

Contextualização

Os prefixos e sufixos são como ferramentas mágicas que transformam palavras em algo completamente novo ou com um significado adicional. Por exemplo, o prefixo 're-' em 'recomeçar' faz com que a palavra signifique começar de novo, enquanto o sufixo '-mente' em 'rapidamente' transforma o adjetivo 'rápido' em um advérbio que descreve a rapidez da ação. Essa capacidade de alterar e enriquecer o significado das palavras é uma das razões pelas quais entender prefixos e sufixos é tão importante.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A finalidade da etapa de Desenvolvimento é permitir que os alunos apliquem de maneira prática e significativa o conhecimento adquirido sobre prefixos e sufixos. Através de atividades lúdicas e interativas, essa etapa visa consolidar a compreensão dos alunos sobre como esses morfemas modificam o significado das palavras, além de promover habilidades de colaboração, criatividade e pensamento crítico. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de explorar o tema de forma profunda e engajadora, garantindo um aprendizado mais efetivo e duradouro.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça aos Morfemas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Identificar e compreender o papel dos morfemas na formação de palavras, aplicando o conhecimento de prefixos e sufixos de maneira prática.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de uma 'caça ao tesouro' onde o tesouro são as palavras formadas pelos morfemas encontrados em cartões espalhados pela sala. Cada cartão conterá um morfema (prefixo ou sufixo) e os alunos deverão juntar os cartões para formar palavras completas, registrando o significado alterado por cada morfema.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo receberá um conjunto de cartões com morfemas.

  • Os alunos deverão encontrar outros grupos que possuam cartões complementares para formar palavras completas.

  • Cada palavra formada deverá ser escrita em um caderno, junto com a explicação de como o morfema alterou o significado original da palavra base.

  • A primeira equipe a formar e explicar corretamente todas as palavras ganha a atividade.

Atividade 2 - Construtores de Palavras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão morfológica dos alunos, além de desenvolver habilidades de escrita e apresentação.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar suas próprias palavras combinando prefixos e sufixos fornecidos, e então usar essas palavras em frases que eles mesmos elaborarão. Esta atividade visa não apenas a compreensão morfológica, mas também o desenvolvimento da habilidade de redação.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5 integrantes.

  • Distribua cartões contendo diferentes prefixos e sufixos para cada grupo.

  • Cada grupo deve criar o maior número possível de palavras combinando um prefixo e um sufixo.

  • Em seguida, os grupos devem usar suas palavras em frases que façam sentido e sejam gramaticalmente corretas.

  • Cada grupo apresentará suas palavras e frases para a classe, explicando o significado de cada palavra formada.

Atividade 3 - Dramatização dos Morfemas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender de forma lúdica e interativa como os morfemas alteram o significado das palavras.

- Descrição: Os alunos irão 'dramatizar' o efeito dos prefixos e sufixos nas palavras. Cada grupo receberá uma palavra base e um morfema para trabalhar. Eles deverão criar uma pequena cena que ilustre o significado da palavra com o morfema adicionado.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo uma palavra base e um morfema, que podem ou não estar relacionados.

  • Os grupos devem criar uma pequena peça teatral que demonstre o significado alterado da palavra com o morfema.

  • As cenas devem ser apresentadas para a turma, que tentará adivinhar o morfema utilizado e discutir seu impacto na palavra.

  • Ao final, discuta com a classe as diferentes formas como os morfemas foram interpretados e como isso afeta a compreensão das palavras.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos verbalizem o que aprenderam, ouçam perspectivas diferentes e aprofundem seu entendimento sobre o tema. Além disso, este momento proporciona feedback direto ao professor sobre o quanto os alunos absorveram do conteúdo, auxiliando na avaliação da eficácia das atividades e na identificação de possíveis pontos que necessitam de revisão.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie pedindo que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências ao realizar as atividades propostas. Encoraje os alunos a discutir as diferentes maneiras como os prefixos e sufixos foram aplicados e como isso alterou o significado das palavras. Este é um momento para que os alunos expressem suas opiniões e aprendizados, e para que o professor possa esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Perguntas Chave

1. Quais foram os prefixos ou sufixos que vocês acharam mais interessantes e por quê?

2. Como a compreensão dos prefixos e sufixos pode ajudar a melhorar a leitura e a escrita?

3. Houve alguma palavra cujo significado vocês acharam especialmente alterado pelo prefixo ou sufixo utilizado?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados durante a aula. Recapitulando os principais pontos e conectando a teoria com a prática, esta etapa ajuda os alunos a visualizar a relevância dos prefixos e sufixos no seu aprendizado e no uso diário da língua portuguesa. Além disso, reforça a importância do tema para o desenvolvimento de habilidades críticas de leitura e escrita.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os conceitos de prefixos e sufixos, enfatizando como esses morfemas alteram o significado das palavras. Deve-se revisitar os exemplos utilizados nas atividades e garantir que os alunos compreendam claramente os efeitos dos morfemas nas palavras base.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos aplicassem os conceitos de prefixo e sufixo em atividades interativas e contextualizadas. Isso foi alcançado através de jogos, dramatizações e construção de palavras, que não só solidificaram o entendimento morfológico, mas também mostraram como esses conceitos são relevantes no dia a dia e na literatura.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a utilidade dos prefixos e sufixos no enriquecimento do vocabulário e na compreensão de textos mais complexos. Essa compreensão não apenas facilita a leitura e a escrita, mas também amplia as capacidades de expressão e análise dos alunos no cotidiano e em contextos acadêmicos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies