Entrar

Plano de aula de Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Português

Original Teachy

'EF15LP15'

Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Palavras ChaveLeitura Compartilhada, Leitura Autônoma, Compreensão de Textos, Discussão em Grupo, Pensamento Crítico, Interpretação de Textos, Técnicas de Leitura, Habilidades Sociais, Enriquecimento Cultural, Concentração, Independência, Rotina de Leitura
Materiais NecessáriosLivros e textos selecionados para leitura, Quadro branco e marcadores, Cadernos e canetas para anotações, Fichas de leitura para atividades guiadas, Projetor (opcional) para apresentação de textos
Códigos BNCCEF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.; EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.; EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.; EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.; EF03LP11: Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP09: Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF05LP09: Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF03LP12: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP10: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF05LP10: Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF03LP18: Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP14: Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.; EF05LP15: Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF03LP19: Identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.; EF04LP15: Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).; EF05LP16: Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.; EF03LP24: Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP19: Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.; EF05LP22: Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.; EF04LP20: Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.; EF05LP23: Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma visão clara sobre o que será abordado durante a aula. Ao descrever os objetivos principais, o professor ajudará os alunos a entender a importância da leitura compartilhada e autônoma e como essas práticas podem ser aplicadas para melhorar a compreensão e a interação com os textos. Esta etapa também estabelece uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos.

Objetivos principais:

1. Apresentar aos alunos a importância da leitura compartilhada e autônoma avançada.

2. Demonstrar como a leitura compartilhada pode enriquecer a compreensão de textos e promover discussões produtivas.

3. Instruir os alunos sobre como compartilhar suas impressões e interpretações de textos de forma colaborativa.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é contextualizar os alunos sobre o tema da leitura compartilhada e autônoma avançada, preparando-os para os conceitos e atividades que serão abordados ao longo da aula. Ao apresentar a importância da leitura no dia a dia e compartilhar curiosidades interessantes, o professor capta a atenção dos alunos e os motiva a participar ativamente das próximas atividades.

Contexto

Para iniciar a aula, explique aos alunos que a leitura é uma habilidade fundamental que nos acompanha por toda a vida. Fale sobre como a leitura pode ser uma atividade solitária, mas também pode ser uma experiência coletiva, onde compartilhamos nossas impressões e compreensões com outras pessoas. Destaque a importância da leitura tanto no ambiente escolar quanto fora dele, como na leitura de livros, artigos, histórias em quadrinhos e até mesmo nas redes sociais. Enfatize que a capacidade de ler e interpretar textos de forma crítica é uma habilidade valiosa que ajuda na compreensão do mundo ao nosso redor.

Curiosidades

Você sabia que muitos escritores famosos participavam de grupos de leitura onde compartilhavam suas histórias e recebiam feedback de outros autores? Esses encontros não só ajudavam a melhorar suas obras, mas também criavam um ambiente de colaboração e crescimento mútuo. Da mesma forma, a leitura compartilhada na sala de aula pode enriquecer o entendimento dos textos e promover um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os conceitos de leitura compartilhada e autônoma avançada, fornecendo-lhes ferramentas práticas e informações detalhadas sobre como essas técnicas podem ser aplicadas para melhorar suas habilidades de leitura e interpretação. Ao abordar tópicos específicos e propor questões, o professor promove um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo, incentivando os alunos a refletirem sobre suas práticas de leitura e a explorarem novas formas de interação com os textos.

Tópicos Abordados

1. Leitura Compartilhada: Explique o conceito de leitura compartilhada, onde um grupo de pessoas lê e discute um texto em conjunto. Destaque a importância de ouvir diferentes interpretações e como isso pode enriquecer a compreensão do texto. 2. Leitura Autônoma Avançada: Detalhe a importância da leitura autônoma, onde cada aluno lê individualmente e desenvolve suas próprias interpretações e compreensões. Ressalte como essa prática promove a independência e o pensamento crítico. 3. Técnicas de Leitura: Apresente técnicas que podem ser utilizadas tanto na leitura compartilhada quanto na leitura autônoma, como a leitura ativa (anotar pontos importantes), a releitura para melhor compreensão e a discussão em grupo para troca de ideias. 4. Benefícios da Leitura Compartilhada e Autônoma: Discuta os benefícios de cada tipo de leitura. Na leitura compartilhada, destaque o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, além do enriquecimento cultural. Na leitura autônoma, enfatize o desenvolvimento da concentração, da autonomia e do pensamento crítico. 5. Aplicação Prática: Demonstre como os alunos podem aplicar essas técnicas em suas rotinas de leitura, tanto na escola quanto em casa. Incentive a formação de grupos de leitura e a prática regular da leitura autônoma.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a principal diferença entre leitura compartilhada e leitura autônoma? 2. Cite dois benefícios da leitura compartilhada e dois benefícios da leitura autônoma. 3. Como você pode aplicar as técnicas de leitura discutidas hoje em sua rotina de estudos?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conceitos apresentados durante a aula, garantindo que os alunos compreendam as diferenças e benefícios das leituras compartilhada e autônoma. Além disso, esta etapa promove a reflexão individual e a discussão em grupo, incentivando os alunos a aplicar as técnicas de leitura em suas rotinas diárias e a valorizar a troca de ideias e experiências.

Discussão

  • Qual é a principal diferença entre leitura compartilhada e leitura autônoma?

  • Leitura Compartilhada: Envolve a leitura de um texto em grupo, onde todos os participantes discutem e compartilham suas interpretações e compreensões. Essa prática permite a troca de ideias e a ampliação do entendimento do texto a partir de diferentes perspectivas.

  • Leitura Autônoma: Consiste na leitura individual, onde cada aluno lê por conta própria e desenvolve suas próprias interpretações. Esse tipo de leitura promove a independência, a concentração e o pensamento crítico.

  • Cite dois benefícios da leitura compartilhada e dois benefícios da leitura autônoma.

  • Leitura Compartilhada:

  • Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, pois os alunos aprendem a expressar suas opiniões e a ouvir as dos outros.

  • Enriquecimento cultural, uma vez que diferentes interpretações e experiências são compartilhadas, ampliando o entendimento do texto.

  • Leitura Autônoma:

  • Desenvolvimento da concentração e da autonomia, permitindo que os alunos se aprofundem nos textos de forma independente.

  • Estímulo ao pensamento crítico, já que os alunos são incentivados a formar suas próprias opiniões e interpretações sobre o texto.

  • Como você pode aplicar as técnicas de leitura discutidas hoje em sua rotina de estudos?

  • Os alunos podem formar grupos de leitura com colegas para praticar a leitura compartilhada, discutindo textos escolares ou literários.

  • Individualmente, os alunos podem usar técnicas como a leitura ativa, fazendo anotações e releituras para melhorar a compreensão dos textos.

Engajamento dos Alunos

1. Qual foi a parte mais interessante do texto que você leu hoje? Por quê? 2. Como você se sentiu ao compartilhar suas interpretações com seus colegas? O que você aprendeu com as diferentes perspectivas? 3. Você prefere a leitura compartilhada ou a leitura autônoma? Explique sua escolha. 4. De que maneira a leitura compartilhada pode ajudar a entender melhor um texto difícil? 5. Como a leitura autônoma pode contribuir para o desenvolvimento da sua independência nos estudos? 6. Que técnicas de leitura você acha mais úteis? Como você pode incorporá-las em sua rotina diária?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando o aprendizado dos alunos. Ao resumir os conteúdos apresentados, estabelecer a conexão entre teoria e prática, e destacar a relevância do assunto, o professor garante que os alunos compreendam a importância das práticas de leitura compartilhada e autônoma e como aplicá-las em seu dia a dia.

Resumo

  • A leitura compartilhada envolve a leitura de textos em grupo, promovendo discussões e troca de interpretações.
  • A leitura autônoma é realizada individualmente, incentivando a independência e o pensamento crítico.
  • Técnicas de leitura, como leitura ativa e releitura, são úteis tanto para leitura compartilhada quanto autônoma.
  • Os benefícios da leitura compartilhada incluem o desenvolvimento de habilidades sociais e enriquecimento cultural.
  • Os benefícios da leitura autônoma incluem a melhoria da concentração e o estímulo ao pensamento crítico.

A aula conectou a teoria com a prática ao demonstrar como as técnicas de leitura compartilhada e autônoma podem ser aplicadas tanto no ambiente escolar quanto em casa. Através de exemplos e discussões, os alunos puderam entender como essas práticas podem ser incorporadas em suas rotinas de leitura para melhorar a compreensão e a interpretação dos textos.

O tema da leitura compartilhada e autônoma é crucial para o desenvolvimento dos alunos, pois a habilidade de ler e interpretar textos de forma crítica é essencial não apenas no contexto acadêmico, mas também na vida cotidiana. Curiosidades sobre a participação de escritores em grupos de leitura mostram a importância da troca de ideias e do feedback para o crescimento pessoal e profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies