Entrar

Plano de aula de Linguística e Semiótica

Português

Original Teachy

'EF03LP16'

Linguística e Semiótica

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Linguística e Semiótica

Palavras ChaveLinguística, Semiótica, Signos, Significado, Significante, Linguagem verbal, Linguagem não verbal, Símbolos, Emojis, Comunicação, Interpretação, Contexto
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor ou tela para apresentação, Slides com exemplos de signos e símbolos, Folhas de papel e canetas para anotações, Imagens de exemplos de linguagem não verbal, Lista de emojis e seus significados, Computadores ou tablets (opcional, para atividades digitais)
Códigos BNCCEF03LP16: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").; EF04LP13: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).; EF05LP14: Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).; EF03LP17: Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).; EF35LP16: Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.; EF03LP23: Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.; EF04LP18: Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados.; EF05LP20: Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.; EF05LP21: Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.; EF03LP26: Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.; EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.; EF04LP23: Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF05LP27: Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.; EF04LP24: Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.; EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.; EF35LP30: Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.; EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.; EF04LP26: Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.; EF05LP28: Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.; EF04LP25: Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao estudo da Linguística e Semiótica, destacando a importância de entender como as palavras, signos e símbolos são utilizados para transmitir significados. Esta etapa visa preparar os alunos para aprofundar seu conhecimento sobre a estrutura e interpretação desses elementos, tanto em contextos verbais quanto não verbais, proporcionando uma base sólida para as discussões e atividades subsequentes.

Objetivos principais:

1. Compreender a definição e a importância dos signos e símbolos na comunicação.

2. Distinguir entre linguagem verbal e não verbal, identificando exemplos de cada uma.

3. Analisar como os significados são construídos e interpretados através de diferentes signos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao estudo da Linguística e Semiótica, destacando a importância de entender como as palavras, signos e símbolos são utilizados para transmitir significados. Esta etapa visa preparar os alunos para aprofundar seu conhecimento sobre a estrutura e interpretação desses elementos, tanto em contextos verbais quanto não verbais, proporcionando uma base sólida para as discussões e atividades subsequentes.

Contexto

Para iniciar a aula, explique aos alunos que a comunicação é uma parte essencial do nosso dia a dia. Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, estamos constantemente usando palavras, gestos e símbolos para nos expressar e entender o mundo ao nosso redor. A Linguística e a Semiótica são campos de estudo que nos ajudam a compreender melhor como essas formas de comunicação funcionam. Enquanto a Linguística foca na estrutura e no uso da linguagem verbal, a Semiótica estuda os signos e símbolos que utilizamos para transmitir significados, tanto na linguagem verbal quanto na não verbal.

Curiosidades

Você sabia que emojis, aqueles ícones que usamos nas mensagens de texto, são exemplos perfeitos de signos na Semiótica? Eles nos ajudam a expressar emoções e ideias de maneira rápida e eficaz. Por exemplo, um simples  pode transformar o tom de uma mensagem, mostrando que estamos felizes ou satisfeitos com algo.

Desenvolvimento

Tópicos Abordados

1. Definição de Linguística e Semiótica: Explique que Linguística é o estudo científico da linguagem e suas estruturas, enquanto Semiótica é o estudo dos signos e dos processos de significação. Destaque a importância de ambos os campos na compreensão da comunicação. 2. Signos e Significados: Explique o conceito de signo, destacando que ele é composto por um significante (a forma) e um significado (o conteúdo). Use exemplos simples, como a palavra 'casa' e o desenho de uma casa, para ilustrar esses conceitos.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos compreendem os conceitos de Linguística e Semiótica. Através da discussão das respostas e do engajamento ativo dos alunos, esta etapa visa reforçar a aprendizagem, esclarecer dúvidas e promover uma compreensão mais profunda dos tópicos abordados.

Discussão

  • Qual a diferença entre Linguística e Semiótica?

Linguística é o estudo científico da linguagem e suas estruturas, incluindo fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Já a Semiótica é o estudo dos signos e dos processos de significação, ou seja, como os signos (palavras, imagens, gestos, etc.) são usados para criar e interpretar significados. Ambos os campos são essenciais para entender como a comunicação funciona.

  • Dê um exemplo de um signo e explique seu significante e significado.

Um exemplo de signo é a palavra 'casa'. O significante é a sequência de letras 'c-a-s-a', enquanto o significado é a imagem mental ou conceito de um local onde as pessoas vivem. Outro exemplo pode ser o desenho de uma casa, onde a imagem (significante) representa o conceito de lar (significado).

  • Como os emojis ajudam na comunicação digital? Dê um exemplo.

Os emojis são usados para expressar emoções e ideias de maneira rápida e eficaz na comunicação digital. Por exemplo, o emoji  pode indicar que a pessoa está feliz ou satisfeita, ajudando a transmitir o tom emocional da mensagem. Eles complementam o texto escrito, oferecendo pistas visuais que podem prevenir mal-entendidos.

Engajamento dos Alunos

1.Qual é um exemplo de um signo que você usa todos os dias sem perceber? Como você interpreta esse signo? 2.Você já teve alguma experiência onde a interpretação de um signo foi diferente para outra pessoa? Como você lidou com essa diferença? 3.Pense em um emoji que você usa frequentemente. Qual é seu significado para você? Você acha que outras pessoas interpretam da mesma maneira? 4.Como você acha que a comunicação seria diferente se não tivéssemos emojis?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é resumir e consolidar os principais pontos discutidos durante a aula, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara e organizada dos conceitos abordados. Esta etapa também visa reforçar a relevância prática do conteúdo, mostrando sua aplicação no dia a dia dos alunos.

Resumo

  • Linguística é o estudo científico da linguagem e suas estruturas.
  • Semiótica é o estudo dos signos e dos processos de significação.
  • Signos são compostos por significante (forma) e significado (conteúdo).
  • Linguagem verbal envolve palavras e textos, enquanto linguagem não verbal inclui gestos, símbolos e imagens.
  • Emojis são exemplos de signos na comunicação digital, ajudando a expressar emoções e ideias.
  • A interpretação dos signos pode variar de acordo com o contexto e a cultura.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos claros e detalhados de como signos e símbolos são utilizados na comunicação diária. Ao discutir emojis, gestos e símbolos visuais, os alunos puderam ver como esses conceitos teóricos se aplicam diretamente às suas próprias experiências de comunicação, tanto verbal quanto não verbal.

Compreender Linguística e Semiótica é crucial para melhorar as habilidades de comunicação dos alunos. Saber interpretar e utilizar signos e símbolos de forma eficaz permite que eles se expressem melhor e compreendam mais profundamente as mensagens dos outros. Além disso, a aula destacou curiosidades, como o uso de emojis, que são parte integrante da comunicação digital moderna.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies