Objetivos (5 - 10 minutos)
-
Introdução às Danças Urbanas:
- Apresentar aos alunos o conceito de danças urbanas, destacando sua importância e influência na cultura contemporânea.
- Explicar como essas danças se originaram e se desenvolveram em contextos urbanos e como são caracterizadas pela expressividade, liberdade e criatividade.
-
Familiarização com as Principais Danças Urbanas:
- Introduzir os alunos às principais danças urbanas, como o hip-hop, breakdance, krump, popping e locking.
- Discutir as características únicas, a história e o contexto cultural de cada dança.
- Mostrar vídeos ou apresentações destas danças para facilitar a compreensão.
-
Compreensão do Movimento e Expressão nas Danças Urbanas:
- Explicar aos alunos como o movimento e a expressão são fundamentais nestas danças.
- Discutir como as danças urbanas permitem a comunicação de emoções, ideias e histórias por meio do movimento do corpo.
- Realizar atividades práticas para experimentar e entender a importância do movimento e da expressão.
Objetivos Secundários:
-
Encorajar o Respeito e a Apreciação pela Diversidade Cultural:
- Utilizar as danças urbanas como um meio para discutir a diversidade cultural e a importância do respeito e da apreciação por diferentes formas de expressão artística.
-
Desenvolver Habilidades de Movimento e Expressão:
- Através das atividades práticas, ajudar os alunos a desenvolver habilidades de movimento e expressão que serão úteis não apenas no contexto das danças urbanas, mas também em outros aspectos de suas vidas.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Relevantes:
- O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre conceitos anteriores relacionados ao movimento e expressão corporal, que foram abordados em aulas anteriores de Educação Física. Isso ajudará a preparar os alunos para o novo conteúdo.
-
Apresentação de Situações-Problema:
- O professor pode sugerir algumas situações-problema para despertar o interesse dos alunos. Por exemplo, "Como as danças urbanas podem ser usadas como uma forma de expressão pessoal e social?" ou "Como o movimento e a expressão das danças urbanas refletem a cultura e a vida nas cidades?".
-
Contextualização da Importância do Assunto:
- O professor deve então contextualizar a importância das danças urbanas na sociedade contemporânea, explicando como elas se tornaram uma parte integral da cultura urbana, influenciando a música, a moda e o cinema.
- Além disso, pode-se discutir como as danças urbanas são usadas como uma forma de expressão e resistência em comunidades marginalizadas.
-
Introdução do Tópico com Curiosidades:
- Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as danças urbanas. Por exemplo, "Você sabia que o breakdance foi criado nas ruas do Bronx, em Nova York, nos anos 70, como uma forma de expressão juvenil contra a violência e a marginalização?" ou "Você sabia que o krump surgiu em Los Angeles nos anos 90 como uma forma de protesto contra a violência policial?".
- Além disso, o professor pode mostrar vídeos curtos de dançarinos incríveis de danças urbanas de todo o mundo. Isso não só irá despertar o interesse dos alunos, como também lhes dará uma visão clara do que eles estarão aprendendo.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade Prática de Movimento e Expressão (10 - 15 minutos):
- Dividir os alunos em grupos pequenos e atribuir a cada grupo uma dança urbana específica (hip-hop, breakdance, krump, popping e locking).
- Cada grupo deve então assistir a um vídeo curto de uma apresentação dessa dança. O professor deve fornecer uma lista de vídeos selecionados de antemão para garantir que são apropriados e úteis.
- Depois de assistir ao vídeo, os alunos devem discutir em seus grupos quais são as características de movimento e expressão que identificaram na dança. Eles devem anotar suas observações.
- Em seguida, cada grupo deve criar uma pequena rotina de dança, incorporando os movimentos e expressões que observaram. Eles não precisam ser perfeitos, a ideia é experimentar o estilo da dança e entender como o movimento e a expressão são utilizados.
- Finalmente, cada grupo deve apresentar sua rotina de dança para a classe. Durante as apresentações, o professor deve destacar as características de movimento e expressão de cada dança e como elas refletem a cultura e a história dessa dança.
-
Atividade de Discussão e Reflexão (5 - 10 minutos):
- Após as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em sala de aula sobre as experiências dos alunos. Os alunos devem compartilhar o que aprenderam ao experimentar os movimentos e expressões das danças urbanas e como isso os ajudou a entender melhor essas danças.
- O professor deve perguntar aos alunos como eles sentem que as danças urbanas que exploraram refletem a vida e a cultura nas cidades. Isso ajudará os alunos a entender como as danças urbanas são mais do que apenas movimentos do corpo, mas também uma forma de expressão cultural e social.
- Além disso, o professor pode pedir aos alunos que reflitam sobre como essa experiência de aprendizado prático difere do aprendizado teórico. Isso pode ser útil para discutir as vantagens da metodologia de sala de aula invertida.
-
Atividade de Pesquisa e Apresentação (10 - 15 minutos):
- Para consolidar o aprendizado, o professor deve então atribuir aos grupos uma tarefa de pesquisa. Cada grupo deve pesquisar mais sobre a dança urbana que exploraram, incluindo sua história, suas influências culturais e suas figuras importantes.
- Eles devem então preparar uma pequena apresentação para compartilhar suas descobertas com a classe na próxima aula. Isso não apenas reforçará o que aprenderam, mas também desenvolverá suas habilidades de pesquisa e apresentação.
- Durante a pesquisa, o professor deve circular pela sala, oferecendo orientação e esclarecendo dúvidas. Ao mesmo tempo, o professor pode aproveitar esta oportunidade para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e identificar áreas que podem precisar de revisão ou reforço.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):
- O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo.
- Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as soluções ou conclusões que encontrou em suas pesquisas e apresentações.
- O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros para aprofundar a compreensão de todos.
- O professor deve fazer perguntas para ajudar a guiar a discussão e garantir que os conceitos mais importantes sejam abordados.
-
Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):
- O professor deve tirar um momento para conectar as atividades práticas com a teoria discutida.
- Isso pode envolver destacar como os movimentos e expressões que os alunos experimentaram estão enraizados na história e cultura das danças urbanas.
- O professor pode também reiterar a importância das danças urbanas como uma forma de expressão cultural e social.
-
Reflexão Individual (3 - 5 minutos):
- O professor deve então pedir aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
- Os alunos podem ser orientados a pensar em respostas para perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
- Os alunos podem ser incentivados a anotar suas reflexões em um caderno ou diário de aprendizado. Isso pode ajudá-los a consolidar o que aprenderam e identificar áreas onde têm dúvidas ou querem aprender mais.
-
Encerramento da Aula (1 - 2 minutos):
- Para encerrar a aula, o professor pode resumir brevemente os pontos principais abordados e destacar a importância do que foi aprendido.
- O professor pode também lembrar os alunos sobre qualquer tarefa de casa ou leitura que eles devem completar antes da próxima aula.
- Finalmente, o professor deve agradecer aos alunos por seu trabalho duro e encorajá-los a continuar praticando e explorando as danças urbanas por conta própria.
Conclusão (5 - 10 minutos)
-
Recapitulação dos Conceitos-Chave (2 - 3 minutos):
- O professor faz um resumo dos tópicos principais abordados durante a aula, reiterando conceitos como a origem e características das danças urbanas, a importância do movimento e expressão nesses estilos de dança e a influência cultural e social destes na sociedade.
- É importante que o professor peça aos alunos para relembrarem os pontos principais, estimulando a participação ativa e a consolidação do conhecimento.
-
Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):
- O professor deve estabelecer explicitamente as ligações entre a teoria (os conceitos e a história das danças urbanas) e a prática (as atividades de movimento e expressão realizadas pelos alunos).
- A ênfase deve ser dada em como a prática das danças urbanas permite uma compreensão mais profunda e pessoal de seus conceitos e significados culturais.
-
Sugerindo Materiais Extras (1 - 2 minutos):
- O professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos nas danças urbanas. Estes podem incluir documentários, artigos, livros e vídeos de performances de danças urbanas.
- Além disso, o professor pode recomendar listas de reprodução de músicas associadas a cada estilo de dança urbana para ajudar os alunos a se familiarizar mais com o ritmo e o sentimento de cada dança.
-
Importância das Danças Urbanas no Dia a Dia (1 - 2 minutos):
- Para encerrar, o professor deve destacar a relevância das danças urbanas no cotidiano. Isso pode incluir a influência destas danças na moda, nas artes visuais, na música e até mesmo na linguagem.
- O professor pode salientar também como a prática das danças urbanas pode beneficiar os alunos além do contexto da dança, como o desenvolvimento da criatividade, expressividade, consciência corporal, resiliência, respeito à diversidade cultural e trabalho em equipe.
- Por fim, o professor deve reforçar que as danças urbanas são, sobretudo, uma forma de expressão pessoal e criativa, e encorajar os alunos a continuarem explorando e expressando-se através destas danças.