Objetivos (5 - 10 minutos)
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Compreensão de Palavras Cognatas: Os alunos devem ser capazes de identificar e compreender o conceito de palavras cognatas, que são palavras que têm origem comum, mesmo que tenham sofrido alterações em suas formas ou significados ao longo do tempo.
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Identificação de False Friends: Os alunos devem ser capazes de identificar e compreender o conceito de "false friends", ou falsos cognatos, que são palavras que, apesar de semelhantes na forma, têm significados distintos entre os idiomas.
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Diferenciação entre Cognates e False Friends: Os alunos devem ser capazes de distinguir entre palavras cognatas e falsos cognatos, reconhecendo que, embora parecidos, eles têm características e usos diferentes na língua inglesa.
Objetivos secundários:
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Ampliação do Vocabulário: Ao estudar palavras cognatas e false friends, os alunos terão a oportunidade de expandir seu vocabulário em inglês, uma vez que muitas palavras em português têm origem latina, assim como o inglês.
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Melhoria na Compreensão de Textos em Inglês: Com a habilidade de identificar palavras cognatas e falsos cognatos, os alunos podem melhorar sua compreensão de textos em inglês, facilitando a dedução de significados com base em suas semelhanças com o português.
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Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdos Necessários (3 - 5 minutos): O professor deve começar a aula revisando os conceitos de vocabulário, origem das palavras e semelhanças entre o inglês e o português. Isso é importante para que os alunos tenham uma base sólida antes de avançar para o tópico principal da aula, que são as palavras cognatas e false friends.
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Situações-Problema (3 - 5 minutos): O professor pode apresentar duas situações-problema que envolvam o uso de palavras cognatas e false friends. Por exemplo, ele pode mostrar duas sentenças em inglês que contenham palavras que se assemelham ao português, mas que têm significados diferentes. O desafio para os alunos seria identificar essas palavras e explicar por que elas não têm o mesmo significado em inglês.
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Contextualização do Assunto (2 - 3 minutos): O professor deve explicar a importância de entender e reconhecer as palavras cognatas e false friends ao aprender um novo idioma, especialmente o inglês. Ele pode citar exemplos de como a confusão entre essas palavras pode levar a mal-entendidos e erros de tradução. Além disso, o professor pode mencionar como a habilidade de identificar palavras cognatas pode ajudar os alunos a expandir seu vocabulário mais rapidamente.
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Introdução do Tópico (2 - 4 minutos): Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre palavras cognatas e false friends. Por exemplo, ele pode mencionar que o inglês e o português compartilham muitas palavras que têm a mesma origem, como "hospital" e "hotel". Além disso, o professor pode falar sobre alguns "false friends" comuns entre o inglês e o português, como "actually" (que significa "na verdade" e não "atualmente") e "sensible" (que significa "sensato" e não "sensível").
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade de Caça ao Tesouro de Cognatos (10 - 12 minutos):
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Preparação (3 - 5 minutos): O professor deve preparar uma lista de palavras em inglês que sejam cognatas com palavras em português. Por exemplo, "hospital" em inglês é um cognato de "hospital" em português. A lista de palavras deve ter pelo menos 20 itens. O professor também deve preparar cartões com as palavras correspondentes em português e inglês para cada par de cognatos.
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Execução (7 - 9 minutos): Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas. Cada grupo receberá uma lista de palavras em inglês. Eles terão que procurar a palavra correspondente em português na sala de aula. Uma vez encontrada a palavra, eles devem combinar com o cartão correspondente. O grupo que conseguir combinar o maior número de palavras corretamente no tempo determinado será o vencedor.
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Atividade de Drama com False Friends (10 - 12 minutos):
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Preparação (3 - 5 minutos): O professor deve preparar uma lista de pares de false friends em inglês e português. Por exemplo, "actual" em inglês (que significa "real" em português) e "atual" em português (que significa "current" em inglês). O professor deve atribuir um par de palavras a cada grupo.
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Execução (7 - 9 minutos): Cada grupo deve criar uma pequena cena ou diálogo que envolva o uso das palavras do par de false friends que lhes foi atribuído. Eles devem se certificar de usar as palavras corretamente de acordo com o significado em inglês e português. Em seguida, cada grupo se apresentará para a classe, e os alunos devem tentar adivinhar qual é a palavra que é um false friend com base na cena ou no diálogo.
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Discussão e Reflexão (5 - 7 minutos):
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Preparação (2 - 3 minutos): O professor deve preparar algumas perguntas para promover a discussão e a reflexão sobre as atividades. Por exemplo: "Qual foi a palavra de false friend mais difícil de usar corretamente na atividade de drama? Por quê?" "Vocês conseguiram identificar facilmente os cognatos na atividade de caça ao tesouro? Por quê ou por que não?"
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Execução (3 - 4 minutos): O professor irá conduzir a discussão, pedindo aos grupos que compartilhem suas respostas às perguntas preparadas. O objetivo é que os alunos reflitam sobre suas experiências nas atividades e consolidem o que aprenderam sobre palavras cognatas e false friends.
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Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada equipe compartilhará suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas descobertas, destacando os cognatos e false friends que encontraram, e como conseguiram distingui-los. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas para garantir que todos estejam envolvidos na discussão.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve retomar as definições de palavras cognatas e false friends, reforçando a conexão entre a teoria e as atividades práticas realizadas. Ele deve destacar exemplos apresentados pelos grupos que ilustram esses conceitos e reforçar a importância de reconhecer e entender essas palavras ao aprender um novo idioma.
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Reflexão Individual (3 - 5 minutos): Para concluir a aula, o professor deve propor um momento de reflexão individual. Os alunos devem pensar silenciosamente por um minuto e, em seguida, responder por escrito a perguntas como:
- "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
O professor deve incentivar os alunos a serem honestos em suas respostas e garantir que eles saibam que suas perguntas e dúvidas serão abordadas na próxima aula ou durante o tempo de estudo independente.
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Feedback do Professor (1 - 2 minutos): O professor deve revisar as respostas dos alunos e, se apropriado, compartilhar algumas das reflexões mais interessantes ou pertinentes com a classe. Ele também deve aproveitar a oportunidade para esclarecer quaisquer mal-entendidos que possam ter surgido durante a aula e reforçar a importância do tópico para o aprendizado contínuo do inglês.
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Encerramento (1 minuto): Para finalizar, o professor deve agradecer aos alunos pela participação e lembrá-los dos principais pontos abordados na aula. Ele deve também anunciar o tópico da próxima aula e qualquer preparação necessária.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula. Ele deve relembrar aos alunos a definição de palavras cognatas e false friends, e a diferença entre eles. O professor pode também reforçar os exemplos de cada um desses tipos de palavras que foram discutidos durante as atividades.
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Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação. Ele pode mencionar como as atividades de caça ao tesouro de cognatos e de drama com false friends permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e divertida. O professor pode também reforçar como o entendimento desses conceitos pode ser aplicado na vida real, facilitando a comunicação em inglês.
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Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais de estudo extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre palavras cognatas e false friends. Isso pode incluir livros de gramática, sites de aprendizado de idiomas, ou até mesmo jogos online que ajudam a praticar o reconhecimento de palavras cognatas e false friends. O professor pode também sugerir aos alunos que prestem atenção a essas palavras quando estiverem lendo textos em inglês, para que possam ver como esses conceitos se aplicam na prática.
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Importância do Tópico (1 minuto): Para encerrar, o professor deve reforçar a importância do tópico da aula para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que, ao entender e reconhecer palavras cognatas e false friends, os alunos serão capazes de expandir seu vocabulário em inglês de maneira mais eficiente e de evitar erros de tradução. Além disso, o professor pode mencionar que a habilidade de identificar palavras cognatas e false friends pode ajudar os alunos a entender melhor textos em inglês, já que eles serão capazes de deduzir o significado de palavras desconhecidas com base em suas semelhanças com o português.