Objetivos (5 minutos)
-
Compreensão de conceitos: Os alunos devem ser capazes de entender o que é um dicionário, como ele está organizado e quais são as informações que podem ser encontradas nele. Além disso, devem ser capazes de diferenciar entre dicionários bilíngues e monolíngues.
-
Habilidades de pesquisa: Após o entendimento do conceito de dicionário, os alunos devem desenvolver a habilidade de utilizá-lo como ferramenta de pesquisa para a compreensão de novas palavras e expressões em inglês.
-
Uso do dicionário bilíngue: Os alunos devem aprender a usar o dicionário bilíngue para traduzir palavras e expressões do inglês para o português e vice-versa, e entender que o dicionário não é apenas uma fonte de tradução, mas também um recurso valioso para ampliar o vocabulário e a compreensão do idioma.
Objetivos secundários:
- Desenvolvimento do vocabulário: Através do uso do dicionário, os alunos serão expostos a um grande número de palavras e expressões em inglês, o que contribuirá para o Desenvolvimento de seu vocabulário.
- Melhoria da pronúncia e da fluência: Ao ler as definições e os exemplos de uso das palavras no dicionário, os alunos terão a oportunidade de praticar a pronúncia e a fluência no idioma.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a importância do vocabulário na aprendizagem de um novo idioma e a necessidade de ferramentas que auxiliem na compreensão e aquisição de novas palavras. Pode-se também relembrar a utilização de outros recursos como aplicativos e sites de tradução. (3 - 5 minutos)
-
Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:
- Situação 1: "Imaginem que vocês estão lendo um texto em inglês e encontram uma palavra desconhecida. Como vocês podem descobrir o significado dessa palavra?"
- Situação 2: "Vocês estão assistindo a um filme em inglês e um personagem diz uma expressão que vocês nunca ouviram antes. O que vocês podem fazer para entender o que ele quer dizer?" (2 - 3 minutos)
-
Contextualização: O professor explica que a utilização do dicionário é uma habilidade importante não apenas para a aprendizagem do inglês, mas para o estudo de qualquer outro idioma. Além disso, ressalta que o uso do dicionário pode ser útil não apenas para a tradução de palavras, mas também para a compreensão de textos, aprimoramento da pronúncia e Desenvolvimento da fluência. (2 - 3 minutos)
-
Ganhar a atenção dos alunos:
- Curiosidade 1: O professor pode compartilhar a curiosidade de que o dicionário Oxford English Dictionary, considerado a autoridade máxima no idioma inglês, contém mais de 600.000 palavras.
- Curiosidade 2: Outra curiosidade interessante é que alguns dicionários, como o Merriam-Webster, incluem a história das palavras, mostrando como elas evoluíram ao longo do tempo. (2 - 3 minutos)
Ao final da Introdução, os alunos devem entender a importância do dicionário como uma ferramenta de aprendizado e estar motivados a aprender a utilizá-lo de maneira eficaz.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade de Caça ao Tesouro com Dicionário Bilíngue (10 - 12 minutos)
-
Formação de grupos: O professor divide a turma em grupos de cinco alunos e fornece a cada grupo um dicionário bilíngue inglês-português.
-
Instruções: O professor explica que cada grupo receberá uma lista de palavras em inglês. A tarefa do grupo será encontrar a definição dessas palavras no dicionário e anotá-las. Ganhará o grupo que encontrar todas as definições primeiro.
-
Execução: Os grupos começam a buscar as definições no dicionário. O professor circula pela sala, ajudando os grupos com dúvidas e fornecendo orientações quando necessário.
-
Feedback: Após a Conclusão da atividade, o professor revisa as definições encontradas pelos grupos, esclarece quaisquer dúvidas remanescentes e destaca as dificuldades e os aprendizados da atividade.
-
-
Jogo de Adivinhação de Expressões em Inglês (10 - 12 minutos)
-
Preparação: O professor escreve um conjunto de expressões em inglês em pequenos pedaços de papel e coloca-os em um chapéu. As expressões devem ser comuns, mas talvez desconhecidas para os alunos. Por exemplo, "break a leg" (boa sorte) ou "raining cats and dogs" (chuva forte).
-
Instruções: Em cada rodada, um aluno de cada grupo retira um papel do chapéu e tenta explicar a expressão para os outros membros de seu grupo, sem usar a expressão em si ou qualquer palavra do idioma alvo (inglês). Os outros membros do grupo usam o dicionário para tentar adivinhar a expressão.
-
Execução: Cada grupo realiza a atividade em rodadas alternadas. O professor circula pela sala, observando e dando orientações quando necessário.
-
Feedback: Após a Conclusão da atividade, o professor revisa as expressões usadas, discute suas definições e origens, e destaca a importância do dicionário na compreensão de expressões idiomáticas.
-
Estas atividades lúdicas e interativas permitem que os alunos experimentem o uso do dicionário de maneira prática e contextualizada, e ajudam a reforçar os conceitos apresentados na Introdução da aula.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)
- O professor chama cada grupo para compartilhar suas descobertas e soluções das atividades realizadas. Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar.
- Durante as apresentações, o professor incentiva os alunos a explicarem como usaram o dicionário para encontrar as definições das palavras ou para entender as expressões.
- O professor pode intervir para fazer perguntas que estimulem os alunos a pensar criticamente sobre o que aprenderam. Por exemplo, "Por que vocês acham que foi difícil encontrar a definição de algumas palavras?" ou "Como vocês poderiam usar o dicionário para entender uma palavra em um contexto específico?".
- O objetivo desta etapa é permitir que os alunos compartilhem suas experiências de aprendizado, reforcem os conceitos aprendidos e desenvolvam habilidades de comunicação e colaboração.
-
Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)
- Após as apresentações, o professor revisa os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula e faz conexões com as atividades realizadas.
- Por exemplo, o professor pode explicar como a atividade de caça ao tesouro ajudou a desenvolver habilidades de pesquisa e a entender a estrutura e o conteúdo de um dicionário.
- Da mesma forma, o professor pode destacar como o jogo de adivinhação de expressões ajudou a entender a importância do dicionário na compreensão de expressões idiomáticas.
- O professor também pode revisar as curiosidades apresentadas na Introdução e perguntar aos alunos se eles conseguem pensar em outras curiosidades ou fatos interessantes sobre os dicionários.
-
Reflexão Individual (2 - 3 minutos)
- Finalmente, o professor pede aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
- O professor pode fazer perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
- Os alunos têm um minuto para pensar sobre suas respostas. Em seguida, eles podem compartilhar suas reflexões com a turma, se desejarem.
- Esta etapa de reflexão permite que os alunos consolidem seu conhecimento, identifiquem áreas de dificuldade e preparem-se para a próxima aula.
Ao final do Retorno, os alunos devem ter uma compreensão clara do uso do dicionário e outros recursos, e devem estar motivados a continuar aprimorando suas habilidades de pesquisa e aprendizado autônomo.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo (2 - 3 minutos)
- O professor faz um resumo dos principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição de dicionário, a diferença entre dicionários bilíngues e monolíngues, e como usar o dicionário para pesquisar palavras e expressões em inglês.
- O professor reforça a importância de utilizar o dicionário como uma ferramenta de aprendizado, não apenas para a tradução de palavras, mas também para a compreensão de textos, aprimoramento da pronúncia e Desenvolvimento da fluência.
- O professor também ressalta os benefícios das atividades realizadas, como a melhoria do vocabulário, a prática da pronúncia e fluência, e a compreensão de expressões idiomáticas.
-
Conexão teoria-prática (1 - 2 minutos)
- O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação. Ele destaca como a teoria foi aplicada nas atividades práticas de caça ao tesouro e jogo de adivinhação de expressões, e como essas atividades ajudaram os alunos a entender e aplicar os conceitos teóricos.
- O professor também menciona como o uso do dicionário se aplica ao dia a dia dos alunos, seja no estudo do inglês, na leitura de textos em inglês, na assistência de filmes e séries em inglês, ou na comunicação com falantes nativos de inglês.
-
Materiais extras (1 - 2 minutos)
- O professor sugere alguns materiais extras para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o uso do dicionário. Isso pode incluir sites de dicionário online, aplicativos de dicionário, livros de referência, e jogos de palavras que incentivem o uso do dicionário.
- O professor pode também indicar alguns exercícios de vocabulário e compreensão de texto que os alunos podem realizar usando o dicionário como ferramenta de apoio.
-
Relevância do tema (1 minuto)
- Por fim, o professor ressalta a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele explica que a habilidade de usar o dicionário efetivamente é uma competência crucial para o aprendizado autônomo, não apenas do inglês, mas de qualquer idioma.
- O professor encoraja os alunos a continuarem explorando o uso do dicionário e outros recursos de aprendizado, e a aplicarem essas habilidades não apenas na sala de aula, mas em todas as situações em que se depararem com palavras ou expressões desconhecidas em inglês.
Com a Conclusão, os alunos devem ter uma visão clara e abrangente do uso do dicionário e outros recursos de aprendizado, e devem sentir-se motivados e preparados para continuar aprimorando suas habilidades de pesquisa e aprendizado autônomo.