Entrar

Plano de aula de Utilização do dicionário e outros recursos

Inglês

Original Teachy

'EF06LI10'

Utilização do dicionário e outros recursos

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreensão de conceitos: Os alunos devem ser capazes de entender o que é um dicionário, como ele está organizado e quais são as informações que podem ser encontradas nele. Além disso, devem ser capazes de diferenciar entre dicionários bilíngues e monolíngues.

  2. Habilidades de pesquisa: Após o entendimento do conceito de dicionário, os alunos devem desenvolver a habilidade de utilizá-lo como ferramenta de pesquisa para a compreensão de novas palavras e expressões em inglês.

  3. Uso do dicionário bilíngue: Os alunos devem aprender a usar o dicionário bilíngue para traduzir palavras e expressões do inglês para o português e vice-versa, e entender que o dicionário não é apenas uma fonte de tradução, mas também um recurso valioso para ampliar o vocabulário e a compreensão do idioma.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do vocabulário: Através do uso do dicionário, os alunos serão expostos a um grande número de palavras e expressões em inglês, o que contribuirá para o Desenvolvimento de seu vocabulário.
  • Melhoria da pronúncia e da fluência: Ao ler as definições e os exemplos de uso das palavras no dicionário, os alunos terão a oportunidade de praticar a pronúncia e a fluência no idioma.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a importância do vocabulário na aprendizagem de um novo idioma e a necessidade de ferramentas que auxiliem na compreensão e aquisição de novas palavras. Pode-se também relembrar a utilização de outros recursos como aplicativos e sites de tradução. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês estão lendo um texto em inglês e encontram uma palavra desconhecida. Como vocês podem descobrir o significado dessa palavra?"
    • Situação 2: "Vocês estão assistindo a um filme em inglês e um personagem diz uma expressão que vocês nunca ouviram antes. O que vocês podem fazer para entender o que ele quer dizer?" (2 - 3 minutos)
  3. Contextualização: O professor explica que a utilização do dicionário é uma habilidade importante não apenas para a aprendizagem do inglês, mas para o estudo de qualquer outro idioma. Além disso, ressalta que o uso do dicionário pode ser útil não apenas para a tradução de palavras, mas também para a compreensão de textos, aprimoramento da pronúncia e Desenvolvimento da fluência. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Curiosidade 1: O professor pode compartilhar a curiosidade de que o dicionário Oxford English Dictionary, considerado a autoridade máxima no idioma inglês, contém mais de 600.000 palavras.
    • Curiosidade 2: Outra curiosidade interessante é que alguns dicionários, como o Merriam-Webster, incluem a história das palavras, mostrando como elas evoluíram ao longo do tempo. (2 - 3 minutos)

Ao final da Introdução, os alunos devem entender a importância do dicionário como uma ferramenta de aprendizado e estar motivados a aprender a utilizá-lo de maneira eficaz.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Caça ao Tesouro com Dicionário Bilíngue (10 - 12 minutos)

    • Formação de grupos: O professor divide a turma em grupos de cinco alunos e fornece a cada grupo um dicionário bilíngue inglês-português.

    • Instruções: O professor explica que cada grupo receberá uma lista de palavras em inglês. A tarefa do grupo será encontrar a definição dessas palavras no dicionário e anotá-las. Ganhará o grupo que encontrar todas as definições primeiro.

    • Execução: Os grupos começam a buscar as definições no dicionário. O professor circula pela sala, ajudando os grupos com dúvidas e fornecendo orientações quando necessário.

    • Feedback: Após a Conclusão da atividade, o professor revisa as definições encontradas pelos grupos, esclarece quaisquer dúvidas remanescentes e destaca as dificuldades e os aprendizados da atividade.

  2. Jogo de Adivinhação de Expressões em Inglês (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor escreve um conjunto de expressões em inglês em pequenos pedaços de papel e coloca-os em um chapéu. As expressões devem ser comuns, mas talvez desconhecidas para os alunos. Por exemplo, "break a leg" (boa sorte) ou "raining cats and dogs" (chuva forte).

    • Instruções: Em cada rodada, um aluno de cada grupo retira um papel do chapéu e tenta explicar a expressão para os outros membros de seu grupo, sem usar a expressão em si ou qualquer palavra do idioma alvo (inglês). Os outros membros do grupo usam o dicionário para tentar adivinhar a expressão.

    • Execução: Cada grupo realiza a atividade em rodadas alternadas. O professor circula pela sala, observando e dando orientações quando necessário.

    • Feedback: Após a Conclusão da atividade, o professor revisa as expressões usadas, discute suas definições e origens, e destaca a importância do dicionário na compreensão de expressões idiomáticas.

Estas atividades lúdicas e interativas permitem que os alunos experimentem o uso do dicionário de maneira prática e contextualizada, e ajudam a reforçar os conceitos apresentados na Introdução da aula.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor chama cada grupo para compartilhar suas descobertas e soluções das atividades realizadas. Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar.
    • Durante as apresentações, o professor incentiva os alunos a explicarem como usaram o dicionário para encontrar as definições das palavras ou para entender as expressões.
    • O professor pode intervir para fazer perguntas que estimulem os alunos a pensar criticamente sobre o que aprenderam. Por exemplo, "Por que vocês acham que foi difícil encontrar a definição de algumas palavras?" ou "Como vocês poderiam usar o dicionário para entender uma palavra em um contexto específico?".
    • O objetivo desta etapa é permitir que os alunos compartilhem suas experiências de aprendizado, reforcem os conceitos aprendidos e desenvolvam habilidades de comunicação e colaboração.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após as apresentações, o professor revisa os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula e faz conexões com as atividades realizadas.
    • Por exemplo, o professor pode explicar como a atividade de caça ao tesouro ajudou a desenvolver habilidades de pesquisa e a entender a estrutura e o conteúdo de um dicionário.
    • Da mesma forma, o professor pode destacar como o jogo de adivinhação de expressões ajudou a entender a importância do dicionário na compreensão de expressões idiomáticas.
    • O professor também pode revisar as curiosidades apresentadas na Introdução e perguntar aos alunos se eles conseguem pensar em outras curiosidades ou fatos interessantes sobre os dicionários.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Finalmente, o professor pede aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • O professor pode fazer perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre suas respostas. Em seguida, eles podem compartilhar suas reflexões com a turma, se desejarem.
    • Esta etapa de reflexão permite que os alunos consolidem seu conhecimento, identifiquem áreas de dificuldade e preparem-se para a próxima aula.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter uma compreensão clara do uso do dicionário e outros recursos, e devem estar motivados a continuar aprimorando suas habilidades de pesquisa e aprendizado autônomo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo (2 - 3 minutos)

    • O professor faz um resumo dos principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição de dicionário, a diferença entre dicionários bilíngues e monolíngues, e como usar o dicionário para pesquisar palavras e expressões em inglês.
    • O professor reforça a importância de utilizar o dicionário como uma ferramenta de aprendizado, não apenas para a tradução de palavras, mas também para a compreensão de textos, aprimoramento da pronúncia e Desenvolvimento da fluência.
    • O professor também ressalta os benefícios das atividades realizadas, como a melhoria do vocabulário, a prática da pronúncia e fluência, e a compreensão de expressões idiomáticas.
  2. Conexão teoria-prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação. Ele destaca como a teoria foi aplicada nas atividades práticas de caça ao tesouro e jogo de adivinhação de expressões, e como essas atividades ajudaram os alunos a entender e aplicar os conceitos teóricos.
    • O professor também menciona como o uso do dicionário se aplica ao dia a dia dos alunos, seja no estudo do inglês, na leitura de textos em inglês, na assistência de filmes e séries em inglês, ou na comunicação com falantes nativos de inglês.
  3. Materiais extras (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais extras para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o uso do dicionário. Isso pode incluir sites de dicionário online, aplicativos de dicionário, livros de referência, e jogos de palavras que incentivem o uso do dicionário.
    • O professor pode também indicar alguns exercícios de vocabulário e compreensão de texto que os alunos podem realizar usando o dicionário como ferramenta de apoio.
  4. Relevância do tema (1 minuto)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele explica que a habilidade de usar o dicionário efetivamente é uma competência crucial para o aprendizado autônomo, não apenas do inglês, mas de qualquer idioma.
    • O professor encoraja os alunos a continuarem explorando o uso do dicionário e outros recursos de aprendizado, e a aplicarem essas habilidades não apenas na sala de aula, mas em todas as situações em que se depararem com palavras ou expressões desconhecidas em inglês.

Com a Conclusão, os alunos devem ter uma visão clara e abrangente do uso do dicionário e outros recursos de aprendizado, e devem sentir-se motivados e preparados para continuar aprimorando suas habilidades de pesquisa e aprendizado autônomo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies