Entrar

Plano de aula de Verbos: Simple Present

Inglês

Original Teachy

'EF06LI19'

Verbos: Simple Present

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de Simple Present: Os alunos devem ser capazes de entender a estrutura, o uso e as regras do Simple Present em inglês. Isso inclui a formação de sentenças afirmativas, negativas e interrogativas, além de aspectos como o uso de verbos auxiliares e a transformação de verbos regulares e irregulares.

  2. Identificar e aplicar o Simple Present em contexto: Os alunos devem ser capazes de identificar o uso do Simple Present em textos e frases, bem como serem capazes de aplicá-lo corretamente em suas próprias produções escritas e orais.

  3. Diferenciar o Simple Present de outros tempos verbais: Os alunos devem ser capazes de distinguir o Simple Present de outros tempos verbais, como o Present Continuous e o Present Simple.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a habilidade de escrita em inglês: Através do estudo e prática do Simple Present, os alunos também estarão aprimorando sua habilidade de escrita em inglês.

  • Incentivar a comunicação em inglês: Ao familiarizar-se com o Simple Present, os alunos serão capazes de expressar ideias, opiniões e informações de forma mais precisa e coerente em inglês.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a estrutura básica de uma sentença em inglês, incluindo o sujeito, o verbo e o predicado. Além disso, é importante revisar rapidamente a diferença entre verbos regulares e irregulares, uma vez que isso será relevante para o tópico da aula. (3-5 minutos)

  2. Situações Problemas: O professor pode propor duas situações problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira pode ser: "Como você descreveria ações que ocorrem regularmente em sua rotina diária?" A segunda pode ser: "Como você falaria sobre fatos ou verdades universais?" Ambas as perguntas são projetadas para levar os alunos a pensar sobre a necessidade de um tempo verbal que descreva ações habituais e verdades universais, que é exatamente o que o Simple Present faz. (3-5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do Simple Present na comunicação cotidiana em inglês. Pode mencionar que é frequentemente usado para falar sobre horários, rotinas, fatos gerais, sentimentos e opiniões. Além disso, pode mencionar que é um tempo verbal comum em notícias e manchetes. (2-3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos relacionados ao Simple Present para atrair a atenção dos alunos. Por exemplo, pode dizer que, embora o Simple Present seja frequentemente usado para descrever ações que ocorrem no presente, ele também pode ser usado para descrever ações futuras, especialmente em planos, programas, horários e calendários. Outra curiosidade interessante é que, em algumas variedades do inglês, como o inglês australiano, o Simple Present é frequentemente substituído pelo Present Continuous. (2-3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Daily Routine" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos irão criar um diálogo curto descrevendo a rotina diária de um personagem fictício. O objetivo é que eles pratiquem o uso do Simple Present para descrever ações que ocorrem regularmente. O professor deve dividir a turma em grupos de quatro e fornecer a cada grupo uma imagem de um personagem diferente. Cada grupo deve usar a imagem para criar um nome e uma breve descrição do personagem. Em seguida, eles devem trabalhar juntos para criar um diálogo de pelo menos cinco linhas em que cada personagem descreva o que faz em um dia típico. O professor deve orientar os grupos a usarem o Simple Present corretamente em suas frases. Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar seu diálogo para a turma.

  2. Atividade "True or False" (5 - 7 minutos): Nesta atividade, os alunos serão desafiados a identificar o uso correto do Simple Present em afirmações sobre fatos gerais. O professor deve dividir a turma em equipes e fornecer a cada equipe uma série de afirmações. Algumas das afirmações devem estar no Simple Present e outras devem estar em tempos verbais diferentes. As equipes devem trabalhar juntas para determinar se cada afirmação está correta ou não. Eles devem justificar suas respostas explicando por que a afirmação está ou não está no Simple Present. No final da atividade, o professor deve revisar as respostas com a turma, esclarecendo quaisquer dúvidas e reforçando o uso correto do Simple Present.

  3. Atividade "Verb Tense Sort" (5 - 6 minutos): Nesta atividade, os alunos irão praticar a distinção entre o Simple Present e outros tempos verbais. O professor deve fornecer a cada aluno uma série de cartões, cada um contendo uma frase em inglês. As frases devem estar em diferentes tempos verbais, incluindo o Simple Present. Os alunos devem trabalhar individualmente para classificar as frases em categorias de acordo com o tempo verbal. Esta atividade não só reforça o uso correto do Simple Present, mas também ajuda os alunos a distinguir entre diferentes tempos verbais. O professor deve circular pela sala, monitorando o progresso dos alunos e fornecendo ajuda quando necessário. Após a Conclusão da atividade, o professor deve revisar as respostas com a turma, esclarecendo quaisquer dúvidas restantes.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas em cada atividade. Isso proporcionará uma oportunidade para os alunos compartilharem suas experiências, dificuldades e aprendizados durante a aula. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, garantindo que todos tenham a oportunidade de expressar suas ideias e opiniões. Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos, como: "Por que vocês escolheram essa resposta?", "Qual foi a parte mais difícil da atividade?" e "Como vocês resolveram esse problema?". O objetivo é que os alunos não só apliquem o que aprenderam, mas também desenvolvam habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer uma breve recapitulação dos principais pontos teóricos abordados na aula. O professor pode, por exemplo, relembrar a estrutura do Simple Present, o uso de verbos auxiliares, a distinção entre verbos regulares e irregulares, entre outros. Em seguida, o professor deve conectar esses conceitos à prática, destacando como eles foram aplicados nas atividades. Por exemplo, o professor pode dizer: "Lembram-se quando descrevemos a rotina diária dos personagens fictícios? Nós usamos o Simple Present para falar sobre ações que ocorrem regularmente. Isso é um exemplo de como o Simple Present é aplicado na prática".

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Após a reflexão, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Esta atividade de reflexão é uma maneira eficaz de consolidar o aprendizado dos alunos e identificar quaisquer lacunas de compreensão que possam precisar de esclarecimento adicional em aulas futuras. Além disso, ela dá aos alunos a oportunidade de expressar suas opiniões e sentimentos sobre o que aprenderam, o que pode aumentar sua motivação e engajamento.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Revisão dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição e a estrutura do Simple Present, seu uso para descrever rotinas, fatos gerais e ações futuras, e a diferença entre verbos regulares e irregulares. O professor deve enfatizar que o Simple Present é um tempo verbal essencial no inglês, usado em diversas situações de comunicação, como notícias, manchetes, conversas cotidianas, entre outras.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve ressaltar como a aula conectou a teoria do Simple Present com a prática, através das atividades de produção de diálogos, identificação de tempos verbais e resolução de afirmações. Além disso, o professor deve reforçar a aplicação prática do Simple Present, destacando como este tempo verbal é usado em situações reais de comunicação.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o Simple Present. Isso pode incluir vídeos explicativos, sites de aprendizado de idiomas, exercícios online e livros didáticos. O professor pode, por exemplo, sugerir o uso do site "Duolingo" para prática adicional, ou o livro "English Grammar in Use" de Raymond Murphy para uma revisão mais aprofundada do Simple Present.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Para encerrar, o professor deve reforçar a importância do Simple Present no dia a dia. Ele pode mencionar que este tempo verbal é essencial para a comunicação eficaz em inglês, permitindo que os falantes expressem ações que ocorrem regularmente, fatos gerais, sentimentos e opiniões. Além disso, o professor pode destacar que o domínio do Simple Present pode abrir portas para oportunidades educacionais e profissionais, como a capacidade de entender e comunicar-se efetivamente em um ambiente de negócios globalizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies