Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Contos

Português

Original Teachy

'EF67LP03'

Gênero Textual: Contos

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão de Gênero Textual - Os alunos devem ser capazes de entender o que é um gênero textual e como ele se diferencia de outros tipos de textos. Eles devem ser capazes de identificar as características específicas de um conto.

  2. Identificação de Elementos do Conto - Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever os elementos que compõem um conto, como enredo, personagens, tempo e espaço. Eles também devem ser capazes de diferenciar os diferentes tipos de personagens em um conto.

  3. Interpretação de Contos - Os alunos devem ser capazes de interpretar o significado e a intenção do autor em um conto. Eles devem ser capazes de analisar a estrutura do conto e o Desenvolvimento dos personagens para chegar a uma interpretação.

Os Objetivos secundários incluem:

  • Desenvolvimento da Criatividade - Ao estudar contos, os alunos também devem ser encorajados a desenvolver sua própria criatividade, seja através da escrita de seus próprios contos ou da interpretação criativa de contos existentes.

  • Aprimoramento das Habilidades de Leitura e Escrita - O estudo de contos também deve servir para aprimorar as habilidades dos alunos em leitura e escrita, incluindo a compreensão de textos complexos e a escrita de textos narrativos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios - O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos básicos de gêneros textuais, ressaltando as diferenças entre eles. Pode ser útil fazer uma rápida revisão de outros gêneros textuais que já foram estudados, destacando as características que os diferenciam dos contos. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema - Para introduzir o tópico da aula, o professor pode propor duas situações problema:

    • A primeira pode ser a leitura de um trecho de um conto famoso, mas sem revelar aos alunos que se trata de um conto. O desafio seria os alunos identificarem que tipo de texto é aquele e quais são suas características.

    • A segunda situação pode envolver a apresentação de um conto com elementos misturados, como um conto de fadas que se passa no espaço. Os alunos seriam desafiados a identificar e explicar os diferentes elementos do conto. (4 - 6 minutos)

  3. Contextualização - O professor pode então explicar a importância dos contos no mundo real, destacando que são uma forma popular de entretenimento, mas também que podem ser usados para transmitir mensagens e ensinamentos. Pode-se mencionar exemplos de contos famosos e como eles influenciaram a cultura e a sociedade. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos - Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre contos, como:

    • A origem dos contos de fadas, que remonta a séculos atrás e muitos deles foram criados para ensinar lições morais.

    • A influência dos contos na cultura popular, como os contos de Sherlock Holmes que inspiraram muitos filmes e séries de detetives.

    • O fato de que muitos escritores famosos, como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, começaram suas carreiras escrevendo contos. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Roteiro de Um Conto (10 - 15 minutos)

    • Divisão de Grupos - O professor deve dividir a classe em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel grande e canetas coloridas.

    • Descrição da Atividade - O professor deve explicar que os alunos deverão criar o roteiro de um conto original. O roteiro deve incluir os principais elementos de um conto, como o enredo, os personagens, o tempo e o espaço. Além disso, os alunos devem ser encorajados a usar sua criatividade para criar um conto interessante e original.

    • Realização da Atividade - Cada grupo deverá começar a escrever o roteiro de seu conto na folha de papel. O professor deve circular pela sala, fornecendo apoio e esclarecendo dúvidas.

    • Apresentação dos Roteiros - Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar brevemente o roteiro de seu conto para a classe. Esta atividade permite aos alunos aplicar o que aprenderam sobre os elementos de um conto de forma prática e lúdica.

  2. Atividade de Identificação de Elementos do Conto (10 - 15 minutos)

    • Preparação da Atividade - O professor deve preparar com antecedência diversos contos curtos, de diferentes autores e estilos. Cada conto deve ser impresso em uma folha separada.

    • Divisão de Grupos e Entrega dos Contos - Os alunos devem permanecer nos mesmos grupos. O professor distribuirá um conto para cada grupo.

    • Descrição da Atividade - O professor deve explicar que os alunos deverão identificar e marcar no conto os principais elementos do conto, como o enredo, os personagens, o tempo e o espaço.

    • Realização da Atividade - Cada grupo deverá ler o conto que recebeu e identificar os elementos do conto. Eles podem usar canetas coloridas para marcar os elementos no conto.

    • Discussão em Grupo - Após a identificação dos elementos, cada grupo deve discutir suas descobertas. O professor deve circular pela sala, ouvindo as discussões e fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico.

    • Apresentação das Descobertas - Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a classe. O professor deve ajudar a conectar as descobertas dos alunos com os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula.

Ambas as atividades são projetadas para serem interativas e promoverem a colaboração entre os alunos. Ao final da sessão de Desenvolvimento, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda do que são contos e como eles são estruturados.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em uma roda de discussão. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar os principais pontos de seu roteiro de conto e as descobertas feitas na atividade de identificação de elementos do conto.

    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a explicarem como aplicaram os conceitos aprendidos na criação de seus roteiros e na identificação dos elementos do conto.

    • Após cada apresentação, o professor deve facilitar uma breve discussão, fazendo perguntas para clarificar ou aprofundar os pontos apresentados pelos alunos.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • O professor deve fazer uma recapitulação dos principais conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula.

    • Em seguida, o professor deve destacar como os roteiros de conto e as análises dos contos feitas pelos alunos se conectam com esses conceitos, reforçando a importância da prática para a compreensão e a aplicação do conhecimento.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.

    • O professor pode fazer as seguintes perguntas para guiar a reflexão dos alunos:

      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas para você?
      3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida diária?
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, eles podem compartilhar suas respostas com a classe, se desejarem.

  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos)

    • O professor deve encerrar a aula dando feedback aos alunos sobre suas participações e os trabalhos realizados. O professor deve elogiar os pontos fortes dos alunos e fornecer orientações para melhorias, se necessário.

    • Além disso, o professor deve reforçar a importância do estudo contínuo e da prática para o aperfeiçoamento das habilidades em leitura, escrita e interpretação de textos, incluindo os contos.

O Retorno é uma etapa fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos. Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara dos conceitos apresentados na aula e serem capazes de aplicá-los de forma prática. Além disso, eles devem sentir-se motivados para continuar aprendendo e praticando.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de gênero textual, os elementos que compõem um conto e a importância da interpretação de contos.
    • É importante que o professor destaque como os alunos foram capazes de aplicar esses conceitos durante as atividades práticas.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
    • Deve-se reforçar como a atividade do roteiro de um conto permitiu aos alunos compreender na prática a estrutura de um conto, e como a atividade de identificação de elementos do conto possibilitou a aplicação da teoria na análise de um texto.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre contos.
    • Esses materiais podem incluir leituras complementares, como contos de diferentes autores e estilos, e vídeos explicativos sobre a estrutura e a interpretação de contos.
  4. Aplicações Práticas (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos contos no dia a dia, destacando que o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado na leitura e na interpretação de contos em diferentes situações, como na escola, no trabalho e no lazer.
    • Além disso, o professor pode mencionar como a habilidade de escrever contos pode ser útil em diversas áreas, como na literatura, no jornalismo, na publicidade e na comunicação em geral.

Esta etapa de Conclusão é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos e permitir que eles façam a conexão entre a teoria apresentada e a prática realizada. Além disso, ao sugerir materiais extras e aplicações práticas, o professor incentiva os alunos a continuarem aprendendo sobre o tema mesmo após o término da aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies