Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Notícia

Português

Original Teachy

'EF06LP01'

Gênero Textual: Notícia

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o que é uma notícia e como ela se diferencia de outros gêneros textuais, como a reportagem e o artigo de opinião.
  2. Identificar as principais características de uma notícia, como a objetividade, a imparcialidade e a estrutura em pirâmide invertida.
  3. Analisar exemplos de notícias, identificando as características mencionadas acima e discutindo a relevância do assunto abordado.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de compreensão de textos informativos e jornalísticos.
  2. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação a partir da leitura de notícias.
  3. Promover a familiarização com a linguagem e o vocabulário utilizados em notícias.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de gênero textual, destacando os gêneros já estudados e suas características.
    • Deve também relembrar os alunos sobre a estrutura básica de um texto, incluindo a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão.
    • Esta revisão pode ser feita de forma interativa, com perguntas aos alunos para verificar a retenção do conteúdo.
  2. Situações-Problema:

    • O professor pode propor aos alunos duas situações para problematizar o tema:
      1. "Vocês já se perguntaram por que as notícias são sempre apresentadas de forma tão objetiva e direta, sem muitos detalhes ou opiniões do autor?"
      2. "Alguma vez vocês já leram uma notícia que parecia mais um texto de opinião do que uma informação imparcial? Por que isso pode ser problemático?"
  3. Contextualização:

    • O professor deve então contextualizar a importância do estudo das notícias, ressaltando que a habilidade de compreender e analisar notícias é crucial para a formação de cidadãos críticos e informados.
    • Pode mencionar exemplos de como a falta de compreensão da estrutura e das características de uma notícia pode levar à disseminação de desinformação e notícias falsas.
  4. Introdução ao Tópico:

    • Para despertar o interesse dos alunos no assunto, o professor pode começar contando a história de como a notícia surgiu como um gênero textual, desde os primeiros boletins informativos até os jornais e revistas modernos.
    • Outra estratégia é trazer exemplos de notícias atuais que se tornaram virais e discutir por que isso aconteceu, relacionando ao formato e à estrutura da notícia.
    • Por fim, o professor pode introduzir o tópico do dia, que é a análise e identificação das características de uma notícia.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - O que é uma notícia? (5 - 7 minutos)

    1. O professor deve iniciar a teoria explicando que a notícia é um gênero textual jornalístico que tem como principal objetivo informar o leitor sobre um fato atual, relevante e de interesse público.
    2. Deve destacar que, ao contrário de outros gêneros, como a reportagem e o artigo de opinião, a notícia é caracterizada pela objetividade, ou seja, pela apresentação dos fatos de maneira imparcial e direta, sem a inclusão de opiniões do autor.
    3. O professor deve também introduzir a estrutura em pirâmide invertida, explicando que as notícias são organizadas de forma a apresentar as informações mais importantes no início e as menos relevantes no final.
    4. Deve mencionar que essa estrutura permite que o leitor tenha uma ideia geral do fato mesmo que leia apenas os primeiros parágrafos, e que aprofunde sua compreensão do assunto à medida que lê os parágrafos subsequentes.
  2. Exemplos de Notícias e Discussão (10 - 12 minutos)

    1. O professor deve então apresentar aos alunos exemplos de notícias de diferentes fontes e sobre diferentes assuntos.
    2. Deve orientar os alunos a identificarem as características de uma notícia em cada exemplo, como a objetividade, a imparcialidade e a estrutura em pirâmide invertida.
    3. Após a identificação das características, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre a relevância do assunto abordado em cada notícia, e como a estrutura e o estilo de escrita contribuem para a compreensão e a impacto da notícia.
  3. Prática - Criação de uma Notícia (5 - 6 minutos)

    1. Para consolidar o entendimento sobre o gênero, o professor pode propor aos alunos que se dividam em grupos e criem uma notícia fictícia sobre um assunto de interesse deles.
    2. Deve orientar os alunos a seguirem a estrutura em pirâmide invertida e a manterem a objetividade e a imparcialidade na escrita.
    3. Após a criação das notícias, o professor deve selecionar algumas para leitura em sala de aula, promovendo uma discussão sobre a aplicação prática do conhecimento adquirido.
  4. Revisão da Teoria (3 - 5 minutos)

    1. Por fim, o professor deve revisar os principais pontos da teoria, reforçando as características de uma notícia e a importância da estrutura em pirâmide invertida.
    2. Pode também retomar a discussão sobre os exemplos de notícias, reforçando a análise crítica e a compreensão do impacto da estrutura e do estilo de escrita na notícia.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    1. O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as notícias criadas pelos alunos.
    2. Pode pedir para que cada grupo compartilhe a notícia que criou e explique as decisões tomadas durante o processo de escrita, como a seleção das informações a serem apresentadas no início e no final da notícia, e a manutenção da imparcialidade e objetividade.
    3. Durante as apresentações, o professor deve reforçar os pontos positivos e sugerir melhorias, sempre conectando com a teoria apresentada.
  2. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos)

    1. O professor deve então conectar a atividade prática com a teoria, explicando como a criação das notícias permitiu aos alunos aplicar e consolidar o conhecimento adquirido sobre as características da notícia e a estrutura em pirâmide invertida.
    2. Deve ressaltar a importância de entender e utilizar corretamente essas características ao ler e escrever notícias, para garantir a objetividade e a imparcialidade e para facilitar a compreensão do leitor.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    1. Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam.
    2. Pode pedir para que anotem em um pedaço de papel ou em seus cadernos as respostas para as seguintes perguntas:
      • "Qual foi o conceito mais importante que aprendeu hoje?"
      • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. Após um minuto de reflexão, o professor deve convidar os alunos a compartilharem suas respostas, promovendo uma breve discussão sobre as principais aprendizagens e as dúvidas restantes.
    4. O professor deve então coletar as reflexões dos alunos e utilizar essa informação para planejar as próximas aulas, focando nos pontos que ainda geram dúvidas ou dificuldades.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    1. O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, relembrando a definição de notícia, suas características principais (objetividade, imparcialidade, estrutura em pirâmide invertida) e a importância de compreender e aplicar essas características ao ler e escrever notícias.
    2. Deve destacar as principais aprendizagens da aula, como a habilidade de identificar uma notícia e diferenciá-la de outros gêneros textuais, e a capacidade de analisar e discutir notícias de forma crítica, considerando a estrutura, o estilo de escrita e o impacto do assunto abordado.
    3. Pode também reforçar a importância do estudo das notícias para a formação de cidadãos críticos e informados, capazes de entender e participar ativamente do mundo ao seu redor.
  2. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    1. O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o tema.
    2. Pode indicar sites de notícias respeitáveis para que os alunos leiam notícias e pratiquem a identificação das características do gênero.
    3. Outra sugestão é a leitura de livros e artigos sobre jornalismo e gêneros textuais, que podem oferecer uma visão mais aprofundada sobre a criação e a importância das notícias.
  3. Conexão da Teoria com a Prática e o Mundo Real (1 - 2 minutos)

    1. O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e o mundo real.
    2. Deve ressaltar que a criação das notícias permitiu aos alunos aplicar e consolidar o conhecimento teórico, e que a análise e a discussão das notícias contribuíram para o Desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e de compreensão de textos informativos.
    3. Pode também mencionar exemplos de como a compreensão das características e da estrutura de uma notícia pode ser útil no dia a dia, como na leitura de notícias para se manter informado ou na escrita de textos para a escola ou para a vida profissional.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    1. Por fim, o professor deve reiterar a importância do tema abordado para o dia a dia dos alunos.
    2. Deve enfatizar que a habilidade de compreender e analisar notícias é crucial para a formação de cidadãos críticos e informados, capazes de entender e participar ativamente do mundo ao seu redor.
    3. Pode lembrar que, em um contexto de disseminação de desinformação e notícias falsas, a capacidade de distinguir uma notícia de um texto de opinião ou de propaganda se torna ainda mais relevante e necessária.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies