Plano de Aula | Metodologia Ativa | Gênero Textual: Fábulas, Mitos e Lendas
Palavras Chave | Fábulas, Mitos, Lendas, Interpretação, Comparação, Adaptação cultural, Trabalho em grupo, Criatividade, Valores morais, Contexto histórico, Discussão, Apresentação, Teatro, Mapa-múndi, Folclore |
Materiais Necessários | Cópias de fábulas, mitos e lendas de diversas culturas, Material de escrita (canetas, lápis, borrachas, papel), Material para desenhar (giz, fita adesiva para delimitar o mapa), Possíveis recursos para encenação (fantasias, adereços, etc.), Acesso à internet para pesquisa (opcional), Espaço amplo para a montagem de um mapa-múndi no chão da sala |
Códigos BNCC | EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa. |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam durante a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os estudantes na direção do foco do aprendizado e facilita a avaliação da eficácia das atividades propostas. Neste contexto, os objetivos principais visam garantir que os alunos não apenas identifiquem os gêneros textuais em estudo, mas também os compreendam e sejam capazes de aplicar essa compreensão de forma analítica e comparativa.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a reconhecer e diferenciar fábulas, mitos e lendas, identificando suas principais características textuais e temáticas.
2. Desenvolver a habilidade de comparar diferentes fábulas, mitos e lendas, permitindo uma interpretação crítica e contextualizada desses gêneros.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em sala, promovendo a troca de ideias e experiências sobre as fábulas, mitos e lendas estudadas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente e para contextualizar a relevância dos gêneros textuais fábulas, mitos e lendas. As situações problema incentivam os alunos a aplicar seu conhecimento de maneira crítica e refletir sobre as complexidades dos textos, enquanto a contextualização busca conectar o estudo com o mundo real, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre como esses textos influenciam nossa cultura e sociedade.
Situações Problema
1. Considere a fábula 'A Lebre e a Tartaruga'. Como essa história poderia ser interpretada de forma literal e como uma metáfora para a vida real?
2. Imagine que você está lendo um mito grego sobre o surgimento das estações do ano. Quais elementos do texto indicam que se trata de um mito e não de uma explicação científica? Discuta com seu colega.
Contextualização
Fábulas, mitos e lendas são gêneros textuais que têm permeado diversas culturas ao longo dos séculos, transmitindo valores, ensinamentos e tradições. Por exemplo, a fábula da Lebre e a Tartaruga, além de entreter, ensina uma lição moral sobre a importância da constância e da determinação. Já os mitos, como os gregos, não apenas explicavam fenômenos naturais, mas também personificavam forças e sentimentos humanos em deuses e heróis, ajudando a entender o mundo e a si mesmo. As lendas, por sua vez, são narrativas que misturam fatos históricos com elementos fantásticos, criando uma atmosfera de mistério e ensinando lições sobre coragem e respeito.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento sobre fábulas, mitos e lendas em um contexto prático e interativo. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, ao mesmo tempo que exploram a diversidade cultural dos gêneros textuais estudados. Esta seção é crucial para transformar o aprendizado teórico em compreensão prática e crítica, garantindo que os alunos não só reconheçam, mas também apreciem e questionem as nuances desses textos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - O Desafio das Fábulas Migrantes
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de interpretação e adaptação cultural, além de promover a criatividade e o trabalho em equipe.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma fábula clássica de uma cultura diferente, como a Fábula de Esopo (Grécia), uma fábula africana, uma fábula indígena, entre outras. O desafio será adaptar a fábula recebida para um contexto moderno e local, mantendo a moral da história e inserindo elementos da cultura brasileira.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Distribua a cada grupo uma fábula de origem cultural distinta.
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Peça que cada grupo analise a fábula, identifique sua moral e pense em como adaptá-la para a realidade atual brasileira, mantendo sua essência.
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Os grupos devem criar uma nova versão da fábula, que pode ser escrita, em forma de história em quadrinhos ou até mesmo encenada.
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Cada grupo apresentará sua adaptação para a classe, explicando as mudanças realizadas e por que escolheram essas adaptações.
Atividade 2 - Mitos e Lendas ao Redor do Mundo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar o entendimento de diferentes culturas através de seus mitos e lendas, além de promover habilidades de pesquisa e apresentação.
- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, receberão um mito e uma lenda de diferentes regiões do mundo. Eles deverão criar um mapa-múndi gigante no chão da sala, onde posicionarão cada história em seu local de origem. Além disso, deverão preparar uma apresentação oral que explique os elementos principais de cada história, suas lições e como elas se relacionam com o contexto geográfico e cultural de onde provêm.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Distribua a cada grupo um mito e uma lenda de diferentes partes do mundo.
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Forneça materiais para que os grupos possam desenhar o mapa-múndi no chão da sala.
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Oriente os grupos a localizarem no mapa as histórias recebidas e a prepararem uma breve apresentação sobre cada uma delas.
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Os grupos apresentarão suas descobertas, explicando a importância das histórias em seus contextos culturais e geográficos.
Atividade 3 - Teatro de Lendas Urbanas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, além de promover o entendimento das lendas urbanas como parte do folclore brasileiro.
- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão uma lenda urbana brasileira para adaptar em uma peça de teatro curta. Eles deverão pesquisar sobre a lenda escolhida, desenvolver um roteiro que mantenha os elementos principais da história e, ao mesmo tempo, a torne cômica ou surpreendente. A atividade culminará com a apresentação das peças para toda a classe.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo escolhe uma lenda urbana brasileira para adaptar.
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Os grupos pesquisam sobre a lenda escolhida e desenvolvem um roteiro para uma peça curta, que pode ser cômica, dramática ou surpreendente.
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Os grupos ensaiam a peça.
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Cada grupo apresenta sua peça para a classe, seguida de uma pequena discussão sobre as escolhas de adaptação e o impacto das lendas urbanas na cultura brasileira.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado através da verbalização e compartilhamento das experiências de adaptação cultural e interpretação realizadas pelos alunos. Esta discussão serve para que os estudantes articulem o que aprenderam, reflitam sobre as diferenças culturais e apliquem os conceitos de fábulas, mitos e lendas em um contexto mais amplo. Além disso, permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos e identificar áreas que podem necessitar de reforço ou explicações adicionais.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente o contexto cultural da fábula, mito ou lenda que trabalharam, seguido de uma descrição das principais alterações feitas durante a adaptação. Em seguida, estimule os alunos a discutir como essas histórias podem ser relevantes ou ensinar algo no contexto atual. Por exemplo, pergunte: 'Quais valores ou lições culturais vocês acham que são mais importantes na história adaptada e por quê?'
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao adaptar a história de um contexto cultural para outro?
2. Como as lições morais ou ensinamentos presentes nas fábulas, mitos e lendas podem ser aplicados em situações reais ou atuais?
3. Há algum aspecto da história que vocês não conseguiram adaptar e por quê?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão é essencial para garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula e compreendido a sua aplicabilidade prática. Resumir os conteúdos ajuda na fixação da informação, enquanto a discussão sobre a conexão entre teoria e prática reforça a importância do que foi aprendido. Além disso, discutir a relevância cultural e moral dos gêneros textuais ajuda a contextualizar o aprendizado dentro de uma perspectiva mais ampla e duradoura.
Resumo
Na conclusão, o professor deve resumir os principais conteúdos abordados sobre fábulas, mitos e lendas, reforçando as características e diferenças entre esses gêneros textuais. Deve-se enfatizar as lições morais, os elementos culturais e as formas de adaptação discutidas durante as atividades práticas.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em situações reais e adaptassem as histórias estudadas para contextos modernos e locais. Isso não só reforçou a compreensão dos gêneros textuais, como também desenvolveu habilidades de análise crítica e interpretação cultural.
Fechamento
Finalmente, é crucial destacar a importância de fábulas, mitos e lendas na formação cultural e moral de um indivíduo. Essas narrativas não apenas entretêm, mas também ensinam valores e preservam tradições, sendo essenciais para o entendimento de diferentes culturas e épocas.