Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Notícia

Português

Original Teachy

'EF06LP01'

Gênero Textual: Notícia

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Gênero Textual: Notícia

Palavras ChaveGênero Textual: Notícia, Estrutura da Notícia, Objetivo Informativo, Leitura Crítica, Linguagem Jornalística, Imparcialidade, Veracidade, Trabalho em Equipe, Jornalismo, Comunicação, Mídias Digitais
Materiais NecessáriosComputadores ou tablets com acesso à internet, Projetor e tela para exibição de vídeo, Cópias impressas de notícias de jornais ou sites confiáveis, Folhas de papel e canetas, Temas para criação de notícias (impressos ou digitais)
Códigos BNCCEF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.; EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.; EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.; EF67LP01: Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.; EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.; EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam o propósito e a estrutura de uma notícia, habilidades essenciais para a produção e leitura de textos informativos. Desenvolver essas habilidades práticas conecta os alunos com o mercado de trabalho, especialmente em áreas de comunicação, jornalismo e mídias digitais, preparando-os para entender e participar de debates informados na sociedade.

Objetivos principais:

1. Compreender que uma notícia tem o objetivo de informar o leitor sobre um fato ou evento recente de relevância social.

2. Conhecer a estrutura textual de uma notícia.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos informativos.
  2. Estimular a curiosidade e o interesse pelo jornalismo e pela comunicação.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam o propósito e a estrutura de uma notícia, habilidades essenciais para a produção e leitura de textos informativos. Desenvolver essas habilidades práticas conecta os alunos com o mercado de trabalho, especialmente em áreas de comunicação, jornalismo e mídias digitais, preparando-os para entender e participar de debates informados na sociedade.

Contextualização

As notícias são uma parte essencial da nossa vida cotidiana. Elas nos informam sobre eventos recentes e de relevância social que acontecem no mundo ao nosso redor. Seja através de jornais, televisão, rádio ou internet, as notícias nos ajudam a entender o que está acontecendo e a formar opiniões sobre diversos assuntos. Compreender como uma notícia é estruturada é fundamental para interpretar corretamente as informações apresentadas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que o primeiro jornal impresso do mundo foi publicado em 1605 na Alemanha? Além disso, o jornalismo não se restringe apenas às notícias impressas; os jornalistas também trabalham em plataformas digitais, televisão e rádio. No mercado de trabalho, habilidades como a escrita clara e objetiva, a capacidade de investigação e o pensamento crítico são altamente valorizadas em áreas como comunicação, marketing e relações públicas.

Atividade Inicial

Inicie a aula com uma pergunta provocadora: 'Vocês já se perguntaram como as notícias são feitas e quem decide o que é notícia?' Em seguida, exiba um vídeo curto (2-3 minutos) mostrando os bastidores de uma redação de jornal, destacando o processo de produção de uma notícia desde a pauta até a publicação.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos apliquem na prática os conceitos aprendidos sobre a estrutura e características de uma notícia. Através da criação e análise de notícias, os alunos desenvolvem habilidades de escrita, leitura crítica e trabalho em equipe, essenciais tanto para o ambiente escolar quanto para o mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Objetivo de uma notícia
  2. Estrutura textual de uma notícia (título, lide, corpo do texto)
  3. Características da linguagem jornalística
  4. Importância da imparcialidade e da veracidade na notícia

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a importância das notícias no cotidiano. Pergunte: 'Como seria nosso dia a dia sem as notícias? Como elas influenciam nossa visão sobre o mundo?' Estimule-os a pensar sobre o papel do jornalista e a responsabilidade de informar corretamente a sociedade.

Mini Desafio

Criando sua Própria Notícia

Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma notícia a partir de um fato fictício ou real. Cada grupo receberá um tema e deverá seguir a estrutura textual de uma notícia.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua temas variados para cada grupo (ex.: evento escolar, descoberta científica, mudança climática).
  3. Cada grupo deve definir o título, escrever um lide claro e objetivo, e desenvolver o corpo do texto com os detalhes importantes.
  4. Incentive os alunos a utilizarem uma linguagem jornalística, clara e objetiva.
  5. Após a escrita, cada grupo deverá apresentar sua notícia para a turma, simulando um telejornal.

Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita jornalística, compreensão da estrutura de uma notícia e trabalho em equipe.

Duração: 30 - 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que leiam uma notícia de um jornal ou site confiável e identifiquem as partes principais (título, lide, corpo).
  2. Proponha que os alunos analisem a notícia lida e discutam em grupo se a notícia é imparcial e se apresenta veracidade nos fatos.
  3. Solicite que os alunos reescrevam o lide de uma notícia dada, mantendo a objetividade e clareza.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, compreendendo a relevância das notícias e sua estrutura textual. Através da recapitulação e reflexão, os alunos podem internalizar os conceitos e reconhecer a importância das habilidades desenvolvidas, tanto para o ambiente escolar quanto para futuras oportunidades no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o processo de criação das notícias que eles desenvolveram. Pergunte como foi a experiência de trabalhar em grupo para criar uma notícia e quais desafios enfrentaram. Incentive os alunos a refletirem sobre a importância da imparcialidade e veracidade nas notícias, discutindo como isso impacta a confiança do público nas informações divulgadas.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, como o objetivo das notícias, a estrutura de uma notícia (título, lide, corpo do texto), as características da linguagem jornalística e a importância da imparcialidade e veracidade. Reforce como cada atividade prática ajudou a consolidar esses conceitos.

Fechamento

Explique que a aula conectou teoria e prática ao permitir que os alunos criassem suas próprias notícias, utilizando as estruturas e técnicas aprendidas. Destacar a importância das notícias no cotidiano, sua influência na formação de opiniões e a relevância das habilidades desenvolvidas para o mercado de trabalho, especialmente em áreas como jornalismo, comunicação e marketing. Encerre a aula agradecendo a participação ativa dos alunos e incentivando-os a continuar praticando a leitura crítica de notícias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies