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Plano de aula de Evolução da Dança

Artes

Original Teachy

'EF69AR10'

Evolução da Dança

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Evolução da Dança

Palavras Chaveevolução da dança, transformações culturais, estilos de dança, dança clássica a contemporânea, influência social na dança, atividades interativas, performance de dança, análise histórica, desenvolvimento de habilidades analíticas, apreciação cultural
Materiais Necessáriosacesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, espaço adequado para performances, sistema de som para reprodução de músicas, materiais para anotações (cadernos, canetas), projetor ou TV para apresentações
Códigos BNCCEF69AR10: Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão sobre a evolução da dança. Ao focar nos objetivos principais, os alunos serão capazes de construir uma linha do tempo mental, conectando estilos de dança históricos com suas características e influências culturais. Isso não apenas enriquece seu conhecimento artístico, mas também desenvolve habilidades analíticas ao comparar e contrastar as diversas formas que a dança assumiu ao longo dos séculos.

Objetivos principais:

1. Explorar as transformações históricas da dança, identificando os elementos que caracterizam cada período.

2. Analisar as mudanças nos estilos de dança do cenário clássico para o contemporâneo, destacando os principais influenciadores e movimentos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e apreciação cultural através do estudo da dança.
  2. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela diversidade das expressões artísticas ao longo da história.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos reativando seu conhecimento prévio e relacionando-o com situações reais e pertinentes. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre como a dança pode ser um reflexo ou uma reação às condições sociais e culturais. A contextualização ajuda a entender a relevância do estudo da dança não só como arte, mas como um documento histórico e cultural, ampliando a percepção dos alunos sobre a influência da dança na e da sociedade.

Situações Problema

1. Como a dança pode refletir as mudanças sociais e culturais de uma época? Pense em exemplos de danças que surgiram em momentos históricos significativos e discuta suas características e o contexto em que foram criadas.

2. Imagine que você é um dançarino em uma era completamente diferente. Como as limitações tecnológicas e as regras sociais da época afetariam o estilo e a performance da dança? Compare isso com a liberdade expressiva encontrada nas danças contemporâneas.

Contextualização

A dança não é apenas uma forma de expressão artística, mas também um espelho das transformações culturais e sociais ao longo do tempo. Desde as danças rituais antigas até as modernas performances de rua, cada estilo reflete as condições de vida, os valores e as tecnologias de sua época. Por exemplo, o ballet clássico, que surgiu durante a Renascença, refletia a ordem e a harmonia valorizadas pela sociedade da época, enquanto o hip-hop, nascido nas ruas de Nova York na década de 1970, expressa questões de resistência e identidade cultural.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

O desenvolvimento tem o propósito de permitir que os alunos apliquem e aprofundem seus conhecimentos sobre a evolução da dança de uma maneira prática e interativa. Ao participar de atividades que exigem pesquisa, criatividade e apresentação, os alunos não só solidificam sua compreensão do conteúdo aprendido em casa, mas também desenvolvem habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dança Através dos Tempos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão das transformações históricas da dança e o impacto das mudanças culturais e tecnológicas em diferentes estilos de dança.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá a tarefa de explorar uma era específica da dança (como a Renascença, o período Barroco, o século 20, etc.). Eles deverão criar uma breve apresentação que inclua uma performance que reflita os estilos de dança daquela época, além de explicar as influências culturais, sociais e tecnológicas que moldaram esses estilos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo uma era específica da história da dança para explorar.

  • Os alunos devem pesquisar os estilos de dança predominantes durante a era atribuída, focando nas influências culturais, sociais e tecnológicas.

  • Cada grupo deve preparar uma apresentação de 5 minutos que inclua uma performance e uma explicação das suas descobertas.

  • As apresentações devem ser feitas na frente da classe, permitindo que todos os alunos aprendam sobre as diferentes eras da dança.

Atividade 2 - Coreografia através das Culturas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades criativas e analíticas ao combinar diferentes estilos de dança e entender como elementos culturais e históricos se entrelaçam.

- Descrição: Os alunos irão criar uma coreografia que misture elementos de dois estilos de dança de diferentes períodos ou culturas, demonstrando a evolução da dança e a interação entre diferentes influências culturais. Esta atividade visa não apenas a execução da dança, mas também a compreensão e a apreciação das diferenças e semelhanças entre os estilos de dança estudados.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de 5.

  • Cada grupo escolhe dois estilos de dança de diferentes períodos ou culturas.

  • Os grupos devem pesquisar ambos os estilos, focando em suas origens, características e influências.

  • Cada grupo cria uma coreografia que combine elementos de ambos os estilos, refletindo sobre como eles podem ser harmonizados.

  • Os grupos apresentam suas coreografias para a classe, seguidas de uma breve discussão sobre as escolhas criativas feitas.

Atividade 3 - Dance a História

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a transição de estilos de dança ao longo do tempo e a influência de contextos históricos e culturais na evolução da dança.

- Descrição: Nesta atividade interativa, os alunos irão 'dançar a história' ao recriarem danças históricas famosas e adaptá-las para incluir movimentos modernos. Isso não só ajuda a entender a evolução da dança, mas também permite aos alunos uma experiência prática da influência do contexto histórico nos estilos de dança.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo seleciona uma dança histórica famosa para estudar e recriar.

  • Os alunos devem investigar o contexto histórico, as técnicas e os movimentos característicos da dança escolhida.

  • Cada grupo deve então adaptar a dança para incluir elementos de dança contemporânea, criando uma performance híbrida.

  • Apresentar as danças adaptadas na sala de aula, seguidas de uma discussão sobre as mudanças feitas e seus significados.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade proporcionar aos alunos uma oportunidade de refletir e verbalizar o que aprenderam, além de ouvir as perspectivas e descobertas de seus colegas. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento adquirido, permitindo que os alunos apliquem suas habilidades analíticas e críticas ao avaliar e discutir as informações coletadas e apresentadas por seus colegas. Este momento também serve para fortalecer as habilidades de comunicação e argumentação dos alunos.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir aos alunos que se reúnam em círculo e compartilhem as experiências e descobertas de suas atividades. O professor pode começar com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de explorar diferentes eras e estilos de dança, gostaria que compartilhassem o que mais os surpreendeu ou interessou durante suas pesquisas e apresentações. Vamos também refletir sobre como os estilos de dança podem nos contar histórias sobre as pessoas e os tempos em que foram criados.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao tentar recriar ou adaptar os estilos de dança de diferentes épocas?

2. Como vocês acham que a dança pode ser usada para entender melhor a cultura e a sociedade de um período histórico?

3. De que maneira as tecnologias e mudanças sociais influenciaram os estilos de dança que vocês estudaram?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido, permitindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compreendam a relevância do estudo da dança não somente como forma artística, mas como um fenômeno cultural e social. Esta reflexão final ajuda a integrar a teoria com a prática e destaca a relevância da dança na compreensão das dinâmicas culturais e históricas.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve revisar os principais pontos discutidos sobre a evolução da dança, destacando as mudanças desde os períodos clássicos até os contemporâneos. Deve-se enfatizar as influências culturais, sociais e tecnológicas que moldaram os diferentes estilos de dança ao longo da história.

Conexão com a Teoria

O professor deve destacar como as atividades práticas realizadas na sala de aula ajudaram a conectar a teoria estudada em casa com a prática, permitindo aos alunos uma compreensão mais aprofundada de como diferentes períodos e culturas influenciaram a dança. Além disso, deve-se discutir como a análise e a recriação de danças de diferentes eras proporcionaram uma visão prática das transformações da dança.

Fechamento

Por fim, o professor deve reiterar a importância da dança como uma forma de expressão que não apenas reflete, mas também influencia mudanças culturais e sociais. Deve-se discutir como o entendimento da evolução da dança pode enriquecer a apreciação cultural dos alunos e oferecer insights sobre o contexto histórico de diferentes sociedades.

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