Entrar

Plano de aula de Calor e Temperatura

Ciências

Original Teachy

'EF07CI02'

Calor e Temperatura

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Calor e Temperatura

Palavras ChaveCalor, Temperatura, Sensação Térmica, Metodologia Digital, Ciências, 7º Ano, Atividades Práticas, Redes Sociais, Gamificação, Interatividade, Aprendizado Colaborativo, Kahoot, Quizizz, Scratch, Feedback 360°, Pensamento Crítico
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo, Conta no Instagram ou TikTok (ou plataforma de simulação), Conta no Kahoot ou Quizizz, Computadores ou tablets para programação no Scratch, Papel e caneta (para anotações e rascunhos), Projetor (para apresentações), Conexão estável de internet
Códigos BNCCEF07CI02: Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar os alunos sobre os objetivos primordiais do aprendizado, estabelecendo uma base clara e coerente sobre o que será abordado durante a aula. Este momento é crucial para alinhar expectativas e focar a atenção dos alunos nos pontos principais do conteúdo, preparando-os para as atividades práticas que seguirão.

Objetivos principais:

1. Compreender os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica.

2. Diferenciar calor, temperatura e sensação térmica em diferentes contextos práticos.

3. Analisar como a temperatura pode diferir da sensação térmica em situações cotidianas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupos colaborativos.
  2. Aprimorar a capacidade de argumentação e comunicação ao explicar conceitos científicos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar os alunos sobre os objetivos primordiais do aprendizado, estabelecendo uma base clara e coerente sobre o que será abordado durante a aula. Este momento é crucial para alinhar expectativas e focar a atenção dos alunos nos pontos principais do conteúdo, preparando-os para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Calor e temperatura são conceitos fundamentais na ciência que afetam nosso cotidiano de diversas formas, desde a previsão do tempo até o funcionamento de nossos dispositivos eletrônicos. Para iniciar, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre calor ou temperatura e compartilharem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a diferença entre calor e temperatura?

2. Como a sensação térmica pode ser diferente da temperatura real?

3. Por que um dia de 20°C pode parecer mais quente ou mais frio dependendo do contexto?

4. Como o calor se transfere de um objeto para outro?

5. Que exemplos cotidianos mostram a diferença entre temperatura e sensação térmica?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos em atividades práticas, utilizando tecnologias digitais e metodologias ativas de ensino. Isso promove um aprendizado significativo e contextualizado, permitindo que os alunos apliquem conceitos de calor, temperatura e sensação térmica em situações reais e interativas. As atividades são desenhadas para desenvolver não só o entendimento científico, mas também habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores do Clima ️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Familiarizar os alunos com os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica usando ferramentas digitais e práticas de comunicação moderna.

- Descrição: Os alunos irão criar uma sequência de postagens no Instagram ou TikTok como 'influenciadores digitais do clima', explicando os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica. Eles usarão vídeos, fotos e legendas para comunicar suas ideias de forma clara e atrativa, contextualizando a informação com situações cotidianas e curiosidades sobre clima e temperatura.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e distribua um celular para cada grupo.

  • Cada grupo escolhe um papel específico: apresentador, cinegrafista, editor, pesquisador e roteirista.

  • Pesquisem exemplos práticos de calor, temperatura e sensação térmica na internet e como essas condições afetam nosso dia a dia.

  • Gravem pequenos vídeos explicando esses conceitos com exemplos: um dia frio, um dia quente e como diferentes materiais reagem ao calor.

  • Usem aplicativos de edição de vídeo para tornar o conteúdo mais atraente (adicionem gráficos, emojis e efeitos visuais).

  • Postem os vídeos nas redes sociais (ou simulem uma postagem) e preparem uma breve apresentação para a turma, explicando as escolhas de conteúdo e os conceitos abordados.

  • Encoraje os alunos a comentarem e darem feedback nos vídeos dos colegas, reforçando a aprendizagem colaborativa.

Atividade 2 - Desvendando Mitos Climáticos ❄️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade crítica dos alunos, permitindo que identifiquem e desmistifiquem conceitos errados sobre calor e temperatura de maneira interativa e divertida.

- Descrição: Os alunos vão criar um quiz interativo sobre mitos e verdades relacionadas a calor e temperatura, usando ferramentas como Kahoot ou Quizizz. Eles vão desenvolver perguntas baseadas em situações cotidianas e curiosidades, buscando desmistificar conceitos errados sobre o tema e reforçar o conhecimento adquirido.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve pesquisar e identificar 10 mitos comuns sobre calor, temperatura e sensação térmica.

  • Usando o Kahoot ou Quizizz, os alunos criarão um quiz interativo com perguntas de múltipla escolha para desmistificar esses conceitos.

  • Testem o quiz entre os grupos, permitindo que cada grupo jogue o quiz criado pelos colegas.

  • Cada grupo deve preparar uma pequena explicação para cada pergunta do quiz, justificando a resposta correta e esclarecendo os mitos.

  • Convidem os alunos a compartilharem suas impressões e novos aprendizados após a atividade.

Atividade 3 - Gamificação Climática 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Permitir aos alunos explorar de forma prática e divertida como variáveis ambientais afetam a sensação térmica, usando conceitos de programação e gamificação.

- Descrição: Os alunos vão criar um jogo digital que simula diferentes condições climáticas e como elas afetam a sensação térmica. Eles usarão uma plataforma online como Scratch para programar um jogo simples que ensine aos jogadores sobre as variáveis de calor, temperatura e sensação térmica.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve delinear um plano para seu jogo, definindo as variáveis que irão incluir (ex.: diferentes roupas, locais, atividades físicas).

  • Usar a plataforma Scratch ou uma ferramenta similar para desenvolver um jogo básico onde os jogadores possam ajustar variáveis como presença de vento, umidade, tipo de roupa e atividade física para ver como isso afeta a sensação térmica.

  • Testem e ajustem o jogo com base no feedback dos colegas.

  • Preparem uma breve apresentação para demonstrar como o jogo funciona e os conceitos que ele ensina.

  • Encoraje os alunos a jogar os jogos dos colegas e fornecer feedback construtivo.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

Finalidade: Esta etapa do plano de aula tem como objetivo consolidar o aprendizado e promover a reflexão sobre os conceitos abordados. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de revisitar os conteúdos trabalhados, discutir suas experiências e ampliar suas compreensões ao ouvir as perspectivas de seus colegas. Esse processo de metacognição é essencial para aprofundar o conhecimento e desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde cada grupo de alunos compartilha suas descobertas e processos ao realizar as atividades. Roteiro sugerido para introdução dessa discussão:

  1. Peça para cada grupo apresentar seus vídeos, quizes ou jogos.
  2. Pergunte sobre os desafios encontrados durante a criação dos conteúdos e como eles superaram esses desafios.
  3. Discuta as diferentes abordagens que cada grupo utilizou para explicar os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica.
  4. Incentive os alunos a fazerem perguntas e fornecerem feedback construtivo aos colegas.

Reflexões

1.Quais foram as principais diferenças que vocês observaram entre calor, temperatura e sensação térmica durante as atividades? 2.Como vocês acham que o entendimento desses conceitos pode ajudar em situações cotidianas, como escolher roupas adequadas para diferentes climas? 3.Que mitos sobre calor e temperatura vocês conseguiram desmistificar e como isso mudou a percepção de vocês sobre o tema?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a participar de uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno do grupo fornece feedback aos seus colegas. Orientações para o Feedback:

  1. Comece com uma observação positiva sobre a contribuição de cada colega.
  2. Apresente uma sugestão construtiva, apontando áreas que podem ser melhoradas.
  3. Termine com uma proposta de como o colega pode continuar a se desenvolver em atividades futuras.
  4. Reforce a importância de manter um tom respeitoso e encorajador durante todo o processo de feedback.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o conhecimento adquirido, conectando-o a aplicações práticas e ao contexto moderno. Além disso, promove um fechamento significativo para a aula, reforçando a importância dos tópicos estudados e incentivando os alunos a aplicar esse aprendizado em suas vidas diárias.

Resumo

 Resumo Divertido: Imagine que você é um agente secreto do clima! ️ Sua missão foi desvendar os mistérios do calor, temperatura e sensação térmica. Já sabemos que:

  • O calor é a energia que se transfere entre corpos. 
  • A temperatura é uma medida dessa energia. ️
  • A sensação térmica é como nosso corpo percebe essa temperatura, influenciado por fatores como vento e umidade. ️ Cada atividade nos deu ferramentas para explorar esses conceitos de maneiras criativas e relevantes para nosso mundo digital.

No Mundo

No Mundo: Hoje, você não aprendeu apenas conceitos; você conectou ciência com a realidade moderna, integrando mídias sociais, gamificação e ferramentas interativas. Quão incrível é isso?  Em um mundo onde as condições climáticas afetam nosso dia a dia, de escolher a roupa certa para sair até entender impactos ambientais, saber sobre calor, temperatura e sensação térmica é mais relevante do que nunca!

Na Prática

Aplicações: Compreender esses conceitos é essencial para muitas situações cotidianas. Desde vestir-se apropriadamente para diferentes climas até ajustar a temperatura de aparelhos eletrônicos, o conhecimento desse conteúdo é prático e aplicável. Além disso, em tempos de mudança climática, saber interpretar informações climáticas é fundamental para tomar decisões informadas e sustentáveis.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies