Entrar

Plano de aula de Brasil: Geração de Energia

Geografia

Original Teachy

'EF07GE05'

Brasil: Geração de Energia

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender os diferentes tipos de energia gerados no Brasil e sua importância para o país.
    • Os alunos serão capazes de listar e descrever brevemente os principais tipos de energia gerados no Brasil, como hidrelétrica, eólica, solar, nuclear, térmica, entre outros.
    • Eles também serão capazes de reconhecer e explicar a importância de cada tipo de energia para a matriz energética brasileira.
  2. Identificar as fontes de energia mais utilizadas no Brasil e no mundo.
    • Os alunos serão capazes de identificar as fontes de energia mais utilizadas no Brasil, destacando a relevância das energias renováveis e a necessidade de diversificação da matriz energética.
    • Eles também serão capazes de comparar a matriz energética brasileira com a mundial, identificando semelhanças e diferenças.
  3. Avaliar os impactos ambientais e socioeconômicos da geração de energia no Brasil.
    • Os alunos serão capazes de discutir os impactos ambientais e socioeconômicos da geração de energia no Brasil, considerando diferentes tipos de energia.
    • Eles serão incentivados a formar opiniões críticas a respeito da geração de energia no país, levando em conta a sustentabilidade e a justiça social.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados, através do estudo da matriz energética brasileira.
  • Estimular a participação ativa e o pensamento crítico, por meio de discussões em sala de aula e atividades práticas.
  • Promover a consciência ambiental e a responsabilidade social, ao abordar a temática da energia sustentável.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de fontes de energia, matriz energética e sustentabilidade, relembrando aos alunos a importância desses conceitos para o entendimento do tema da aula.
    • É sugerido que os alunos participem da revisão, compartilhando o que lembram dos conteúdos anteriores e como eles se relacionam com o tema da aula.
  2. Situações-problema:

    • O professor propõe duas situações-problema para instigar o pensamento crítico dos alunos:
      1. "Imagine que o Brasil decide parar de usar energia hidrelétrica. Quais seriam as consequências para o país, considerando que a hidrelétrica é a principal fonte de energia do Brasil?"
      2. "Se você fosse o presidente do Brasil, qual tipo de energia você priorizaria para a geração de eletricidade? Como essa decisão afetaria o meio ambiente e a sociedade?"
  3. Contextualização:

    • O professor contextualiza a importância do tema, explicando que a geração de energia é fundamental para o Desenvolvimento de um país, mas que essa geração pode ter impactos significativos no meio ambiente e na sociedade.
    • É ressaltado que o Brasil é um dos maiores produtores de energia do mundo, principalmente devido à geração hidrelétrica, e que a diversificação da matriz energética e a busca por fontes mais limpas e renováveis são temas de grande relevância atualmente.
  4. Introdução ao tópico:

    • O professor introduz o tópico da aula, apresentando algumas curiosidades e fatos interessantes, como:
      1. "Você sabia que a energia hidrelétrica é a fonte mais utilizada para a geração de eletricidade no Brasil e no mundo?"
      2. "Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de energia eólica da América Latina e o nono no mundo?"
      3. "Você sabia que a energia solar é a que mais cresce no Brasil, com um aumento de 407% na capacidade instalada entre 2018 e 2020?"
    • O professor também pode compartilhar notícias recentes sobre a geração de energia no Brasil, como a construção de novas usinas hidrelétricas, parques eólicos e usinas solares, ou debates sobre a segurança e o custo da energia nuclear.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Jogo da Matriz Energética" (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a classe em grupos de 4 a 5 alunos e distribui para cada grupo um tabuleiro do "Jogo da Matriz Energética".
    • O jogo consiste em um tabuleiro com diferentes tipos de energia (hidrelétrica, eólica, solar, nuclear, térmica, etc.) e cartas de impactos (ambientais, socioeconômicos, custos, etc.).
    • Os alunos, em seus respectivos turnos, devem escolher uma carta de energia e uma carta de impacto. Eles devem então discutir em seu grupo e argumentar sobre como a energia escolhida afeta o impacto selecionado.
    • Após a discussão, o grupo deve posicionar a carta de energia no tabuleiro, indicando o quão sustentável e eficiente a energia é para o impacto selecionado.
    • O jogo continua até que todos os grupos tenham colocado todas as suas cartas no tabuleiro. O grupo com a matriz energética mais sustentável e eficiente no final do jogo vence.
    • Este jogo tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam a complexidade da matriz energética e dos impactos da geração de energia, estimulando o pensamento crítico e a colaboração.
  2. Atividade "Debate: O Futuro da Energia no Brasil" (10 - 15 minutos)

    • Após o jogo, o professor propõe um debate entre os grupos. Cada grupo deve defender uma posição sobre o futuro da geração de energia no Brasil. As posições podem ser:
      1. Continuar com a expansão das hidrelétricas e termelétricas;
      2. Investir mais em energias renováveis (eólica, solar, biomassa);
      3. Desenvolver a energia nuclear;
      4. Buscar outras fontes de energia (maremotriz, geotérmica, etc.).
    • O professor deve fornecer aos alunos materiais de apoio (artigos, gráficos, etc.) para embasar suas argumentações.
    • Os grupos têm um tempo determinado para preparar seus argumentos. Durante a preparação, o professor deve circular pela sala, esclarecendo dúvidas e estimulando a reflexão.
    • Após a preparação, cada grupo apresenta sua posição e argumentos. Os demais grupos podem fazer perguntas e apresentar contra-argumentos.
    • Ao final do debate, o professor deve conduzir uma discussão geral, destacando os pontos principais de cada posição e os desafios e possibilidades da geração de energia no Brasil.
    • Esta atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de argumentação e o pensamento crítico dos alunos, além de promover a pesquisa e o debate sobre um assunto de relevância atual.
  3. Atividade "Construção de um Modelo de Usina" (5 - 10 minutos)

    • Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor propõe a atividade prática de construção de um modelo de usina (hidrelétrica, eólica, solar, etc.), utilizando materiais recicláveis (papel, plástico, palitos de churrasco, etc.).
    • Cada grupo de alunos deve escolher um tipo de usina e construir um modelo, levando em conta a eficiência energética e os impactos ambientais e socioeconômicos.
    • O professor deve orientar os alunos durante a construção, esclarecendo dúvidas e fazendo questionamentos para estimular a reflexão.
    • Ao final da atividade, os modelos de usina devem ser expostos e os alunos devem explicar as características e os impactos de sua usina.
    • Esta atividade tem como objetivo proporcionar uma compreensão prática e concreta da geração de energia, reforçando os conceitos discutidos durante a aula e promovendo a criatividade e a cooperação.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades.
    • Cada grupo terá, no máximo, 2 minutos para compartilhar suas principais descobertas e argumentos, enquanto o restante da classe escuta e pode fazer perguntas ou comentários.
    • O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar, promovendo a participação ativa e o respeito mútuo.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão, o professor faz a conexão entre as atividades práticas realizadas e os conceitos teóricos abordados na aula.
    • Ele destaca como as soluções ou conclusões encontradas pelos alunos se relacionam com a geração de energia no Brasil, a matriz energética, as fontes de energia e seus impactos.
    • O professor também pode aproveitar para esclarecer possíveis dúvidas que tenham surgido durante as atividades, reforçando os conceitos importantes e aprofundando a compreensão dos alunos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele faz perguntas como:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Os alunos têm um minuto para pensar e, em seguida, são convidados a compartilhar suas reflexões.
    • O professor deve valorizar todas as respostas, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes experiências e perspectivas.
  4. Feedback e Avaliação (1 minuto)

    • Finalmente, o professor solicita um feedback dos alunos sobre a aula, perguntando se eles consideraram as atividades interessantes e úteis para a compreensão do tema.
    • Ele também pode propor uma avaliação rápida, como um quiz ou uma pergunta de múltipla escolha, para verificar o nível de entendimento da turma.
    • O feedback e a avaliação serão importantes para o professor ajustar suas futuras aulas e garantir que os Objetivos de aprendizagem sejam alcançados.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor encerra a aula resumindo os principais pontos discutidos e recapitulando os conceitos-chave sobre a geração de energia no Brasil e no mundo.
    • Ele reforça a importância da matriz energética, das fontes de energia e dos impactos da geração de energia para o Desenvolvimento sustentável do país.
    • O professor pode, por exemplo, retomar a discussão sobre os diferentes tipos de energia e seus impactos, relembrando as principais características de cada um.
    • Ele também pode voltar às situações-problema propostas na Introdução e verificar se as reflexões dos alunos mudaram após a discussão e as atividades.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor destaca a importância da aula em conectar a teoria, a prática e as aplicações reais, mostrando como os conceitos teóricos sobre a geração de energia se aplicam na prática e têm impacto na vida cotidiana dos alunos.
    • Ele ressalta como as atividades práticas, como o jogo da matriz energética e a construção do modelo de usina, permitiram aos alunos compreender de forma mais concreta e visual os conceitos abordados.
    • O professor também pode mencionar exemplos de aplicações reais, como a importância da diversificação da matriz energética para a segurança e a sustentabilidade do país, ou os desafios e as potencialidades das energias renováveis e da energia nuclear.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • Para complementar o aprendizado, o professor sugere alguns materiais extras para os alunos explorarem por conta própria, como vídeos, documentários, sites e artigos sobre a geração de energia no Brasil e no mundo.
    • Ele pode, por exemplo, recomendar o documentário "A Era da Estupidez", que discute a crise energética e as mudanças climáticas, ou o site do Ministério de Minas e Energia, que apresenta dados atualizados sobre a matriz energética brasileira.
    • O professor também pode indicar livros de referência sobre o tema, como "Energia: o futuro sustentável" de José Goldemberg, ou "Energia e Meio Ambiente" de Taís Pinheiro Machado.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do assunto para a vida dos alunos, explicando como a geração de energia afeta diretamente o cotidiano de cada um.
    • Ele pode mencionar, por exemplo, como a escolha das fontes de energia influencia o preço da energia que os alunos pagam em casa, ou como a matriz energética de um país pode afetar sua economia, seu meio ambiente e sua segurança.
    • O professor reforça a necessidade de os cidadãos estarem informados e engajados nesse tema, entendendo os diferentes tipos de energia, seus impactos e as possibilidades para um futuro energético mais sustentável.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies