Entrar

Plano de aula de O Protestantismo

História

Original Teachy

'EF07HI04'

O Protestantismo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | O Protestantismo

Palavras ChaveProtestantismo, Reforma Protestante, Igreja Católica, Martinho Lutero, João Calvino, Henrique VIII, Contra-Reforma, Redes Sociais, Metodologia Digital, História, 7º ano, Atividades digitais, Aprendizagem ativa, Debate, Escape Room
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Plataformas de apresentação de slides (ex: Google Slides), Ferramentas de documentos colaborativos (ex: Google Docs), Ferramentas de criação de quizzes online (ex: Kahoot!, Mentimeter), Plataformas de criação de jogos de escape (ex: Google Forms, Breakout EDU), Internet de alta velocidade, Projetor ou TV para exibir apresentações, Material de escrita (papel, canetas)
Códigos BNCCEF07HI04: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.; EF07HI05: Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e direcionada dos principais objetivos de aprendizagem. Ao descrever os tópicos e habilidades necessárias, o professor poderá guiar os alunos de maneira eficaz, garantindo que os pontos cruciais sejam compreendidos e explorados de maneira aprofundada ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender os processos políticos e religiosos que levaram à Reforma Protestante.

2. Analisar as mudanças sociais decorrentes do surgimento das igrejas protestantes.

3. Explicar como a Igreja Católica respondeu à Reforma Protestante.

Objetivos secundários:

  1. Refletir sobre o impacto das redes sociais na disseminação de ideias e compará-las com a divulgação das teses de Martinho Lutero.
  2. Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação através de debates e atividades colaborativas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: Esta etapa inicial serve para engajar os alunos com o tema através do uso de tecnologias digitais que fazem parte de sua realidade cotidiana. Ao buscar fatos interessantes sobre a Reforma Protestante, eles se conectam diretamente com o conteúdo estudado de forma prática e participativa, permitindo uma troca rica de informações que contribuirá para um debate inicial animado e contextualizado.

Aquecendo

Aquecimento: Introduza o tema dizendo que o Protestantismo foi um movimento religioso que começou no século XVI, liderado por figuras como Martinho Lutero, que questionaram práticas e doutrinas da Igreja Católica. Agora, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a Reforma Protestante e compartilharem com a turma. Eles podem usar redes sociais, sites de busca ou outras fontes digitais. Incentive a diversidade de informações para enriquecer a discussão.

Reflexões Iniciais

1. O que motivou Martinho Lutero a iniciar a Reforma Protestante?

2. Quais foram as principais críticas de Lutero à Igreja Católica?

3. Como a disseminação das ideias de Lutero pode ser comparada à disseminação de ideias nas redes sociais hoje?

4. Quais mudanças sociais e políticas resultaram do surgimento das igrejas protestantes?

5. De que forma a Igreja Católica respondeu à Reforma Protestante?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma imersão prática e colaborativa no tema estudado, utilizando tecnologias digitais para tornar o aprendizado mais envolvente e conectado com a realidade dos alunos. As atividades propostas visam desenvolver habilidades de argumentação, comunicação digital, pesquisa e resolução de problemas, ao mesmo tempo que aprofundam a compreensão sobre a Reforma Protestante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Reforma

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a compreensão profunda das ideias e ações das figuras históricas da Reforma Protestante, enquanto desenvolve a criatividade e habilidades de comunicação digital dos alunos.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá uma figura histórica-chave da Reforma Protestante (como Martinho Lutero, João Calvino ou Henrique VIII) para representá-la como um influenciador digital moderno. Cada grupo deverá criar uma conta fictícia em uma rede social (utilizando apresentações de slides ou documentos colaborativos) para o seu influenciador e preparar uma série de postagens que expliquem suas ideias e ações de forma acessível e envolvente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma figura histórica da Reforma Protestante.

  • Usando apresentações de slides ou documentos colaborativos, cada grupo criará uma conta de rede social fictícia para sua figura histórica.

  • Os alunos devem pesquisar e criar postagens que expliquem as ideias, críticas e ações de sua figura histórica. As postagens devem ser visuais e textuais, usando imagens, memes, vídeos curtos (se possível), e hashtags.

  • Incentive os grupos a interagir, comentando nas 'postagens' de outros grupos para fomentar um 'debate' digital.

  • Após a criação das postagens, cada grupo apresentará suas redes sociais fictícias para a turma, explicando seu conteúdo e estratégias de engajamento.

Atividade 2 - Debate Gamificado: Reforma x Contra-Reforma

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e habilidades de argumentação, além de promover a compreensão das diferentes perspectivas e reações em relação à Reforma Protestante.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate gamificado no qual serão divididos em dois grandes grupos: um representando os líderes da Reforma Protestante e o outro representando a Igreja Católica durante a Contra-Reforma. Utilizando ferramentas digitais de votação e quiz, os alunos deverão defender seus pontos de vista e responder a desafios propostos pelo grupo adversário.

- Instruções:

  • Divida a classe em dois grandes grupos: Grupo Reforma e Grupo Contra-Reforma.

  • Cada grupo deve usar seus celulares e computadores para pesquisar e preparar argumentos para defender suas posições.

  • Utilize uma plataforma de quiz online (como Kahoot! ou Mentimeter) para criar perguntas e desafios que os grupos deverão responder durante o debate.

  • O debate será dividido em rodadas. Em cada rodada, um grupo apresenta um argumento e o outro responde. Após cada rodada, a turma vota no argumento mais convincente usando uma ferramenta de votação online.

  • No final do debate, faça uma contagem de votos para determinar qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes.

Atividade 3 - Jogo de Escape: Os Segredos da Reforma

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover um aprendizado lúdico e colaborativo, incentivando a pesquisa e a resolução de problemas enquanto se aprofunda no conhecimento sobre a Reforma Protestante.

- Descrição: Os alunos participarão de um 'Escape Room' digital, onde devem resolver enigmas relacionados à Reforma Protestante para avançar nas fases e conseguir 'escapar'. Utilizando plataformas de criação de jogos de escape (como Google Forms ou Breakout EDU), os enigmas incluirão perguntas, quebra-cabeças e desafios que exigirão uma compreensão profunda do tema.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 pessoas.

  • Crie ou use uma plataforma de escape room digital para desenvolver uma série de enigmas e desafios sobre a Reforma Protestante.

  • Cada grupo deve resolver os enigmas sequencialmente, usando celulares e computadores para pesquisar respostas.

  • Os enigmas podem incluir perguntas sobre figuras históricas, eventos importantes, mudanças políticas e sociais, e a resposta da Igreja Católica à Reforma.

  • O grupo que resolver todos os enigmas e 'escapar' primeiro ganhará um prêmio ou reconhecimento simbólico.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: Esta etapa tem como objetivo consolidar o aprendizado de maneira colaborativa e reflexiva, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas, recebam feedback construtivo e se engajem em uma discussão rica e contextualizada sobre a Reforma Protestante e suas implicações.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão onde os grupos compartilhem o que aprenderam durante as atividades e as conclusões a que chegaram. Siga este breve roteiro para começar:

  1. Introdução: 'Vamos compartilhar nossas descobertas sobre a Reforma Protestante. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar o que aprendeu durante as atividades.'
  2. Presentação dos Grupos: Peça que cada grupo fale sobre sua figura histórica, seus posts nas redes sociais fictícias, e as experiências no debate gamificado e no jogo de escape.
  3. Discussão Geral: Após as apresentações, abra a discussão para perguntas e comentários que incentivem a troca de insights entre os alunos.
  4. Síntese: Resuma os pontos principais discutidos, ressaltando as aprendizagens mais significativas e como elas se conectam à realidade atual dos alunos.

Reflexões

1. Como os aspectos políticos e religiosos da Reforma Protestante influenciaram as mudanças sociais? 2. De que maneira a Igreja Católica reagiu às críticas e desafios impostos pela Reforma? 3. Como podemos comparar a disseminação de ideias na época da Reforma com a disseminação de informações nas redes sociais hoje?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno fornece e recebe feedback dos colegas do grupo. Oriente os alunos a manterem um tom construtivo e respeitoso. Siga estas orientações:

  1. Preparação: 'Cada aluno terá 2 minutos para dar feedback a um colega do grupo, focando em aspectos positivos e sugestões de melhoria.'
  2. Feedback: 'Lembre-se de ser específico em seu feedback, destacando o que foi útil e o que pode ser melhorado.'
  3. Conclusão: Após a rodada de feedback, peça aos alunos que reflitam sobre o que ouviram e como podem aplicar os insights recebidos para aprimorar suas habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa tem como objetivo consolidar o aprendizado de uma forma divertida e refletiva, conectando os eventos históricos com a realidade moderna dos alunos. Ao resumir os conceitos e mostrar suas aplicações práticas, a conclusão visa fortalecer a compreensão do tema e incentivar os alunos a serem pensadores críticos e engajados nas dinâmicas contemporâneas.

Resumo

Resumo Lúdico: Imagine que a Reforma Protestante é uma peça de teatro épica! No palco, temos Martinho Lutero, o protagonista rebelde, que desafiou a poderosa Igreja Católica com suas 95 teses. Ele não estava sozinho: João Calvino e Henrique VIII também subiram ao palco com suas críticas e reformas. Enquanto isso, a Igreja Católica respondeu com a Contra-Reforma, criando uma espécie de 'batalha de ideias'. No meio disso tudo, as mudanças sociais e políticas mudaram o cenário, e a plateia (sociedade) nunca mais foi a mesma. Tudo isso nos mostra um espetáculo de transformação e inovação que, de certa forma, reflete o dinamismo das redes sociais de hoje.

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Assim como a disseminação das ideias de Lutero foi revolucionária, hoje as redes sociais permitem que uma ideia se espalhe e cause impacto global em questão de minutos. O ambiente de rápida circulação de ideias e debates que vimos na Reforma Protestante pode ser comparado à dinâmica moderna das mídias digitais, onde qualquer pessoa pode ser um influenciador e promover mudanças significativas na sociedade.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Entender a Reforma Protestante nos ajuda a perceber como ideias e movimentos podem provocar mudanças profundas na sociedade. Isso é crucial no mundo atual, onde ser crítico e bem-informado é fundamental para participar ativamente da vida social e política, além de compreender o poder e os desafios das redes sociais na disseminação de informações e ideias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies