Plano de Aula | Metodologia Técnica | Colonização Espanhola na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão
Palavras Chave | Colonização Espanhola, Economia Colonial, Sociedade Colonial, Administração Colonial, Igreja Católica, Povos Indígenas, Escravização de Povos Africanos, Mercantilismo, Encomienda, Análise Crítica, Reflexão Histórica, Atividade Maker, Construção de Maquete, História da América Latina |
Materiais Necessários | Vídeo sobre a chegada dos espanhóis à América, Projetor ou tela para exibição do vídeo, Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa, Materiais para construir maquetes (papelão, cartolina, cola, tesoura, tintas, pequenos objetos), Folhas de papel para anotações, Canetas e lápis, Quadro branco ou flip chart para anotações e discussões |
Códigos BNCC | EF07HI02: Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.; EF07HI03: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.; EF07HI08: Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.; EF07HI09: Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.; EF07HI10: Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.; EF07HI15: Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.; EF07HI16: Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.; EF07HI17: Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. |
Ano Escolar | 7º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é introduzir os alunos aos temas centrais da colonização espanhola na América, destacando a importância de entender os componentes econômicos, sociais e administrativos que moldaram esse período. O desenvolvimento de habilidades práticas, como análise crítica e reflexão histórica, permite que os alunos façam conexões significativas com o mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar e contextualizar informações históricas é valorizada.
Objetivos principais:
1. Identificar os principais aspectos da colonização espanhola na América.
2. Descrever a participação da igreja e as relações com os povos indígenas.
3. Compreender a escravização de povos africanos e o mercantilismo.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão histórica.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é introduzir os alunos aos temas centrais da colonização espanhola na América, destacando a importância de entender os componentes econômicos, sociais e administrativos que moldaram esse período. O desenvolvimento de habilidades práticas, como análise crítica e reflexão histórica, permite que os alunos façam conexões significativas com o mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar e contextualizar informações históricas é valorizada.
Contextualização
A colonização espanhola na América foi um dos processos mais transformadores da história mundial. Ao chegarem ao Novo Mundo, os espanhóis encontraram sociedades indígenas complexas e estabeleceram um sistema colonial que alterou profundamente a economia, a sociedade e a administração da região. Compreender esse período é essencial para entender as raízes de muitas características sociais e econômicas da América Latina atual.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
Durante a colonização, a Espanha implementou o sistema de encomienda, que concedia a colonos espanhóis o direito de tributar e explorar o trabalho de grupos indígenas. Esse sistema é curiosamente semelhante a práticas de gestão de recursos humanos e exploração econômica que ainda existem em várias formas no mundo moderno. No mercado de trabalho atual, entender as dinâmicas de poder e exploração pode ajudar em áreas como direitos humanos, gestão de projetos e até em ONGs que trabalham com comunidades vulneráveis.
Atividade Inicial
Projete um vídeo curto de 5 minutos sobre a chegada dos espanhóis à América e o impacto inicial sobre as sociedades indígenas. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora aos alunos: 'Como vocês acham que os povos indígenas se sentiram ao ver seus mundos mudarem drasticamente com a chegada dos espanhóis?'
Desenvolvimento
Duração: 55 - 65 minutos
A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre a colonização espanhola na América através de atividades práticas e reflexivas. Ao construir uma maquete, os alunos são desafiados a aplicar seus conhecimentos de maneira criativa e colaborativa, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação. Os exercícios de fixação e avaliação permitem consolidar os conceitos aprendidos e avaliar o entendimento dos alunos sobre os tópicos abordados.
Tópicos a Abordar
- Economia da Colonização Espanhola
- Sociedade Colonial
- Administração Colonial
- Participação da Igreja
- Relações com os Povos Indígenas
- Escravização de Povos Africanos
- Mercantilismo
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre como a colonização espanhola impactou as estruturas sociais, econômicas e políticas das sociedades indígenas. Pergunte aos alunos: 'Quais as consequências de um sistema colonial que privilegia um grupo em detrimento de outro? Como isso se reflete nas sociedades contemporâneas?'
Mini Desafio
Construindo uma Sociedade Colonial
Nesta atividade prática, os alunos criarão uma maquete de uma sociedade colonial espanhola. Eles deverão incluir elementos como plantações, minas, igrejas, casas dos colonos, aldeias indígenas e áreas de trabalho escravo, representando as diferentes dinâmicas sociais e econômicas da época.
Instruções
- Divida a turma em grupos de 4-5 alunos.
- Distribua materiais como papelão, cartolina, cola, tesoura, tintas e pequenos objetos que possam ser usados para construir a maquete.
- Cada grupo deverá pesquisar e decidir como distribuir os elementos (plantações, minas, igrejas, casas dos colonos, aldeias indígenas, áreas de trabalho escravo) na maquete, de forma a representar a organização espacial e social da época.
- Oriente os alunos a discutir entre si sobre as funções e condições de vida de cada grupo representado (colonizadores, indígenas, escravos africanos).
- Após a construção, cada grupo deverá apresentar sua maquete para a turma, explicando as escolhas feitas e como elas refletem a organização da sociedade colonial espanhola.
Objetivo: Promover a compreensão prática da organização social, econômica e administrativa da colonização espanhola na América, incentivando a colaboração, pesquisa e comunicação entre os alunos.
Duração: 40 - 45 minutos
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Liste três características da economia colonial espanhola.
- Explique a participação da Igreja Católica na administração colonial.
- Descreva as relações entre os colonos espanhóis e os povos indígenas.
- Quais eram as principais atividades econômicas desenvolvidas pelos colonos espanhóis?
- Como funcionava o sistema de encomienda?
- Quais as consequências da escravização de povos africanos para a sociedade colonial?
- Defina mercantilismo e explique seu papel na colonização espanhola.
Conclusão
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, permitindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e façam conexões com o mundo contemporâneo. A discussão e o resumo dos principais pontos ajudam a fixar os conceitos, enquanto o fechamento reforça a importância de entender a história para atuar de maneira informada e crítica na sociedade atual.
Discussão
Promova uma discussão aberta com os alunos sobre os principais pontos abordados na aula. Questione-os sobre como esses aspectos históricos ainda influenciam o mundo moderno e peça exemplos de situações contemporâneas que refletem dinâmicas semelhantes às da colonização espanhola. Incentive os alunos a compartilhar suas reflexões sobre o processo de construção da maquete e o que aprenderam com essa atividade prática. Pergunte: 'Como as atividades econômicas e sociais da colonização espanhola impactam nossas vidas hoje?' e 'Que lições podemos tirar da história para melhorar as relações sociais e econômicas atualmente?'
Resumo
Resuma e recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula: a economia da colonização espanhola, a sociedade colonial, a administração colonial, a participação da igreja, as relações com os povos indígenas, a escravização de povos africanos e o mercantilismo. Destaque como cada um desses elementos contribuiu para a formação da América Latina e quais foram suas consequências a longo prazo.
Fechamento
Explique como a aula conectou teoria e prática através da construção da maquete, permitindo que os alunos visualizassem e compreendessem melhor a organização social e econômica da colonização espanhola. Enfatize a importância de entender esses processos históricos para interpretar o presente e atuar de maneira mais consciente no futuro. Reforce a ideia de que habilidades como análise crítica, pesquisa e trabalho em equipe são valiosas tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho.
Conclua ressaltando a relevância do tema para o dia a dia, explicando que a colonização espanhola moldou muitas das estruturas sociais, econômicas e políticas que ainda influenciam a América Latina. Incentive os alunos a continuar explorando e refletindo sobre a história, destacando a importância de aprender com o passado para construir um futuro mais justo e equitativo.