Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Principais Adjetivos

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Principais Adjetivos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir e Praticar Vocabulário: Adjetivos em Inglês: O objetivo principal é apresentar aos alunos uma variedade de adjetivos em inglês, focando naqueles que são mais comumente usados. Além disso, os alunos também devem aprender a pronúncia correta de cada palavra e a identificação visual correspondente.

  2. Apresentar e Treinar o Uso de Adjetivos em Sentenças: O segundo objetivo é ensinar aos alunos como usar esses adjetivos em frases e sentenças, permitindo que eles pratiquem a construção de sentenças com base no adjetivo aprendido.

  3. Desenvolver a Habilidade de Descrever Pessoas, Lugares e Coisas: Por fim, o objetivo é ajudar os alunos a aprimorar suas habilidades de descrição em inglês, permitindo que eles descrevam pessoas, lugares e coisas com maior precisão e riqueza de vocabulário.

Objetivos Secundários:

  • Incentivar a Participação Ativa dos Alunos: Além dos Objetivos principais, o plano de aula também visa promover a participação ativa dos alunos, incentivando-os a se envolverem nas atividades propostas e aperfeiçoarem suas habilidades de fala e audição em inglês.

  • Reforçar a Prática de Inglês em Diferentes Contextos: Também é um objetivo secundário proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar o inglês em contextos diferentes, como em situações de sala de aula, em atividades em grupo e em interações com o professor.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Prévio: O professor deve começar a aula fazendo uma rápida revisão de conteúdos anteriores que sejam relevantes para o tópico atual. Isso pode incluir uma recapitulação de partes do discurso, como substantivos, verbos e adjetivos, e uma revisão de como as sentenças são formadas em inglês. Além disso, pode ser útil relembrar alguns adjetivos básicos que já foram aprendidos em aulas anteriores. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações que vão despertar o interesse dos alunos e demonstrar a importância do tópico da aula. Por exemplo, o professor pode falar sobre a importância de usar adjetivos corretos ao descrever pessoas em um resumo de um livro ou filme, ou ao descrever lugares em um guia de viagens. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização da Importância do Assunto: O professor deve então explicar como o conhecimento dos adjetivos em inglês é relevante em situações do dia a dia, como em conversas, escrita acadêmica, e até mesmo em testes de proficiência em inglês. O professor pode também mencionar como os adjetivos são usados em diferentes formas de mídia, como em notícias, música e filmes. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: O professor deve finalmente introduzir o tópico da aula - o estudo de adjetivos em inglês. Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre os adjetivos em inglês, como a existência de adjetivos que não têm forma comparativa ou superlativa, ou que têm significados diferentes dependendo de onde são usados na sentença. O professor pode também falar sobre a importância de aprender a pronúncia correta dos adjetivos, já que a pronúncia incorreta pode mudar completamente o significado da palavra. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Adjective Wall": O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entrega a cada grupo uma grande folha de papel. Em seguida, o professor fornece a cada grupo uma lista de adjetivos em inglês (por exemplo, feliz, triste, alto, baixo, bonito, feio, etc.) e pede aos alunos que escrevam os adjetivos na folha de papel, deixando bastante espaço entre cada palavra. Depois que todos os grupos terminarem, o professor pede a cada grupo que se levante e cole sua folha de papel na parede. Agora, cada grupo deve andar pela sala lendo os adjetivos escritos pelos outros grupos e tentando adivinhar a pronúncia correta de cada adjetivo. (10 - 12 minutos)

  2. Atividade "Adjective Scramble": Ainda em seus grupos, os alunos recebem um conjunto de cartões com adjetivos escritos neles. No entanto, as letras em cada adjetivo estão embaralhadas. O objetivo é que os alunos desembaralhem as letras e formem a palavra correta. Para tornar a atividade mais desafiadora, o professor pode incluir algumas palavras que não são adjetivos para que os alunos tenham que pensar cuidadosamente antes de formar as palavras. (5 - 7 minutos)

  3. Atividade "Adjective Bingo": O professor distribui cartões de bingo para cada aluno. No entanto, em vez de números, os espaços no cartão contêm adjetivos. O professor então começa a dizer frases em inglês que descrevem pessoas, lugares ou coisas. Os alunos devem ouvir atentamente e, se a frase descrever um adjetivo em seu cartão, eles marcam aquele adjetivo. O primeiro aluno a marcar uma linha reta, diagonal ou vertical no cartão grita "Bingo!" e é declarado o vencedor. (5 - 6 minutos)

  4. Discussão em Grupo: Após a Conclusão das atividades, o professor deve conduzir uma discussão em grupo para revisar os adjetivos aprendidos e como eles foram usados nas atividades. O professor também deve aproveitar a oportunidade para corrigir quaisquer erros de pronúncia ou uso de adjetivos que tenham surgido durante as atividades. (2 - 3 minutos)

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor deve iniciar a etapa de Retorno promovendo uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Isso permite que os alunos ouçam diferentes perspectivas e abordagens para a mesma tarefa, o que pode enriquecer sua compreensão do tópico. O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a fornecerem feedback construtivo. (5 - 6 minutos)

  2. Conexão com a Teoria: Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. O professor pode, por exemplo, destacar como as atividades ajudaram os alunos a praticar o uso de adjetivos em inglês em contextos diferentes, ou como as atividades ajudaram a reforçar a pronúncia correta dos adjetivos. O professor também deve aproveitar a oportunidade para revisar quaisquer conceitos-chave que possam não ter sido totalmente compreendidos pelos alunos. (2 - 3 minutos)

  3. Reflexão Individual: Por fim, o professor deve pedir aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas, e então eles devem ser incentivados a compartilhar suas reflexões com o resto da turma. Isso não só ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam, mas também dá ao professor uma ideia de quais áreas podem precisar de mais atenção em aulas futuras. (3 - 4 minutos)

Ao longo de todo o processo de Retorno, é essencial que o professor faça perguntas abertas e encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e dúvidas. Isso ajuda a criar um ambiente de aprendizado colaborativo e promove a confiança e a participação dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação: O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a importância dos adjetivos na língua inglesa, a diversidade de adjetivos existentes e como eles podem ser usados para descrever pessoas, lugares e coisas. O professor pode também relembrar algumas das situações problema ou curiosidades discutidas no início da aula para reforçar a relevância do tópico. (2 - 3 minutos)

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicação: Em seguida, o professor deve destacar como a aula conseguiu integrar a teoria, a prática e a aplicação. Por exemplo, o professor pode mencionar como a apresentação teórica dos adjetivos foi seguida por atividades práticas que permitiram aos alunos aplicar seu conhecimento em situações reais. O professor pode também falar sobre como a prática dos adjetivos em inglês pode ser aplicada em diferentes contextos, como em conversas, escrita acadêmica e até mesmo em testes de proficiência em inglês. (1 - 2 minutos)

  3. Materiais Complementares: O professor deve então sugerir alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir sites de aprendizado de idiomas, como Duolingo ou Babbel, que oferecem lições e exercícios interativos sobre adjetivos em inglês. O professor pode também recomendar livros de gramática em inglês, podcasts ou canais de vídeo educativos que se concentrem em ensinar o vocabulário. (1 minuto)

  4. Relevância do Tópico: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico da aula para a vida cotidiana. O professor pode reforçar como o conhecimento dos adjetivos em inglês pode ser útil em várias situações, desde escrever um e-mail profissional até descrever uma experiência de viagem. O professor deve também destacar como o Desenvolvimento de habilidades de descrição em inglês pode melhorar a comunicação dos alunos e sua compreensão de textos em inglês. (1 minuto)

A Conclusão é uma parte crucial do plano de aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam e vejam a relevância do tópico para suas vidas. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão sólida do uso de adjetivos em inglês e estar motivados para continuar aprimorando suas habilidades de vocabulário.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies