Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Introduzir e Praticar Vocabulário: Adjetivos em Inglês: O objetivo principal é apresentar aos alunos uma variedade de adjetivos em inglês, focando naqueles que são mais comumente usados. Além disso, os alunos também devem aprender a pronúncia correta de cada palavra e a identificação visual correspondente.
-
Apresentar e Treinar o Uso de Adjetivos em Sentenças: O segundo objetivo é ensinar aos alunos como usar esses adjetivos em frases e sentenças, permitindo que eles pratiquem a construção de sentenças com base no adjetivo aprendido.
-
Desenvolver a Habilidade de Descrever Pessoas, Lugares e Coisas: Por fim, o objetivo é ajudar os alunos a aprimorar suas habilidades de descrição em inglês, permitindo que eles descrevam pessoas, lugares e coisas com maior precisão e riqueza de vocabulário.
Objetivos Secundários:
-
Incentivar a Participação Ativa dos Alunos: Além dos Objetivos principais, o plano de aula também visa promover a participação ativa dos alunos, incentivando-os a se envolverem nas atividades propostas e aperfeiçoarem suas habilidades de fala e audição em inglês.
-
Reforçar a Prática de Inglês em Diferentes Contextos: Também é um objetivo secundário proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar o inglês em contextos diferentes, como em situações de sala de aula, em atividades em grupo e em interações com o professor.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdo Prévio: O professor deve começar a aula fazendo uma rápida revisão de conteúdos anteriores que sejam relevantes para o tópico atual. Isso pode incluir uma recapitulação de partes do discurso, como substantivos, verbos e adjetivos, e uma revisão de como as sentenças são formadas em inglês. Além disso, pode ser útil relembrar alguns adjetivos básicos que já foram aprendidos em aulas anteriores. (3 - 5 minutos)
-
Situações Problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações que vão despertar o interesse dos alunos e demonstrar a importância do tópico da aula. Por exemplo, o professor pode falar sobre a importância de usar adjetivos corretos ao descrever pessoas em um resumo de um livro ou filme, ou ao descrever lugares em um guia de viagens. (2 - 3 minutos)
-
Contextualização da Importância do Assunto: O professor deve então explicar como o conhecimento dos adjetivos em inglês é relevante em situações do dia a dia, como em conversas, escrita acadêmica, e até mesmo em testes de proficiência em inglês. O professor pode também mencionar como os adjetivos são usados em diferentes formas de mídia, como em notícias, música e filmes. (2 - 3 minutos)
-
Introdução ao Tópico: O professor deve finalmente introduzir o tópico da aula - o estudo de adjetivos em inglês. Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre os adjetivos em inglês, como a existência de adjetivos que não têm forma comparativa ou superlativa, ou que têm significados diferentes dependendo de onde são usados na sentença. O professor pode também falar sobre a importância de aprender a pronúncia correta dos adjetivos, já que a pronúncia incorreta pode mudar completamente o significado da palavra. (3 - 4 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade "Adjective Wall": O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entrega a cada grupo uma grande folha de papel. Em seguida, o professor fornece a cada grupo uma lista de adjetivos em inglês (por exemplo, feliz, triste, alto, baixo, bonito, feio, etc.) e pede aos alunos que escrevam os adjetivos na folha de papel, deixando bastante espaço entre cada palavra. Depois que todos os grupos terminarem, o professor pede a cada grupo que se levante e cole sua folha de papel na parede. Agora, cada grupo deve andar pela sala lendo os adjetivos escritos pelos outros grupos e tentando adivinhar a pronúncia correta de cada adjetivo. (10 - 12 minutos)
-
Atividade "Adjective Scramble": Ainda em seus grupos, os alunos recebem um conjunto de cartões com adjetivos escritos neles. No entanto, as letras em cada adjetivo estão embaralhadas. O objetivo é que os alunos desembaralhem as letras e formem a palavra correta. Para tornar a atividade mais desafiadora, o professor pode incluir algumas palavras que não são adjetivos para que os alunos tenham que pensar cuidadosamente antes de formar as palavras. (5 - 7 minutos)
-
Atividade "Adjective Bingo": O professor distribui cartões de bingo para cada aluno. No entanto, em vez de números, os espaços no cartão contêm adjetivos. O professor então começa a dizer frases em inglês que descrevem pessoas, lugares ou coisas. Os alunos devem ouvir atentamente e, se a frase descrever um adjetivo em seu cartão, eles marcam aquele adjetivo. O primeiro aluno a marcar uma linha reta, diagonal ou vertical no cartão grita "Bingo!" e é declarado o vencedor. (5 - 6 minutos)
-
Discussão em Grupo: Após a Conclusão das atividades, o professor deve conduzir uma discussão em grupo para revisar os adjetivos aprendidos e como eles foram usados nas atividades. O professor também deve aproveitar a oportunidade para corrigir quaisquer erros de pronúncia ou uso de adjetivos que tenham surgido durante as atividades. (2 - 3 minutos)
Retorno (10 - 12 minutos)
-
Discussão em Grupo: O professor deve iniciar a etapa de Retorno promovendo uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Isso permite que os alunos ouçam diferentes perspectivas e abordagens para a mesma tarefa, o que pode enriquecer sua compreensão do tópico. O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a fornecerem feedback construtivo. (5 - 6 minutos)
-
Conexão com a Teoria: Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. O professor pode, por exemplo, destacar como as atividades ajudaram os alunos a praticar o uso de adjetivos em inglês em contextos diferentes, ou como as atividades ajudaram a reforçar a pronúncia correta dos adjetivos. O professor também deve aproveitar a oportunidade para revisar quaisquer conceitos-chave que possam não ter sido totalmente compreendidos pelos alunos. (2 - 3 minutos)
-
Reflexão Individual: Por fim, o professor deve pedir aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas, e então eles devem ser incentivados a compartilhar suas reflexões com o resto da turma. Isso não só ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam, mas também dá ao professor uma ideia de quais áreas podem precisar de mais atenção em aulas futuras. (3 - 4 minutos)
Ao longo de todo o processo de Retorno, é essencial que o professor faça perguntas abertas e encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e dúvidas. Isso ajuda a criar um ambiente de aprendizado colaborativo e promove a confiança e a participação dos alunos.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo e Recapitulação: O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a importância dos adjetivos na língua inglesa, a diversidade de adjetivos existentes e como eles podem ser usados para descrever pessoas, lugares e coisas. O professor pode também relembrar algumas das situações problema ou curiosidades discutidas no início da aula para reforçar a relevância do tópico. (2 - 3 minutos)
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicação: Em seguida, o professor deve destacar como a aula conseguiu integrar a teoria, a prática e a aplicação. Por exemplo, o professor pode mencionar como a apresentação teórica dos adjetivos foi seguida por atividades práticas que permitiram aos alunos aplicar seu conhecimento em situações reais. O professor pode também falar sobre como a prática dos adjetivos em inglês pode ser aplicada em diferentes contextos, como em conversas, escrita acadêmica e até mesmo em testes de proficiência em inglês. (1 - 2 minutos)
-
Materiais Complementares: O professor deve então sugerir alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir sites de aprendizado de idiomas, como Duolingo ou Babbel, que oferecem lições e exercícios interativos sobre adjetivos em inglês. O professor pode também recomendar livros de gramática em inglês, podcasts ou canais de vídeo educativos que se concentrem em ensinar o vocabulário. (1 minuto)
-
Relevância do Tópico: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico da aula para a vida cotidiana. O professor pode reforçar como o conhecimento dos adjetivos em inglês pode ser útil em várias situações, desde escrever um e-mail profissional até descrever uma experiência de viagem. O professor deve também destacar como o Desenvolvimento de habilidades de descrição em inglês pode melhorar a comunicação dos alunos e sua compreensão de textos em inglês. (1 minuto)
A Conclusão é uma parte crucial do plano de aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam e vejam a relevância do tópico para suas vidas. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão sólida do uso de adjetivos em inglês e estar motivados para continuar aprimorando suas habilidades de vocabulário.