Entrar

Plano de aula de Adjetivo e Locução Adjetiva

Português

Original Teachy

'EF07LP08'

Adjetivo e Locução Adjetiva

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de adjetivo e locução adjetiva: Os alunos devem ser capazes de compreender o que é um adjetivo e uma locução adjetiva, distinguindo entre eles e entendendo como eles desempenham o papel de qualificar substantivos.

  2. Identificação de adjetivos e locuções adjetivas em textos: Os alunos devem ser capazes de identificar adjetivos e locuções adjetivas em textos, reconhecendo seu papel na descrição e qualificação de substantivos.

  3. Produção de textos com o uso adequado de adjetivos e locuções adjetivas: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido no uso adequado de adjetivos e locuções adjetivas em suas produções textuais, enriquecendo seus textos com a utilização desses recursos.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico e analítico: Através da identificação e utilização de adjetivos e locuções adjetivas, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico, tornando-se mais conscientes da importância desses elementos na construção de significado em textos.

  • Melhoria na habilidade de leitura: Ao compreender e identificar adjetivos e locuções adjetivas em textos, os alunos irão aprimorar sua habilidade de leitura, tornando-se mais aptos a compreender a intenção e o significado do autor.

  • Melhoria na habilidade de escrita: Através da produção de textos com a utilização adequada de adjetivos e locuções adjetivas, os alunos irão melhorar sua habilidade de escrita, tornando-a mais rica e expressiva.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando conceitos anteriores que são fundamentais para o entendimento do tópico atual. Neste caso, é importante revisar o que são substantivos e a função dos mesmos na língua portuguesa. Isso pode ser feito através de perguntas direcionadas aos alunos para que eles possam participar ativamente do processo de aprendizagem. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema:

    • O professor pode apresentar uma frase como "O dia estava bonito" e perguntar aos alunos o que eles entendem por "bonito". Eles podem expressar suas opiniões e o professor deve orientá-los a entender que "bonito" é um adjetivo que qualifica o substantivo "dia". (2 - 3 minutos)

    • Em seguida, o professor pode apresentar a frase "O dia parecia um quadro impressionista" e perguntar aos alunos quais palavras poderiam ser adjetivos. Esta situação serve para introduzir a ideia de locução adjetiva, já que "um quadro impressionista" é uma expressão que tem o mesmo papel que um adjetivo, qualificando o substantivo "dia". (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos que os adjetivos e as locuções adjetivas são muito utilizados na língua portuguesa para dar mais informações sobre os substantivos, tornando a comunicação mais precisa e rica. Ele pode dar exemplos de como esses recursos são usados em diferentes contextos, como na literatura, na publicidade, na imprensa, entre outros. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do tópico: O professor deve então introduzir o tópico da aula, explicando que irá ensinar os alunos a identificar e utilizar os adjetivos e as locuções adjetivas corretamente. Para despertar o interesse dos alunos, ele pode compartilhar algumas curiosidades, como a origem de certos adjetivos, ou exemplos de como o uso de um adjetivo ou locução adjetiva pode mudar completamente o significado de uma frase. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Classificação (10 - 12 minutos)

    • Descrição da atividade: O professor irá dividir a turma em grupos de 3 a 4 alunos e distribuirá para cada grupo um conjunto de cartões. Cada cartão terá uma palavra. Algumas palavras serão adjetivos e outras serão substantivos. O objetivo da atividade será classificar as palavras de acordo com sua categoria gramatical.

    • Passo a passo da atividade:

      1. O professor distribui os cartões para cada grupo.
      2. Os alunos, em seus grupos, devem discutir e classificar cada palavra como adjetivo ou substantivo.
      3. Uma vez que todos os cartões tenham sido classificados, cada grupo deve justificar suas escolhas para a classe.
      4. O professor irá então corrigir a atividade, dando feedback para os alunos sobre suas classificações.
    • Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo reforçar o conceito de adjetivo e substantivo, preparando os alunos para a próxima atividade de identificação de adjetivos e locuções adjetivas em textos.

  2. Atividade de Preenchimento de Texto (10 - 12 minutos)

    • Descrição da atividade: O professor irá fornecer a cada grupo um pequeno texto (5 - 6 frases). No entanto, algumas palavras adjetivas e locuções adjetivas foram removidas do texto. O objetivo será preencher esses espaços em branco com as palavras corretas.

    • Passo a passo da atividade:

      1. O professor distribui os textos para cada grupo.
      2. Os alunos, em seus grupos, devem ler o texto e identificar os espaços em branco.
      3. Eles devem então discutir e decidir qual adjetivo ou locução adjetiva seria apropriado para preencher cada espaço.
      4. Uma vez que todos os espaços tenham sido preenchidos, cada grupo deve ler o texto em voz alta para a classe, destacando as palavras que escolheram.
      5. O professor irá corrigir o texto, dando feedback para os alunos sobre suas escolhas.
    • Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e utilizar adjetivos e locuções adjetivas corretamente em contextos de texto. Além disso, ela promove a colaboração entre os alunos, uma vez que eles terão que discutir e tomar decisões em grupo.

  3. Atividade de Criação de Frases (5 - 6 minutos)

    • Descrição da atividade: O professor irá propor um desafio para os grupos. Eles terão que criar o maior número de frases possível utilizando um conjunto de palavras que serão fornecidas. Essas palavras serão predominantemente substantivos e os alunos terão que adicionar adjetivos ou locuções adjetivas para qualificar esses substantivos.

    • Passo a passo da atividade:

      1. O professor distribui as palavras para cada grupo.
      2. Os alunos, em seus grupos, devem discutir e criar frases utilizando as palavras e adicionando adjetivos ou locuções adjetivas.
      3. Cada grupo deve escrever suas frases em um pedaço de papel.
      4. Uma vez que o tempo acabar, cada grupo deve ler suas frases para a classe.
      5. O professor irá corrigir as frases, dando feedback para os alunos sobre o uso correto de adjetivos e locuções adjetivas.
    • Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a criatividade dos alunos, bem como a habilidade de utilizar adjetivos e locuções adjetivas de forma correta e eficaz. Além disso, ela promove a competição saudável entre os grupos, incentivando-os a produzir o maior número de frases possível.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Descrição da atividade: O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. O professor deve incentivar os alunos a explicar o raciocínio por trás de suas escolhas e a ouvir atentamente as contribuições dos outros grupos.

    • Objetivo da atividade: Esta atividade permite que os alunos aprendam uns com os outros, expondo-os a diferentes perspectivas e formas de abordar o mesmo problema. Além disso, ajuda a fortalecer o entendimento dos alunos sobre o tópico e a promover um ambiente de aprendizagem colaborativo.

  2. Verificação de Aprendizado (3 - 4 minutos)

    • Descrição da atividade: O professor deve fazer perguntas direcionadas aos alunos para verificar se os Objetivos de aprendizado foram alcançados. Por exemplo, ele pode pedir aos alunos para darem exemplos de adjetivos e locuções adjetivas que eles identificaram nos textos ou para explicarem por que escolheram uma determinada palavra para preencher um espaço em branco.

    • Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo proporcionar ao professor um feedback imediato sobre a compreensão dos alunos do material apresentado. Isso permitirá que o professor ajuste seu ensino conforme necessário e forneça orientação adicional onde for necessário.

  3. Aplicação Prática (2 - 3 minutos)

    • Descrição da atividade: O professor deve então explicar como o que foi aprendido na aula se aplica a situações do dia a dia. Ele pode dar exemplos de como o uso adequado de adjetivos e locuções adjetivas pode melhorar a comunicação escrita e oral. Por exemplo, ele pode mostrar como a descrição de um objeto ou uma cena pode se tornar mais precisa e vívida com o uso adequado de adjetivos.

    • Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a entender a relevância do que aprenderam e como eles podem aplicar esse conhecimento em suas vidas cotidianas. Além disso, ela pode motivar os alunos a continuar praticando e aprimorando suas habilidades de uso de adjetivos e locuções adjetivas.

  4. Reflexão Final (1 minuto)

    • Descrição da atividade: O professor deve encerrar a aula pedindo aos alunos que reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Objetivo da atividade: Esta atividade de reflexão final tem como objetivo ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento que precisem ser abordadas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados. Ele deve relembrar a definição de adjetivo e locução adjetiva, a diferença entre eles, e como eles qualificam substantivos. Além disso, deve reforçar a importância de identificar e utilizar corretamente esses elementos na língua portuguesa.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode mencionar como as atividades realizadas ajudaram os alunos a aplicar o conhecimento teórico de forma prática e significativa. Além disso, deve ressaltar como a compreensão e o uso adequado de adjetivos e locuções adjetivas podem melhorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos explorarem por conta própria. Isso pode incluir livros, sites, vídeos ou jogos que abordem o tópico de adjetivos e locuções adjetivas de maneira interessante e interativa. O professor pode, por exemplo, recomendar a leitura de um livro que faça um uso criativo de adjetivos, ou sugerir um site com exercícios interativos de gramática.
  4. Relevância do Tópico (1 minuto)

    • Para encerrar, o professor deve destacar a importância do tópico para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar como a habilidade de identificar e utilizar corretamente adjetivos e locuções adjetivas pode melhorar a comunicação escrita e oral, tornando-a mais precisa, rica e expressiva. Além disso, o professor pode ressaltar como o domínio desses elementos pode ajudar os alunos a compreender melhor textos e a expressar suas próprias ideias de maneira mais eficaz.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies