Entrar

Plano de aula de Sujeito e Predicado

Português

Original Teachy

'EF07LP07'

Sujeito e Predicado

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Sujeito e Predicado

Palavras ChaveSujeito, Predicado, Gramática, Redes Sociais, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Storytelling Digital, Kahoot, Quizizz, Interatividade, Criatividade, Colaboração, Multimodalidade, Feedback 360°, 7º ano, Português
Materiais NecessáriosCelulares ou dispositivos móveis, Acesso à Internet, Ferramentas de storytelling digital (Twine, StoryJumper), Plataforma de quiz interativo (Kahoot! ou Quizizz), Quadro branco e marcadores, Projetor ou tela para exibição, Papéis e canetas para anotações, Imagens e emojis digitais, Hashtags
Códigos BNCCEF07LP07: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos os objetivos claros e específicos da aula, focando em habilidades essenciais necessárias para reconhecer e diferenciar sujeito e predicado. Isso ajudará os alunos a direcionarem sua atenção e esforços durante a aula, entendendo a relevância do conteúdo no contexto das suas vidas diárias e interações digitais.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar o sujeito e o predicado em diversas orações.

2. Compreender o sentido e a função de cada parte da oração para a construção do significado.

Objetivos secundários:

  1. Aplicar o conhecimento de sujeito e predicado em situações comunicativas reais, como redes sociais e textos digitais.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse dos alunos e conectá-los ao tema de forma prática e contextualizada. Ao buscar exemplos em textos digitais, os alunos compreendem a relevância de sujeito e predicado no seu dia a dia, especialmente em suas interações online. Essa atividade inicial também ajuda a aquecer e preparar os alunos para o debate e as atividades práticas que serão realizadas durante a aula.

Aquecendo

Tema: Sujeito e Predicado

O professor deve iniciar a aula explicando brevemente o tema: Sujeito e Predicado. O sujeito é a parte da oração que indica quem ou o que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo. Já o predicado é tudo aquilo que se diz sobre o sujeito, incluindo o verbo. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante ou um exemplo de uso de sujeito e predicado em textos digitais, como redes sociais, blogs ou sites de notícias. Os alunos devem compartilhar os resultados com a turma.

Reflexões Iniciais

1.  Quais são as principais características do sujeito em uma oração?

2.  Como o predicado complementa o sujeito em uma oração?

3.  Conseguiram encontrar exemplos interessantes de sujeito e predicado em textos digitais?

4.  Por que é importante reconhecer sujeito e predicado em diferentes contextos de comunicação?

Desenvolvimento

Duração: 60 a 70 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma oportunidade de aplicar os conceitos de sujeito e predicado em atividades práticas e contextuais, utilizando ferramentas digitais que refletem o mundo atual. Ao trabalhar em grupo, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração, comunicação e criatividade, enquanto o professor atua como mediador e facilitador do processo de aprendizado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores de Gramática 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de sujeito e predicado em um contexto de comunicação digital, desenvolvendo habilidades de escrita criativa e multimodal.

- Descrição: Os alunos irão criar postagens fictícias em redes sociais, estilo influenciador digital, utilizando exemplos de sujeito e predicado. Eles devem utilizar imagens, hashtags, emojis e texto para ilustrar suas postagens de forma criativa e engajante.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social fictícia (Instagram, Twitter, Facebook, etc.).

  • Os alunos devem criar postagens que expliquem o conceito de sujeito e predicado utilizando exemplos criativos.

  • Incentive os alunos a usar imagens, emojis, hashtags e outros elementos multimídia para tornar suas postagens visualmente atraentes e envolventes.

  • Os grupos devem apresentar suas postagens para a turma, explicando como usaram sujeito e predicado em suas criações.

Atividade 2 - Histórias Interativas 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades narrativas e de escrita, ao mesmo tempo que reforçam o entendimento de sujeito e predicado em um formato interativo e digital.

- Descrição: Os alunos criarão histórias interativas usando ferramentas de storytelling digital, como Twine ou StoryJumper. Nessas histórias, os leitores tomarão decisões que influenciam o curso da narrativa, e cada trecho da história deve evidenciar claramente o uso de sujeito e predicado.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar uma ferramenta de storytelling digital, como Twine ou StoryJumper.

  • Os alunos deverão criar uma história interativa, onde os leitores possam tomar decisões que alterem a trajetória da narrativa.

  • Garanta que cada trecho da história contenha exemplos claros de sujeito e predicado.

  • Os grupos devem compartilhar suas histórias com a turma, possibilitando que os colegas explorem diferentes caminhos narrativos.

Atividade 3 - Quiz Show de Gramática 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre sujeito e predicado de maneira lúdica e competitiva, incentivando a colaboração e o raciocínio rápido entre os alunos.

- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo usando plataformas como Kahoot! ou Quizizz. O quiz incluirá perguntas sobre sujeito e predicado, e os alunos competirão para ver quem consegue identificar corretamente os elementos em diferentes orações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • O professor deve criar um quiz sobre sujeito e predicado utilizando uma plataforma digital como Kahoot! ou Quizizz.

  • Os alunos acessarão o quiz por meio de seus dispositivos móveis.

  • Cada grupo deverá responder às perguntas apresentadas no quiz, discutindo internamente antes de submeter suas respostas.

  • Ao final do quiz, os resultados serão exibidos, e o grupo com mais respostas corretas será declarado vencedor.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre sua experiência, compartilhar insights e receber feedback construtivo dos colegas. Essa reflexão ajuda a internalizar o conhecimento adquirido e aprimorar habilidades de comunicação e colaboração.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar o que aprenderam ao realizar as atividades. Aqui está um roteiro sugerido:

  1. Inicie a discussão perguntando aos alunos como se sentiram ao criar suas postagens e histórias interativas.
  2. Peça para que compartilhem os principais desafios que enfrentaram e como os superaram.
  3. Questione sobre as diferenças observadas entre a teoria estudada anteriormente e a aplicação prática nas atividades.
  4. Encoraje os alunos a falar sobre como as ferramentas digitais ajudaram ou dificultaram a compreensão dos conceitos de sujeito e predicado.

Reflexões

1.Quais foram as principais lições que aprenderam ao usar elementos digitais para trabalhar com sujeito e predicado? 2.Como a experiência prática mudou ou reforçou sua compreensão teórica? 3.De que maneira utilizar elementos multimídia (como emojis, hashtags e imagens) contribuiu ou não para a clareza e a criatividade na explicação dos conceitos de sujeito e predicado?

Feedback 360°

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar um feedback 360°, onde cada um receberá feedback dos colegas do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, focando em aspectos como:

  1. Clareza na Apresentação: Os conceitos de sujeito e predicado foram explicados de maneira clara?
  2. Criatividade: As postagens e histórias interativas foram criativas e envolventes?
  3. Colaboração: Como foi a dinâmica de trabalho em grupo? Todos tiveram a oportunidade de participar?

Lembre aos alunos da importância de usar uma linguagem respeitosa e construtiva ao fornecer feedback.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade da Conclusão

Esta etapa tem como finalidade revisar e consolidar o aprendizado, reforçando os conceitos de sujeito e predicado de maneira divertida e conectada ao mundo dos alunos. A reflexão sobre a aula e suas aplicações práticas ajuda a internalizar os conhecimentos adquiridos, preparando os alunos para utilizá-los em suas interações diárias, tanto na escola quanto fora dela.

Resumo

Recapitulando a Aventura Gramatical!

Durante nossa jornada, exploramos o fascinante mundo do sujeito e do predicado. Imaginamos postagens de influenciadores digitais, criamos histórias interativas e participamos de um quiz show super divertido! Identificamos o sujeito como o protagonista da oração, aquele que pratica ou recebe a ação, e o predicado como a ação e tudo o que se diz sobre o sujeito. Foi uma verdadeira maratona gramatical, com emojis, hashtags, escolhas e muita criatividade! 

No Mundo

Conectando as Orções ao Mundo Moderno

Na era digital, entendemos como o sujeito e o predicado são essenciais para a clareza na comunicação, seja ao mandar uma mensagem no WhatsApp, escrever um tweet, ou criar conteúdo para o Instagram. Compreender essas partes da oração nos torna não apenas melhores escritores, mas comunicadores mais eficazes em qualquer plataforma digital. Nossa exploração hoje mostrou o quanto a gramática é relevante e presente no nosso dia a dia online.

Na Prática

Aplicações Práticas do Conhecimento

Saber reconhecer e diferenciar sujeito e predicado nos ajuda a construir frases mais claras e coerentes, seja nas redações escolares, nas postagens nas redes sociais ou ao escrever e-mails. Isso melhora nossa capacidade de comunicação e nos torna mais eficazes na transmissão de ideias e informações, algo crucial no mundo interconectado em que vivemos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies