Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreensão do conceito de relato de experiência vivida: Os alunos devem ser capazes de entender o que é um relato de experiência vivida e como ele difere de outros tipos de textos narrativos. Eles devem ser capazes de identificar as características principais deste tipo de narrativa, como a subjetividade, o uso de primeira pessoa e a ênfase nos detalhes pessoais.
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Identificação de relatos de experiência vivida: Após a compreensão do conceito, os alunos devem ser capazes de identificar textos que se enquadram nessa tipologia narrativa. Eles devem ser capazes de analisar o texto e identificar as características que o tornam um relato de experiência vivida.
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Produção de um relato de experiência vivida: Por fim, os alunos devem ser capazes de produzir seu próprio relato de experiência vivida. Eles devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido para criar um texto que se enquadre nesta tipologia narrativa.
Objetivos secundários:
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Desenvolvimento da habilidade de escrita: Além de compreender e identificar o relato de experiência vivida, os alunos devem aprimorar suas habilidades de escrita ao produzir seu próprio texto. Eles devem ser capazes de organizar suas ideias de forma clara e coerente, utilizando a linguagem apropriada.
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Estímulo à reflexão e à expressão pessoal: O relato de experiência vivida é um tipo de texto que permite ao autor expressar suas próprias experiências e emoções. Com isso, os alunos serão incentivados a refletir sobre suas vivências e a expressá-las de forma escrita, o que pode contribuir para o Desenvolvimento de sua capacidade de reflexão e expressão pessoal.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Revisão de conteúdos: O professor deve começar a aula revisando os conceitos de narrativa, tipos de textos narrativos e as características gerais de cada um. Isso irá preparar o terreno para a Introdução do relato de experiência vivida. (2 - 3 minutos)
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Situações problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problema que irão despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será abordado:
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Situação 1: O professor pode contar uma história pessoal curta e pedir aos alunos para identificar as características que a tornam um relato de experiência vivida. (3 - 4 minutos)
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Situação 2: O professor pode apresentar um texto narrativo curto e pedir aos alunos para reescrevê-lo na forma de um relato de experiência vivida. Isso irá demonstrar a diferença entre os dois tipos de texto e a complexidade de se produzir um relato de experiência vivida. (3 - 4 minutos)
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Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do relato de experiência vivida, explicando que este tipo de texto é frequentemente usado em situações do cotidiano, como na escrita de diários, memórias, autobiografias, entre outros. Além disso, pode-se mencionar que a habilidade de produzir um relato de experiência vivida pode ser útil em diversas áreas, como na redação de relatórios, artigos e resenhas. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a atenção dos alunos: Para finalizar a Introdução e captar a atenção dos alunos, o professor pode:
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Curiosidade 1: Compartilhar a curiosidade de que muitas obras literárias famosas, como "Dom Casmurro" de Machado de Assis, são consideradas relatos de experiência vivida, pois são narrativas fictícias que se passam na primeira pessoa, como se fossem a experiência real do autor. (1 minuto)
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Curiosidade 2: Apresentar a curiosidade de que, em algumas culturas indígenas, o relato de experiência vivida é uma forma importante de transmissão de conhecimento, já que os mais velhos contam suas experiências aos mais jovens, ajudando-os a entender o mundo e a se preparar para os desafios futuros. (1 minuto)
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Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade de Análise de Texto (10 - 12 minutos): O professor deve fornecer aos alunos uma variedade de textos curtos que se enquadram na tipologia narrativa de relato de experiência vivida. Os textos podem incluir excertos de livros, artigos de jornal, posts de blog, entre outros.
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Passo 1: Dividir os alunos em grupos de 5 e distribuir um texto para cada grupo. (1 minuto)
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Passo 2: Pedir para que cada grupo leia o texto e identifique as características que o tornam um relato de experiência vivida. Eles podem fazer anotações ou destacar as partes do texto que demonstram essas características. (5 minutos)
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Passo 3: Cada grupo deve compartilhar suas descobertas com a classe, discutindo as características que encontraram e como elas contribuem para a tipologia narrativa do texto. (3 - 4 minutos)
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Passo 4: Por fim, o professor deve fazer uma revisão com a classe, destacando as características mais comuns e importantes do relato de experiência vivida. (1 - 2 minutos)
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Atividade de Reescrita (10 - 12 minutos): Após a análise dos textos, o professor deve fornecer aos alunos um texto narrativo curto que não seja um relato de experiência vivida.
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Passo 1: O professor deve explicar que os alunos deverão reescrever o texto na forma de um relato de experiência vivida, mantendo o mesmo enredo, mas mudando as características que o tornam um relato de experiência vivida. (2 - 3 minutos)
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Passo 2: Os alunos devem trabalhar individualmente, reescrevendo o texto. Eles podem consultar as anotações que fizeram na atividade anterior para ajudá-los. (5 - 6 minutos)
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Passo 3: Após a Conclusão da atividade, cada aluno deve compartilhar sua versão reescrita do texto com a classe. O professor e os colegas devem dar feedback sobre a eficácia da reescrita e a identificação das características do relato de experiência vivida. (3 - 4 minutos)
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Atividade de Produção de Texto (5 - 8 minutos): Por fim, o professor deve pedir para que os alunos produzam seu próprio relato de experiência vivida.
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Passo 1: O professor deve fornecer um tema ou uma lista de tópicos para os alunos escolherem. Os tópicos podem incluir "Um momento inesquecível", "Uma lição que aprendi", "Uma experiência desafiadora", entre outros. (1 - 2 minutos)
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Passo 2: Os alunos devem trabalhar individualmente, escrevendo seu relato de experiência vivida. O professor deve circular pela sala, oferecendo ajuda e feedback conforme necessário. (3 - 5 minutos)
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Passo 3: Ao final da atividade, os alunos que se sentirem confortáveis podem compartilhar seu relato de experiência vivida com a classe. O professor e os colegas devem dar feedback construtivo e encorajador. (1 - 2 minutos)
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Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades de análise de texto e reescrita. O professor deve mediar a discussão, garantindo que todas as ideias sejam ouvidas e que as características principais do relato de experiência vivida sejam destacadas.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e explicar como eles se aplicam às atividades práticas realizadas. O professor deve reforçar as características do relato de experiência vivida e como eles foram identificados e aplicados pelos alunos durante as atividades. Isso irá ajudar os alunos a consolidar o conhecimento adquirido e a entender a relevância da teoria para a prática.
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Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve então propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer as seguintes perguntas:
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Pergunta 1: Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? (1 minuto)
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Pergunta 2: Quais questões ainda não foram respondidas? (1 minuto)
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Pergunta 3: Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida diária ou em outras disciplinas? (1 minuto)
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Feedback e Encerramento (1 minuto): O professor deve coletar o feedback dos alunos e agradecer a participação de todos. O professor também deve encorajar os alunos a continuarem praticando a produção de relatos de experiência vivida, pois é uma habilidade valiosa que pode ser aplicada em várias situações. Por fim, o professor deve reforçar o tema da próxima aula e quaisquer tarefas ou leituras que os alunos devem preparar para a próxima sessão.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos da aula. Isso inclui os conceitos de relato de experiência vivida, as características que o distinguem de outros tipos de textos narrativos, e as habilidades adquiridas pelos alunos para identificar e produzir um relato de experiência vivida. O professor deve ressaltar que o relato de experiência vivida é uma forma de expressão pessoal e subjetiva, e que a prática e o refinamento dessa habilidade podem ser benéficos em muitos aspectos da vida.
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Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve, então, explicar como a aula conectou a teoria à prática. Isso pode incluir a discussão de como a análise dos textos fornecidos ajudou os alunos a identificar as características do relato de experiência vivida, e como a atividade de reescrita os ajudou a aplicar essas características. O professor pode também destacar como a produção de um relato de experiência vivida permitiu aos alunos experimentar a aplicação prática dessas habilidades.
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Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir alguns materiais de leitura ou estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do relato de experiência vivida. Isso pode incluir exemplos adicionais de relatos de experiência vivida, textos teóricos sobre a escrita de relatos de experiência vivida, ou exercícios adicionais de produção de relatos de experiência vivida. O professor pode também sugerir que os alunos pratiquem a identificação de relatos de experiência vivida em textos que encontram em suas leituras diárias.
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Importância do Tema (1 - 2 minutos): Para concluir, o professor deve reforçar a importância do tema abordado na aula. O professor pode explicar que a habilidade de identificar e produzir um relato de experiência vivida é útil em muitos aspectos da vida, desde a escrita de redações escolares até a comunicação eficaz em situações do cotidiano. O professor pode também enfatizar que a habilidade de expressar-se através de um relato de experiência vivida é uma ferramenta poderosa para a auto-reflexão e o entendimento de si mesmo. Por fim, o professor deve encorajar os alunos a continuar praticando essa habilidade, pois ela pode ser valiosa em muitos aspectos de suas vidas.