Plano de Aula | Metodologia Ativa | Registro Musical
Palavras Chave | Registro Musical, Partituras, Composições Musicais, Leitura Musical, Interpretação Musical, Expressão Artística, Tradições Musicais, Música Folclórica, Teoria Musical, Atividades Práticas, Aprendizado Colaborativo, Criatividade Musical, Análise Musical, Execução Musical, Composição de Melodias |
Materiais Necessários | Partituras de músicas, Instrumentos musicais (se disponíveis), Softwares de composição musical (opcional), Letras de músicas, Acesso a gravações de músicas, Papel e lápis para anotações e rascunhos, Fragmentos de partituras com partes faltando |
Códigos BNCC | EF69AR22: Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual. |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | Artes Plasticas |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre as metas de aprendizado da aula. Nesta seção, o foco está em esclarecer o que se espera que os alunos sejam capazes de fazer ao final da aula, proporcionando uma visão clara do que será abordado e como os conhecimentos prévios podem ser integrados e aplicados. Isso ajuda a maximizar a eficácia do tempo em sala, direcionando as atividades práticas para a consolidação das competências desejadas.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar os diversos tipos de registros musicais, como partituras, arranjos e letras.
2. Desenvolver a habilidade de interpretar e aplicar as informações contidas em registros musicais na prática, como na execução de uma partitura ou na composição de novas músicas.
Objetivos secundários:
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos através da manipulação de diferentes tipos de registros musicais.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos e conectar os conhecimentos prévios adquiridos em casa com a prática em sala de aula. As situações problema propostas incentivam os alunos a aplicar e aprofundar seu entendimento sobre o registro musical, enquanto a contextualização ajuda a entender a relevância do tema no mundo real, aumentando o interesse e a motivação dos estudantes. Esta etapa prepara o terreno para as atividades práticas, estabelecendo uma base sólida para a aprendizagem ativa.
Situações Problema
1. Peça aos alunos para analisarem uma partitura clássica e identificarem os diferentes elementos musicais (notas, ritmo, dinâmica) e como eles são representados no papel. Desafie-os a discutir como esses elementos podem ser transpostos para a execução musical em instrumentos diferentes.
2. Apresente uma letra de música sem melodia e solicite que os alunos criem uma melodia adequada para ela. Isso irá testar não apenas a compreensão da estrutura de uma música, mas também a capacidade de aplicar conhecimentos musicais para complementar o conteúdo lírico.
Contextualização
Explique a importância dos registros musicais na preservação e disseminação de culturas e tradições através dos séculos. Utilize exemplos de músicas folclóricas que foram resgatadas por suas partituras ou gravações, mostrando como esses registros permitiram que o conhecimento e a riqueza cultural fossem passados de geração para geração. Além disso, destaque como a habilidade de ler e interpretar partituras é essencial para músicos profissionais em diversos contextos, desde orquestras até bandas de rock.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre registros musicais. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas reforçam sua compreensão do tema, mas também desenvolvem habilidades de colaboração, criatividade e pensamento crítico. Cada atividade proposta visa explorar diferentes aspectos do registro musical, desde a interpretação de partituras até a composição de novas músicas, garantindo uma aprendizagem envolvente e significativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Maestros por um Dia
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de interpretar e adicionar elementos expressivos a uma partitura musical.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo assumirá o papel de maestros. Eles receberão uma partitura de uma música conhecida, mas com todos os elementos dinâmicos, de expressão e articulação removidos. O desafio será reescrever esses elementos na partitura de maneira que reflitam a interpretação musical desejada.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Distribua a cada grupo uma partitura sem os elementos dinâmicos, de expressão e articulação.
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Explique que eles devem ouvir a música original (que pode ser apresentada ao vivo ou via gravação) e decidir como a música deve ser interpretada em termos de dinâmica, expressão e articulação.
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Oriente os alunos a escreverem esses elementos na partitura de forma clara e consistente para que outro grupo possa executá-la seguindo as diretrizes dadas.
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Cada grupo apresentará sua versão da música, discutindo as escolhas feitas e comparando com a versão original.
Atividade 2 - Letras em Harmonia
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aprimorar a habilidade de composição musical e a compreensão da interação entre música e texto.
- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão apenas letras de músicas populares e deverão compor uma melodia e harmonia para essas letras. Eles também criarão uma pequena apresentação para a classe, que incluirá a execução da música e uma justificativa das escolhas musicais feitas.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos.
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Entregue a cada grupo um conjunto de letras de músicas sem a melodia.
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Peça que os grupos criem uma melodia e uma harmonia para as letras, baseando-se nas emoções e no contexto das palavras.
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Instrua os alunos a usarem instrumentos disponíveis na sala ou softwares de composição musical, se disponíveis, para desenvolver a música.
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Cada grupo preparará uma breve apresentação para a classe, que incluirá a execução da música e uma explicação das escolhas feitas durante o processo de composição.
Atividade 3 - Detetives de Partituras Perdidas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular o raciocínio musical e a aplicação prática de teoria musical em um contexto divertido e desafiador.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos, em grupos, receberão fragmentos de partituras de músicas famosas, mas com partes faltando. Eles deverão usar seus conhecimentos em teoria musical para preencher os espaços em branco e depois tentar adivinhar qual é a música original, baseando-se apenas no trecho reconstruído.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de no máximo 5 participantes.
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Distribua a cada grupo um fragmento de partitura com partes faltando.
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Oriente os alunos a usarem seu conhecimento em teoria musical para tentar completar as partes faltantes.
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Após a conclusão, cada grupo apresentará sua 'reconstrução' e tentará adivinhar qual música é original.
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Discuta as diferentes abordagens e soluções dos grupos e revele a música original.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas experiências e descobertas com os colegas. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo que os alunos articulem o que entenderam e ouçam diferentes perspectivas e abordagens de seus colegas. Esta etapa também é importante para que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e possa esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução sobre a importância de compartilhar aprendizados e experiências. Sugira que cada grupo apresente um resumo das principais descobertas e desafios que enfrentaram durante as atividades. Encoraje os alunos a discutir o que aprenderam sobre os diferentes tipos de registros musicais e como isso pode influenciar sua percepção e prática musical no futuro.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao interpretar ou compor usando os registros musicais disponíveis e como vocês os superaram?
2. Como a alteração de dinâmicas e expressões em uma partitura afeta a interpretação musical?
3. De que maneira a atividade de preencher partes faltantes em partituras ajudou a compreender melhor a composição musical?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A Conclusão tem como finalidade consolidar o aprendizado, vinculando os pontos teóricos com as atividades práticas realizadas durante a aula. Esta etapa é crucial para ajudar os alunos a verem a importância e a aplicação dos conceitos aprendidos, preparando-os para futuras explorações musicais e reforçando a ligação entre a música e outras áreas do conhecimento. Além disso, serve para reforçar a memória e garantir que os alunos possam recordar e aplicar o aprendizado em situações futuras.
Resumo
Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reiterando a importância dos registros musicais, como partituras, letras e arranjos musicais. Deve-se recapitular como os alunos aplicaram esses conceitos na prática, com atividades que envolveram a interpretação e a composição musical.
Conexão com a Teoria
Explique como a aula conectou a teoria musical estudada em casa com a prática em sala, mostrando que a leitura e a interpretação de partituras não são apenas habilidades acadêmicas, mas ferramentas essenciais para músicos em diversas situações, desde orquestras até bandas populares. Destaque como as atividades práticas ajudaram a solidificar a compreensão teórica dos alunos.
Fechamento
Por fim, enfatize a relevância do estudo dos registros musicais para além da sala de aula, mencionando como esses conhecimentos são aplicados profissionalmente por músicos e como ajudam a preservar e inovar nas tradições musicais e culturais. Esta reflexão final serve para consolidar a importância do que foi aprendido e motivar os alunos a continuarem explorando o mundo da música.