Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreender a estrutura e o uso do comparativo e superlativo de adjetivos em inglês: Os alunos devem ser capazes de identificar e entender a estrutura gramatical do comparativo e superlativo de adjetivos. Eles também devem ser capazes de aplicar essa estrutura em sentenças corretamente.
-
Diferenciar entre comparativo e superlativo de adjetivos: Os alunos devem ser capazes de distinguir claramente entre o uso do comparativo e do superlativo de adjetivos. Eles devem entender que o comparativo é usado para comparar duas coisas, enquanto o superlativo é usado para descrever o máximo de uma qualidade em um grupo.
-
Praticar a construção de frases utilizando o comparativo e superlativo de adjetivos: Os alunos devem ser capazes de aplicar o que aprenderam para construir sentenças corretas e significativas que usam o comparativo e superlativo de adjetivos.
Objetivos secundários:
-
Desenvolver a habilidade de leitura em inglês: Ao trabalhar com a estrutura gramatical do comparativo e superlativo de adjetivos, os alunos terão a oportunidade de praticar a leitura em inglês e melhorar a compreensão de textos.
-
Estimular a participação ativa em sala de aula: Através de atividades práticas e interativas, o professor pode encorajar os alunos a participar ativamente da aula, promovendo um ambiente de aprendizado mais envolvente e eficaz.
-
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Necessários: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de adjetivos em inglês, incluindo o que são e como são usados em sentenças. Isso é fundamental para garantir que os alunos tenham uma base sólida antes de avançar para o tópico do dia. O professor pode usar exemplos práticos e interativos para reforçar esses conceitos. (3 - 5 minutos)
-
Situações-Problema: O professor pode então apresentar duas situações que exigem o uso do comparativo e superlativo de adjetivos. Por exemplo, "Como você descreveria quem é o mais alto na sala?" ou "Como você compararia a velocidade de dois carros?" Essas situações ajudarão a contextualizar a importância do tópico e a despertar o interesse dos alunos. (2 - 3 minutos)
-
Contextualização: O professor deve então explicar a importância do comparativo e superlativo de adjetivos no inglês do dia a dia. Pode-se mencionar que essas estruturas são usadas para expressar comparações e superlativos, o que é comum em muitas situações cotidianas e em diferentes contextos, como em conversas, textos, músicas, filmes, etc. (2 - 3 minutos)
-
Ganhar a Atenção dos Alunos: Para introduzir o tópico de forma envolvente, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o uso de comparativos e superlativos em inglês. Por exemplo, a regra de que a maioria dos adjetivos curtos segue a estrutura "adjetivo + er" no comparativo e "the + adjetivo + est" no superlativo, enquanto adjetivos longos geralmente usam "more" e "most". Outra curiosidade é que algumas palavras têm formas irregulares no comparativo e superlativo, como "good" (comparativo: better, superlativo: best) e "bad" (comparativo: worse, superlativo: worst). Essas curiosidades podem ajudar a despertar a curiosidade dos alunos e tornar o tópico mais interessante. (3 - 4 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Jogo de Tabuleiro "Adjective Adventure": O professor deve dividir a classe em grupos de 4 a 5 alunos e fornecer a cada grupo um tabuleiro de jogo, cartões de adjetivos, cartões de situações, dados e marcadores. O objetivo do jogo é que os alunos pratiquem a construção de frases usando o comparativo e superlativo de adjetivos. Para começar, os alunos devem escolher um cartão de situação que descreve uma comparação (por exemplo, "Comparar a velocidade de dois animais: o coelho é rápido, mas o leopardo é mais rápido"). Em seguida, eles devem escolher um cartão de adjetivo que melhor descreve a situação (por exemplo, "rápido"). Depois, eles devem construir uma frase que use o comparativo de adjetivos (por exemplo, "O leopardo é mais rápido que o coelho"). Se a frase estiver correta, eles podem mover seu marcador no tabuleiro. Se estiver errada, eles terão que tentar novamente na próxima rodada. O jogo continua até que um grupo chegue ao final do tabuleiro. O professor deve circular pela sala, monitorando o progresso dos grupos e fornecendo orientação e feedback conforme necessário. (10 - 12 minutos)
-
Atividade de Role-Play "Superlatives in Action": Após o jogo de tabuleiro, os alunos devem ser organizados em pares. Cada par receberá um conjunto de cartões de personagens que incluem descrições de diferentes qualidades (por exemplo, "Este personagem é o mais alto da turma", "Este personagem é o mais inteligente", etc.) e um conjunto de cartões de adjetivos. Um aluno do par escolherá um cartão de personagem e lerá a descrição em voz alta. Em seguida, o outro aluno do par escolherá um cartão de adjetivo que melhor descreve a qualidade do personagem. Eles devem então construir uma frase usando o superlativo de adjetivos (por exemplo, "This character is the tallest in the class"). O professor deve andar pela sala, observando as atividades dos pares e fornecendo feedback conforme necessário. (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo "Adjectives in the Real World": Para consolidar o aprendizado e conectar com o mundo real, o professor deve pedir aos alunos que compartilhem exemplos de comparativos e superlativos de adjetivos que encontraram em seu dia a dia. Isso pode incluir exemplos de conversas, textos, músicas, filmes, etc. Os alunos devem explicar o contexto em que o comparativo ou superlativo foi usado e discutir por que essa estrutura foi escolhida em vez de outras. Esta atividade não só reforçará a compreensão dos alunos sobre o tópico, mas também promoverá a prática de habilidades de fala e audição em inglês. (2 - 3 minutos)
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo "O que Aprendemos Hoje?": O professor deve reunir a classe e promover uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido na aula. Cada grupo terá um minuto para compartilhar suas conclusões e aprendizados com a classe. O professor deve encorajar os alunos a compartilhar não apenas o que aprenderam sobre o uso do comparativo e superlativo de adjetivos, mas também sobre como a estrutura gramatical pode ser aplicada em diferentes situações. Isso pode incluir exemplos de frases que construíram durante as atividades e discussões, bem como insights sobre a importância e o impacto do uso correto do comparativo e superlativo de adjetivos na comunicação em inglês. (3 - 4 minutos)
-
Conexão com a Teoria e a Prática: O professor deve então orientar os alunos a refletir sobre como a aula conectou a teoria e a prática. Eles podem ser perguntados sobre como as atividades (como o jogo de tabuleiro e a atividade de role-play) ajudaram a aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e significativa. Isso pode incluir discussões sobre como a construção de frases e a resolução de situações-problema ajudaram a solidificar a compreensão dos alunos sobre o uso do comparativo e superlativo de adjetivos. (2 - 3 minutos)
-
Reflexão Individual "Momento Mais Importante": Para encerrar a aula, o professor deve pedir aos alunos que reflitam individualmente sobre o "momento mais importante" da aula. Isso pode incluir o conceito mais desafiador que aprenderam, a atividade mais divertida em que participaram, ou a conexão mais significativa que fizeram entre a teoria e a prática. O professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas reflexões com a classe, se estiverem dispostos a fazê-lo. (2 - 3 minutos)
-
Feedback do Professor: Por fim, o professor deve fornecer feedback aos alunos sobre seu desempenho durante a aula. Isso pode incluir elogios por participação ativa, sugestões de áreas para melhoria e encorajamento para continuar praticando o uso do comparativo e superlativo de adjetivos. O professor deve reforçar que o aprendizado de um novo conceito leva tempo e prática, e que os alunos estão no caminho certo. (1 minuto)
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo e Recapitulação: O professor deve começar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a estrutura e uso do comparativo e superlativo de adjetivos em inglês, a diferença entre eles e como construir frases corretamente. O professor pode fazer isso através de uma rápida revisão interativa, perguntando aos alunos para repetir ou explicar os conceitos em suas próprias palavras. (2 - 3 minutos)
-
Conexão Teoria-Prática-Aplicações: Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode incluir a discussão sobre as atividades práticas realizadas, como o jogo de tabuleiro e a atividade de role-play, que permitiram aos alunos aplicar a teoria de uma maneira significativa. O professor também pode mencionar como a discussão em grupo sobre exemplos do uso do comparativo e superlativo de adjetivos no mundo real ajudou os alunos a verem a relevância do que aprenderam. (1 - 2 minutos)
-
Materiais Extras: O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir links para sites de aprendizado de inglês, como Duolingo ou BBC Learning English, que fornecem explicações detalhadas, exemplos e exercícios práticos sobre o uso do comparativo e superlativo de adjetivos. O professor também pode sugerir que os alunos assistam a filmes, séries ou ouçam músicas em inglês, focando na identificação e compreensão do uso de comparativos e superlativos. (1 - 2 minutos)
-
Importância do Tópico: Por fim, o professor deve resumir a importância do tópico apresentado para o dia a dia dos alunos. O professor pode explicar que a habilidade de usar o comparativo e superlativo de adjetivos corretamente é fundamental para se expressar de forma precisa e clara em inglês, seja em conversas do dia a dia, leitura de textos ou redação de e-mails e relatórios. O professor pode também enfatizar que o tópico é um dos pilares da gramática inglesa e, portanto, um conhecimento essencial para qualquer pessoa que queira dominar o idioma. (1 minuto)