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Plano de aula de Complementos da Oração: Objetos Direto e Indireto, Agente da Passiva, Complemento Nominal

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Original Teachy

'EF08LP09'

Complementos da Oração: Objetos Direto e Indireto, Agente da Passiva, Complemento Nominal

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de complementos da oração - os alunos devem ser capazes de identificar e entender a função dos complementos da oração dentro de uma frase. Eles devem ser capazes de diferenciar entre objeto direto, objeto indireto, agente da passiva e complemento nominal.

  2. Identificar e aplicar o objeto direto e o indireto em frases - os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar corretamente o objeto direto e o indireto em frases. Eles devem entender a diferença entre os dois e como cada um afeta a estrutura da frase.

  3. Identificar e aplicar o agente da passiva em frases - os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar corretamente o agente da passiva em frases. Eles devem entender a diferença entre o agente da passiva e o objeto indireto.

  4. Identificar e aplicar o complemento nominal em frases - os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar corretamente o complemento nominal em frases. Eles devem entender a função do complemento nominal e como ele se relaciona com o substantivo anterior.

Os Objetivos secundários incluem:

  • Incentivar a participação ativa dos alunos - através do uso de metodologias ativas, os alunos serão incentivados a participar ativamente da aula, compartilhando suas dúvidas, ideias e contribuições.

  • Promover a compreensão crítica - ao longo da aula, os alunos serão encorajados a pensar criticamente sobre os conceitos apresentados, aplicando-os em exemplos práticos e discutindo suas aplicações.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores - O professor deve iniciar a aula fazendo uma rápida revisão dos conceitos de sujeito e predicado, que são fundamentais para o entendimento dos complementos da oração. Os alunos serão convidados a participar, relembrando e compartilhando suas definições e exemplos.

  2. Situações-problema - O professor deve apresentar duas situações-problema que envolvam o uso de complementos da oração. Por exemplo, "Como podemos completar a frase 'O professor...' de forma a expressar o sentido de que ele ensinou algo a alguém?" e "Como podemos completar a frase 'O livro...' de forma a expressar o sentido de que alguém o leu?".

    • O professor deve incentivar os alunos a pensarem sobre as possíveis respostas e a justificarem suas escolhas, preparando o terreno para a Introdução dos conceitos de objeto direto e indireto.
  3. Contextualização - O professor deve explicar a importância do uso correto dos complementos da oração na construção de frases claras e coerentes. Deve-se destacar que, sem o uso correto desses elementos, a mensagem que se quer transmitir pode ser mal interpretada.

  4. Introdução ao tópico - Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode introduzir o tópico mostrando exemplos de frases famosas ou de trechos de livros que ilustrem o uso dos complementos da oração. Por exemplo, a frase "O menino deu o chocolate para a menina" pode ser usada para introduzir o conceito de objeto direto e indireto.

    • Outra estratégia interessante é a apresentação de curiosidades sobre a língua portuguesa. Por exemplo, o fato de que, em português, o objeto direto pode vir antes do verbo (como em "O chocolate o menino deu para a menina") ou depois do verbo (como em "O menino deu o chocolate para a menina") é uma característica única do nosso idioma que pode ser explorada para introduzir o tópico de forma lúdica e interessante.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de caça ao tesouro com frases (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a classe em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha com uma série de frases que estão faltando os complementos da oração. Os complementos a serem encontrados serão: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva e complemento nominal.

    • Os alunos, em seus respectivos grupos, devem identificar que tipo de complemento está faltando em cada frase. Eles podem usar diferentes cores de marcador para destacar os diferentes complementos.

    • Após a identificação dos complementos, os alunos devem escrever o complemento correto na linha correspondente.

    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e esclarecendo dúvidas.

    • Ao final da atividade, cada grupo deve ter completado todas as frases corretamente. O professor deve então corrigir as frases juntamente com a classe, ressaltando a importância de cada tipo de complemento e como eles afetam o sentido da frase.

  2. Dramatização de situações com uso de complementos da oração (10 - 12 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos devem escolher uma das frases da atividade anterior e criar uma pequena cena que represente o sentido da frase.

    • Eles devem incluir a utilização correta dos complementos da oração na fala dos personagens e na descrição da ação.

    • Os alunos devem apresentar suas cenas para a classe. Enquanto assistem, os demais alunos devem tentar identificar os complementos da oração utilizados.

    • Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão sobre as cenas, destacando a importância dos complementos da oração para a construção do sentido da frase e como eles foram utilizados de forma criativa e eficiente nas representações dos grupos.

  3. Jogo de adivinhação de frases (5 - 7 minutos)

    • Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve propor um jogo de adivinhação de frases. O professor escreverá no quadro uma série de frases que estão faltando um ou mais complementos da oração.

    • Um aluno de cada grupo será sorteado para tentar adivinhar o complemento que falta na frase. O restante do grupo poderá ajudar dando dicas, mas sem dizer diretamente o complemento.

    • O jogo deve seguir em rodadas, alternando os alunos que tentam adivinhar. O grupo que acertar mais frases será o vencedor.

    • Ao final do jogo, o professor deve fazer uma revisão dos conceitos, reforçando o uso correto dos complementos da oração e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante o jogo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas.

    • Durante a apresentação, o professor deve encorajar os outros grupos a fazerem perguntas, expressarem suas opiniões e comentários. Isso promoverá a interação entre os alunos e ampliará a compreensão do conteúdo.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades realizadas.

    • O professor pode perguntar aos alunos como eles aplicaram os conceitos teóricos na prática durante as atividades. Isso ajudará a reforçar a compreensão dos alunos sobre os complementos da oração.

  3. Reflexão sobre o aprendizado (2 - 3 minutos)

    • O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Após o minuto de reflexão, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a classe. Isso ajudará a identificar possíveis lacunas no entendimento dos alunos e fornecerá feedback para o planejamento de futuras aulas.

  4. Feedback e encerramento (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve agradecer a participação de todos, elogiar o esforço e o progresso dos alunos, e reforçar a importância do estudo dos complementos da oração para a construção de textos claros e coerentes.

    • O professor deve também informar aos alunos sobre o conteúdo da próxima aula, incentivando-os a estudar o material antecipadamente e a trazerem suas dúvidas para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito de complementos da oração, e a diferença entre objeto direto, objeto indireto, agente da passiva e complemento nominal.
    • Ele deve lembrar os alunos de que o objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, o objeto indireto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto, o agente da passiva é quem pratica a ação expressa pelo verbo na voz passiva e o complemento nominal completa o sentido de um nome.
    • O professor deve enfatizar a importância de compreender o uso e a função desses complementos para a construção de frases claras e coerentes.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve relembrar as atividades práticas realizadas durante a aula, destacando como elas ajudaram os alunos a aplicar os conceitos teóricos apresentados.
    • Ele deve ressaltar que a prática é fundamental para o entendimento e o domínio desses conteúdos, e que as atividades de dramatização e jogo de adivinhação de frases permitiram aos alunos experimentar de forma lúdica e criativa o uso dos complementos da oração.
    • O professor pode também mencionar algumas aplicações práticas desses conceitos, como a escrita de textos mais coesos e a interpretação de textos mais complexos.
  3. Materiais Complementares (1 minuto)

    • O professor deve sugerir alguns materiais de estudo complementares para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
    • Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites educativos, vídeos explicativos, exercícios online, entre outros.
    • O professor pode também indicar alguns exemplos de frases com complementos da oração em textos literários, jornalísticos, publicitários, entre outros, para que os alunos possam observar esses conceitos sendo aplicados na prática.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve reforçar a importância do estudo dos complementos da oração para a comunicação eficiente e a produção de textos claros e coerentes.
    • Ele deve ressaltar que, ao dominar esses conceitos, os alunos estarão mais preparados para se expressarem corretamente e compreenderem de forma mais precisa as mensagens transmitidas por outras pessoas, seja na fala, na leitura ou na escrita.
    • O professor deve também destacar que o conhecimento desses conteúdos é relevante para o sucesso dos alunos em avaliações de língua portuguesa, como o Enem e outros vestibulares, que costumam cobrar o domínio desses conceitos.
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