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Plano de aula de Figuras de Linguagem

Português

Original Teachy

'EF89LP06'

Figuras de Linguagem

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Figuras de Linguagem

Palavras ChaveFiguras de Linguagem, Metáfora, Eufemismo, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Inteligência Emocional, Português, 8º Ano
Materiais NecessáriosTextos literários e não-literários contendo figuras de linguagem, Papéis para anotações, Canetas ou lápis, Computador com projetor (opcional), Folhas de atividades com trechos de textos, Relógio ou cronômetro para exercícios de mindfulness
Códigos BNCCEF89LP06: Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.; EF89LP36: Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.; EF89LP37: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de figuras de linguagem, permitindo que compreendam sua importância e aplicação na leitura e interpretação de textos. Além disso, esta etapa visa promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como o autoconhecimento e a consciência social, ao explorar como as emoções podem ser expressas e interpretadas através dessas figuras de linguagem.

Objetivos Principais

1. Compreender as principais figuras de linguagem, como metáfora e eufemismo, e suas definições.

2. Identificar e analisar a presença de figuras de linguagem em diferentes tipos de textos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Momento de Mindfulness

A atividade escolhida para aquecimento emocional é a prática de Mindfulness, que visa promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. Mindfulness é uma técnica de meditação que envolve prestar atenção intencionalmente ao momento presente, sem julgamentos. Esta prática ajuda a reduzir o estresse, aumenta a clareza mental e melhora a capacidade de concentração dos alunos, preparando-os de forma eficiente para a aula.

1. Convide os alunos a se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos apoiadas no colo.

2. Peça para fecharem os olhos ou fixarem um ponto no chão para evitar distrações.

3. Instrua os alunos a respirarem profundamente pelo nariz, sentindo o ar encher os pulmões, e depois soltarem o ar lentamente pela boca. Repita isso três vezes.

4. Oriente-os a prestar atenção na sensação da respiração, como o ar entra e sai do corpo. Se os pensamentos começarem a vagar, gentilmente traga a atenção de volta para a respiração.

5. Após alguns minutos de foco na respiração, peça aos alunos para expandirem sua atenção para as sensações no corpo, observando quaisquer áreas de tensão ou desconforto. Instrua-os a relaxarem essas áreas conforme possível.

6. Finalize a prática pedindo aos alunos para, lentamente, abrirem os olhos e trazerem a consciência de volta para a sala de aula, prontos para começar a aula com mais foco e presença.

Contextualização do Conteúdo

As figuras de linguagem são ferramentas essenciais na comunicação, permitindo que as pessoas expressem emoções e ideias de maneira mais rica e criativa. Elas estão presentes em nossa vida cotidiana, desde a literatura até as conversas informais. Por exemplo, ao dizer que alguém está 'nas nuvens', estamos utilizando uma metáfora para expressar que a pessoa está distraída ou sonhadora. Compreender essas figuras não só enriquece nossa leitura e escrita, mas também nos ajuda a entender melhor as emoções e intenções por trás das palavras dos outros. Além disso, as figuras de linguagem desempenham um papel crucial na construção de empatia e na expressão de emoções, facilitando a comunicação e a conexão entre as pessoas. Aprender a reconhecer e interpretar essas figuras pode ajudar os alunos a desenvolverem uma maior consciência social e habilidades de comunicação, o que é fundamental para o crescimento pessoal e social.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Metáfora: É uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre dois termos, onde um é usado para representar o outro. Exemplo: 'Ele é um leão em campo' (comparando a bravura de uma pessoa com a de um leão).

2. Metonímia: Consiste na substituição de um termo por outro, com o qual mantém uma relação de proximidade. Exemplo: 'Vou ler Machado de Assis' (referindo-se às obras do autor e não ao autor em si).

3. Eufemismo: É o uso de uma expressão mais branda ou agradável no lugar de uma mais dura ou direta. Exemplo: 'Ele passou desta para melhor' (em vez de dizer que a pessoa morreu).

4. Hipérbole: Consiste no exagero de uma ideia com a finalidade de criar um efeito expressivo. Exemplo: 'Estou morrendo de fome' (exagero para indicar que está muito faminto).

5. Ironia: É a expressão de uma ideia por meio da utilização de palavras que dizem o contrário do que realmente se quer comunicar. Exemplo: 'Que belo trabalho você fez!' (quando, na verdade, o trabalho foi malfeito).

6. Antítese: É a aproximação de palavras ou ideias de sentido oposto. Exemplo: 'Ele estava entre a vida e a morte'.

7. Paradoxo: É a apresentação de uma ideia aparentemente absurda ou contraditória, mas que pode conter uma verdade. Exemplo: 'É ferida que dói e não se sente' (paradoxo usado por Camões).

8. Aliteração: É a repetição de sons consonantais idênticos ou semelhantes, especialmente no início das palavras. Exemplo: 'Vozes veladas, veludosas vozes'.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 40 minutos)

Identificação de Figuras de Linguagem em Textos

Nesta atividade, os alunos deverão identificar e analisar diferentes figuras de linguagem em pequenos trechos de textos literários e não-literários. A atividade tem como objetivo reforçar o conhecimento teórico das figuras de linguagem, além de promover a discussão e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais através do método RULER.

1. Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. Distribua para cada grupo um conjunto de trechos de textos contendo diversas figuras de linguagem.

3. Peça aos alunos que leiam os trechos atentamente e identifiquem as figuras de linguagem presentes em cada um.

4. Cada grupo deve anotar as figuras identificadas e justificar suas respostas com base nas definições estudadas.

5. Após a identificação, os grupos devem discutir entre si como as emoções são expressas através dessas figuras de linguagem e como elas afetam a interpretação do texto.

6. Cada grupo apresentará suas análises para a turma, explicando as figuras identificadas e a discussão sobre as emoções expressas nos textos.

Discussão e Feedback em Grupo

Durante a discussão em grupo, aplique o método RULER para guiar os alunos no reconhecimento e expressão das emoções ligadas às figuras de linguagem. Reconheça as emoções expressas nos textos e compreenda as causas dessas emoções e suas consequências para a interpretação do texto. Nomeie as emoções corretamente e expresse como elas influenciam a percepção do texto. Por fim, regule as emoções, discutindo como diferentes figuras de linguagem podem alterar a intensidade emocional de um texto. Encoraje os alunos a compartilhar como a identificação e a interpretação das figuras de linguagem podem ajudá-los a desenvolver uma maior empatia e compreensão em situações cotidianas. Discuta como a comunicação eficaz e a expressão adequada das emoções são habilidades importantes tanto na vida acadêmica quanto pessoal.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que façam uma reflexão escrita ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula, focando em como reconheceram, compreenderam e geriram suas emoções. Pergunte sobre situações específicas em que sentiram alguma dificuldade, como lidaram com essas emoções e o que poderiam ter feito de diferente. Incentive os alunos a identificarem uma ou duas estratégias que acham que seriam eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Isso proporciona uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre suas respostas emocionais, promovendo uma maior consciência emocional e autocontrole, essenciais para o desenvolvimento socioemocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Proponha aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que, ao estabelecer metas claras, eles podem direcionar seus esforços de maneira mais eficiente e monitorar seu próprio progresso. Discuta a importância de objetivos alcançáveis e específicos, como 'identificar corretamente figuras de linguagem em cinco textos diferentes na próxima semana' ou 'praticar a expressão de emoções através da escrita criativa'.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Identificar e analisar figuras de linguagem em novos textos.

2. Praticar a expressão de emoções utilizando figuras de linguagem.

3. Desenvolver maior empatia e compreensão através da interpretação de textos.

4. Melhorar habilidades de comunicação ao discutir a aplicação de figuras de linguagem. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas, os alunos podem se sentir mais motivados e responsáveis pelo próprio progresso, além de aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas, promovendo um aprendizado contínuo e significativo.

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