Entrar

Plano de aula de Leitura e Compreensão

Português

Original Teachy

'EF89LP33'

Leitura e Compreensão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Leitura e Compreensão

Palavras Chaveleitura crítica, interpretação de textos, gêneros literários, atividades práticas, compreensão textual, inferências, trabalho em equipe, análise crítica, debate, dramatização, pensamento crítico, expressão oral e escrita, aplicação de conhecimento, habilidades sociais, contextualização real
Materiais Necessáriosenvelopes com pistas, trechos de textos literários, caixa com 'tesouro literário', marcadores de texto personalizados, dossiês com evidências literárias, material para dramatização (figurinos, cenários), livros diversos, fichas de discussão para o debate, câmera ou dispositivo para gravar apresentações, quadro branco ou flip chart
Códigos BNCCEF89LP33: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas específicas da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem se preparar mentalmente para os desafios propostos e entender melhor a importância das atividades que serão realizadas em sala. Esta etapa também serve para garantir que tanto o ensino quanto a aprendizagem estejam alinhados com os objetivos educacionais do currículo de Português.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de leitura crítica e interpretativa de textos de diversos gêneros, identificando o tema central e explorando inferências e subtextos.

2. Capacitar os alunos a aplicar técnicas de compreensão textual para discernir nuances e perspectivas diferentes dentro do mesmo texto.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a análise detalhada através de discussões em grupo e atividades colaborativas.
  2. Incentivar o uso de vocabulário rico e variado na expressão oral e escrita.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa da aula tem como objetivo engajar os alunos com situações práticas que mostrem a importância da leitura e interpretação de textos, motivando-os a aplicar as habilidades aprendidas de forma consciente e eficaz. Ao apresentar problemas reais e curiosidades sobre o impacto da leitura crítica, os alunos são incentivados a refletir sobre como essas habilidades são aplicáveis e valiosas em suas próprias vidas.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um romance de mistério, mas ao chegar ao final, percebe que interpretou errado algumas pistas-chave. Como a compreensão detalhada de textos pode melhorar sua experiência de leitura em situações como esta?

2. Você recebe um e-mail complexo de seu diretor na escola pedindo sua opinião sobre uma nova política escolar. Como você garantiria que sua resposta é bem fundamentada e reflete uma compreensão clara do e-mail original?

Contextualização

A habilidade de ler e compreender textos com profundidade transcende o ambiente acadêmico e é crucial em muitas situações da vida real. Desde interpretar corretamente comunicados importantes até entender nuances em textos literários, a competência leitora é fundamental. Por exemplo, saber inferir informações implícitas em um texto pode ser decisivo em um contrato de trabalho, onde cada palavra pode alterar significativamente seus direitos e deveres.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para consolidar e aplicar os conhecimentos prévios dos alunos sobre leitura e interpretação de textos através de atividades práticas e envolventes. Ao trabalhar em grupos, os alunos têm a oportunidade de discutir perspectivas diferentes, resolver problemas de compreensão juntos e aplicar de forma criativa as técnicas de interpretação textual. Essas atividades não só reforçam o aprendizado como também promovem habilidades sociais e de colaboração.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Literário

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura detalhada e interpretação de texto, promovendo o trabalho em equipe e a aplicação prática das técnicas de compreensão textual.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e participarão de uma caça ao tesouro, na qual cada pista é baseada na compreensão de trechos de textos literários diversos. Cada grupo receberá um envelope contendo a primeira pista. As pistas levarão os alunos a diferentes estações espalhadas pela sala de aula, onde encontrarão trechos de textos e deverão responder perguntas de interpretação para receber a próxima pista. O objetivo é encontrar o 'tesouro literário', uma caixa contendo livros e marcadores de texto personalizados.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua o envelope com a primeira pista para cada grupo.

  • Oriente os alunos a lerem o trecho do texto na pista e responderem a pergunta de interpretação para receber a próxima pista.

  • Certifique-se de que cada estação tenha um monitor (pode ser um aluno mais avançado ou um assistente) para validar as respostas e entregar a próxima pista.

  • O primeiro grupo a encontrar o 'tesouro literário' será o vencedor.

Atividade 2 - O Debate dos Detetives

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar as habilidades de análise crítica e argumentação baseada em textos, além de promover o engajamento e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Os alunos, em grupos de até 5, assumirão papéis de detetives literários que investigam um 'crime textual', onde o 'crime' é um mal-entendido comum em uma obra literária conhecida. Cada grupo receberá um dossiê contendo evidências (citações da obra), e precisarão usar suas habilidades de inferência e compreensão para debater e defender suas teorias sobre o que realmente aconteceu na história.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo um 'crime textual' diferente.

  • Entregue os dossiês contendo as evidências literárias.

  • Permita que os grupos discutam e formulem suas teorias baseadas nas evidências.

  • Realize uma sessão de debate onde cada grupo apresentará sua teoria e responderá a perguntas dos outros grupos.

  • Vote no grupo que apresentou a argumentação mais convincente e bem fundamentada.

Atividade 3 - Montagem de Cena Literária

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a compreensão profunda do texto e habilidades de expressão dramática, além de incentivar a análise crítica e discussão em grupo.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos escolherão uma cena de um livro que leram previamente e a interpretarão através de uma dramatização. Cada grupo deverá entender profundamente a cena escolhida, incluindo as nuances dos personagens e o contexto, para depois apresentá-la para a classe. Após cada apresentação, haverá uma discussão sobre as interpretações e a fidelidade ao texto original.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5.

  • Permita que cada grupo escolha uma cena de um livro previamente estudado.

  • Os grupos deverão preparar uma breve dramatização da cena, prestando atenção aos detalhes do texto e à interpretação dos personagens.

  • Apresente as cenas para a classe.

  • Conduza uma discussão sobre cada apresentação, focando em como os alunos interpretaram o texto e se mantiveram fiéis ao original.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado adquirido através das atividades práticas, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e compartilhem insights com seus colegas. Este momento de retorno serve para reforçar a compreensão dos conceitos de leitura e interpretação de textos, além de promover uma autoavaliação e a habilidade de articular o processo de aprendizagem em um ambiente colaborativo.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar suas principais descobertas e experiências durante as atividades. Sugira que cada grupo aborde as estratégias que utilizaram para interpretar os textos e como colaboraram para solucionar os desafios propostos. Encoraje os alunos a discutirem sobre as diferentes interpretações e o que aprenderam sobre a importância de uma leitura atenta e crítica.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades que seu grupo enfrentou durante as atividades e como vocês as superaram?

2. Como a interpretação de diferentes gêneros textuais contribuiu para o entendimento geral do tema?

3. Houve alguma mudança na sua forma de ler e interpretar textos após essas atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

O objetivo desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos discutidos durante a aula. Ao resumir os principais pontos, conectar a teoria com a prática e enfatizar a relevância do tema para situações cotidianas, os alunos são capazes de perceber o valor do que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

Resumo

Na conclusão da aula, foi feita uma recapitulação dos pontos-chave sobre leitura e interpretação de textos, enfatizando a diversidade dos gêneros literários explorados e as técnicas de compreensão textual aplicadas. Os alunos foram lembrados das estratégias de leitura crítica que utilizaram e como estas podem ser aplicadas em diferentes contextos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi meticulosamente projetada para interligar teoria e prática, proporcionando aos alunos não só o conhecimento teórico sobre leitura e interpretação, mas também a chance de aplicar esse conhecimento através de atividades práticas. Esta abordagem ajudou a solidificar o aprendizado, tornando os conceitos mais tangíveis e relevantes para os alunos.

Fechamento

Finalmente, foi reforçada a importância da habilidade de leitura e interpretação na vida cotidiana dos alunos, destacando como uma compreensão profunda pode influenciar positivamente tanto o desempenho acadêmico quanto a capacidade de navegar por diversas situações do dia a dia, como interpretar contratos, entender manuais técnicos e apreciar literatura.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies