Plano de Aula | Metodologia Técnica | Intertextualidade
Palavras Chave | Intertextualidade, Leitura crítica, Análise de textos, Criação textual, Referências culturais, Jornalismo, Publicidade, Marketing, Criatividade, Trabalho em equipe |
Materiais Necessários | Vídeo curto sobre intertextualidade, Projetor ou TV para exibição de vídeo, Papéis e canetas para anotações, Livros, filmes ou músicas de referência, Computador ou tablet para pesquisa, Quadro branco e marcadores, Material para apresentação dos textos (papel, cartolina, etc.) |
Códigos BNCC | EF89LP32: Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros. |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Semântica |
Objetivos
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam o conceito de intertextualidade e sua aplicabilidade na interpretação de textos. Desenvolver habilidades práticas, como a leitura crítica e a análise de textos, é essencial para que os alunos se tornem leitores e escritores competentes, capazes de compreender e produzir conteúdos relevantes no mercado de trabalho atual. Esta compreensão é fundamental para diversas profissões que exigem habilidades de comunicação e interpretação textual, como jornalismo, publicidade e produção de conteúdo digital.
Objetivos principais:
1. Compreender o conceito de intertextualidade e como ocorre o 'diálogo' entre textos.
2. Identificar e analisar exemplos de intertextualidade em diferentes tipos de textos.
3. Aplicar o conhecimento sobre intertextualidade para interpretar textos de maneira crítica.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual.
- Estimular a criatividade na produção de textos que dialoguem com outros textos.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao conceito de intertextualidade de forma envolvente e prática, conectando o tema ao cotidiano e ao mercado de trabalho. Esta introdução visa despertar o interesse dos alunos e prepará-los para atividades mais aprofundadas sobre o assunto.
Contextualização
A intertextualidade é um conceito fundamental na compreensão de textos, pois permite que os leitores identifiquem e interpretem as conexões entre diferentes obras literárias, músicas, filmes e outras formas de expressão. Imagine ler um livro que faz referência a um filme famoso ou assistir a uma série de TV que cita um clássico da literatura - esse diálogo entre diferentes textos enriquece nossa experiência e compreensão das mensagens transmitidas.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
Curiosidade: A intertextualidade não é um fenômeno novo; ela está presente desde os tempos antigos, quando autores clássicos faziam referências a mitos e lendas em suas obras.
Conexão com o Mercado: No mercado de trabalho, a habilidade de identificar e utilizar intertextualidade é extremamente valiosa. Profissionais de áreas como jornalismo, publicidade e marketing frequentemente utilizam referências culturais para criar campanhas envolventes e ressonantes. Por exemplo, campanhas publicitárias que fazem referência a filmes ou memes populares tendem a ser mais eficazes na captura da atenção do público.
Atividade Inicial
Pergunta Provocadora: Pergunte aos alunos: 'Você já leu um livro ou viu um filme que fez referência a outra obra que você conhece? Como isso afetou sua compreensão ou apreciação da história?' Vídeo Curto: Exiba um vídeo curto (2-3 minutos) que mostre exemplos de intertextualidade em filmes ou músicas populares. Discussão Rápida: Facilite uma breve discussão com os alunos sobre suas impressões e experiências pessoais com intertextualidade.
Desenvolvimento
Duração: (45 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre intertextualidade por meio de atividades práticas e reflexivas. Ao criar e analisar textos intertextuais, os alunos desenvolvem habilidades críticas e criativas que são essenciais para a interpretação e produção textual, competências valiosas no mercado de trabalho contemporâneo.
Tópicos a Abordar
- Conceito de Intertextualidade
- Tipos de Intertextualidade: explícita e implícita
- Exemplos práticos de intertextualidade em diferentes mídias
- Análise crítica de textos intertextuais
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre como a intertextualidade enriquece a compreensão de um texto. Pergunte como as referências a outras obras podem alterar a interpretação e a profundidade das mensagens transmitidas. Incentive-os a pensar sobre exemplos de intertextualidade que encontraram em sua vida cotidiana e como isso influenciou seu entendimento.
Mini Desafio
Criando um Texto Intertextual
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um texto (pode ser uma narrativa curta, um poema ou até uma propaganda) que contenha elementos de intertextualidade. Eles deverão escolher uma obra de referência (pode ser um livro, filme, música, etc.) e incorporar elementos dessa obra em seu texto de forma criativa.
Instruções
- Divida os alunos em grupos de 3 a 4 integrantes.
- Cada grupo escolhe uma obra de referência para trabalhar.
- Oriente os alunos a discutirem e planejarem como irão incorporar elementos da obra escolhida no novo texto.
- Os grupos devem criar o texto intertextual, garantindo que as referências sejam claras e enriqueçam o novo texto.
- Após a criação, cada grupo apresenta seu texto para a turma, explicando as referências utilizadas e o impacto delas no novo texto.
Objetivo: Aplicar o conceito de intertextualidade na prática, desenvolvendo a habilidade de criar textos que dialoguem com outras obras, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Duração: (30 - 35 minutos)
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Identifique e explique as referências intertextuais presentes nos seguintes trechos de texto:
- Escreva um parágrafo analisando como a intertextualidade enriqueceu um texto que você leu recentemente.
- Crie uma breve narrativa que faça referência a uma obra famosa e explique a escolha da referência.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam a relevância do conceito de intertextualidade na interpretação e produção de textos. A conclusão visa reforçar a conexão entre teoria e prática, promover a reflexão sobre o aprendizado e destacar a importância das habilidades desenvolvidas para o mercado de trabalho e a vida cotidiana.
Discussão
Promova uma discussão final com os alunos, perguntando como eles perceberam a relação entre a teoria e a prática durante a aula. Incentive-os a compartilhar suas experiências na criação dos textos intertextuais e como essas atividades ajudaram a compreender melhor o conceito. Pergunte quais desafios encontraram e como superaram esses desafios. Estimule a reflexão sobre as aplicações práticas da intertextualidade nas suas vidas e possíveis carreiras futuras.
Resumo
Resuma os principais pontos abordados na aula: o conceito de intertextualidade, os tipos de intertextualidade (explícita e implícita), exemplos práticos em diferentes mídias e a importância da intertextualidade na interpretação de textos. Relembre os alunos sobre as atividades práticas realizadas, como a criação de textos intertextuais em grupo e os exercícios de fixação.
Fechamento
Explique a importância da intertextualidade no dia a dia, destacando como essa habilidade é essencial para a interpretação crítica de textos, a comunicação eficaz e a criatividade na produção de conteúdo. Relacione esses aspectos com possíveis áreas de atuação profissional, como jornalismo, marketing e produção de conteúdo digital. Enfatize que a capacidade de identificar e utilizar referências intertextuais pode enriquecer a compreensão e a comunicação de ideias complexas.