Objetivos (5 - 10 minutos)
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Compreender o conceito de texto de divulgação científica, identificando suas características principais e a importância de sua existência como ferramenta de comunicação entre a ciência e a sociedade.
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Analisar exemplos de textos de divulgação científica, a fim de desenvolver a habilidade de identificar os elementos que os compõem, tais como a linguagem clara e objetiva, a explicação de termos técnicos e a apresentação de fatos e teorias científicas de forma acessível.
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Produzir um texto de divulgação científica sobre um tema de ciências da natureza, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o gênero textual.
Objetivos secundários:
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Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes para a produção do texto de divulgação científica.
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Fomentar o pensamento crítico sobre a importância da ciência e da divulgação científica para a sociedade.
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Estimular a criatividade e a escrita, através da produção textual.
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Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de gêneros textuais e suas características. Além disso, pode ser útil revisar brevemente a estrutura de um texto científico, enfatizando a linguagem técnica e a formalidade. Isso servirá como uma base sólida para a Introdução do tópico de texto de divulgação científica.
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Situações Problemas: O professor pode apresentar duas situações problemáticas para despertar o interesse dos alunos:
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Como a sociedade pode entender e acompanhar os avanços científicos se a linguagem utilizada nos textos é complexa e de difícil compreensão para a maioria das pessoas?
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Qual a importância de textos de divulgação científica na disseminação do conhecimento e na formação de uma sociedade mais crítica e informada?
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Contextualização: Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do texto de divulgação científica, explicando que esses textos são essenciais para tornar a ciência acessível à sociedade, contribuindo para a formação de uma cultura científica e para o Desenvolvimento de uma sociedade mais informada e participativa.
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Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico de forma interessante e atrativa, o professor pode:
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Compartilhar curiosidades ou histórias sobre grandes descobertas científicas que foram inicialmente divulgadas através de textos de divulgação científica. Por exemplo, a descoberta da estrutura do DNA, que foi comunicada ao mundo através de um texto de divulgação científica publicado na revista Nature em 1953.
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Mostrar a importância prática da divulgação científica, citando exemplos de como a compreensão de conceitos científicos pode afetar diretamente o dia a dia das pessoas. Por exemplo, o uso de vacinas para prevenir doenças, que depende da compreensão e aceitação do público sobre os princípios da imunização.
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Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que é um texto de divulgação científica, por que ele é importante e como ele se diferencia de outros gêneros textuais.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Teoria sobre Texto de Divulgação Científica (10 - 15 minutos)
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O professor deve começar explicando que o texto de divulgação científica é um gênero textual que tem como objetivo principal tornar o conhecimento científico acessível a um público leigo, ou seja, que não possui formação específica na área de ciências.
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Deve-se enfatizar que a principal característica desse tipo de texto é a linguagem clara e objetiva, que busca simplificar termos técnicos e complexos, sem, no entanto, distorcer a informação.
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O professor deve explicar que, apesar de ser um gênero textual que visa a simplificação, o texto de divulgação científica não deve ser confundido com um texto popular ou de entretenimento. É um texto que busca informar e educar, mantendo o rigor e a seriedade da ciência.
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O professor deve ainda explicar que, além da linguagem, outros elementos são importantes na composição desse tipo de texto, como a estrutura argumentativa, a apresentação de fatos e teorias científicas de forma ordenada e coerente, e a utilização de exemplos e analogias para facilitar a compreensão do leitor.
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Para ilustrar a teoria, o professor pode apresentar e discutir exemplos de textos de divulgação científica, apontando as características mencionadas.
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Exercícios de Identificação de Características do Texto de Divulgação Científica (5 - 10 minutos)
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Após a explicação teórica, o professor deve propor aos alunos a realização de exercícios práticos para identificar as características do texto de divulgação científica.
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Os alunos devem receber um conjunto de textos de diferentes gêneros (científico, popular, notícia, etc.) e serem orientados a identificar qual deles é um texto de divulgação científica e por quê.
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O professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos na identificação das características e esclarecendo dúvidas.
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Produção de um Texto de Divulgação Científica (5 - 10 minutos)
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Por fim, o professor deve propor que os alunos produzam um pequeno texto de divulgação científica sobre um tema de ciências da natureza de sua escolha.
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Os alunos devem ser orientados a utilizar a linguagem clara e objetiva, a explicar os termos técnicos, a apresentar os fatos e teorias científicas de forma acessível e a utilizar exemplos e analogias para facilitar a compreensão do leitor.
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O professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos na produção dos textos, esclarecendo dúvidas e dando feedbacks.
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Ao final desta etapa, os alunos devem ter adquirido a habilidade de identificar as características do texto de divulgação científica e de produzir textos desse gênero.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdos (5 - 7 minutos)
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O professor deve começar a etapa de Retorno fazendo uma revisão dos principais conceitos e características do texto de divulgação científica que foram abordados na aula. Isso pode ser feito através de uma rápida discussão em sala de aula, onde o professor pode perguntar aos alunos quais são as características-chave desse tipo de texto e como ele se diferencia de outros gêneros textuais.
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O professor pode também pedir aos alunos para compartilharem suas percepções sobre a importância da divulgação científica e como ela pode contribuir para a formação de uma sociedade mais informada e crítica.
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Conexão com a Prática (3 - 5 minutos)
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Em seguida, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre como o conteúdo aprendido na aula se conecta com o mundo real. Isso pode ser feito através de perguntas como:
- Como vocês veem a presença de textos de divulgação científica no dia a dia? Onde encontramos esse tipo de texto?
- Vocês conseguem pensar em exemplos de textos de divulgação científica que vocês já leram? Como esses textos contribuíram para a compreensão de um tema científico?
- Vocês acreditam que a habilidade de produzir textos de divulgação científica pode ser útil no futuro? Em que situações?
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O professor deve promover uma discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões e experiências. O objetivo é fazer com que os alunos percebam a relevância e a aplicabilidade do que foi aprendido.
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Reflexão Individual (2 - 3 minutos)
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Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que foi aprendido. O professor pode fazer perguntas como:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
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Os alunos devem anotar suas respostas. Essa reflexão individual pode ajudar a consolidar o aprendizado e identificar possíveis lacunas de compreensão que precisam ser abordadas em aulas futuras.
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Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que foi aprendido na aula, de como esse conhecimento se conecta com o mundo real e de quais são as áreas que ainda precisam ser aprofundadas.
Conclusão (5 - 10 minutos)
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Recapitulação dos Conteúdos (2 - 4 minutos)
- O professor deve começar a Conclusão da aula recapitulando os principais pontos abordados. Isso inclui a definição e características do texto de divulgação científica, a importância de sua existência e a diferença entre esse tipo de texto e outros gêneros textuais.
- O professor deve relembrar os exercícios práticos realizados, como a identificação de características de textos de divulgação científica e a produção de um texto desse gênero.
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Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)
- Em seguida, o professor deve reforçar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. O professor pode destacar como a explicação teórica sobre o texto de divulgação científica foi aplicada na prática, através da identificação de características e da produção de um texto desse gênero.
- O professor deve também ressaltar as aplicações desse conhecimento, mostrando como a habilidade de produzir e compreender textos de divulgação científica pode ser útil no dia a dia, na formação acadêmica e na participação na sociedade.
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Materiais Extras (1 - 2 minutos)
- O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros, artigos, sites, vídeos e documentários sobre divulgação científica. O professor deve enfatizar que esses materiais são opcionais, mas que podem ser úteis para quem quer aprender mais ou para quem tem interesse em seguir carreira na área de ciências.
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Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)
- Por fim, o professor deve resumir a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Deve-se reforçar que a habilidade de produzir e compreender textos de divulgação científica é fundamental para se manter informado sobre os avanços científicos, para entender como a ciência impacta a sociedade e para participar de maneira crítica e informada em discussões sobre temas científicos.
- O professor pode também destacar que a habilidade de produzir textos de divulgação científica pode ser útil em várias situações, desde a redação de relatórios e trabalhos acadêmicos até a comunicação de ideias e descobertas em diferentes áreas profissionais.
Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma visão clara e abrangente do que foi aprendido na aula, de como esse conhecimento se conecta com o mundo real e de como ele pode ser aplicado no dia a dia e no futuro.