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Plano de aula de Texto: Divulgação Científica

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Original Teachy

'EF08LP01'

Texto: Divulgação Científica

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de texto de divulgação científica, identificando suas características principais e a importância de sua existência como ferramenta de comunicação entre a ciência e a sociedade.

  2. Analisar exemplos de textos de divulgação científica, a fim de desenvolver a habilidade de identificar os elementos que os compõem, tais como a linguagem clara e objetiva, a explicação de termos técnicos e a apresentação de fatos e teorias científicas de forma acessível.

  3. Produzir um texto de divulgação científica sobre um tema de ciências da natureza, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o gênero textual.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes para a produção do texto de divulgação científica.

    • Fomentar o pensamento crítico sobre a importância da ciência e da divulgação científica para a sociedade.

    • Estimular a criatividade e a escrita, através da produção textual.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de gêneros textuais e suas características. Além disso, pode ser útil revisar brevemente a estrutura de um texto científico, enfatizando a linguagem técnica e a formalidade. Isso servirá como uma base sólida para a Introdução do tópico de texto de divulgação científica.

  2. Situações Problemas: O professor pode apresentar duas situações problemáticas para despertar o interesse dos alunos:

    • Como a sociedade pode entender e acompanhar os avanços científicos se a linguagem utilizada nos textos é complexa e de difícil compreensão para a maioria das pessoas?

    • Qual a importância de textos de divulgação científica na disseminação do conhecimento e na formação de uma sociedade mais crítica e informada?

  3. Contextualização: Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do texto de divulgação científica, explicando que esses textos são essenciais para tornar a ciência acessível à sociedade, contribuindo para a formação de uma cultura científica e para o Desenvolvimento de uma sociedade mais informada e participativa.

  4. Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico de forma interessante e atrativa, o professor pode:

    • Compartilhar curiosidades ou histórias sobre grandes descobertas científicas que foram inicialmente divulgadas através de textos de divulgação científica. Por exemplo, a descoberta da estrutura do DNA, que foi comunicada ao mundo através de um texto de divulgação científica publicado na revista Nature em 1953.

    • Mostrar a importância prática da divulgação científica, citando exemplos de como a compreensão de conceitos científicos pode afetar diretamente o dia a dia das pessoas. Por exemplo, o uso de vacinas para prevenir doenças, que depende da compreensão e aceitação do público sobre os princípios da imunização.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que é um texto de divulgação científica, por que ele é importante e como ele se diferencia de outros gêneros textuais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria sobre Texto de Divulgação Científica (10 - 15 minutos)

    • O professor deve começar explicando que o texto de divulgação científica é um gênero textual que tem como objetivo principal tornar o conhecimento científico acessível a um público leigo, ou seja, que não possui formação específica na área de ciências.

    • Deve-se enfatizar que a principal característica desse tipo de texto é a linguagem clara e objetiva, que busca simplificar termos técnicos e complexos, sem, no entanto, distorcer a informação.

    • O professor deve explicar que, apesar de ser um gênero textual que visa a simplificação, o texto de divulgação científica não deve ser confundido com um texto popular ou de entretenimento. É um texto que busca informar e educar, mantendo o rigor e a seriedade da ciência.

    • O professor deve ainda explicar que, além da linguagem, outros elementos são importantes na composição desse tipo de texto, como a estrutura argumentativa, a apresentação de fatos e teorias científicas de forma ordenada e coerente, e a utilização de exemplos e analogias para facilitar a compreensão do leitor.

    • Para ilustrar a teoria, o professor pode apresentar e discutir exemplos de textos de divulgação científica, apontando as características mencionadas.

  2. Exercícios de Identificação de Características do Texto de Divulgação Científica (5 - 10 minutos)

    • Após a explicação teórica, o professor deve propor aos alunos a realização de exercícios práticos para identificar as características do texto de divulgação científica.

    • Os alunos devem receber um conjunto de textos de diferentes gêneros (científico, popular, notícia, etc.) e serem orientados a identificar qual deles é um texto de divulgação científica e por quê.

    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos na identificação das características e esclarecendo dúvidas.

  3. Produção de um Texto de Divulgação Científica (5 - 10 minutos)

    • Por fim, o professor deve propor que os alunos produzam um pequeno texto de divulgação científica sobre um tema de ciências da natureza de sua escolha.

    • Os alunos devem ser orientados a utilizar a linguagem clara e objetiva, a explicar os termos técnicos, a apresentar os fatos e teorias científicas de forma acessível e a utilizar exemplos e analogias para facilitar a compreensão do leitor.

    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos na produção dos textos, esclarecendo dúvidas e dando feedbacks.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter adquirido a habilidade de identificar as características do texto de divulgação científica e de produzir textos desse gênero.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos (5 - 7 minutos)

    • O professor deve começar a etapa de Retorno fazendo uma revisão dos principais conceitos e características do texto de divulgação científica que foram abordados na aula. Isso pode ser feito através de uma rápida discussão em sala de aula, onde o professor pode perguntar aos alunos quais são as características-chave desse tipo de texto e como ele se diferencia de outros gêneros textuais.

    • O professor pode também pedir aos alunos para compartilharem suas percepções sobre a importância da divulgação científica e como ela pode contribuir para a formação de uma sociedade mais informada e crítica.

  2. Conexão com a Prática (3 - 5 minutos)

    • Em seguida, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre como o conteúdo aprendido na aula se conecta com o mundo real. Isso pode ser feito através de perguntas como:

      1. Como vocês veem a presença de textos de divulgação científica no dia a dia? Onde encontramos esse tipo de texto?
      2. Vocês conseguem pensar em exemplos de textos de divulgação científica que vocês já leram? Como esses textos contribuíram para a compreensão de um tema científico?
      3. Vocês acreditam que a habilidade de produzir textos de divulgação científica pode ser útil no futuro? Em que situações?
    • O professor deve promover uma discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões e experiências. O objetivo é fazer com que os alunos percebam a relevância e a aplicabilidade do que foi aprendido.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que foi aprendido. O professor pode fazer perguntas como:

      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos devem anotar suas respostas. Essa reflexão individual pode ajudar a consolidar o aprendizado e identificar possíveis lacunas de compreensão que precisam ser abordadas em aulas futuras.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que foi aprendido na aula, de como esse conhecimento se conecta com o mundo real e de quais são as áreas que ainda precisam ser aprofundadas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos Conteúdos (2 - 4 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão da aula recapitulando os principais pontos abordados. Isso inclui a definição e características do texto de divulgação científica, a importância de sua existência e a diferença entre esse tipo de texto e outros gêneros textuais.
    • O professor deve relembrar os exercícios práticos realizados, como a identificação de características de textos de divulgação científica e a produção de um texto desse gênero.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve reforçar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. O professor pode destacar como a explicação teórica sobre o texto de divulgação científica foi aplicada na prática, através da identificação de características e da produção de um texto desse gênero.
    • O professor deve também ressaltar as aplicações desse conhecimento, mostrando como a habilidade de produzir e compreender textos de divulgação científica pode ser útil no dia a dia, na formação acadêmica e na participação na sociedade.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros, artigos, sites, vídeos e documentários sobre divulgação científica. O professor deve enfatizar que esses materiais são opcionais, mas que podem ser úteis para quem quer aprender mais ou para quem tem interesse em seguir carreira na área de ciências.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Deve-se reforçar que a habilidade de produzir e compreender textos de divulgação científica é fundamental para se manter informado sobre os avanços científicos, para entender como a ciência impacta a sociedade e para participar de maneira crítica e informada em discussões sobre temas científicos.
    • O professor pode também destacar que a habilidade de produzir textos de divulgação científica pode ser útil em várias situações, desde a redação de relatórios e trabalhos acadêmicos até a comunicação de ideias e descobertas em diferentes áreas profissionais.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma visão clara e abrangente do que foi aprendido na aula, de como esse conhecimento se conecta com o mundo real e de como ele pode ser aplicado no dia a dia e no futuro.

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