Entrar

Plano de aula de Arte e a Sociedade

Artes

Original Teachy

'EF69AR31'

Arte e a Sociedade

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Objetivos Principais:

    • Compreender a relação intrínseca entre a arte e a sociedade, reconhecendo a arte como um reflexo da cultura e dos valores sociais.

    • Analisar obras de arte de diferentes períodos e movimentos artísticos, identificando suas características e como elas refletem a sociedade em que foram criadas.

    • Desenvolver a capacidade crítica e interpretativa em relação à arte, percebendo-a como um meio de expressão e comunicação social.

  2. Objetivos Secundários:

    • Estimular a apreciação e o respeito pela diversidade cultural, ao reconhecer as diferentes manifestações artísticas e suas relações com as sociedades em que foram produzidas.

    • Fomentar a discussão e o debate em sala de aula, promovendo a expressão de diferentes pontos de vista e a reflexão crítica sobre a arte e a sociedade.

    • Incentivar a pesquisa e a autonomia do aluno, através do estudo de obras e artistas de seu interesse, relacionando-os com os conceitos abordados em aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos básicos sobre arte e cultura, destacando a importância de entender esses aspectos como partes integrantes de uma sociedade. Além disso, é fundamental fazer uma breve revisão dos principais movimentos artísticos que serão abordados na aula, ressaltando suas características e contexto histórico.

  2. Situações-Problema:

    • O professor pode propor a seguinte questão: "Como a arte pode ser usada para expressar sentimentos e ideias, e como essas expressões variam de acordo com o tempo e o lugar em que são produzidas?"

    • Outra questão interessante seria: "Por que algumas formas de arte são consideradas 'clássicas' e outras 'modernas'? O que isso nos diz sobre as mudanças na sociedade ao longo do tempo?"

    O objetivo dessas questões é incentivar os alunos a pensarem criticamente sobre a relação entre arte e sociedade, preparando o terreno para o Desenvolvimento dos conceitos que serão apresentados durante a aula.

  3. Contextualização:

    O professor deve contextualizar a importância do tema, mostrando como a arte pode ser usada como uma ferramenta para entender e interpretar a sociedade. Pode-se citar exemplos históricos de como artistas e suas obras influenciaram e foram influenciados por eventos sociais e políticos. Além disso, é relevante destacar como a arte contemporânea continua a refletir as questões e desafios do mundo atual.

  4. Introdução ao Tópico:

    • O professor pode apresentar curiosidades sobre a relação entre arte e sociedade, como o fato de que muitos movimentos artísticos foram impulsionados por mudanças sociais e políticas. Por exemplo, o movimento Pop Art surgiu na década de 1950 como uma reação à cultura de massa e ao consumismo do pós-guerra.

    • Outra curiosidade interessante é que a arte pode ser usada como um meio de protesto político. Pode-se mencionar o mural "Guernica" de Picasso, que foi criado como uma resposta ao bombardeio da cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.

    O objetivo dessas curiosidades é despertar o interesse dos alunos pelo tópico e mostrar a relevância e a aplicabilidade dos conceitos que serão abordados na aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Arte e Sociedade em Cartaz"

    • Descrição:

      • Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de imagens que representam diferentes obras de arte de diversos movimentos artísticos e períodos históricos.
      • A tarefa dos alunos será criar um "cartaz do tempo" no qual eles organizarão as imagens de acordo com a linha do tempo da história da arte. Além disso, eles deverão adicionar comentários ou descrições breves a cada imagem, explicando como elas refletem a sociedade em que foram criadas.
      • Para realizar esta atividade, os alunos precisarão utilizar habilidades de pesquisa e análise, bem como sua compreensão do tema. Além disso, eles serão incentivados a discutir e debater em grupo, promovendo a aprendizagem colaborativa.
    • Passo a passo:

      1. O professor distribui as imagens e os materiais necessários para cada grupo.
      2. Os alunos organizam as imagens em uma linha do tempo, discutindo e justificando suas escolhas.
      3. Os alunos adicionam os comentários ou descrições a cada imagem, explicando como elas refletem a sociedade em que foram criadas.
      4. Os grupos apresentam seus cartazes para a classe, compartilhando suas descobertas e insights.
    • Critérios de Avaliação:

      • A precisão e a profundidade das descrições das imagens.
      • A capacidade de organizar as imagens em uma linha do tempo lógica.
      • A qualidade da apresentação e da discussão em grupo.
  2. Atividade 2: "Arte e Sociedade no Presente"

    • Descrição:

      • Após a Conclusão da atividade anterior, os grupos serão desafiados a aplicar o que aprenderam sobre a relação entre arte e sociedade para analisar uma obra de arte contemporânea de sua escolha.
      • Eles deverão pesquisar sobre o(a) artista e a obra, identificando as influências sociais e culturais que podem ter contribuído para a sua criação.
      • Em seguida, eles deverão preparar uma breve apresentação na qual compartilharão suas descobertas com a classe.
    • Passo a passo:

      1. O professor orienta os alunos a escolherem uma obra de arte contemporânea para analisar.
      2. Os alunos pesquisam sobre o(a) artista e a obra, focando nas influências sociais e culturais.
      3. Os alunos preparam uma breve apresentação, destacando as principais descobertas de sua pesquisa.
      4. Os grupos apresentam suas análises para a classe, promovendo a discussão e o debate.
    • Critérios de Avaliação:

      • A escolha de uma obra de arte relevante e aprofundada.
      • A precisão e a profundidade da pesquisa sobre o(a) artista e a obra.
      • A qualidade da apresentação e da discussão em grupo.
  3. Atividade 3: "Expressando a Sociedade através da Arte"

    • Descrição:

      • Nesta atividade final, os alunos terão a oportunidade de expressar suas próprias ideias e percepções sobre a relação entre arte e sociedade.
      • Cada grupo receberá uma tela em branco e uma variedade de materiais de arte (tinta, pincéis, canetas, etc.).
      • Eles deverão criar uma obra de arte original que represente sua visão sobre como a arte reflete a sociedade.
      • Esta atividade promoverá a criatividade, a expressão pessoal e a reflexão crítica dos alunos.
    • Passo a passo:

      1. O professor distribui os materiais de arte para cada grupo.
      2. Os alunos discutem e planejam a sua obra de arte, considerando os conceitos e ideias discutidos durante a aula.
      3. Os alunos criam a sua obra de arte, utilizando os materiais disponíveis.
      4. Os grupos apresentam suas obras de arte para a classe, explicando o seu significado e como ela reflete a sociedade.
    • Critérios de Avaliação:

      • A originalidade e a criatividade da obra de arte.
      • A capacidade de expressar uma ideia ou conceito sobre a relação entre arte e sociedade.
      • A qualidade da apresentação e da discussão em grupo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e incentivar a participação de todos os alunos.

    • Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas direcionadas para estimular a reflexão dos alunos sobre o que eles aprenderam e como isso se aplica à arte e à sociedade. Por exemplo: "Como vocês chegaram a essa Conclusão?" ou "De que maneira a obra de arte que vocês analisaram reflete a sociedade em que foi produzida?".

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma breve síntese das principais ideias discutidas, ressaltando como elas se conectam com a teoria apresentada no início da aula.

    • O professor pode, por exemplo, destacar como as diferentes obras de arte analisadas pelos alunos representam diferentes períodos e movimentos artísticos, refletindo as mudanças e os valores das sociedades em que foram criadas.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual por um minuto sobre as seguintes perguntas:

      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas respostas com a classe. Isso pode ajudar a identificar quais conceitos os alunos compreenderam bem e quais áreas ainda precisam de mais trabalho.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve agradecer a participação dos alunos e encorajá-los a continuar explorando o tema da arte e da sociedade em suas pesquisas e estudos.

    • O professor pode também pedir um feedback breve sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles mais gostaram e o que acham que poderia ser melhorado. Isso pode ajudar a guiar a preparação de futuras aulas sobre o tema.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando a ideia central de que a arte é um reflexo da sociedade em que é produzida.
    • Deve-se destacar como diferentes movimentos artísticos representaram diferentes períodos da história e como eles refletiram as mudanças e os valores das sociedades em que foram criados.
    • O professor pode revisar brevemente os principais artistas e obras de arte discutidos, relembrando como eles ilustram os conceitos apresentados.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve enfatizar como as atividades práticas realizadas durante a aula permitiram aos alunos aplicar e aprofundar seus conhecimentos teóricos sobre a relação entre arte e sociedade.
    • Deve-se ressaltar como a análise de obras de arte e a criação de uma obra original ajudaram os alunos a compreenderem melhor como a arte pode ser usada para expressar e refletir a sociedade.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor deve sugerir materiais de leitura, visualização ou audição para os alunos que desejam explorar mais a fundo o tema.
    • Pode-se indicar livros, documentários, exposições virtuais, websites de museus e galerias de arte, entre outros.
    • O professor pode também fornecer uma lista de artistas e obras de arte que os alunos podem pesquisar e analisar por conta própria.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve explicar brevemente a importância do tema para o dia a dia dos alunos.
    • Deve-se ressaltar como a capacidade de analisar e interpretar a arte pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre a sociedade em que vivem.
    • Além disso, deve-se destacar como a arte pode ser usada como uma ferramenta de expressão e comunicação, permitindo aos alunos expressarem suas próprias ideias e sentimentos de maneira criativa e significativa.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies