Entrar

Plano de aula de Arte e a Tecnologia

Artes

Original Teachy

'EF69AR35'

Arte e a Tecnologia

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Arte e a Tecnologia

Palavras ChaveArte e Tecnologia, Criação Artística, Ferramentas Tecnológicas, Arte Digital, Interseção Arte e Tecnologia, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Modelagem 3D, Animação, Criatividade, Inovação, Mercado de Trabalho Artístico, Democratização da Arte
Materiais NecessáriosComputadores, Tablets, Acesso à Internet, Ferramentas Online (Tinkercad, Krita), Projetor ou TV, Vídeo curto sobre arte digital e interativa, Papel e caneta para anotações
Códigos BNCCEF69AR35: Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão clara de como a tecnologia pode ser integrada nas artes e como isso está transformando as práticas artísticas contemporâneas. Ao focar no desenvolvimento de habilidades práticas, esta etapa prepara os alunos para utilizar ferramentas tecnológicas de forma criativa, conectando-os diretamente com tendências e demandas do mercado de trabalho artístico.

Objetivos principais:

1. Explorar como a tecnologia pode ser utilizada na criação artística.

2. Analisar exemplos de obras de arte que utilizam tecnologia de forma inovadora.

3. Desenvolver habilidades práticas na aplicação de ferramentas tecnológicas para a criação artística.

Objetivos secundários:

  1. Promover a reflexão sobre as mudanças e impactos da tecnologia nas artes.
  2. Incentivar a criatividade e a inovação através do uso de novas tecnologias.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão clara de como a tecnologia pode ser integrada nas artes e como isso está transformando as práticas artísticas contemporâneas. Ao focar no desenvolvimento de habilidades práticas, esta etapa prepara os alunos para utilizar ferramentas tecnológicas de forma criativa, conectando-os diretamente com tendências e demandas do mercado de trabalho artístico.

Contextualização

A arte e a tecnologia, duas áreas que aparentemente podem parecer distintas, têm se entrelaçado de maneiras inovadoras e surpreendentes. Desde a criação de esculturas impressas em 3D até a realidade aumentada e virtual em exposições, a tecnologia está transformando a forma como criamos e apreciamos a arte. Esta aula visa explorar essas interseções e mostrar como a tecnologia pode abrir novas possibilidades criativas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Você sabia que o artista digital Beeple vendeu uma obra de arte digital por mais de 69 milhões de dólares em um leilão? Exemplo de Mercado: Empresas de videogames contratam artistas para criar cenários e personagens virtuais, utilizando tecnologias avançadas de modelagem 3D e animação.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Apresente um vídeo curto (3-5 minutos) que mostre exemplos de arte digital e interativa. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Como vocês acham que a tecnologia pode mudar a maneira como criamos e consumimos arte no futuro?' Peça que os alunos compartilhem suas ideias em uma discussão rápida.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 45 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos explorem de forma prática as ferramentas tecnológicas disponíveis para a criação artística. Ao desenvolver uma peça de arte digital, os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos, refletir sobre o impacto da tecnologia nas artes e se preparar para possíveis demandas do mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Interseção entre arte e tecnologia
  2. Exemplos de obras de arte digitais
  3. Ferramentas tecnológicas para criação artística
  4. Impacto da tecnologia no mercado de trabalho artístico

Reflexões Sobre o Tema

Provoque os alunos a refletirem sobre como a tecnologia tem mudado a forma como consumimos e criamos arte. Pergunte como eles percebem essas mudanças e se acham que a tecnologia pode democratizar o acesso à criação artística.

Mini Desafio

Criando Arte Digital com Ferramentas Online

Os alunos serão desafiados a criar uma peça de arte digital utilizando uma ferramenta online gratuita, como o Tinkercad ou o Krita. Eles devem explorar as funcionalidades da ferramenta escolhida e criar uma obra que represente a interseção entre arte e tecnologia.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3-4 pessoas.
  2. Distribua tablets ou direcione os alunos para computadores com acesso à internet.
  3. Apresente brevemente as ferramentas Tinkercad e Krita, destacando suas principais funcionalidades.
  4. Dê aos alunos 30 minutos para explorar a ferramenta escolhida e criar uma peça de arte digital.
  5. Após a criação, cada grupo deve apresentar sua obra para a turma, explicando a escolha da ferramenta e o conceito por trás da peça.

Objetivo: Desenvolver habilidades práticas no uso de ferramentas tecnológicas para a criação artística e incentivar a criatividade e a inovação.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Pergunte aos alunos: Quais são as principais diferenças entre criar arte digitalmente e de forma tradicional?
  2. Peça para que cada aluno escreva um parágrafo refletindo sobre como a tecnologia pode democratizar o acesso à criação artística.
  3. Solicite que os alunos identifiquem pelo menos duas profissões no mercado de trabalho que combinam arte e tecnologia e descrevam as habilidades necessárias para essas profissões.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre a integração entre arte e tecnologia e como isso pode ser aplicado em suas próprias criações. A discussão final e o resumo dos principais pontos reforçam os conhecimentos adquiridos e incentivam os alunos a continuar explorando o tema, preparando-os melhor para o mercado de trabalho artístico.

Discussão

Promova uma discussão final com a turma, incentivando os alunos a refletirem sobre as atividades realizadas. Pergunte como eles perceberam a integração entre arte e tecnologia durante a criação da peça digital. Incentive-os a compartilhar suas experiências, dificuldades e aprendizados. Questione como eles veem o papel da tecnologia na arte no futuro e como isso pode influenciar suas próprias criações.

Resumo

Resuma os principais conteúdos apresentados na aula, destacando a interseção entre arte e tecnologia, exemplos de obras de arte digitais, e as ferramentas tecnológicas utilizadas para criação artística. Reforce a importância dessas ferramentas no mercado de trabalho artístico e como elas podem ampliar as possibilidades criativas.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática, mostrando aos alunos como a tecnologia pode ser uma aliada na criação artística. Destaque a importância do conhecimento adquirido para o desenvolvimento de habilidades relevantes para o mercado de trabalho. Encerre a aula enfatizando a importância de se manter atualizado com as novas tecnologias e de continuar explorando suas aplicações na arte.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies