Entrar

Plano de aula de Estações do Ano

Ciências

Original Teachy

'EF09CI15'

Estações do Ano

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito das estações do ano: os alunos devem ser capazes de definir o que são as estações do ano e como elas ocorrem. Isso inclui a ideia de que as estações são o resultado da inclinação do eixo da Terra em relação ao sol.

  2. Identificar as características de cada estação: os alunos devem ser capazes de descrever as particularidades de cada estação do ano, como a temperatura, o clima, as atividades humanas e naturais relacionadas a cada uma delas.

  3. Relacionar as estações do ano com o cotidiano: os alunos devem ser capazes de perceber como as estações afetam o nosso dia a dia. Isso inclui reconhecer como as mudanças nas estações afetam as atividades que realizamos, a flora e a fauna ao nosso redor, entre outros aspectos.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de observação e análise: ao estudar as estações do ano, os alunos terão a oportunidade de praticar habilidades de observação e análise, identificando as mudanças no ambiente ao seu redor.

  • Estimular a curiosidade e o pensamento crítico: ao explorar o tema das estações do ano, os alunos serão incentivados a fazer perguntas, a buscar respostas e a formar suas próprias conclusões. Isto promove o Desenvolvimento do pensamento crítico e da curiosidade, habilidades essenciais para o aprendizado.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve recapitulação dos conceitos de rotação e translação da Terra, que foram estudados anteriormente. É importante que os alunos entendam que a inclinação do eixo da Terra é a principal responsável pela ocorrência das estações do ano.

  2. Situações-problema: Para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, o professor pode apresentar duas situações-problema:

    • "Por que, em determinadas épocas do ano, sentimos mais frio ou mais calor? E por que os dias são mais longos em algumas épocas do ano e mais curtos em outras?"

    • "Você já percebeu que algumas árvores perdem suas folhas em um determinado período do ano e depois as recuperam? Ou que algumas flores só florescem em um período específico? Por que isso acontece?"

  3. Contextualização: O professor deve explicar que o estudo das estações do ano, além de ser um tópico importante em Ciências, tem implicações diretas no nosso cotidiano. As estações do ano influenciam a agricultura, a moda, nossas atividades de lazer, entre outros.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as estações do ano:

    • "Você sabia que, apesar de existirem quatro estações bem definidas, a duração de cada uma delas pode variar dependendo da região onde você se encontra? Por exemplo, na região equatorial, as estações do ano são menos marcadas do que em regiões mais afastadas do equador."

    • "No hemisfério sul, o inverno ocorre ao mesmo tempo que o verão no hemisfério norte. Isso acontece devido à inclinação do eixo da Terra, que faz com que a luz do sol incida de forma diferente em cada hemisfério durante o ano."

Ao final da Introdução, os alunos devem estar motivados a aprender mais sobre as estações do ano e a responder às situações-problema propostas pelo professor.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Estações no Prato" (10 - 15 minutos):

    • Descrição: O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um prato de papelão, tinta guache (verde, amarela, vermelha e marrom), algodão e cola.
    • Passo a passo:
      1. Os alunos devem pintar metade do prato de verde (representando a primavera), um quarto de amarelo (verão) e o restante de vermelho (outono). A parte marrom será usada mais tarde para representar o inverno.
      2. Em seguida, devem colar pequenos pedaços de algodão no canto superior do prato (primavera) e distribuir mais algodão no meio (verão) e no canto inferior (outono). O algodão representa as nuvens e a chuva, que são mais comuns na primavera e no outono.
      3. Depois, os alunos devem "plantar" pequenos pedaços de papel verde (primavera), amarelo (verão) e vermelho (outono) no algodão.
      4. Para representar o inverno, os alunos devem colar pedaços de algodão na parte marrom do prato para simbolizar a neve.
      5. Por fim, os alunos devem apresentar suas "estações no prato" para a turma, explicando as mudanças que ocorrem em cada estação e por que escolheram representá-las daquela maneira.
  2. Atividade "Vestindo as Estações" (10 - 15 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de criar figurinos que representem as diferentes estações do ano.
    • Passo a passo:
      1. O professor deve fornecer aos grupos de alunos papel grande, lápis de cor, canetinhas, tesouras e cola.
      2. Cada grupo deve escolher uma estação do ano e desenhar um figurino tipicamente usado nessa estação. Eles devem levar em consideração as características climáticas e as atividades comuns de cada estação.
      3. Depois de desenhar, os alunos devem cortar o figurino e colá-lo em um modelo de papel.
      4. Por fim, os alunos devem apresentar seus figurinos para a turma, explicando por que escolheram as cores e os elementos representados.

Essas atividades lúdicas e práticas permitirão que os alunos compreendam melhor as características das estações do ano e como elas se manifestam em nossas vidas cotidianas. Além disso, ao trabalhar em grupo, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar as conclusões de suas atividades. Durante essa discussão, o professor deve encorajar os alunos a fazerem conexões entre as atividades realizadas e os conceitos teóricos apresentados na aula.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve retomar os conceitos teóricos sobre as estações do ano. O professor pode destacar as principais descobertas feitas pelos alunos durante as atividades e como elas se relacionam com a teoria. Por exemplo, se durante a atividade "Estações no Prato", os alunos notaram que o algodão (que representa as nuvens e a chuva) está mais concentrado na primavera e no outono, o professor pode explicar que isso é devido ao fato de que a primavera e o outono são estações de transição entre o inverno (quando há pouca chuva) e o verão (quando há mais chuva).

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. As seguintes perguntas podem ser usadas como guia:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como você pode aplicar o que aprendeu sobre as estações do ano em sua vida cotidiana?
  4. Compartilhamento de Reflexões (1 minuto): O professor deve pedir a alguns alunos que compartilhem suas reflexões com a turma. Isso pode ajudar a esclarecer quaisquer mal-entendidos e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter uma compreensão sólida sobre as estações do ano e serem capazes de identificar e descrever as características de cada uma delas. Além disso, eles devem ser capazes de relacionar as mudanças nas estações com as atividades humanas e naturais em seu cotidiano. Finalmente, os alunos devem ter tido a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e como isso se aplica a suas vidas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso pode incluir a definição de estações do ano, a influência da inclinação do eixo da Terra, as características de cada estação e como elas se manifestam na natureza e no cotidiano. O professor pode utilizar recursos visuais, como um diagrama esquemático das estações do ano, para reforçar os conceitos.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor deve destacar como as atividades realizadas durante a aula permitiram que os alunos aplicassem os conceitos teóricos de uma maneira prática e significativa. Por exemplo, a atividade "Estações no Prato" ajudou os alunos a visualizarem as mudanças na natureza que ocorrem ao longo do ano, enquanto a atividade "Vestindo as Estações" permitiu que eles relacionassem as estações com as roupas que usamos e as atividades que realizamos.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre as estações do ano. Isso pode incluir livros, documentários, sites educacionais e aplicativos interativos. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos observem o céu durante um mês e registrem suas observações, para que possam perceber as mudanças que ocorrem ao longo das estações.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estudo das estações do ano para o cotidiano dos alunos. Ele pode destacar como a compreensão das estações do ano é fundamental para diversas atividades humanas, como a agricultura, a previsão do tempo e até mesmo a escolha das roupas que usamos. Além disso, o professor pode ressaltar que o estudo das estações do ano pode nos ajudar a desenvolver uma maior consciência e respeito pela natureza.

Ao final da Conclusão, os alunos devem ter consolidado seu entendimento sobre as estações do ano e reconhecido a relevância desse tema para suas vidas. Eles devem se sentir motivados a continuar explorando o assunto por conta própria e a aplicar o que aprenderam em suas observações do mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies