Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ligações Químicas: Iônicas e Covalentes
Palavras Chave | Ligações Químicas, Ligações Iônicas, Ligações Covalentes, Compostos Químicos, NaCl, H2O, Metodologia Digital, Redes Sociais, Atividades Práticas, Tecnologia Educacional, Aprendizagem Colaborativa, Quizzes Interativos, WebQuest, Pesquisa Online |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Acesso a plataformas de redes sociais (Instagram, TikTok, etc.), Plataformas de criação de quizzes (Kahoot, Quizizz, etc.), Plataformas para criação de sites/blogs (Google Sites, Wix, Blogger, etc.), Projetor ou tela para apresentações, Material para anotação (cadernos, canetas, etc.) |
Códigos BNCC | EF09CI03: Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Matéria e Energia |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam claramente os objetivos de aprendizado para a aula, possibilitando que eles saibam o que se espera que dominem até o final da sessão. Isso os orienta a se engajar de forma mais eficaz nas atividades práticas e a contextualizar o conhecimento prévio com o conteúdo a ser explorado digitalmente.
Objetivos principais:
1. Compreender o que são ligações covalentes e iônicas, identificando suas características e diferenças.
2. Identificar compostos iônicos e covalentes, exemplificando com NaCl como um composto iônico e H2O como um composto covalente.
Objetivos secundários:
- Fomentar a habilidade de trabalhar colaborativamente em atividades digitais.
- Estimular o uso de ferramentas tecnológicas para pesquisa e apresentação de conceitos químicos.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é envolver os alunos de imediato, utilizando a tecnologia com a qual estão familiarizados para fomentar a curiosidade sobre o tema. Isso ajuda a criar um ambiente colaborativo e interativo, preparando a mente dos alunos para a próxima fase da aula, onde irão explorar e aplicar os conceitos de ligações químicas de forma mais prática.
Aquecendo
Explique aos alunos que as ligações químicas são essenciais para a formação de todas as substâncias que conhecemos. As ligações iônicas e covalentes são duas das principais formas pelas quais os átomos se unem para formar compostos. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre ligações iônicas ou covalentes e compartilhem com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais são as principais características das ligações iônicas e covalentes?
2. Podem dar exemplos de compostos que possuem ligações iônicas e compostos com ligações covalentes?
3. Por que as ligações químicas são importantes para a formação de substâncias?
4. Como cada tipo de ligação afeta as propriedades dos compostos formados?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem e consolidem seu conhecimento sobre ligações iônicas e covalentes de maneira prática e envolvente, utilizando ferramentas digitais modernas que fazem parte do seu cotidiano. As atividades propostas incentivam a colaboração, a criatividade e o uso eficaz da tecnologia para a educação.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - 烙 Missão Química nas Redes Sociais
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Utilizar habilidades digitais modernas para promover entendimento e comunicação sobre o tema de ligações químicas de forma dinâmica e criativa.
- Descrição: Os alunos serão influencers digitais que precisam criar posts explicativos em suas redes sociais (Instagram, TikTok, etc.) sobre as diferenças entre ligações iônicas e covalentes, utilizando vídeos, imagens e stories interativos para engajar seus seguidores.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve escolher uma plataforma de rede social (Instagram, TikTok, etc.) para criar seu conteúdo.
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Os grupos usarão seus celulares para pesquisar informações adicionais e criar conteúdo multimídia (vídeos, imagens, stories) que expliquem as diferenças entre ligações iônicas e covalentes.
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Dicas para os alunos: incluir exemplos como NaCl para ligações iônicas e H2O para covalentes, usar animações ou dramatizações se possível.
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Os grupos devem postar o conteúdo em uma conta de rede social criada especificamente para a atividade (podem ser contas fictícias ou reais, dependendo das regras da escola).
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Cada grupo apresentará seu conteúdo para a turma, explicando as escolhas feitas na criação do material.
Atividade 2 - Ligações Químicas: O Jogo Interativo
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular o conhecimento colaborativo e competitivo, promovendo a revisão e consolidação dos conceitos de ligações químicas de forma lúdica.
- Descrição: Desenvolver um jogo interativo utilizando uma plataforma online (como Kahoot ou Quizizz) onde os alunos criam e jogam quizzes sobre ligações iônicas e covalentes. O objetivo é que os alunos se desafiem e aprendam de maneira divertida e competitiva.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve acessar uma plataforma de quiz online (Kahoot, Quizizz, etc.) e criar um quiz interativo sobre ligações iônicas e covalentes.
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O quiz deve conter perguntas que abordem as características e exemplos de cada tipo de ligação.
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Os alunos podem utilizar recursos multimídia como imagens e vídeos para enriquecer as perguntas e respostas.
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Depois que todos os grupos terminarem de criar os quizzes, todos jogam os quizzes criados pelos outros grupos.
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Os grupos devem refletir sobre as perguntas que erraram e discutir as respostas corretas.
Atividade 3 - Investigação Química: WebQuest
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação digital, além de aprofundar o conhecimento sobre ligações químicas de forma investigativa e colaborativa.
- Descrição: Os alunos participarão de uma WebQuest, uma atividade investigativa na internet onde eles devem encontrar e compilar informações sobre ligações iônicas e covalentes, apresentando-as ao final em formato de um site ou blog.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo receberá uma lista de perguntas e tópicos que precisam ser abordados sobre ligações iônicas e covalentes.
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Utilizando seus celulares e/ou computadores, os grupos devem pesquisar informações e responder às perguntas propostas.
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Os grupos deverão organizar as informações encontradas em formato de um site ou blog, utilizando plataformas como Google Sites, Wix, ou Blogger.
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Os sites/blogs devem incluir seções claras sobre o que são ligações iônicas e covalentes, suas principais características, exemplos de compostos e sua importância.
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Cada grupo apresentará seu site/blog para a turma, explicando como organizaram a informação e as ferramentas digitais utilizadas.
Retorno
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, compartilhando suas conclusões com os outros e recebendo feedback construtivo. Isso promove a consolidação do conhecimento através da troca de experiências e contribui para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e autocríticas.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Vamos discutir as nossas descobertas sobre ligações químicas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e conclusões. Comecem contando brevemente como foi o processo de criação do conteúdo digital ou do quiz. O que mais chamou atenção de vocês durante a pesquisa e execução das atividades?'.
Reflexões
1. Quais foram as principais descobertas sobre ligações iônicas e covalentes que vocês fizeram durante as atividades? 2. Como a utilização das redes sociais ou plataformas digitais ajudou a entender melhor os conceitos de ligações químicas? 3. O que vocês acham que poderiam melhorar para tornar a explicação sobre ligações iônicas e covalentes ainda mais clara e atrativa?
Feedback 360°
Instrua os alunos a realizar um feedback 360°, onde cada um receberá feedback dos colegas do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Diga: 'Vamos fazer um feedback 360°. Cada um vai dizer algo que achou que o colega fez muito bem e algo que pode ser melhorado. Lembrem-se de ser respeitosos e construtivos, focando em como todos podem melhorar continuamente.'
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e conectar os conceitos explorados durante a aula ao mundo real e às suas aplicações práticas. Esse momento de reflexão e ressignificação é crucial para que os alunos entendam a relevância do conteúdo e se sintam motivados a aplicar o que aprenderam em situações cotidianas, reforçando a transformação do conhecimento em ação prática.
Resumo
Parabéns, Químicos Digitais! Hoje, vocês exploraram o fascinante mundo das ligações químicas! Vimos que as ligações iônicas envolvem a transferência de elétrons formando íons positivos e negativos, como no caso do NaCl 蓼, enquanto as ligações covalentes acontecem pelo compartilhamento de elétrons, como em H2O . Através de atividades práticas nas redes sociais, jogos interativos e pesquisas investigativas, vocês se tornaram verdadeiros influencers da química!
No Mundo
As ligações químicas são a base que mantém o mundo ao nosso redor unido, literalmente! Em nosso contexto moderno, entender essas ligações nos ajuda a compreender desde a composição dos nossos smartphones até as reações que ocorrem no preparo dos alimentos . A habilidade de comunicar esses conceitos de maneira digital e criativa é essencial em uma era onde a ciência e a tecnologia estão constantemente se entrelaçando.
Na Prática
離 As ligações químicas têm um impacto direto em nosso cotidiano. Desde a manteiga que passa no pãozinho pela manhã 稜 até o funcionamento das baterias de nossos gadgets , tudo depende dessas interações atômicas. Compreendê-las não só nos dá uma base sólida em ciências, mas também abre portas para inovações tecnológicas e melhores soluções para problemas do mundo real.